III CICLO "Nursebinars Critical Care" - ESSVA - 24 setembro, 20 novembro 2024 e 7 janeiro 2025
Cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa ao Dr. Filinto Baptista - 14 dezembro de 2024 - 11h
“Mentes Forenses” | 2.ª TEMPORADA
O 3.º episódio desta 2.ª temporada tem por tema:
"E tu, gostarias de investigar sobre Botânica Forense?"
Esta palestra irá realizar-se em formato online - via plataforma Zoom, é gratuita, mas de inscrição obrigatória,.
Mais informações e inscrições em: Inscrições (cespu.pt).
A botânica forense é uma área científica que aplica o conhecimento sobre plantas para apoiar investigações criminais, permitindo identificar pistas e reconstruir eventos de forma rigorosa. A sua relevância é notória em casos como a localização de cadáveres e a análise de cenas de crime, onde vestígios vegetais – como pólen, sementes e fragmentos de plantas – podem associar suspeitos a locais específicos. Neste seminário, exploraremos como as técnicas de botânica forense auxiliam na resolução de casos, com enfoque em métodos de recolha, análise e interpretação de evidências. Serão abordados exemplos práticos que demonstram como o estudo de vestígios vegetais pode revelar informações essenciais para o esclarecimento de crimes.
A palestra será proferida por Cristiana Vieira:
Cristiana Vieira é curadora do Herbário do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto desde 2015. Possui um doutoramento em Botânica e é investigadora na Universidade do Porto, colaborando em trabalhos relacionados com a conservação, ecologia e diversidade da flora portuguesa. É responsável pelas coleções botânicas nacionais e internacionais reunidas por investigadores e professores associados à Academia Politécnica e à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desde o século XIX. Como curadora do Herbário, a sua função é gerir as coleções do herbário, apoiar a comunidade científica que as visita e utiliza e captar o interesse de estudantes e investigadores para desenvolverem trabalhos no Herbário.
Projeto Colaborativo de Implementação de Serviços de Saúde Mental e Bem-Estar para Estudantes de Saúde
No próximo dia 10 de dezembro às 14 horas, tem lugar a apresentação pública do Projeto Colaborativo* de Implementação de Serviços de Saúde Mental e Bem-Estar para Estudantes de Saúde.
A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória e deve ser efetuada: AQUI-CESPU.pt
JOÃO PAULO ALVES FONTES PEREIRA,
docente no Departamento de Ciências Dentárias do Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU, prestou no passado dia 13 de novembro, Provas Públicas de Defesa de Tese do Doutoramento em Ciências Biomédicas, sob o título "OSSEODENSIFICATION–A Novel Implantologic System Vs Traditional Implantologic System”.
Ao novo Doutor a CESPU apresenta as maiores felicitações por mais este sucesso académico!
A Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa (IPSN - CESPU), abre candidaturas para o novo Mestrado Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
A Saúde Mental é mais do que ausência de doença. É um estado de bem-estar geral em que os indivíduos reconhecem as suas próprias capacidades, gerem o stresse, trabalham de forma produtiva e contribuem para a comunidade (OMS, 2020). É por isso, um direito humano básico. Dada a complexidade crescente das necessidades em cuidados de saúde mental, centrados nas transições vivenciadas pela pessoa ao longo do ciclo vital, inserida na família e comunidade, os enfermeiros de saúde mental estão na vanguarda desta missão. Os seus conhecimentos e competências são essenciais para a criação de sistemas de cuidados de saúde responsivos e centrados na pessoa (International Council of Nurses, 2021). A promoção da saúde mental e prevenção da doença, ao longo do ciclo vital, em especial na infância e adolescência, são fundamentais bem como a resposta às transições da pessoa e família perante a doença mental, promovendo a continuidade de cuidados entre os diversos contextos existentes.
O Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica insere-se no plano de formação avançada da Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa, e dá resposta à necessidade de formação de enfermeiros especialistas e mestres em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica.
Neste ciclo de estudos, o estudante pode optar entre três percursos: um percurso que tem como referência o plano formativo da Ordem dos Enfermeiros (Ordem dos Enfermeiros, 2018), pelo que possibilita a atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista, aos enfermeiros que detenham um mínimo de 2 anos de experiência profissional, para além do grau de mestre; os outros percursos têm, comparativamente, um âmbito mais académico para a obtenção do grau de mestre, podendo o estudante selecionar a realização de dissertação ou trabalho de projeto. Podem optar por estes dois últimos percursos, os enfermeiros que não pretendam obter o título profissional de Enfermeiro Especialista nesta área de ciclo de estudos, mas pretendam obter o grau de mestre.
As candidaturas encontram-se abertas até 19 de dezembro.
Os editais podem ser consultados em: /ensino/candidaturas/candidaturas/mestrado/
Pelo presente torna-se público que as provas públicas de defesa da tese requeridas pelo doutorando João Paulo Alves Fontes Pereira, subordinada ao tema: "OSSEODENSIFICATION–A Novel Implantologic System Vs Traditional Implantologic System” cujo júri é presidido pelo Doutor Nuno Vieira e Brito, terão lugar no próximo dia 03 de dezembro de 2024, às 15h na sala 1215 (Ed. 1) do Campus Universitário de Gandra.
Edital das provas públicas de doutoramento em anexo.
Pelo presente torna-se público que as provas públicas de discussão do relatório dos estágios requeridas pela candidata Paula Filipa Pinto da Silva, intitulado: "Singularidades de um programa de psicoeducação para cuidadores informais de pessoas com Alzheimer” e cujo júri é presidido pela Professora Doutora Lia Sousa, terão lugar no próximo dia 06 de dezembro de 2024, às 10h, na Sala de Atos da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave.
Edital das provas públicas de doutoramento em anexo.