Introdução

O Instituto Politécnico de Saúde do Norte organiza a primeira pós-graduação em Língua Gestual Portuguesa realizado nesta Instituição, tendo a convicção da necessidade de proporcionar aos profissionais da saúde, das ciências sociais e humanas ou áreas afins conhecimentos teóricos e práticos da Língua Gestual e de questões pertinentes relacionadas com a problemática da Surdez.

Data de realização do curso

Novembro de 2012

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Terapia da Fala

Estrutura curricular

UNIDADE CURRICULAR 1 – ESPECIFICIDADES DA SURDEZ
MÓDULO 1 – As ciências sociais como contributo para a compreensão e o estudo das temáticas em questão
MÓDULO 2 - Neurociências da linguagem oral e gestual
MÓDULO 3 - Linguagem e cognição na pessoa surda

UNIDADE CURRICULAR 2 – COMUNICAÇÃO E COMUNIDADE SURDA
MÓDULO 1 – História da comunidade surda
MÓDULO 2 – História e linguística da língua gestual

UNIDADE CURRICULAR 3 – LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA
MÓDULO 1 – Língua gestual Portuguesa I
MÓDULO 2 – Língua Gestual Portuguesa II

UNIDADE CURRICULAR 4 – ESTÁGIO (OPCIONAL)

Acreditação(ões)

Aguardar Acreditação do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Pretende-se com esta pós-graduação desenvolver condições de comunicação em Língua Gestual Portuguesa, promover o interesse, o conhecimento e o estudo da Língua de forma a desenvolver condições comunicacionais entre profissionais de diversas áreas e pessoas surdas.
Objectivos específicos:
Objectiva-se a implementação e o desenvolvimento do conhecimento acerca da deficiência auditiva, da Língua Gestual Portuguesa, da comunidade surda, sua história, perspectivas individuais, grupais e identitárias e formas de socialização.

Resumo

O Instituto Politécnico de Saúde do Norte organiza a primeira pós-graduação em Língua Gestual Portuguesa realizado nesta Instituição, tendo a convicção da necessidade de proporcionar aos profissionais da saúde, das ciências sociais e humanas ou áreas afins conhecimentos teóricos e práticos da Língua Gestual e de questões pertinentes relacionadas com a problemática da Surdez.
Como é do conhecimento geral a comunidade surda utiliza uma língua que adquire de forma natural quando em contacto com esta. Trata-se de uma língua tridimensional usada pela Comunidade Surda Portuguesa já reconhecida constitucionalmente no nosso País.

Metodologia

O plano pedagógico desenvolve-se em aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e seminários.

Destinatários

Licenciados em Enfermagem, Terapia da Fala, e outras áreas da Saúde, bem como outros Licenciados nas áreas das Ciências Sociais e Humanas.

Candidatura e selecção

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

150 Horas

Unidades de crédito do curso

17.5

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária. Aprovação em todas as unidade curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%.

Duração e regime

As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (Quinzenalmente).

Cronograma

PROVISÓRIO
Novembro de 2012
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Outros Docentes Convidados Nacionais e Internacionais
Isabel Araújo, Profª. Doutora

Docente do IPSN-ESSVA. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Doutora em Ciências de Enfermagem - Universidade do Porto. Directora/ Coordenadora Departamento Enfermagem ESSVA.

Ana Bela Baltazar, Mestre
Docente responsável da disciplina de Língua Gestual na Escola Superior de Enfermagem do Porto Docente na Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria Orientadora de Estágio de aluna do Curso de Tradução e Interpretação de LGP – Escola Superior de Educação de Coimbra Intérprete de Língua Gestual Portuguesa oficial da RTP Autora do Dicionário de Língua Gestual Portuguesa - Porto Editora
Pinto da Costa, Prof. Doutor
Actualmente, Pinto da Costa é Professor Catedrático Jubilado no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto, consultor do Mestrado de Medicina Legal da Universidade do Porto e Professor Catedrático de Psicologia Forense da Universidade Lusíada do Porto. Lecciona ainda Medicina Legal na Licenciatura em Direito da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, sendo o responsável pela cadeira de Psicopatologia Criminal do mestrado em Psicologia Legal do Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa.
Isabel Correia, Profa. Doutora
Doutora em Literaturas e Culturas Românicas, especialização em Culturas Ibéricas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Bolseira de Doutoramento da Fundação Para a Ciência e Tecnologia. Mestre em Literaturas Românicas, especialização em Literatura Portuguesa Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Docente das disciplinas de Introdução à Linguística Geral e Portuguesa; Língua Portuguesa I e II na Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa e Comunicação Oral e Escrita na Formação Geral e Transversal. Docente da disciplina de Comunicação Oral e Escrita em Língua Portuguesa na Formação Geral e Transversal comum a todas as licenciaturas ministradas na ESEC.
Armando Baltazar, Dr.
Licenciatura de LGP na ESE Coimbra Formador em Acções dirigidas à Comunidade Surda - De Janeiro de 2006 à actualidade, Responsável da Formação e da Unidade de Investigação e Desenvolvimento na Associação de Surdos do Porto - De 1995 até à data Orientador de inúmeros Estágios em áreas diversas, entre as quais a LGP, Medicina, Social e outras
Rafaela Ganga, Dra.
Estudante do Doutoramento em Sociologia - Desigualdade, Cultura e Território da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Investigadora do Instituto de Sociologia da mesma Universidade. Professora Assistente do Instituto Superior de Serviço Social do Porto, na área de Animação Sociocultural.