Introdução

Pós-graduação em Psicogerontologia, visa ministrar conhecimentos teórico-práticos, nas áreas da Gerontologia e da Psicogerontologia.
Neste sentido, o curso foi estruturado de forma a proporcionar os profissionais uma formação aprofundada nesta área específica, sendo abordadas as várias questões inerentes ao envelhecimento normal e patológico, com vista à sua avaliação e intervenção. Para tal, conta com um painel de formadores com uma vasta experiência na área de formação e com a prestigiosa colaboração de docentes da Universidade de Barcelona.

Data de realização do curso

13 de Março de 2009

Local(is) de realização

Campus Universitário de Gandra

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina
  • Psicologia

Estrutura curricular

MÓDULO 1 - INTRODUÇÃO À PSICOGERONTOLOGIA
- Conceitos básicos
- Envelhecimento Saúde e Doença
- Envelhecimento e desenvolvimento psicossocial.

MÓDULO 2 - ENVELHECIMENTO E PRESTAÇÃO DE CUIDADOS
- Tipologia dos cuidados e dos cuidadores
- «Carreira» de Prestadores de cuidados: Formas de iniciação, motivações e fases de desenvolvimento;
- Caracterização dos cuidadores;
- Prestação de cuidados e demência de Alzheimer: Variáveis passíveis de influenciares a prestação de cuidados

MÓDULO 3 - ENVELHECIMENTO, LESGILAÇÃO E RECURSOS SOCIAIS

MÓDULO 4 - COGNIÇÃO E ENVELHECIMENTO
- Noções Gerais de neuropsicologia cognitiva
- Alterações cognitivas no envelhecimento cerebral
- Plasticidade neuronal e envelhecimento
- Deficit cognitivo ligeiro

MÓDULO 5 - NEUROBILOGIA E NEUROPSICOLOGIA DAS DEMÊNCIAS
- Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiologia. Principais funções cognitivas e suas alterações;
- Conceitos básicos sobre neurodegenerescência. O exemplo paradigmático da Doença de Alzheimer;
- Demências: conceitos-chave e perfis cognitivos e comportamentais. Ênfase no Défice Cognitivo Ligeiro, Doença de Alzheimer, Demência com Corpos de Lewy e Demência Fronto-temporal. Breve abordagem da terapêutica farmacológica;
- Demências: avaliação cognitiva, funcional e comportamental. O papel fundamental da Neurologia clínica e da Psicologia;
- Algumas reflexões éticas: comunicação do diagnóstico, testes genéticos, condução, utilização e suspensão de fármacos;
- O futuro (promessas, sucessos e desilusões): novos métodos de diagnóstico, seguimento e terapêutica;
- Casos clínicos: apresentação e discussão interactiva.

MÓDULO 6 - DIRECÇÃO E GESTÃO DE SERVIÇOS

MÓDULO 7 - PSICOPATOLOGIA DA VELHICE
- Conceitos gerais;
- Transtornos de Ansiedade
- Transtornos do estado de ânimo: Depressão;
- Transtornos cognitivos transitórios: Delirium;
- Transtornos psicóticos;
- Factores de risco psicossociais e da personalidade nas demências.
- Casos clínicos: análise e discussão interactiva.

MÓDULO 8 - INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS NA TERCEIRA IDADE
- Competências e conhecimentos para trabalhar com idosos;
- Psicoterapia com idosos: Perspectivas passadas e futuras;
- Intervenções Cognitivo-comportamentais na depressão;
- Psicoterapias de orientação Psicanalítica;
- Psicoterapia Interpessoal;
- Terapias de Revisão de Vida;
- Importância do Apoio Social;
- Apoio aos cuidadores familiares.

MÓDULO 9 - A MORTE E O LUTO
- Psicologia da Morte.
- Morte, cultura e religião

MÓDULO 10 - ENVELHICENTO E QUALIDADE DE VIDA
- Estilo de vida e envelhecimento;
- Factores sócio-culturais promotores da saúde e da longevidade;
- A espiritualidade na promoção da qualidade de vida;
- Intervenção na promoção da qualidade de vida.

MÓDULO 11 - INTERVENÇÃO EM GRUPO
(I - 16 Horas)
- Funções de um psicólogo, numa instituição geriátrica;
- Intervenção grupal em gerontologia;
- Especificidade da intervenção Psicogerontologica grupal: Características cognitivas e emocionais dos idosos;
- Diferentes tipos de intervenção em grupo:
. Grupos preventivos
. Grupos de Treino de Memória;
. Aceitação do processo de envelhecimento;
. Grupos de adaptação à instituição
- Grupos de incorporação na instituição
. Grupos de Intervenção clínicos
- Grupo de intervenção cognitiva. Grupos de psicoestimulação;
- Grupos de intervenção nos transtornos depressivos. Grupo de Relatos de Histórias de Vida
- Grupos de intervenção nos processos de mudança. Técnica da Reminescência;
- Grupos de reminiscências para pessoas com demência;
- Grupos de intervenção em pessoas com doenças físicas. Grupo de construção e utilização de 'títeres';
- Grupo para pessoas com problemas de comunicação. Grupo falando sem palavras
(II - 16 Horas)
- Trabalho com famílias
. Grupos psicoeducativos para cuidadores;
. Grupos emocionais para cuidadores;
. Grupos de ajuda mútua.
- O Luto
. Os grupos de Luto

MÓDULO 12 - MAUS TRATOS A IDOSOS
- Diferenciação entre o que é, e não é maus-tratos em pessoas em idade avançada: definições e contextualizações;
- Tipologia dos maus-tratos;
- Indicadores e factores de risco;
- Características da vítima e do vitimizador;
- Âmbitos onde se podem detectar situações de maus-tratos;
- Detecção dos maus-tratos: Análise dos aspectos que podem dificultar a detecção. Protocolos;
- Avaliação: Instrumentos existentes;
- Intervenção multidisciplinar.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (ver anexo);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (ver anexo);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, cartão de contribuinte;
1 Fotografia;
Cheque no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

A Pós-graduação em Psicogerontologia, procura potenciar os recursos dos formandos, dotando-os com conhecimentos teóricos-práticos capazes de ampliar significativamente a sua compreensão e a sua capacidade de intervenção no apoio aos idosos e aos seus familiares.

Objectivos Específicos

- Fornecer conhecimentos especializados que permitam a compreensão do fenómeno do envelhecimento numa perspectiva biopsicossocial;
- Capacitar os formandos para destrinçar eficazmente o envelhecimento normal do patológico;
- Proporcionar ferramentas de avaliação e intervenção psicológica no adulto e no idoso, em diferentes vertentes:
. Apoio individual;
. Grupos terapêuticos (e.g. luto, reminiscências);
. Intervenção comunitária (e.g. promoção da qualidade de vida, promoção da saúde e prevenção da doença);
. Intervenção nos prestadores de cuidados (e.g. intervenção psicoeducacional, preparação para a alta, respite care)
. Intervenção nos profissionais de saúde (e.g. prevenção de burnout).

Resumo

Pós-graduação em Psicogerontologia, visa ministrar conhecimentos teórico-práticos, nas áreas da Gerontologia e da Psicogerontologia.
Neste sentido, o curso foi estruturado de forma a proporcionar os profissionais uma formação aprofundada nesta área

Metodologia

A pós-graduação em Psicogerontologia, proporciona uma forte componente prática que permita a integração eficaz dos múltiplos contributos teóricos, através da análise e discussão de casos clínicos e do trabalho individualizado desenvolvido em pequenos grupos.

Destinatários

Licenciados em Psicologia, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Sociologia, e outras áreas das Ciências da Saúde.

Candidatura e selecção

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

232 HORAS

Unidades de crédito do curso

25

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Avaliação Modular.

Duração e regime

Os módulos de 12h decorrem às: Sextas, das 16h00 às 20h00, e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Os módulos de 16h decorrem: Sextas, 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Cronograma

13, 14, 20, 21, 27 e 28 de Março de 2009
03 e 04 de Abril de 2009
08, 09, 15, 16, 22 e 23 de Maio de 2009
05, 06, 19 e 20 de Junho de 2009
03 e 04 de Julho de 2009
12, 25 e 26 de Setembro de 2009
09 e 10 de Outubro de 2009
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Carmen Triadó, Profa. Doutora
Professora catedrática de Psicologia Evolutiva e Coordenadora do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade de Barcelona.
Manuela Leite, Profa. Doutora
Doutorada em Psicologia, na área da Prestação de Cuidados. Professora Auxiliar no curso de Psicologia e Saúde do ISCS-N. Pós-graduada em Psicogerontologia. Coordenadora do Mestrado em Psicogerontologia do ISCSN.
Paula Guimarães, Dra.
Licenciada em Direito. Responsável pelo Gabinete de Responsabilidade Social do Banco Montepio Geral. Docente da Universidade Católica de Braga e da Escola Superior de Saúde de Aveiro. Representante em Portugal da Rede Europeia de Prevenção da Violência contra as Pessoas Idosas.
Bruno Peixoto, Prof. Doutor

Licenciado em Psicologia Clínica e Doutorado em Neurociências pela Universidade do Oviedo. Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte. Coordenação de Mestrado no mesmo âmbito, Supervisor de estágios académicos e profissionais para a OPP. Investigador na área do envelhecimento cognitivo e demências e avaliação neurocognitiva de perturbações médicas.

Carolina Garrett, Profa. Doutora

Neurologista; Professora Associada de Neurologia da FMUP, Assistente Hospitalar Senior no CHSJ e vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia

Rosália Fonseca, Mestre
Psicóloga. Neuropsicóloga do Serviço de Neurologia do HSJ. Membro do Grupo de Neurologia Cognitiva e Demências do Hospital de S. João.
João Massano, Dr.
Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Médico do Serviço de Neurologia do HSJ.
Conceptión Montañés, Profa. Doutora
Doutorada em Psicologia. Docente de vários mestrados e pós-graduações na área da Psicogerontologia. Membro do Grupo de Investigação Gerontológica.
Conde Sala, Prof. Doutor
Professor Faculdade de Psicologia Universidade de Barcelona. Psicólogo Clínico na area da Velhice.
Vera Almeida, Profa. Doutora
Doutorada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica. Professora Auxiliar no curso de Psicologia Clínica do ISCS-N.
Rogério Sousa, Prof. Doutor
Doutorado em História e licenciado em Psicologia. Professor Auxiliar no curso de Psicologia Clínica, de Medicina Dentária e de Ciências da Nutrição do ISCS-N.
Rosa Baeza, Profa. Doutora
Gerontóloga. Psicoterapeuta familiar. Psicoterapeuta de Grupo.
Mercedes Tabueña, Profa. Doutora
Professora Titular de Trabalho Social da Universidade de Barcelona.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros
Propinas (IVA Incluído)
Para Cooperantes da CESPU, Crl
2.400 Euros ou 10 prestações mensais de 240 Euros
Para Não Cooperantes da CESPU, crl
2.700 Euros ou 10 prestações mensais de 270 Euros
(Cheques pré-datados)