Introdução

Fibrina rica em plaquetas e leucócitos. É sangue centrifugado sem qualquer aditivo que, funciona como um biomaterial de cicatrização autólogo, incorpora leucócitos, plaquetas e proteínas dentro de uma matriz densa de fibrina. Este procedimento resulta na produção de uma membrana. A sua aplicação clínica em Medicina Dentária é ampla como material de preenchimento, estabiliza os materiais de enxerto, ou como membrana de protecção,  protegendo o local cirúrgico das agressões externas bem como acelera a cicatrização e fecho das margens das feridas cirúrgicas. Este curso irá proporcionar aos formandos uma sessão de laboratório “hands-on” e uma demonstração cirúrgica ao vivo de aplicação clínica  da fibrina autóloga.

Data de realização do curso

Abril de 2017

Áreas de conhecimento

  • Medicina Dentária

Estrutura curricular

1 – Estruturas anatómicas do braço, sistema venoso e arterial

2 – Dificuldades de localização das veias

3 – Passos procedimento para punção venosa:
     Desinfeção
     Punção
     Dispositivos
     Tubos
     Centrifugação / Tempo
     Tempo máximo colheita / centrifuga
     Quantidade tubos por procedimento
     Membranas  autólogas e suas aplicações clínicas:
           - alvéolos pós – extracionais
           - enxertos de seio maxilar
           - regenerações ósseas guiadas

4 - Manipulação de fibrinas autólogas

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte) ou Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/index.php/141458?lang=pt;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional);
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 Euros).

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

• Compreender os princípios biológicos sobre a fibrina autóloga
• Seleccionar os casos adequados e seu planeamento para a sua aplicação clínica
• Compreender as técnicas cirúrgicas, as técnicas de preparação fibrina autóloga
• Gerir complicações e cuidados pós-operatórios

Metodologia

As estratégias de avaliação deverão ser diversificadas, adaptando-se às características específicas de cada unidade curricular e tendo como principal objectivo proporcionar ao estudante oportunidades de aprendizagem nas quais ele seja o sujeito efectivo dessa aprendizagem.

Destinatários

Médicos dentistas.

Candidatura e selecção

Candidaturas até 04-04-2017
Ordem de inscrição

Nº de vagas para o curso

4

Carga horária

40 Horas

Unidades de crédito do curso

5

Cronograma

7 e 8 de Abril de 2017
12 e 13 de Maio de 2017

Corpo docente

João Fontes Pereira, Dr.

Licenciatura em Medicina Dentária pela Universidade Fernando Pessoa. Pós-Graduado em Reabilitação Oral com Implantes pela Faculdade de Medicina do Porto. Especialista Universitário em Periodontologia pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Médico Dentista Especialista em Periodontologia pela Ordem dos Médicos Dentistas. Residência Clínica Dr. Eric Van Dooren - MIS. Curso de Oclusão na Prática Clínica – Dr. Luis Redinha. Curso de Implantes Imediatos – Colégio de Odontólogos y Estomatólogos de A Coruña. Curso de Elevação Atraumática do Seio Maxilar - Colégio de Odontólogos y Estomatólogos de A Coruña. Docente da Pós Graduação Implantologia Oral - IUCS. Coordenador Clinico da Pós Graduação Implantologia Oral - IUCS. Docente do Curso de Fibrina Autóloga no Instituto Universitário de Ciências da Saúde do Norte desde 2014. Professor Assistente da Disciplina de Clinica Cirúrgica e Periodontal I e II, IUCS. Curso de Especialização em Implantologia Oral Universidade de Santiago de Compostela. Formador – Certificado de Competências Pedagógicas – Instituto de Emprego e Formação Profissional. Certificado n F656030/2017. Aluno de Doutoramento no Instituto Universiário de Ciências da Saúde - CESPU. Director Técnico de Medicina Dentária do Hospital António Lopes.

Hugo Gandra de Gandrão, Mestre

Médico dentista. Pós-Graduação em Implantologia Oral 1o Edição Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS). Estágio Centro Hospitalar do Porto – HGSA; Serviço de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial. Estágio-Unidade de ortodontia Centro Hospitalar do Porto – HGSA. Serviço de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial.
Mestrado em Ortodontia Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS). Formação Pedagógica Inicial de Formadores Instituto de Informática do Porto. Formador IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional de Gondomar e Porto). Primeiro ano do doutoramento em Psicologia da Saúde Universidade Miguel Hernández de Elche, Espanha. Curso Básico de Fotografia Hugo Lima, Porto. Docente no Curso de Membrana “Leukocytes platelets Rich Fibrin” Aplicação em Medicina Dentária (1a e 2a Edição). Docente e assistente da atividade clínica no Curso de Membrana “Fibrina Autóloga Leucoplaquetária” (1a/2a/3a e 4a Edição) Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS). Docente do Pos graduação de implantologia oral Instituto Universitário de Ciências da Saúde (II/III/IV/V/VI/VII Edição). Docente universitário estagiário Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) das disciplinas de Diagnóstico Clínico e de Propedêutica Médico-cirúrgica do curso de Psicologia Clínica.