Introdução

A formação pós graduada em Cronobiologia e Medicina do Sono objectiva a aquisição de conhecimentos e competências nas áreas da cronobiologia, fisiologia e medicina do sono, preparando os alunos para que possam aplicar os conhecimentos adquiridos no âmbito da investigação e, na dependência da sua formação de base, integrar na atividade clínica modelos de abordagem e terapêutica validadas e de acordo com as valências adquiridas.

Data de realização do curso

Outubro de 2019

Local(is) de realização

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão

Áreas de conhecimento

  • Medicina
  • Psicologia
  • Cardiopneumologia
  • Neurofisiologia
  • Enfermagem

Estrutura curricular

U.C.1 - Bases Introdutórias à Ciência e Medicina do Sono

U.C.2 - Doenças do Sono I 

U.C.3 - Doenças do Sono I 

U.C.4 - Sono e Especialidades 

U.C.5 - Sono e Desenvolvimento

U.C.6 - Laboratório de Sono

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/index.php/141458?lang=pt;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional);
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Observações

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Os objetivos gerais deste curso são, entre outros:
1. Conhecer as principais manifestações de uma alteração no sono e a diferenciá-las com manifestações decorrentes de alterações nos mecanismos de vigília.
2. Enumerar os distintos exames utilizados em medicina do sono e optar pela escolha em função do objectivo especifico.
3. Estar familiarizado com os estádios de sono em polissonografia de acordo com os critérios actuais e com a análise de exames complementares como o teste de latências ou de manutenção da vigília.
4. Conhecer os padrões actigráficos e a aplicação deste exame na clinica de sono.
5. Ficar familiarizado com aspectos de interesse fundamental relacionados com os mecanismos das parassónias e suas consequências.
6. Conhecer as manifestações clínicas e estar apto a estabelecer um diagnóstico e a formular diagnósticos diferenciais, assim como planos de tratamento e/ou de conduta adequados.
7. Reconhecer os aspectos de interesse fundamental relacionados com os mecanismos das alterações motoras no contexto de sono e suas consequências. Conhecer as suas manifestações clínicas e estar apto a estabelecer um diagnóstico e a formular diagnósticos diferenciais, assim como planos de tratamento adequados.
8. Compreender as influências geográficas e culturais sobre o sono, seus padrões e hábitos.
9. Reconhecer as estruturas implicadas na relação entre dor e sono, assim como os principais mecanismos funcionais e bioquímicos envolvidos.
10. Identificar a sobreposição de sintomas e planear distintas formas de abordagem terapêutica neste doente complexo.

Metodologia

O plano pedagógico organiza-se em aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e seminários.

Destinatários

O Curso de Pós- Graduação em Cronobiologia e Medicina do Sono destina-se a profissionais de saúde licenciados/mestres em exercício clínico e/ou de investigação, que intersete a ciência e a medicina do sono, nomeadamente: médicos, enfermeiros, psicólogos, cardiopneumologistas, neurofisiologistas e fisiologistas clinicos.

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas até 27 de setembro de 2019.

Ordem de inscrição

Nº de vagas para o curso

20

Carga horária

176 Horas

Unidades de crédito do curso

20

Critérios de aprovação

A avaliação de cada unidade curricular (Módulo ou conjunto de módulos integrados numa mesma unidade) será realizada por meio de um exame prático e/ou teórico. O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 9,5 valores. Os alunos não poderão exceder em faltas mais do que 20% das horas letivas por módulo. Em caso de faltas por motivo de doença, devidamente justificadas, os alunos deverão expor a situação ao coordenador do curso.

Duração e regime

O curso decorrerá de outubro de 2019 a setembro de 2020. As aulas decorrerão, uma vez por mês, às sextas-feiras, das 15h00 às 21h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Cronograma

outubro de 2019 a setembro de 2020

Cronograma provisório.

Corpo docente

Carlos Teixeira, Dr.

Técnico de Neurofisiologia responsável no ISCCI – Instituto de Sono, Centro Clínico e Investigação – Porto. Técnico de Neurofisiologia responsável no Hospital da Ordem da Trindade. RPSGT e Técnico de Neurofisiologia responsável no Grupo Otológico. RPSGT e Técnico de Neurofisiologia responsável no Centro de Medicina do Sono do Hospital da Lapa. RPSGT e Técnico de Neurofisiologia responsável no laboratório de Neurofisiologia do Hospital Escola da UFP. Pós Graduação em Apneia Obstrutiva do Sono, pela APS. Membro da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono.

Helena Loureiro, Mestre

Mestre em Ciências do Sono pela Fac. Medicina de Lisboa; Responsável pela Unidade de Sono Pediátrica do Hospital Dr. Fernando da Fonseca; Responsável pela Consulta de Sono Pediátrico do Hospital da Luz, Lisboa; Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono.

Miguel Meira e Cruz, Mestre

Mestre em Ciências do Sono pela Faculdade de Medicina de Lisboa; Pós Graduado em Medicina do Sono pelo Royal College of Edimburgh; Titulo de Master en Fisiologia y Medicina del Sueño pela Universidad Pablo Olavid Sevilla; Pós Graduado em Doenças Respiratórias e do Sono na Criança pela Faculdade de Medicina de Lisboa; Investigador no Laboratório de Função Autonómica Cardiovascular da Fac. Medicina de Lisboa; Professor Convidado de Medicina do sono da Facultad de Ciencias Médicas de Santa Clara, Cuba; Consulta de sono do Hospital SOERAD, Torres Vedras; Presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono.

Outros Docentes Convidados