A Podologia é a ciência na área da saúde, especializada na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações que afectam o pé e as suas repercussões no organismo humano, sendo o Podologista o profissional de saúde devidamente habilitado para o tratamento das patologias do pé.
Os pés estão sujeitos a um enorme desgaste, pelo que inúmeras alterações diagnosticadas precocemente podem ser corrigidas.
É, por isso, importante consultar um podologista sempre que se verifique alguma alteração patológica, para que possa prevenir o agravamento da patologia e aplicar o tratamento mais adequado.
Áreas de intervenção da Podologia:
(Avaliação estática e dinâmica do pé)
(Tratamento do pé da criança)
O diagnóstico e o tratamento precoce do pé da criança é fundamental para assegurar um crescimento correcto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais. O crescimento e desenvolvimento do pé da criança deve ser acompanhado pelo Podologista, assegurando um tratamento especializado e personalizado.
(Tratamento do pé do idoso)
As alterações não corrigidas, as múltiplas agressões e o processo cumulativo de algumas doenças trazem, ao longo da vida, consequências nefastas para o pé. Estas consequências são um enorme contributo para a diminuição da mobilidade, responsável por uma série de malefícios físicos, psíquicos e sociais. A intervenção da Podologia poderá recuperar a funcionalidade do pé e contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida na 3º idade.
(Pé diabético, pé neurológico, pé vascular)
A área do pé de risco engloba varias situações patológicas na qual o pé sofrerá consequências, o Pé Diabético é o exemplo mais fulcral deste tipo de situação. A diabetes traz consigo imensos problemas que comprometem seriamente a saúde do pé, acrescentando-lhe um risco significativo no aparecimento de úlceras (feridas) e de amputações. A atenção e tratamento especializado e criterioso dos pés dos diabéticos é essencial para evitar graves complicações.
(Avaliação e tratamento do pé do desportista)
A prática desportiva é uma das formas mais maravilhosas da comunicação do homem com a natureza e é essencial para manter o bem-estar físico e psíquico do indivíduo.
O estudo e tratamento preventivo do pé do desportista evita o aparecimento de algumas lesões e pode em certos casos contribuir para a reabilitação das lesões instaladas. O tratamento podológico das lesões do pé provocadas pelo desporto é indispensável para proporcionar um melhor rendimento desportivo.
(Prevenção das patologias/alterações do pé)
Recomenda-se que visite o Podologista sempre que:
Sentir dores nos seus pés; Passar longos períodos de pé; Observar problemas na pele ou unhas (unha encravada, alteração da cor das unhas, calosidades, alterações da pele); Sofrer de mau odor dos pés; Detectar um ferimento nos pés; Apresentar problemas de saúde tal como a diabetes, artrite reumatóide, problemas vasculares; Tropeçar ou torcer os pés recorrentemente; Tiver dificuldade em calçar sapatos devido a alteração da forma dos dedos.
Responsáveis pelas consultas:
- Drª Patrícia Ferreira (segunda a sexta feiras, das 9H00 às 17H00)
- Drª Angélica Andrade (segunda feira, das 19H00 às 22H00)
- Drª Elisabete Silva (quarta feira, das 17H00 às 22H00)
- Drª. Mónica Silva (quinta feira, das 17H00 às 22H00)
Contactos para marcação de consultas:
Tel: 224 157 130
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta feira: 9H00 - 23H00