Data de realização do curso

02 de Setembro de 2005

Local(is) de realização

ISCSN-Gandra

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina
  • Psicologia

Estrutura curricular

MODULO 1 - 2 e 3 de Setembro de 2005
Características Neuropsicológicas das Demências
PROF. DOUTORA ANA LLORENTE
1.Características neuropsicológicas das diferentes demências: Manifestações clínicas, formas de início e de evolução.
•A doença de Alzheimer;
•As demências vasculares;
•As demências fronto-temporais;
•A demência da doença de Parkinson. A demência por corpos de Lewy.

MODULO 2 - 9 e 10 de Setembro de 2005
Diagnóstico Neuropsicológico nas Demências
PROF. DOUTORA ANA LLORENTE
1.Diagnóstico neuropsicológico nas demências: Da cognição à exploração.
2.As síndromes cognitivos e não cognitivos. Exploração neuropsicológica: rastreio e protocolos de mínimos.
•Memórias e amnésias;
•Linguagem, apraxias e agnosias. O síndrome afaso-apracto-agnósico;
•As funções executivas e a síndrome frontal. Aspectos não cognitivos;
•O rastreio cognitivo e os protocolos de mínimos.

MODULO 3 - 16 e 17 de Setembro de 2005
Intervenções Terapêuticas na Terceira Idade
PROF. DOUTORA ROSA BAEZA
1.O processo de envelhecimento. A heterogeneidade os idosos que se atende.
2.Intervenção psicológica.
3.O que pode fazer um psicólogo que trabalha com idosos?
4.Intervenção na família. Tipologia e formas de intervenção.

MODULO 4 - 23 e 24 de Setembro de 2005
Intervenções Terapêuticas na Terceira Idade
PROF. DOUTORA ROSA BAEZA
1.Os grupos em Gerontologia. Características específicas da intervenção grupal na terceira idade.
2.Tipos de grupos em Gerontologia. Diferentes técnicas grupais, para diferentes idosos e com diferentes necessidades.
3.Intervenção institucional.
4.Exercícios práticos em grupo de trabalho

MODULO 5 - 30 de Setembro e 1 de Outubro 2005
Avaliação de um Programa de Intervenção na Terceira Idade.
PROF. DOUTORA MARIA TERESA ANGUERA
1. Aproximação conceptual
•Perspectiva histórica e posições actuais;
•Tipos de avaliações;
•Elaboração de programas de intervenção na terceira idade.
2. Desenhos de intervenções para avaliações de programas
•Casos práticos de diferentes desenhos em programas de intervenção na terceira idade.
3. Obtenção de dados: Indicadores e instrumentos.
•Casos práticos de elaboração de indicadores e utilização de instrumentos de avaliação.
4. Gestão e análise de dados.
•Casos práticos de controlo de qualidade e análise dos dados.

MODULO 6 - 7 e 8 de Outubro de 2005
Optimização dos Recursos dos Cuidadores Geriátricos
DRA CONCEPCIÓN MENÉNDEZ
1.Efeitos do trabalho no âmbito geriátrico.
•Satisfação laboral;
•Stresse e “Burnaut”;
•Clima social;
•“Mobbing”
2.Carga de trabalho nos profissionais/cuidadores geriátricos.
•Sobrecarga física do trabalho;
•Sobrecarga psicológica do trabalho;
•Sobrecarga social do trabalho.
3.Ergonomia e prevenção de riscos.
•Intervenção preventiva: individual, grupal e organizacional;
•Optimização dos recursos pessoais:
oComponente situacional;
oComponente fisiológica;
oComponente cognitiva;
oComponente comportamental.

MODULO 7 - 14 e 15 de Outubro de 2005
Maus-tratos em Pessoas Idosas
PROF. DOUTORA MERCEDES TABUEÑA
1.Diferenciação entre o que é, ou não, maus-tratos em pessoas em idade avançada. Definições e contextualização.
2.Estudos mais relevantes.
3.Tipologia dos maus-tratos.
4.Indicadores e factores de risco.
5.Características da vítima e do vitimador.
6.Âmbitos a onde se podem detectarem situações de maus-tratos:
•Âmbito familiar;
•Âmbito institucional;
•Âmbito estrutural e social.
7.Detecção dos maus-tratos. Análise dos aspectos que podem dificultar a detecção. Protocolos existentes.
8.Avaliação: instrumentos existentes.
9.Intervenção mediante uma equipa multidisciplinar.
10.Análise de casos

MODULO 8 - 21 e 22 de Outubro de 2005
Workshop de Memória. Programa de Treino de Memória para Pessoas Idosas
sem Deterioração Cognitiva.
PROF. DOUTORA Mª JOSÉ OSUNA OLIVARES
1.Introdução: A memória e a idade.
2.Tipos de esquecimentos mais frequentes em pessoas idosas. Causas e formas de intervenção.
3.O que é um Workshop de Treino de Memória? Definição e objectivos. População alvo.
4.Conteúdo de um Workshop de Treino de Memória.
5.Treino em técnicas de memória, objectivando melhorar a codificação, armazenamento e recuperação da informação.
6.Organização e duração das sessões de um Workshop de Treino de Memória. Estrutura.
7.Habilidades e dificuldades do terapeuta.
8.Avaliação de um Workshop de Treino de Memória.
9.Mitos sobre a memória. Conselhos para melhorar a nossa memória. Prevenção dos esquecimentos.
10.Simulação de um Workshop de Treino de Memória.
11.Exercícios em grupos de trabalho.

Documentação necessária de candidatura

Comprovativo de Licenciatura
Curriculum Vitae
Preenchimento do boletim de inscrição
Fotocopia do Bilhete de Identidade e cartão de contribuinte
1 Fotografia
Cheque no valor da inscrição
(Reembolsável no caso de não seriado)

Informação e contactos

CESPU-Formação, SA
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
formacao@cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

A Pós-Graduação em Psicogerontologia, visa ministrar conhecimentos teóricos e práticos, nas áreas da Gerontologia e da Psicogerontologia.
O Curso foi estruturado de forma a proporcionar aos profissionais uma formação aprofundada nesta área específica, recorrendo para tal aos melhores formadores e a um programa com uma forte componente prática, sendo abordadas as várias patologias de ordem Psicológica no idoso e as suas possibilidades de tratamento, de forma a capacitar os formandos para o exercício da Psicoterapia em Idosos.

Destinatários

Licenciados e Finalistas em Psicologia, Medicina, Enfermagem, Assistência Social, Sociologia, Antropologia, Animação Sócio-cultural e outras áreas das Ciências da Saúde.

Candidatura e selecção

Análise curricular e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

128H

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 25% da carga horária.

Duração e regime

As aulas decorrerão às Sextas e Sábados entre as 9:00h e as 13:00h e das 14:00h ás 18:00h.

Cronograma

2, 3, 9, 10, 16, 17, 23, 24 e 30 de Setembro de 2005
7, 8, 14, 15, 21 e 22 de Outubro de 2005

Corpo docente

Ana Llorente Viscaino, Prof.ª Doutora
Neuropsicóloga. Mestre em Neuropsicologia. Formadora no Hospital Virgen de la Veja (Salamanca) e no Centro Hospitalar Universitário Vaudios Lausana (Suiça)
Rosa Baeza, Profa. Doutora
Gerontóloga. Psicoterapeuta familiar. Psicoterapeuta de Grupo.
Maria José Osuna Olivares, Prof.ª Doutora
Pedagoga e Psicogerontóloga. Professora de “Talleres de Entrenamiento de la memória” de la Fundació La Caixa.
Maria Teresa Anguera, Prof.ª Doutora
Catedrática de Metodologia e especialista em avaliação de programas da Universidade de Barcelona.
Concepción Menéndez, Dr.ª
Professora Titular da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona.
Mercedes Tabueña, Profa. Doutora
Professora Titular de Trabalho Social da Universidade de Barcelona.

Emolumentos

100Euros
PROPINAS (IVA INCLUIDO)
Para Cooperantes da CESPU, Crl
1260Euros ou 3 prestações mensais de 420Euros (Setembro, Outubro, Novembro)
Para Não Cooperantes da CESPU, crl
1500Euros ou 3 prestações mensais de 500Euros (Setembro, Outubro, Novembro)