A pós-graduação em Cuidados Continuados e Paliativos foi desenhada com o intuito de fornecer uma formação sólida aos profissionais que trabalham ou venham a trabalhar com pacientes com doença crónica, incapacitante e ou terminal quer em Portugal quer em qualquer país europeu.
Esta formação assume especial importância dadas as políticas de saúde nacionais que defenderam a criação de uma Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados em 2006, a inclusão de equipas de saúde mental em 2010 e a criação de uma Rede Nacional de Cuidados Paliativos em 2015.
Segue as recomendações da Associação Europeia de Cuidados Paliativos (EAPC), integrando especialistas de diversas áreas científicas, quer da Rede Nacional quer de instituições europeias.
Este curso baseia-se na ideia de que os Cuidados Continuados e Paliativos devem ser interdisciplinares e por isso exige uma formação interdisciplinar, abrangendo todos os aspetos do cuidado destes pacientes, incluindo as perspetivas biológicas, psicossociais e éticas.
Outubro de 2024
U.C. 1 - Princípios e Fundamentos dos Cuidados Continuados e Paliativos
U.C. 2 - Controlo da Dor e dos Sintomas
U.C. 3 - Cuidados Continuados e Paliativos em Pediatria
U.C. 4 - Cuidados Continuados e Paliativos em Geriatria
U.C. 5 - Reabilitação e Dependência
U.C. 6 - Cuidados Continuados e Paliativos em Saúde Mental
U.C. 7 - Psicologia nos Cuidados Continuados e Paliativos
U.C. 8 - Enfermagem nos Cuidados Continuados e Paliativos
U.C. 9 - Serviço Social nos Cuidados Continuados e Paliativos
U.C. 10 - Comunicação em Cuidados Continuados e Paliativos
U.C. 11 - Ética em Cuidados Continuados e Paliativos
U.C. 12 - Gestão e Organização de Serviços
U.C. 13 - Mindfulness nos Cuidados Continuados e Paliativos
Estágio opcional
(Locais: Lisboa, Porto, Ponta Delgada)
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Preenchimento do boletim de candidatura https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional);
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.
Candidatura
50 euros
Matrícula
250 euros
Propinas
2.160 euros ou 12 prestações mensais de 180 euros
Desconto aplicável sobre o valor total da propina:
Parceria Banco Santander:
Solução Formação para Enfermeiros
CESPU-Formação
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
Licenciados em Medicina, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala e outras áreas das Ciências da Saúde.
CANDIDATURAS ENCERRADAS.
25 vagas
160 horas
20
O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária de cada unidade curricular.
O curso decorrerá de outubro de 2024 a maio de 2025. As aulas serão às sextas-feiras, das 16:00h às 20:00h e aos sábados, das 09:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h, quinzenalmente.
Outubro de 2024 a maio de 2025
25 e 26 de outubro de 2024
8, 9, 22 e 23 de novembro de 2024
6, 7, 20 e 21 de dezembro de 2024
3, 4, 17, 18 e 31 de janeiro de 2025
1, 15 e 28 de fevereiro de 2025
1, 14, 15, 28 e 29 de março de 2025
11 e 12 de abril de 2025
2, 3 e 17 de maio de 2025
Cronograma Provisório. Poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.
Investigadora no CEIS Universidade de Coimbra
Mestre em Psicologia da Dor.
Doutoranda na FMedicina U Porto.
Doutorado em Bioética. Docente Biética e Membro da CES.
Médico especialista em Medicina Interna e em Oncologia Médica. Chefe do Serviço de Cuidados Paliativos do IPO-Porto. Fundador da primeira unidade de cuidados paliativos em Portugal. Fundador da Associação nacional dos Cuidados Paliativos. Membro do Research Steering Commitee da Associação Europeia de Cuidados Paliativos.
Enfermeira especialista no CS Odivelas, equipa de CCI e CP. Mestre em Cuidados Paliativos pela Universidade Católica. Mestre em Oncologia pela ICB Abel Salazar.
Técnica de Serviço Social na Equipa intra-hospitalar de Suporte de Cuidados Paliativos e na Unidade de Tratamento de Dor no Centro Hospitalar de VNGaia/Espinho.
Professor Auxiliar do IUCS. Licenciado e Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Regente de unidades curriculares nas áreas de avaliação psicológica (Unidades Curriculares de Introdução à Avaliação Psicológica e Introdução às Técnicas Psicométricas, respetivamente dos 2º e 3º anos da Licenciatura em Psicologia do IUCS e de Avaliação Neuropsicológica e Avaliação Psicológica em Contextos de Saúde, do 1º ano do Mestrado em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia do IUCS) e na área da relação e comunicação médico-doente (Unidade Curricular Relação Médico-Doente: psicologia, comportamento e técnicas de comunicação, do 3º ano da Licenciatura em Ciências Biomédicas do IUCS). Vice-Presidente do Conselho Científico do IUCS e da Comissão Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia. Investigador do CINTESIS.
Médico especialista em Medicina Interna. Membro da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos e da Clínica de Dor do IPOLFG, EPE. Consultor do Hospital Residencial do Mar- Geriatria e Cuidados Paliativos. Mestrando em Cuidados Paliativos na FML. Pós-Graduado em Medicina da Dor pela FMP. Pós-Graduado em Geriatria pela FMC.
Psicólogo clínico e da saúde. Psicoterapeuta cognitivo-comportamental (APTC). Director da REACH - Clínica de Saúde Mental. Instrutor do programa MBCT. Investigador do CINEICC/FPCEUC. Pós-graduado em psicologia da saúde, em psicoterapias cognitivo-comportamentais, e em cuidados continuados e paliativos. Doutorado em Psicologia da Saúde pela UMinho. Pós-doutorado em Psicologia pela UAveiro.
Doutor em Enfermagem pela Universidade de Lisboa.
Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Membro da equipa coordenadora regional da ARSLVT da RNCCI.
Doutorada em Psicologia, na área da Prestação de Cuidados. Psicóloga Clínica. Professora auxiliar no IUCS-CESPU. Formadora na Pós-graduação de Cuidados Paliativos (CESPU) e no Curso Avançado de Intervenção no luto (CRIAP). Investigadora no âmbito do Luto antecipado.