A CESPU é uma Instituição privada, sem fins lucrativos, que tutela administrativamente três estabelecimentos de ensino superior particular e cooperativo:

Foi constituída em 27/08/82, tendo como objetivos a criação de estabelecimentos de ensino superior, universitário e politécnico, e a promoção da investigação científica e sua extensão universitária.

Originalmente sediada na Rua São Roque da Lameira, 439, no Porto, passou em 1995 as suas instalações para Gandra - Paredes, onde atualmente se mantém. Iniciou atividade com um estabelecimento de ensino, o Instituto Superior de Ciências Dentárias - Porto, e a lecionar apenas um curso, a licenciatura em Medicina Dentária. Gradualmente foi-se alargando o leque de oferta de cursos o que originou, em 1993, a alteração da denominação para Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte.

Uma vez que o interesse e a procura de profissionais técnicos na área da saúde se acentuava, a CESPU criou os alicerces necessários para a criação de duas escolas de Ensino Superior Politécnico, as quais iniciaram atividade no ano letivo 1997/98.

Mais tarde, durante o ano letivo de 1999/2000, foi criado o Instituto Politécnico de Saúde do Norte, entidade que passou a tutelar as duas escolas superiores de saúde já existentes. Para além da sua riqueza de Recursos Humanos, a CESPU possui um elevado património a nível de equipamentos e instalações para as diferentes áreas de ensino.

 

MISSÃO

A CESPU tem como Missão criar e difundir conhecimento na área das ciências da saúde, fornecendo aos seus estudantes uma formação sólida e consistente dotando-os de espirito crítico e criativo, dando-lhes condições adequadas ao nível dos recursos para desenvolvimento das atividades de Investigação & Desenvolvimento e potenciando a proximidade destes com a comunidade, tornando-os uma mais valia no ambiente global em que atuamos.

 

 VALORES

Integridade / Ética

Os colaboradores da CESPU colocam a sociedade e o interesse público no centro da sua atuação e regem-se por elevados padrões éticos;

Competência, eficácia e eficiência

A CESPU tem colaboradores altamente qualificados nas suas diferentes áreas. O seu modelo de gestão, organização interna e processos estão alinhados com as melhores práticas;

• Independência

A CESPU possui independência funcional, institucional, pessoal e financeira, condição fundamental para que possa cumprir a sua missão. A independência pressupõe um mandato claro, a impossibilidade de solicitar ou receber instruções de entidades terceiras, a proteção do estatuto dos membros dos órgãos de decisão e a independência financeira;

• Criatividade / Inovação / Reconhecimento

A CESPU reconhece e fomenta a criatividade, a inovação, valorizando o trabalho dos seus docentes, investigadores, estudantes e trabalhadores não docentes.

• Transparência e responsabilidade

A CESPU, no respeito das suas obrigações presta contas em Assembleia Geral aos seus cooperantes sobre o que faz, por que faz e como faz;

• Espírito de equipa / Valorização das pessoas

Os colaboradores da CESPU atuam num espírito de entreajuda e de partilha do conhecimento, com lealdade e transparência;

• Responsabilidade social

A CESPU atua com sentido de responsabilidade social, assumindo-se como um elemento ativo na sociedade e meio envolvente.

 

VISÃO

A CESPU pretende ser uma das instituições de referência no ensino privado das ciências da saúde em Portugal. Para isso desenvolverá a sua atividade centrada numa política de qualidade e exigência, captando jovens promissores nacionais e internacionais, proporcionando aos estudantes, docentes, funcionários e comunidade tecnologia de ponta e infraestruturas modernas.


 

Certificação de qualidade

Profundamente consciente da necessidade de diversificação e consolidação das estratégias inerentes à sua Missão decidiu diferenciar-se das demais instituições de ensino através da Qualidade. Foi assim que em Dezembro de 2006 auferiu o grau de certificada pela empresa LUSAENOR, sendo desta forma pioneira na área do ensino superior privado em termos de Sistema de Gestão da Qualidade.

O objetivo da CESPU é a melhoria contínua do seu processo de ensino. Para tal, nos processos esboçados quer para o Ensino Universitário quer para o Politécnico, existem procedimentos definidos - desde o planeamento da atividade letiva até à avaliação da satisfação das diferentes partes interessadas - os stakeholders - incluindo também os que englobam a alocação dos recursos materiais e humanos necessários para o alcance daqueles objetivos.

 

Política da Qualidade

O Conselho de Administração da CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL, empenhada numa cultura de qualidade, exigência e eficácia, definiu a sua Política da Qualidade assumindo o compromisso de: 

- Promover um ensino e investigação científica de qualidade e inovadores na área das Ciências da Saúde;

 - Focalizar a sua atividade na satisfação dos requisitos dos alunos e da comunidade em geral, disponibilizando uma oferta letiva que garanta a satisfação das necessidades da sociedade envolvente;

- Empenhar-se na promoção da empregabilidade de todos os que se graduaram no seu estabelecimento de ensino;

 - Valorizar os seus Recursos Humanos, fomentando o seu desenvolvimento profissional e pessoal e envolvendo-os numa dinâmica de inovação e excelência;

 - Cumprir todos os requisitos legais, regulamentares e estatutários.

O Conselho de Administração da CESPU, CRL, compromete-se igualmente a promover a melhoria contínua e a comunicar a sua Política da Qualidade a todos os seus Alunos, Parceiros e Comunidade Geral.

 Logos Qualidade - Certificação

Rua Central de Gandra, 1317 | 4585-116 Gandra PRD | Portugal | Telefone: +351 224 157 100 | Fax: +351 224 157 102 | info@cespu.pt