Introdução

As dificuldades de convivência nas escolas têm estado na ordem do dia, dando origem a debates públicos e a numerosas referências nos meios de comunicação social. Não sendo um fenómeno novo, obrigam a uma reflexão profunda sobre o papel da Escola na sociedade dos dias de hoje, exigindo a todos os intervenientes que co-existem no espaço educativo, um conhecimento fundamentado e actualizado sobre um conjunto de fenómenos psicossociais que estão presentes nas suas realidades diárias.

Data de realização do curso

03 de Abril de 2009

Local(is) de realização

Campus Universitário de Gandra

Áreas de conhecimento

  • Psicologia

Estrutura curricular

MÓDULO 1 - Conceitos-chave da Psicologia do Desenvolvimento e perfis desenvolvimentais dos 6 aos 15 anos de idade

- Conceitos chave das teorias clássicas do desenvolvimento humano (estádio de desenvolvimento; crise; transição; assimilação e acomodação; vulnerabilidade e resiliência; cenário de desenvolvimento; zona de desenvolvimento próximo; andaime; parceiro mais competente de interacção; internalização…)
- A criança do 1º ciclo do ensino básico
- A criança do 2º ciclo do ensino básico
- A criança do 3º ciclo do ensino básico
- Por uma abordagem positiva do desenvolvimento

MÓDULO 2 - Gestão de dinâmicas problemáticas I: insucesso, absentismo e abandono escolar

- O Contexto escolar - Perspectiva histórica; Contextualização dos problemas da escola; Contextos e lógicas de intervenção face à crise dos sistemas educativos.
- Definição de conceitos: Insucesso, absentismo e abandono escolar
- Causas e consequências do insucesso, absentismo e abandono escolar
- Medidas de prevenção do insucesso educativo

MÓDULO 3 - Gestão de dinâmicas problemáticas II: indisciplina, problemas de comportamento e condutas anti-sociais

- Clarificação de conceitos e definições: indisciplina, problemas de comportamento e condutas anti-sociais
- Do normal ao patológico: Distúrbio de Hiperactividade, Distúrbio de Oposição e Distúrbio de Conduta
- Principais modelos explicativos, indicadores desenvolvimentais e factores de risco
- Princípios norteadores de uma intervenção mais eficaz (dimensão estrutural e dimensão relacional)
- Estratégias de gestão comportamental e papel do adulto enquanto agente promotor de mudança
- Outras modalidades de prevenção e intervenção

MÓDULO 4 - Gestão de dinâmicas problemáticas III: violência na família e maus-tratos a a crianças e jovens

- Evolução histórica, definições e conceitos-chave
- Dados epidemiológicos
- Tipologia (s) de maus-tratos
- Indicadores de risco
- Implicações e consequências das situações de violência e maus-tratos
- Principais perspectivas explicativas
- Procedimentos de sinalização e prevenção

MÓDULO 5 - Gestão de dinâmicas problemáticas IV: violência escolar e fenómenos de bullying

- Clarificação de conceitos e definições: violência escolar como conceito amplo e heterogéneo
- Tipos e modalidades de bullying
- Incidência e prevalência
- Perfis dos intervenientes e factores de risco
- Consequências das dinâmicas de bullying
- Pressupostos e linhas orientadoras dos programas anti-bullying
- Um programa de intervenção na sala de aula

MÓDULO 6 - Estratégias de motivação e aprendizagem escolar

- Aprendizagem cooperativa
- Aprendizagem auto-regulada

MÓDULO 7 - Dinâmica e gestão de conflitos: o papel da mediação escolar

- Identificação das dinâmicas conflituais
- Diferentes tipos de comportamento em situações de conflito
- A prevenção e gestão dos conflitos
- Os diferentes métodos de gestão de conflitos
- O processo de mediação
- Especificidade da Mediação Escolar
- O papel do Mediador Escolar

Acreditação(ões)

O Certificado do Curso é emitido ao abrigo do artigo 13º. do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores e Acreditado pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua (Neste momento encontramo-nos a aguardar acreditação).

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (ver anexo);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (ver anexo);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, cartão de contribuinte;
1 Fotografia;
Cheque no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Telefone 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Este curso pretende, por um lado, dotar os participantes com os conhecimentos necessários para enquadrar teoricamente um conjunto de dinâmicas problemáticas frequentemente patentes no contexto educativo como a violência nas suas diferentes modalidades, os problemas comportamentais e o insucesso escolar. Por outro, visa-se munir os agentes educativos com competências no âmbito da gestão comportamental, da mediação e gestão de conflitos e da promoção de estratégias de aprendizagem auto-regulada, que lhes permitam fazer face de forma mais eficaz aos problemas com que se deparam na sua prática profissional. Interessa ainda referir que os objectivos aqui preconizados vão de encontro às directrizes ditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Braga, entidade responsável pela homologação deste curso.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
- Realizar uma leitura técnico-científica das situações-problema, de acordo com os conteúdos programáticos abordados nos diferentes módulos
- Identificar factores de risco e de protecção no âmbito das dinâmicas problemáticas abordadas
- Planear e implementar estratégias de prevenção adequadas à avaliação realizada
- Optar por modelos e metodologias de intervenção de acordo com as especificidades da situação-problema
- Desenvolver e praticar competências ao nível da conceptualização, avaliação e intervenção de acordo com a população-alvo e a problemática
- Desenvolver e praticar competências do domínio pessoal transversais ao exercício profissional, nomeadamente, postura autocrítica, criatividade, proactividade e multidisciplinaridade
- Potenciar a qualidade do contexto educativo.

Resumo

As dificuldades de convivência nas escolas têm estado na ordem do dia, dando origem a debates públicos e a numerosas referências nos meios de comunicação social. Não sendo um fenómeno novo, obrigam a uma reflexão profunda sobre o papel da Escola na s

Metodologia

A operacionalização dos objectivos atrás elencados implica, obrigatoriamente, a adopção de metodologias com uma forte componente experiencial, permitindo uma integração teórico-prática integrada e aplicada dos conteúdos abordados em todos os módulos. Neste sentido, o recurso a metodologias de Estudo de Caso, Resolução Prática de Problemas, associada a actividades em pequeno grupo, estratégias de exploração individual, role-play e role-reversal e discussão de casos será privilegiada.

Destinatários

Docentes licenciados e profissionalizados em estabelecimentos de educação do 1º., 2º. e 3º. Ciclo do Ensino Básico e Secundário.
Licenciados em Psicologia, Psicopedagogia, Sociologia, Serviço Social, Animação Sócio-Cultural, Mediação de Conflitos e Técnicos de acção educativa e ainda outros profissionais interessados no tema.

Candidatura e selecção

Análise Curricular Académica e Profissional e Ordem de Inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

85 Horas

Unidades de crédito do curso

9

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 25% da carga horária total.
A avaliação é contínua, baseando-se em modalidades específicas à dinâmica interna de cada módulo (40% da nota final) e na apresentação de um trabalho final (60% da nota). Para a aprovação na acção é necessária a aprovação a todos os módulos.

Duração e regime

O Curso decorrerá de Abril a Junho de 2009
As sessões decorrerão à Segunda e Quarta-feira, das 18h00 às 21h00 e um Sábado por mês, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Cronograma

PROVISÓRIO
3, 4, 7, 9, 14, 15, 20, 22, 27 e 29 de Abril de 2009
2, 4, 6, 11, 13, 16, 18, 20, 25 e 27 de Maio de 2009
1, 3 e 5 de Junho de 2009
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Alexandra Serra, Profa. Doutora
Licenciada e Doutorada em Psicologia, área Comportamento Desviante, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Pós-graduação em Provas Projectivas e Psicoterapia Cognitiva Narrativa. Coordenadora Mestrado em Psicologia Forense e da Transgressão do ISCSN. Docente na Licenciatura e no Mestrado de Ciências Forenses e Criminais do Departamento de Ciências do ISCSN. Docente e supervisora de estágios académicos do Departamento de Psicologia do ISCSN desde 1996. Colaboração com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Valongo desde 2006. Participação em diversas investigações, actual Investigadora Principal da UnIPSa.
Célia Cristina da Silva Rocha, Mestre
Licenciada em Serviço Social. Mestre em Psicologia Social Técnica Superior Principal dos Serviços de Educação da Câmara Municipal de Penafiel, Formação em Mediação, Formação teórica e prática de Director de Sociodrama, Sociedade Portuguesa de Psicodrama.
Vítor Manuel Dos Santos Teixeira, Mestre
Licenciatura em Psicologia na FPCE-UP, área educação e desenvolvimento. Mestrado em Psicologia na FPCE-UP, intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes. Aluno de Doutoramento na FPCE-UP - área de investigação: o uso do tempo das crianças e seus correlatos desenvolvimentais. Prática Clínica em intervenção psicológica com crianças e adolescentes na Cooperativa O Fio de Ariana.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros
Propinas
Para Cooperantes da CESPU, Crl e Instituições Protocoladas
700 Euros ou 4 prestações mensais de 175 Euros.
Para Não Cooperantes da CESPU, Crl
800 Euros ou 4 Prestações mensais de 200 Euros.
(Cheques pré-datados)