As novas reformas na saúde passam por adaptar e perceber novos conceitos de gestão conferindo às organizações maior flexibilidade, eficiência, rigor perspectivando-se que a resolução dos vários problemas têm solução no empenhamento e competência dos profissionais e na qualidade das suas ações.
Desta forma, a aquisição de conhecimentos e competências na área da gestão e administração em saúde é, portanto, um imperativo para todos os profissionais da saúde que desejam manter-se atualizados sobre a evolução das políticas na sua área profissional mas também para aqueles que pretendem envolver-se ativamente nos processos de mudança e reestruturação em curso.
Novembro de 2014
Unidade Curricular 1 - Epidemiologia e Saúde Pública
Unidade Curricular 2 - Sistemas de Saúde
Unidade Curricular 3 - Bioética e Gestão
Unidade Curricular 4 - Gestão e Administração em Saúde
Unidade Curricular 5 - Novos Desafios na Saúde
Unidade Curricular 6 - Investigação em Saúde
Unidade Curricular 7 - (Enfermeiros) - Gestão e Administração de Serviços de Enfermagem
Unidade Curricular 8 - Estratégia e Gestão
Esta formação é reconhecida pela Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança e encontra-se a aguardar homologação por parte da Ordem dos Médicos.
Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.
CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
Sem querer esgotar a problemática e a globalidade dos sistemas de saúde, as suas implicações na gestão e as suas exigências sociais, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de opções estratégicas que envolvam suas as questões centrais, as suas políticas contribuindo na sua essência para a melhoria das respostas e para os ganhos em saúde da população.
O plano pedagógico desenvolve-se em aulas teóricas, e teórico-práticas.
Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir.
Candidaturas até ao dia 24/10/2014
Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.
30
276 Horas
31
O número de faltas não poderá exceder 20 % da carga horária.
Aprovação em todas as unidades curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual a 50%.
O curso decorrerá de novembro de 2014 a maio de 2016. As aulas decorrerão às sextas-feiras, das 18h às 22h, aos sábados, das 9h às 13h e das 14h às 18h e aos domingos das 9h às 13h (mensalmente).
PROVISÓRIO
novembro de 2014 a maio de 2016
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.
Mestre em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar. Especialista em Indústrias Alimentares, Especialista em Engª Biomédica, Licenciado em Engenharia Alimentar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Técnico Superior na CESPU. Vice Presidente do colégio de Engª Alimentar da OET. Consultor de Higiene e Segurança Alimentar. CEO e co-founder da RPL,Lda
Mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação na Universidade do Minho. Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação pela UM. Certificação em Information Technology Infrastructure Library (ITIL V3 Foundation), pelo Examination Institute for Information Science (EXIN). Associado do IT Service Management Fórum (ITSMF) Portugal. Diretor do Serviço de Gestão de Tecnologias e Sistemas de Informação desde Março de 2016, do Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE (CHAA). Líder do Grupo Gestão da Comunicação e da Informação (MCI) do Processo de Acreditação Hospitalar do CHAA pelo referencial da Joint Commission International. Membro do Grupo Dinamizador da Qualidade do CHAA.
Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Empresariais, pós-graduado em Estudos Avançados em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e com um Master em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e com título de especialista em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto da Instituto Politécnico da Saúde Norte e Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico de Benguela. Coordenador dos cursos executivos da área da Gestão em Saúde da CESPU. É investigador associado da BRU-IUL (Business Research Unit - ISCTE). Consultor internacional nas áreas da Gestão, Administração e Economia da Saúde em projetos da Cooperação EuropeAid e perito da European Quality Assurance in Vocational Education and Training.
Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Economista da Entidade Reguladora da Saúde. Professora Universitária. Publicações internacionais no âmbito da regulação e da economia da saúde.
Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA, é MBA e Mestre em Gestão pela Universidade Católica de Lisboa. Actualmente é Presidente da Associação de antigos alunos do LISBON MBA (Univ. Nova, Univ. Católica e MIT). É autor de vários artigos publicados em inúmeros jornais e revistas e autor de vários livros na área comportamental da Gestão.
Doutorado em Gestão pela FEP. Licenciado em Economia e Mestre em Contabilidade pela FEP e Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela FEUP. É coautor do livro “Gestão Hospitalar – Manual Prático”, editado pela LIDEL. Docente na FEP. Anteriormente, foi docente no ISCAC/CBS, vogal do C. A. do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. e do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, E.P.E., administrador-delegado do Hospital de São Gonçalo – Amarante, diretor-geral e diretor financeiro/controlo de gestão em empresas dos setores da construção civil, indústria metalomecânica, distribuição de produtos petrolíferos e distribuição grossista.
Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde da Foz do Arelho. Director do Instituto da Qualidade em Saúde de Abril de 1999 a Outubro de 2005. Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários de 12 de Outubro de 2005 a 14 de Abril de 2010. Presidente da Direcção (Janeiro 99 Junho 2009) da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. Membro da Direcção da Sociedade Europeia de Medicina Familiar (2001 a 2007). Fellow do Royal College of General Practitioners e da Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA). Professor convidado na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas. Sócio fundador e membro da Direcção da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.
Professor Associado com agregação, pertence ao corpo docente do Departamento de marketing, operações e gestão geral da Escola de Gestão do ISCTE – IUL. É investigador e docente nas áreas da estratégia, qualidade e gestão intercultural. É, ainda, um interessado na temática das culturas de gestão asiáticas. Presentemente, é diretor do mestrado em gestão internacional do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.