Introdução

O Curso de Formação em Cuidados de Saúde na Infância em Ambiente Escolar visa complementar a formação dos profissionais da Educação em três ramos do conhecimento relacionados com o desenvolvimento infantil – Ciências da Saúde, Cuidados de Saúde e Segurança Alimentar e Nutrição. Destina-se a todos aqueles que pretendam desenvolver competências na área da saúde que os auxiliem na sua prática diária de supervisão, acompanhamento e educação das crianças – do nascimento ao início da adolescência.

Data de realização do curso

21 de Setembro de 2013

Áreas de conhecimento

  • Psicologia

Estrutura curricular

U.C. 1 - CIÊNCIAS DA SAÚDE
Anatomofisiologia Humana e do Desenvolvimento Infantil

  • Adquirir conhecimentos básicos no âmbito da anatomofisiologia da infância e adolescência;
  • Entender o vocabulário médico comum, nas áreas da anatomia e da fisiologia;
  • Refletir sobre as principais necessidades em Saúde, nas suas várias vertentes: física, psicológica e social.


Saúde pública, epidemiologia e riscos microbiológicos

  • Noções gerais de saúde pública e epidemiologia;
  • Definir prioridades e planear intervenções de promoção de saúde;
  • Conhecer os microrganismos que afetam a saúde da criança.
  • Risco biológico – vias de transmissão de doença. Reconhecer o risco de contaminação da criança e promover cuidados de proteção.


Farmacologia em idade pediátrica

  • Compreender os conceitos de medicamento, farmacocinética e farmacodinâmica;
  • Conhecer os fatores que afetam o uso e a ação dos medicamentos em crianças;
  • Conhecer os principais grupos farmacoterapêuticos usados na infância;
  • Garantir boas práticas de preparação, administração e conservação dos medicamentos;
  • Adquirir conhecimentos de farmacovigilância que permitam suspeitar de reações adversas a medicamentos e notificar essas reações.


Toxicologia Infantil

  • Reconhecer a importância das intoxicações em crianças;
  • Compreender as estratégias capazes de minimizar a ocorrência de intoxicações;
  • Compreender os tipos de intoxicações e a forma como se podem reconhecer;
  • Conhecer os xenobióticos e endobióticos habitualmente implicados em intoxicações em crianças;
  • Conhecer os procedimentos de forma a sinalizar os casos de intoxicações abusivas ou negligentes às autoridades competentes.


U.C.2 - CUIDADOS DE SAÚDE
Patologia Pediátrica

  • Reconhecer as patologias pediátricas mais comuns;
  • Conhecer as medidas preventivas das patologias pediátricas mais comuns e aconselhar a família e a comunidade na prevenção e promoção da saúde.


Cuidados de Saúde Primários

  • Conhecer o âmbito de atuação das várias unidades funcionais dos Cuidados de Saúde Primários, tendo em conta a atual reforma;
  • Refletir acerca da importância estratégica para os cuidados de saúde em Portugal da existência do Plano Nacional de Saúde;
  • Reconhecer a importância da prevenção primária na saúde oral e o contributo fundamental dos professores e educadores no sucesso da mesma;
  • Compreender o papel dos profissionais de saúde no planeamento das intervenções de saúde à pessoa, ao longo do seu ciclo vital;
  • Compreender os conceitos de Saúde, Promoção da Saúde e Educação para a Saúde.


Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida - CURSO SUPORTE BÁSICO DE VIDA

  • Aplicar os princípios básicos do suporte de vida;
  • Avaliar e aplicar as diferentes técnicas de desobstrução das vias aéreas;
  • Classificar as hemorragias quanto a sua localização e como atuar perante uma hemorragia;
  • Descrever sinais e sintomas de uma fratura;
  • Enumerar os cuidados a ter com uma fratura;
  • Enumerar os graus de queimaduras, diferenciá-los e saber quais os procedimentos a adotar;
  • Sistematizar a atuação numa situação de envenenamento;
  • Conhecer em que casos se deve usar a Posição Lateral de Segurança.


DESENVOLVIMENTO DO APARELHO LOCOMOTOR (Podiatria infantil)

  • Conhecer o padrão fisiológico de evolução dos membros inferiores e da marcha;
  • Identificar as principais alterações de desenvolvimento, bem como entender as consequências dessas alterações no correto funcionamento do aparelho locomotor.
  • Orientar corretamente uma criança que evidencie sinais de anomalias de desenvolvimento dos membros inferiores.


Psicologia e Desenvolvimento Infantil
Perturbações psicológicas, da aprendizagem e do desenvolvimento infantil

  • Conhecer aspetos do desenvolvimento da criança, nomeadamente do desenvolvimento cognitivo e da linguagem;
  • Reconhecer as alterações comportamentais mais frequentes em contexto escolar;
  • Adquirir estratégias para lidar com alterações comportamentais e implementar a mudança comportamental.


U.C.3. - SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRIÇÃO
Segurança Alimentar

  • Reconhecer a necessidade de controlo de qualidade e avaliação dos alimentos, particularmente no controlo higio-sanitário da restauração coletiva e pública.
  • Identificar e avaliar as práticas e procedimentos higio-sanitários utilizados nas unidades do setor alimentar.


Nutrição e Alimentação Humana

  • Reconhecer a importância do cuidado nutricional na promoção da saúde;
  • Promover estratégias de educação alimentar;
  • Conhecer as necessidades nutricionais na infância;
  • Conhecer as características e constituintes dos alimentos;
  • Identificar os efeitos nutricionais e organoléticos dos métodos culinários.


Planos Alimentares na Infância

  • Adquirir conhecimentos no âmbito da alimentação e nutrição humana:
    • princípios de uma alimentação saudável e erros alimentares;
    • planeamento e aplicação de planos alimentares adaptados à infância;
    • princípios da terapêutica nutricional em situações patológicas, como a obesidade, alergias e intolerâncias alimentares e desnutrição.

Acreditação(ões)

Curso acreditado pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Continua com o registo nº CCPFC/ACC-72909/13.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

  • Conhecer os conceitos de Saúde, Promoção da Saúde e Educação para a Saúde;
  • Com base nos conhecimentos adquiridos no âmbito das Ciências da Saúde: compreender o processo de crescimento e desenvolvimento humano; conhecer as linhas orientadoras de prevenção e tratamento das patologias infantis mais comuns.
  • Reconhecer e orientar situações de perturbação do bem-estar da criança, sejam estados de doença aguda, acidentes ou abusos, distúrbios alimentares ou perturbações do desenvolvimento físico e/ou psicológico.
  • Prevenir, reconhecer e intervir com segurança em situações de emergência. Aplicar os princípios básicos do suporte de vida.
  • Reconhecer a importância do controlo de qualidade alimentar e do cuidado nutricional na promoção da saúde infantil; compreender e aplicar estratégias de educação alimentar.
  • Contribuir para a articulação entre os Cuidados de Saúde Primários e as Instituições Escolares, promovendo a saúde e a prevenção da doença, de acordo com o Plano Nacional de Saúde.

Resumo

O Curso de Formação em Cuidados de Saúde na Infância em Ambiente Escolar visa complementar a formação dos profissionais da Educação em três ramos do conhecimento relacionados com o desenvolvimento infantil – Ciências da Saúde, Cuidados de Saúde e Segurança Alimentar e Nutrição. Destina-se a todos aqueles que pretendam desenvolver competências na área da saúde que os auxiliem na sua prática diária de supervisão, acompanhamento e educação das crianças – do nascimento ao início da adolescência.

Metodologia

O plano pedagógico organiza-se em aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. As avaliações decorrerão no final de cada unidade curricular, através de testes escritos de escolha múltipla.
O curso contempla formação em Suporte Básico de Vida, com diploma certificado.
Está prevista ainda a realização de um seminário inserido no âmbito do curso.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e restantes Profissionais de Educação Graduados, Psicólogos, Profissionais de Saúde e outros.

Candidatura e selecção

Análise Curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

104 Horas

Unidades de crédito do curso

11

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Aprovação em todas as unidade curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%.

Duração e regime

O curso decorrerá de Setembro de 2013 a Abril de 2014. As aulas decorrerão quinzenalmente aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Cronograma

PROVISÓRIO
21 e 28 de Setembro de 2013
12 e 26 de Outubro de 2013
09 e 23 de Novembro de 2013
06 e 20 de Dezembro de 2013
04, 11 e 25 de Janeiro de 2014
08 e 22 de Fevereiro de 2014
01, 15 e 29 de Março de 2014
05 e 26 de Abril de 2014
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Filipe Fernandes, Enf.

Licenciado em Enfermagem e Doutorando pela Universidade Católica Portuguesa na área do Doente Critico. Especialista de Carreira Docente, na área das Ciências de Enfermagem e coordenador pedagógico da formação pós-graduada na área de doente crítico na CESPU Formação.

Formador da American Heart Association, para Suporte Básico de Vida,  Suporte Avançado de Vida e Emergências Cardiovasculares, formador de  Gestão de Crises e Catástrofes pelo SAMU Sevilha e Airway Management Education Center.

Rui Pedro Lima, Eng.

Mestre em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar. Especialista em Indústrias Alimentares, Especialista em Engª Biomédica, Licenciado em Engenharia Alimentar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Técnico Superior na CESPU. Vice Presidente do colégio de Engª Alimentar da OET. Consultor de Higiene e Segurança Alimentar. CEO e co-founder  da RPL,Lda

Ricardo Dinis, Prof. Doutor

Licenciatura em Ciências Farmacêuticas

Doutoramento em Toxicologia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e da Universidade de Salamanca

Doutoramento Europeu pela Universidade do Porto

Agregado em Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Presidente da Associação Portuguesa de Ciências Forenses 

Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa Para o Estudo da Criança Abusada e Negligenciada

Professor de Toxicologia Clínica, Analítica. Forense e Alimentar do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS)-CESPU e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Investigador do UCIBIO-REQUIMTE

Autor de mais de 120 artigos publicados (representando mais de 3000 citações) em revistas internacionais, indexadas com peer-review e autor de cerca de 30 capítulos de livros, de 4 livros e de 4 patentes.

Autor de 4 patentes e livros editados.

Liliana Ávidos, Profa. Doutora

Podologista, Professora Coordenadora do IPSN, no departamento de podologia e Fisioterapia; Coordenadora do departamento de formação da Associação portuguesa de Podologia – APP Formação

Outros Docentes Convidados
Marta Soares, Profa. Doutora

Licenciada em Microbiologia pela UCP - ESB e Mestre em Controlo de Qualidade na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Doutorada em Microbiologia e Parasitologia pela Universidade de Vigo reconhecida pela reitoria da Universidade do Porto. Docente Regente de Microbiologia e Parasitologia, Microbiologia Alimentar, controlo de qualidade na CESPU. Responsável pela motivação dos alunos na área do empreendedorismo.

Maria Antónia Vigário, Dra.
Dietista e Nutricionista no Centro Hospitalar do Médio Ave, Unidade de Santo Tirso. Bacharel em Dietética pela Escola Técnica dos Serviços de Saúde do Porto. Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Docente do IPSN-CESPU nas áreas de Alimentação, Planeamento de Dietas e Gastrotecnia.
Sara Lima, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho onde desenvolveu tese no âmbito da Doença de Alzheimer; Professora Associada/Professora Adjunto Principal na CESPU, Cooperativa de Ensino Politécnico e Universitário.

Investigadora no IINFACTS/CESPU sendo investigadora principal em projetos multidisciplinares relacionados com o Envelhecimento e com a Promoção da Saúde, tem várias publicações na área do envelhecimento e na Doença de Alzheimer. Colaboradora de investigação no CiPSi/UM

Psicóloga Clínica da Saúde na Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave e na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave onde também é Diretora Técnica na Unidade de Internamento de Média Duração e Reabilitação. Psicóloga Clínica na CESPU, Nova Saúde Parcerias- Famalicão.

Daniela Duarte, Mestre
Farmacêutica, licenciada pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Mestre em Tecnologia do Medicamento, com especialização em Farmacologia Clínica, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Experiência profissional na área da Farmácia Comunitária. Professora Adjunta Convidada do IPSN-CESPU.
Manuela Costa Alves, Dra.
Médica, especialista em Pediatria. Assistente Hospitalar no Serviço de Pediatria do Hospital de Braga. Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Pediatria.
Regina Pereira, Mestre
Licenciada em Neurofisiologia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Mestre em Saúde Pública, com especialização em Epidemiologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Professora Adjunta Convidada do IPSN-CESPU.
Fernanda Pombal, Enfa.

Especialista em Enfermagem Comunitária. Doutoranda em Enfermagem Avançada, Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde (Porto). Pós-graduação em Ciências de Educação e Formação Multimédia, Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga, Faculdade de Ciências Sociais. Coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade de Amares desde setembro de 2017. Membro do Grupo Regional de Peritos em Saúde Escolar da Ordem dos Enfermeiros desde Março de 2017.

Manuela Mota Teixeira, Dra.
Médica especialista em Fisiatria, pós-graduada em Medicina Desportiva. Foi docente de diversas unidades curriculares das áreas de anatomia e fisiopatologia, nomeadamente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, entre outras. Atualmente dedica-se em exclusivo à literatura infantil, sendo autora de diversas obras publicadas.