Introdução

O conhecimento sobre demências na comunidade geral persiste ainda fixo em crenças de sobrevida e atitudes terapêuticas putativas e passivas, claramente desajustados à problemática epidemiológica do Séc. XXI. Mesmo os programas de formação pós-graduada para profissionais de saúde, devem beneficiar de formação especializada no que concerne a avanços do conhecimento da fisiopatologia destas patologias, de novas tecnologias, avanços na área de diagnóstico e terapêuticas farmacológicos e não farmacológicas, bem como estratégias de reabilitação cognitiva, motora e cardio-respiratória. Mais ainda, o modo de funcionamento e regulação das diferentes tipologias de resposta e suporte a nível domiciliário e Institucional de Cuidados Primários e Secundários, bem como Políticas e Legislação, a Regulamentação e Arquitetura, raramente são temas abordados.
Desta forma, realça-se a importância da implementação de estratégias educativas nos currículos do ensino pós-graduado de forma a desenvolver competências nos profissionais de saúde e do setor social ajustadas às necessidades da pessoa com Demências e aos novos avanços tecnológicos e clínicos nesta área.

Data de realização do curso

Fevereiro de 2025

Local(is) de realização

Gandra-Paredes

Áreas de conhecimento

  • Medicina
  • Enfermagem
  • Psicologia
  • Ciências Farmacêuticas

Estrutura curricular

U.C. 1 – Bases neuroanatómicas e biológicas do envelhecimento

U.C. 2 – Metodologias e estratégias de avaliação na Doença de Alzheimer e outras Demências

U.C. 3 – Aspetos farmacológicos e não farmacológicos na Doença de Alzheimer e outras Demênciass

U.C. 4 – Dinâmicas no cuidar na Doença de Alzheimer e outras Demências 

U.C. 5 – Alterações do Comportamento e Ajustamento à Demência

U.C. 6 – Recursos sociais e níveis de atuação integrados e Certificação de segurança

U.C. 7 – Cuidados Especializados e Novas Tecnologias na Doença de Alzheimer e outras Demências. 

U.C. 8 – Cuidados Paliativos nas Demências

U.C. 9 – Seminários Clínicos

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Preenchimento do boletim de candidatura online:  https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Cartão de Cidadão;
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros

Matrícula
250 Euros

Propina 
1.520 Euros ou 14 prestações mensais de 180 Euros

Desconto aplicável sobre o valor da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Parceria Banco Santander: 
Solução Formação para Médicos Dentistas e Enfermeiros

Informação e contactos

CESPU-Formação
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt  
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

Instituição de Ensino Superior que confere o Diploma

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

- Aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento anatomofisiológico da doença de Alzheimer e outras demências;
- Aprofundar conhecimentos sobre metodologias de avaliação, diagnóstico, acompanhamento e intervenção de doentes com Doença de Alzheimer e outras demências, nas várias áreas multidisciplinares;
- Desenvolver conhecimentos sobre as necessidades clínicas e assistenciais dos doentes e dos seus cuidadores incluindo as novas práticas inovadoras;
- Ter conhecimentos da regulamentação para assistência aos doentes.

Competências:

- Capacitar os profissionais de conhecimentos científicos diferenciados na área da avaliação, diagnóstico e intervenção em doentes com Doença de Alzheimer e outras demências de forma a melhor responder às necessidades clínicas e assistenciais dos doentes e seus cuidadores.
- Capacitar os profissionais de conhecimentos inovadores na área da doença de Alzheimer e outras demências.

Metodologia

Aprovação nas provas de avaliação que poderão ser, dependendo da Unidade Curricular, exame escrito e/ou trabalho e/ou projetos e análises de casos clínico.  

Destinatários

O curso destina-se a todos os profissionais da área de saúde (Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, outros Técnicos).

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas até ao dia 31/01/2025.

A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

181 horas de contacto totais

Unidades de crédito do curso

20

Critérios de aprovação

Aprovação nas provas de avaliação que poderão ser, dependendo da unidade curricular, exame escrito e/ou trabalho e/ou projetos e análises de casos clínicos. Presença obrigatória (75% de presença obrigatória).

Duração e regime

O curso decorrerá de Fevereiro a Julho de 2025, em regime quinzenalmente, com aulas às sextas-feiras e sábados, em horário Pós-laboral.

Cronograma

Fevereiro a Julho de 2025

Cronograma Provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais. 

Corpo docente

Ana Isabel Teixeira, Prof.ª Doutora

Doutoramento em Ciências de Enfermagem (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) em 2021/09/29 pela Universidade do Porto, Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria em 2011 pelo(a) Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Ciências em Saúde e Licenciatura em Enfermagem em 2006 pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Professora Adjunto Principal na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa.

Carmen Queirós, Mestre

Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de S. João. Mestre em Enfermagem, na especialidade de Enfermagem Avançada. Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação e possui o título de Especialista de Ensino Superior. Frequenta o Doutoramento em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. É Investigadora Integrada na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Core Staff do Portugal Centre for Evidence Based Practice (PCEBP) - a Joanna Briggs Institute Centre of Excellence - na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. É Professora Adjunta Convidado na CESPU, na Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa.

Cláudia Sousa, Mestre

Psicóloga/Neuropsicóloga no Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar S. João no Porto. Várias publicações na área das Demências e das doenças desmielinizantes.

Eduardo Carqueja, Prof. Doutor

Pós-graduado em Luto. Mestre em Ciências Religiosas, área Fé e Psicoterapia. Assistente Principal da Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde - Ramo Psicologia Clínica, no Centro Hospitalar Universitário de S. João, EPE (CHUSJ). Responsável pela consulta de Psicologia Oncológica do CHUSJ (1999-2005). Responsável pela consulta de Psicologia da Dor do CHUSJ (2003-2005). Responsável pela consulta de Psicologia Cuidados Paliativos do CHUSJ desde 2005. Docente convidado da Faculdade de Medicina do Porto, em Doutoramentos, Mestrados e Pós-graduações em áreas de bioética e cuidados paliativos. Docente convidado de várias Instituições de Ensino Superior. Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos em Psicologia Oncológica (SPEPO). Membro da Comissão de acompanhamento da implementação do modelo de intervenção diferenciada no luto complicado, do Ministério da Saúde. Coordenador do Grupo de Trabalho - Intervenção em Cuidados Paliativos da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses. 

Fátima Ribeiro, Profª. Doutora

Doutorada em Bioética pela Universidade Católica - Instituto de Bioética - Porto, onde desenvolveu tese no âmbito dos maus-tratos ao idoso em contexto familiar. Professora Auxiliar/Professora Adjunto Principal, na CESPU, Cooperativa de Ensino Politécnico e Universitário. Enfermeira Chefe do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 2002 a 2012. Enfermeira Especialista de Enfermagem de reabilitação do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 1990 a 2002. Enfermeira Generalista de 1980 a 1990 Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 1990 a 2002. Presidente da Comissão de Ética CESPU-IPSN e Membro da Comissão de Ética da CESPU. 

Flora Ferreira, Profª. Doutora

Licenciada em matemática ensino, mestre em Matemática e Aplicações à Mecânica e doutorada em Ciências, especialidade em Matemática, pela Universidade do Minho. Tem um curso de especialização em Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. De momento, é Professora Adjunta Convidada na ESTG do Politécnico do Porto e investigadora colaboradora do Centro Algoritmi da Universidade do Minho.  É autora de diversas publicações nas áreas de modelagem matemática, inteligência artificial e estatística aplicada em diferentes áreas desde a engenharia (em particular robótica) à monitorização e avaliação de doenças neurodegenerativas.

Jose Antonio Pinho, Prof. Doutor

Doutorado pela USC. Mestrado em Saúde Pública, Gestão de unidades de saúde. Pós-Graduação em gestão hospitalar. Licenciado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Dª Ana Guedes Porto. Enfermeiro chefe no serviço de cuidados intensivos do Centro Hospitalar do Porto. Docente da CESPU.

Marisa Rodrigues Machado, Prof.ª Doutora

Licenciada e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela FFUC. Mestre em Tecnologia do Medicamento, especialidade de Farmacologia pela FFUC. Mestre em Medicina Natural pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela. Pós-Graduada em Epidemiologia e Análise de Dados, Faculdade de Medicina, Universidade Porto. Doutorada em Farmácia na Especialidade de Farmacognosia e Fitoquímica pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC). Professora Adjunta Principal da CESPU. Diretora do Departamento de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave do Instituto Politécnico de Saúde do Norte. Coordenadora Pedagógica e Científica de diversas Pós-Graduações, em Fitoterapia Clínica Avançada, em Terapias Naturais e Complementares; em Terapia Ortomolecular e Nutrição Funcional; em Acupuntura Integrativa; e em Estética Avançada e Antienvelhecimento. Investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Investigadora no Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde (IINFACTS/CESPU). Investigadora no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO/UP).

Marta Lopes, Mestre

Mestrado integrado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Conclusão do internato de formação específica em Neurologia no serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), Santa Maria da Feira. Assistente Hospitalar de Neurologia no Serviço de Neurologia do Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG). Tem várias publicações de artigos e capítulos de livros na área do envelhecimento e demências. Co-investigadora em vários projetos de investigação na área da Neurologia incluindo na Doença de Alzheimer.

Marta Parreira, Mestre

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade do Minho. Especialista em Neuropsicologia Clínica e pós-graduada em Neuropsicologia de Intervenção e Psicogerontologia. Investigadora em ensaios clínicos na área da Doença de Alzheimer e vários projetos de investigadora na área da Esclerose Múltipla. Gerente do NeuroGime - Clínica de Neurorreabilitação (Braga). Neuropsicóloga Clínica em várias unidades hospitalares e clínicas: Hospital da Luz Guimarães, Hospital Privado de Braga Sul, Hospital Privado de Braga Centro, Hospital Privado da Trofa, Hospital de Dia de Famalicão, Clínica Saúde Mais (Braga), Clínica da Botica (Prado) e Clínica Privada de Guimarães.
Editora associada no International Journal of Psychology and Neuroscience. Autora e co-autora de várias comunicações orais e escritas em congressos nacionais e internacionais.

Miguel Gago, Prof. Doutor

Licenciado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) em 2002, concluindo a especialidade de Neurologia em 2010 no Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar do São João (HSJ). Doutoramento em Medicina, na área de investigação científica do controlo postural e da Marcha nas doenças neurodegenerativas. Efetua pesquisa no ICVS/Universidade do Minho e no Centro Algoritmi, Faculdade de Engenharia/Universidade do Minho, tendo recebido o prémio Melo & Castro 2018, Santa Casa Misericórdia, como co-investigador, pelo projeto “Thertact-Exo: A brain controlled exoskeleton for spinal cord regeneration”. Membro de sociedades científicas nacional e internacional de Doenças do Movimento, tendo sido eleito Presidente da Sociedade Portuguesa de Distúrbios do Movimento (SPDMov) em 2015. Assistente Hospitalar de Neurologia no Hospital Sra. Oliveira, Guimarães. Realizou a sua formação com especial foco nas Doenças do Movimento e na Estimulação cerebral profunda, tendo feito pós-graduação no Neurozentrum de Kiel (Alemanha), e colaborado com o grupo de DBS do HSJ para a menção honrosa do prémio BIAL® em 2011.
Investigador principal e co-investigador em estudos e ensaios clínicos na Demência de Alzheimer e Doenças do Movimento. Publicou vários artigos indexados, sendo revisor convidado de revistas científicas.

Orlando Von Doelinger, Prof. Doutor

Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Assistente Hospitalar no Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. Tem vários livros e artigos publicados na área da Psiquiatria e Psicoterapia.

Raquel Carvalho, Profª. Doutora

Doutorada em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da Universidade do Minho em 2018. Mestre em Ciências do Desporto - atividade física para a terceira idade pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto em 2005. Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto em 2002. Bacharel em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto em 1998. Fisioterapeuta em prática clínica privada na área da Neurologia e Pediatria desde 1998. Professora Adjunta Principal do Curso de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde de Vale do Sousa.

Rosário Bacalhau, Profª. Doutora

Trabalha desde 1990 no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPOLFG), desempenhando funções como Psicóloga Clínica na Clnica de Dor (1990-2010), bem como outras unidades e grupos de patologia (Unidade de Psiquiatria; Grupo Multidisciplinar de Cuidados Paliativos; Consulta de Neurologia (Epilepsia); Núcleo Psicossocial; Unidade de Psicologia). Integra a Unidade de Psicologia sendo no momento responsável pelo Programa de Formação dos profissionais em estreita colaboração com o Centro de Formação do IPOLFG. Orientadora de estágios pré-graduados e de Estágios da Carreira de Técnicos Superiores de Saúde. Responsável pelo programa de formação e formadora de Voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Regional do Sul. Publicações na área da psico-oncologia e comunicação e voluntariado hospitalar; apresentações de posters e Autora de várias comunicações em congressos, nacionais e internacionais. Membro Equipa de Prevenção de Violência nos Adultos

Sara Lima, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho onde desenvolveu tese no âmbito da Doença de Alzheimer; Professora Associada/Professora Adjunto Principal na CESPU, Cooperativa de Ensino Politécnico e Universitário. Diretora da Unidade de Investigação para a Inovação em Saúde e Bem-estar, e investigadora na colaboradora na ToxRun, sendo investigadora principal em projetos multidisciplinares relacionados com o Envelhecimento e com a Promoção da Saúde, tem várias publicações na área do envelhecimento e na Doença de Alzheimer. Psicóloga Clínica da Saúde na Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave e na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave entre 1999-2022 onde foi Diretora Técnica na Unidade de Internamento de Média Duração e Reabilitação. Psicóloga Clínica na CESPU, Nova Saúde Parcerias- Famalicão.

Sofia Brandão, Prof.ª Doutora

Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Licenciado em Radiologia Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Professora especialista em radiologia pela CESPU, Mestre em Informática Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Doutorada em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professora Adjunto Principal na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário

Susana Pedras, Profª. Doutora

Especialista em Psicoterapia, Formadora Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação, Universidade do Minho. Monitora de Mindfulness, estando a desenvolver grupos de intervenção de Mindfulness em Idosos. É autora de vários artigos científicos e capítulos de livros. Investigadora no IINFACTS/CESPU.