Introdução

O curso de Pós-graduação em Análises Clínicas tem como objetivo geral conferir formação especializada de 30 ECTS sobre a aplicação de diversos tipos de testes diagnósticos de rastreio, deteção precoce da doença, seu diagnóstico diferencial, monitorização, avaliação e prognóstico. Constitui uma especialização académica avançada que engloba as diferentes valências das Análises Clínicas, devendo o estudante integrar todo um conjunto de conhecimentos adquiridos através de formação multidisciplinar fornecida no decurso da formação, desenvolvendo também competências de pesquisa e investigação científica em Análises Clínicas, domínio da linguagem e comunicação de ciência, mecanismos de controlo de qualidade, entre outros.
O plano curricular assenta numa multidisciplinariedade e especificidade desta área do conhecimento, e integra as principais valências na área de diagnóstico nas Análises Clínicas, assumindo os três pilares fundamentais da One Health.
A Pós-graduação em Análises Clínicas está organizada em regime modular, em que cada Unidade Curricular conjuga o ensino teórico-prático com o prático-laboratorial, fazendo uso da tecnologia mais evoluída na área das Análises Clínicas.

Data de realização do curso

Abril de 2024

Áreas de conhecimento

  • Medicina
  • Análises Clínicas e de Saúde Pública

Estrutura curricular

U.C. 1 - Bacteriologia Clínica
U.C. 2 - Bioquímica Clínica e Endocrinologia
U.C. 3 - Diagnósticos Moleculares
U.C. 4 - Genética e Citogenética Clínica
U.C. 5 - Imunologia Clínica e Alergologia
U.C. 6 - Oncobiologia Clínica
U.C. 7 - Parasitologia e Micologia Clínica
U.C. 8 - Toxicologia Clínica
U.C. 9 - Trombose e Hemostase
U.C. 10 - Virologia Clínica
U.C. 11 - Hematologia e Imunohemoterapia Clínica
U.C. 12 - Investigação em Análises Clínicas

Acreditação(ões)

Parceria com a One Health Toxicology research Unit (1H-TOXRUN).

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional; 
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 euros

Matrícula
250 euros

Propina 
2.250 euros ou 15 prestações mensais de 150 euros

Desconto aplicável sobre o valor da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Parceria Banco Santander: 
Solução Formação para Médicos Dentistas e Enfermeiros

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt 
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

Entidades parceiras

Instituição de Ensino Superior que confere o Diploma

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

1. Discutir temáticas ligadas à saúde e doença na perspetiva dos parâmetros quantificáveis por técnicas e métodos próprios da domínio das Análises Clínicas.
2. Transmitir conhecimentos de nível pós-graduado relacionados com a investigação clínica de um doente com recurso a Análises Clínicas Laboratoriais.
3. Colaborar na prevenção, diagnóstico e monitorização clínica de um indivíduo, perante a possibilidade de patologia.
4. Realizar investigação científica e aplicada envolvendo metodologias e protocolos específicos das Análises Clínicas.
5. Utilizar e explorar conhecimentos avançados em Análises Clínicas quer a nível laboratorial quer a nível teórico-prático, no desenho de novos protocolos e projetos, na análise crítica de hipóteses e resultados.
6. Resolver questões específicas relativas à prática das Análises Clínicas em contextos de investigação em áreas que sustentam o estudo e acompanhamento da saúde.
7. Elaborar relatórios clínicos de forma correta e crítica, como resultado de uma capacidade de integração de temas multidisciplinares de integração obrigatória no campo das Análises Clínicas.
8. Comunicar os seus resultados de forma clara e objetiva, numa perspetiva integradora dos pilares da One Health.

Metodologia

Os temas que compõem este curso serão lecionados em aulas de natureza teórico-prática com recurso a material audiovisual, apresentação e discussão de casos clínicos e contexto laboratorial.

Destinatários

Licenciados em Análises Clínicas e outras áreas da Saúde.

Candidatura e selecção

Última fase de candidaturas. 

A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

236 horas de contacto 

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 25% da carga horária. A metodologia de avaliação será realizada por aprovação em exame final.

Duração e regime

O curso decorre de abril de 2024 a abril de 2025.  As aulas decorrerão quinzenalmente, à sexta-feira, das 18h00 às 22h00, e ao sábado, das 9h00 às 13h00, e das 14:00h às 18h00.

Cronograma

Abril de 2024 a abril de 2025

19 e 20 abril de 2024
03, 04, 17, 17 e 31 maio de 2024
01, 14, 15, 28 e 29 junho de 2024
12, 13, 19 e 20 julho de 2024
06, 07, 20 e 21 setembro de 2024
11, 12, 25 e 26 outubro de 2024
09, 22 e 23 novembro de 2024
07, 20 e 21 dezembro de 2024
03, 04, 17, 18 e 31 janeiro de 2025
01, 14, 15 e 28 fevereiro de 2025
01, 14, 15 e 28 março de 2025
12 abril de 2025

Cronograma provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais.

Corpo docente

Alexandra Viana Costa, Prof.ª Doutora

Doutoramento em Ciências da Vida e da Saúde. Licenciatura em Bioquímica. Professora Auxiliar no IUCS-CESPU. Investigadora na 1H-TOXRUN – IUCS-CESPU. Investigadora na FFUP. Investigadora no Institut de Biologie de Lille, CNRS. Técnico Superior no INS Dr. Ricardo Jorge.

Ana Filipa Sobral, Prof.ª Doutora

Doutoramento em Ciêmcias Biomédicas. Mestrado em Biologia Molecular e Celular. Investigadora FairJourney Biologics SA. Investigadora na I3S/IBMCN da UP. 

Ana Raquel Freitas, Prof.ª Doutora

Doutoramento em Microbiologia. Licenciatura em Ciências Farmacêuticas Professora Auxiliar no IUCS-CESPU. Investigadora Integrada na UCIBIO na FFUP. Investigadora na 1H-TOXRUN – IUCS-CESPU.

Andrea Cunha, Prof.ª Doutora

Doutoramento em Ciências Biomédicas. Mestrado em Terapias Moleculares. Licenciatura em Bioquímica. Professora Auxiliar Convidada no IUCS-CESPU. Investigadora da UNIPRO do IUCS – CESPU.

Célia Fortuna , Prof.ª Doutora

Doutoramento em Engenharia Química e Biológica. Mestrado em Ciências Farmacêuticas. Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública. Professora Auxiliar Convidada no IUCS-CESPU. Investigadora da Unidade de Investigação 1H-TOXRUN – IUCS-CESPU. Investigadora da Unidade de Investigação LEPABE – FEUP.

Daniel Barbosa, Prof. Doutor

Doutoramento em Toxicologia. Mestrado em Ciências Farmacêuticas. Professor Auxiliar Convidado no IUCS-CESPU. Investigador do IBMC/i3S da UP.

Fernanda Beirão, Mestre

Curso de Doutoramento em Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde Mestrado em Oncologia. Curso de Especialização em Parasitologia. Curso de Especialização em Micologia. Curso de Especialização em Hematologia. Curso de Especialização em Análises Clínicas e de Saúde Pública. Curso de Especialização em Microbiologia. Licenciatura em Farmácia. Professora Adjunta no IUCS-CESPU.

Hassan Bousbaa, Prof. Doutor

Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade Mohammed V (Marrocos), Doutorado em Ciências da Vida e da Saúde na Universidade Paris-XII – Val de Marne (França). Professor Associado do IUCS-CESPU. Coordenador do programa doutoral em Ciências Biomédicas IUCS – CESPU. Docente do programa doutoral GABBA na UP. Diretor do centro de investigação do CICS – CESPU. Diretor do IINFACTS. Membro do Conselho Diretivo da UNIPRO do IUCS – CESPU Investigador da UNIPRO do IUCS – CESPU Investigador do IBMC/i3S da UP. Investigador do Institut de Recherches Scientifiques sur le Cancer – CNRS.

Inês Pádua, Prof.ª Doutora

Curso de Doutoramento em Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde. Mestrado em Oncologia. Curso de Especialização em Parasitologia. Curso de Especialização em Micologia. Curso de Especialização em Hematologia. Curso de Especialização em Análises Clínicas e de Saúde Pública. Curso de Especialização em Microbiologia. Licenciatura em Farmácia Professora Adjunta no IUCS-CESPU.

Joana Barbosa, Prof.ª Doutora

Doutoramento em Biomedicina. Professora Auxiliar Convidada no IUCS-CESPU. Investigadora integrada da UCIBIO – REQUIMTE. Investigadora da Unidade de Investigação 1H-TOXRUN - IUCS-CESPU.

Juliana Faria, Prof.ª Doutora

Doutoramento em Biomedicina. Professora Auxiliar Convidada do IUCS-CESPU. Investigadora integrada da UCIBIO – REQUIMTE. Investigadora da Unidade de Investigação 1H-TOXRUN - IUCS-CESPU.

Luis Monteiro, Prof. Doutor

Doutoramento em Patologia e Ciências Forenses. Mestrado em Aplicações Laser em Odontostomatologia. Mestrado em Oncologia. Curso de Especialização em Cirurgia Oral. Licenciatura em Medicina Dentária. Professor Associado do IUCS-CESPU. Responsável pelas Unidades de Biopatologia em Medicina Dentária do IUCSCESPU. Coordenador da UNIPRO do IUCS – CESPU. Coordenador da Pós-Graduação em Medicina Oral e Patologia Oral do IUCS-CESPU. Coordenador da Pós-Graduação em Aplicações Laser Oral do IUCS-CESPU. Investigador da UNIPRO do IUCS – CESPU.

Luís Pina Cabral , Prof. Doutor

Doutoramento em Ciências Biomédicas. Mestrado em Oncologia. Licenciatura em Biologia Professora. Adjunto Principal do IPSN-CESPU. Investigador na Unidade I&D Cardiovascular – FMUP. Investigador na JNICT Investigador no CITS – IPSN-CESPU. Investigador no IINFACTS – CESPU.

Odília Queirós, Prof.ª Doutora

Doutoramento em Ciências Biológicas. Mestrado em Genética Molecular. Professora Associada do IUCS-CESPU. Investigadora da UNIPRO do IUCS - CESPU.

Patrícia Silva, Prof.ª Doutora

Doutoramento em Ciências Biomédicas. Mestrado em Técnicas de Biologia Molecular e Citómica em Ciências da Saúde. Licenciatura Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica. Professora Auxiliar Convidada do IUCS – CESPU. Investigadora da UNIPRO do IUCS – CESPU. Investigadora da CBMR, Ualg

Ricardo Dinis-Oliveira, Prof. Doutor

Doutoramento em Toxicologia. Curso de Especialização em Medicina Legal. Agregação em Ciências Forenses. Professor Catedrático do IUCS-CESPU e da FMUP. Diretor do Departamento de Ciências do IUCS-CESPU. Coordenador do 1º Ciclo de Estudos em Ciências Biomédicas IUCS-CESPU. Coordenador do 1º Ciclo de Estudos em Ciências Forenses IUCS-CESPU. Coordenador do 2º Ciclo de Estudos em Ciências Forenses do IUCS-CESPU. Membro da Comissão Coordenadora do 3º Ciclo de Estudos em Ciências Biomédicas do IUCS-CESPU. Membro da Comissão Coordenadora do 3º Ciclo de Estudos em Toxicologia do IUCS-CESPU. Diretor da Unidade de Investigação 1H-TOXRUN - IUCS-CESPU. Investigador Integrado do UCIBIO-REQUIMTE Presidente da Associação Portuguesa de Ciências Forenses.

Sara Ricardo, Profa. Doutora

Doutorada em Patologia e Genética Molecular no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Professora Auxiliar no IUCS-CESPU Investigadora no Laboratório de Patologia Diagnóstica do IPATIMUP Investigadora do Grupo Diferenciação e Cancro no i3S/IPATIMUP.

Sandra Leal, Profª. Doutora

Licenciada em Ciências da Nutrição pela FCNAUP; Mestre em Biologia Humana pela FMUP; Doutorada Farmacologia pela FFUP. Professora Associada do Departamento de Ciências do IUCS. Investigadora na unidade de investigação 1H-TOXRUN - IUCS-CESPU. Colaboradora na rede de investigação CINTESIS – RISE.

Susana Coimbra, Prof.ª Doutora

Doutoramento em Ciências Farmacêuticas. Curso de Especialização em Análises Clínicas. Professora Adjunta Principal do IPSN-CESPU. Coordenadora do CTESP de Bioanálises e Controlo ESSVA – CESPU. Cocoordenadora do Mestrado em Análises Clínicas do IUCS – CESPU. Investigadora Independente da UCIBIO – REQUIMTE. Investigadora da Unidade de Investigação 1H-TOXRUN – IUCS-CESPU.