Introdução

Os cuidados de saúde nos contextos hiperbárico e subaquático surgem como resposta ao tratamento das patologias num ambiente com pressão superior à atmosférica, obtida através da utilização de recipientes de pressão designados câmaras hiperbáricas. Estes cuidados estão, ainda, relacionados com o estudo das adaptações fisiológicas ao meio hiperbárico, bem como com a profilaxia e tratamento das doenças ocupacionais resultantes de atividades recreativas e/ou profissionais em meio hiperbárico (ex. mergulhadores, profissionais de saúde de camaras hiperbáricas, trabalhadores em tuneladoras).

A frequência nesta pós-graduação permitirá aos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) adquirir um conjunto de competências por forma a garantir a prestação de cuidados de saúde seguros e de qualidade, nos contextos hiperbárico e subaquático.

Data de realização do curso

Outubro de 2024

Áreas de conhecimento

  • Medicina
  • Enfermagem

Estrutura curricular

U.C. 1 – Conceção da prática Hiperbárica e Subaquática

U.C. 2 – Aspetos legais, éticos e deontológicos em contexto hiperbárico e subaquático

U.C. 3 – Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

U.C. 4 – Fisiologia e fisiopatologia no contexto Hiperbárico e Subaquático

U.C. 5 – Introdução às Ciências do Meio Aquático

U.C. 6 – Dispositivos e Sistemas Hiperbáricos em cuidados de saúde

U.C. 7 – Cuidados de saúde em contexto Subaquático

U.C. 8 – Cuidados de saúde em contexto Hiperbárico

U.C. 9 – Suporte Imediato de Vida /Suporte Avançado de Vida (Adulto e Pediátrico)

U.C. 10 - Prevenção e Tratamento de feridas

U.C. 11 - Investigação nos contextos Hiperbárico e Subaquático

U.C. 12 - Gestão de Recursos Humanos e Liderança

U.C. 13 - Segurança e Gestão de Risco em contexto hiperbárico e subaquático

U.C. 14 - Componente Prática em ambiente hiperbárico/ambiente subaquático  

U.C. 15 – Aptidão Clínica nos contextos hiperbáricos e subaquáticos 

Acreditação(ões)

A Pós-graduação em Cuidados de Saúde nos Contextos Hiperbárico e Subaquático - 1ª Edição está acreditada pela Ordem dos Enfermeiros, para efeitos de Qualificação Profissional, com a atribuição de 3,5 Créditos de Desenvolvimento Profissional (CDP) e à atribuição de Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Enfermagem Hiperbárica e Subaquática.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Preenchimento do boletim de candidatura online:  https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Cartão de Cidadão;
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 euros

Matrícula
250 euros

Propinas
2.520 euros ou 14 prestações mensais de 180 euros

Desconto aplicável sobre o valor total da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Parceria Banco Santander: 
Solução Formação para Enfermeiros

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa - ESEnfTS
Rua Direita, nº 5 (Ed. IINFACTS)
4560-485 Penafiel
Portugal
Telefone: +351 255 102 813 (Chamada para a rede fixa nacional)
Site: http://www.cespu.pt/ensino/ensino-politecnico/

Instituição de Ensino Superior que confere o Diploma

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Pretende-se que os estudantes, através da frequência nesta pós-graduação sejam capazes de:

  • Respeitar os valores éticos, deontológicos e normas legais no processo de cuidados à pessoa e família/ cuidador no contexto hiperbárico e subaquático;
  • Garantir uma prática profissional segura;
  • Reconhecer a comunicação como uma estratégia central nas relações que estabelece em contexto hiperbárico e subaquático;
  • Assegurar estratégias globais de adesão da pessoa ao processo de cuidados, em contexto hiperbárico e subaquático;
  • Gerir o processo de cuidados de saúde à pessoa em tratamento hiperbárico;
  • Gerir a atuação da equipa de mergulho, em contexto subaquático;
  • Garantir o planeamento estratégico de processos de melhoria contínua da qualidade de cuidados e das políticas organizacionais;
  • Valorizar a investigação como contributo para a melhoria contínua dos cuidados, em contexto hiperbárico e subaquático.

Destinatários

Enfermeiros e Médicos.

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas.

A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

20

Carga horária

276 horas de contacto

Unidades de crédito do curso

30

Duração e regime

O curso decorre de outubro de 2024 a outubro 2025. O Curso funcionará em horário pós-laboral, predominantemente às quintas-feiras e sextas-feiras, das 18h00 às 21h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A componente prática em ambiente hiperbárico e subaquático decorrerá de acordo com o contexto onde decorrer a mesma.

Cronograma

Outubro de 2024 a outubro de 2025

Cronograma provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais.

Corpo docente

Assunção Nogueira, Profa. Doutora

Professora Adjunta Principal / Professora Auxiliar no IPSN, CESPU, Doutora em Educação, Mestre em Ciências da Enfermagem, Especialidade em Enfermagem Comunitária. Leciona e acompanha trabalhos na área da Geriatria e Gerontologia. Foi formadora da ARS, Norte sobre Cuidados Domiciliários. Investigadora no IINFACTS. Tem desenvolvido trabalho e continua na área da Geriatria e Gerontologia. Presidente do Conselho Pedagógico da ESSVS. Tem vários trabalhos publicados em revistas científicas e capítulos de livros. Organizou e participou em comissões científicas em vários eventos Científicos.

Ana Teixeira, Prof.ª Doutora

Concluiu o Doutoramento em Ciências de Enfermagem (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) em 2021/09/29 pelo(a) Universidade do Porto, Mestrado em Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria em 2011 pelo(a) Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Ciências em Saúde e Licenciatura em Licenciatura em Enfermagem em 2006 pelo(a) Escola Superior de Enfermagem do Porto. É Investigador no(a) Escola Superior de Enfermagem do Porto, Investigador no(a) Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e Professor Adjunto no(a) Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário. Atua na(s) área(s) de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde com ênfase em Enfermagem.

Cristina Augusto, Prof.ª Doutora

Experiência profissional enquanto enfermeira de 17 anos no contexto do doente cirúrgico. Tem experiência profissional e formação académica na área da gestão de unidades de saúde e de recursos humanos; regente da unidade curricular de "Administração, Gestão e Empreendedorismo em Enfermagem"; realizou investigação com publicações na área da Supervisão Clínica de Pares; realizou Investigação com publicações na área da Satisfação no Emprego de Enfermeiros.

Carlos Manuel Alves da Cruz, Enf.

Exerce funções como enfermeiro na Unidade Local de Saúde de Matosinhos desde 2004. Encontra-se a exercer funções na Unidade Hiperbárica desde 2015.

Cânia Patrícia Martins Basto Torres, Mestre

Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica – Centro Hospitalar Universitário de S. João. Professora Ajunta na Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa desde 2018. Doutoranda em Ciências de Enfermagem. Mestre em Gestão das Organizações

Edgar Torres Cachada, Mestre

Enfermeiro na Viatura de Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Pedro Hispano. Unidade Local de Saúde de Matosinhos (Dezembro 2012 até à atualidade). Enfermeiro / Interlocutor da Gestão do Risco na Viatura de Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital do Centro Hospitalar do Barreiro-Montijo. Centro Hospitalar do Barreiro-Montijo (Abril de 2016 até Fevereiro de 2018). Formador/Diretor de Curso de Suporte Imediato de Vida e Suporte Básico de Vida e Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa. Centro de Formação da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (2008 até a atualidade). Enfermeiro / Interlocutor da Gestão do Risco Unidade de Medicina Hiperbárica. Unidade com valência em tratamento de doentes de Cuidados Intensivos. Unidade Local de Saúde de Matosinhos (Agosto de 2006 até à atualidade).

Fátima Ribeiro, Profª. Doutora

Doutorada em Bioética pela Universidade Católica - Instituto de Bioética - Porto, onde desenvolveu tese no âmbito dos maus-tratos ao idoso em contexto familiar. Professora Auxiliar/Professora Adjunto Principal, na CESPU, Cooperativa de Ensino Politécnico e Universitário. Enfermeira Chefe do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 2002 a 2012. Enfermeira Especialista de Enfermagem de reabilitação do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 1990 a 2002. Enfermeira Generalista de 1980 a 1990 Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 1990 a 2002. Presidente da Comissão de Ética CESPU-IPSN e Membro da Comissão de Ética da CESPU. 

Filipe Alexandre Marques Alvarilhão, Enf.

Licenciado em Enfermagem, Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeiro coordenador da VMER Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Desempenha funções na Unidade de Medicina Hiperbárica na Unidade Local de Saúde de Matosinhos desde a sua abertura em 2006. 

Filipe José Machado Melo, Enf.

Licenciado em Enfermagem. Pós-graduação em Tratamento de Feridas e Viabilidade Tecidular. Exerce funções da prestação de cuidados de enfermagem em meio hiperbárico desde 2013.

Filipe Nuno Guimarães Serrano, Enf.

Exerce funções como enfermeiro na Unidade Local de Matosinhos desde 2000, inicialmente no serviço de medicina geral, e, depois, no serviço de neurocirurgia. Em 2011 iniciou funções na Unidade Hiperbárica da mesma Instituição.

João Gomes, Mestre

Licenciado em Enfermagem, Mestre em Enfermagem de Médico Cirúrgica, Pós-Graduação em: Cuidados Intensivos e Emergência; em Sistema de Informações em Enfermagem e Intervenção Avançada em Feridas. Doutorando em Ciências de Enfermagem com trabalho no conhecimento da Enfermagem relativa à pessoa com compromisso no processo Tegumentar. Enfermeiro no Hospital de Braga no serviço de Urgência.

Manuel Lopes , Enf.

Enfermeiro desde 1993 pela Escola Superior de Enfermagem de D. Ana Guedes, onde complementou os estudos de licenciatura em 2004. Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Escola Superior de Enfermagem do Porto em 2009. Experiência profissional diversa e profícua que começou como Enfermeiro perioperatório em diversas instituições públicas e privadas durante 13 anos, onde salienta-se a participação na montagem e organização do Bloco Operatório do Hospital Pedro Hispano em 1998, responsável pela área de anestesia do HPH de 1996 a 2005. Em 1998 iniciou um percurso formativo e vasta experiência na emergência préhospitalar no INEM (VMER, Helitransporte, acompanhamento VIP, missão internacional em Timor e formador INEM na área clínica e condução em emergência). Ainda na formação em emergência, é instrutor do Conselho de Português de Reanimação em Sorte básico de Vida /Desfibrilhação Automática Externa (SBV/ DAE). É neste contexto que foi responsável pela formação intra-hospitalar em SBV de 2011 a 2016 da ULS Matosinhos. Desde 2004 especializou-se na área da Medicina Hiperbárica e Subaquática, tendo participado na organização e montagem da primeira Unidade de Medicina Hiperbárica do SNS, no Hospital Pedro Hispano em 2006, local onde exerce como Enfermeiro e desde 2011 em funções de chefia. Neste âmbito, integrou o grupo de trabalho da Ordem dos Enfermeiros para as Competências de Enfermagem Hiperbárica e Subaquática

Óscar Ferraz Camacho, Mestre

Licenciado em Medicina desde 2000. Anestesia para todos os campos das especialidades cirúrgicas e médicas. Sala de reanimação e trauma do departamento de emergência. Unidade de terapia intensiva - médica e cirúrgica. Atendimento de emergência pré-hospitalar. Transporte e resposta crítica de emergência de helicóptero. Instrutor do ERC desde 2000. Professor Convidado na Faculdade de Medicina do Porto em diversas Unidades Curriculares. Diretor Clínico da Unidade de Hiperbárica da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

Rui Ganilha , Mestre

Enfermeiro no Serviço de Cirurgia do Hospital da Marinha (1989 - 1991). NRP “António Enes” - Enfermeiro e responsável por todo o Serviço de Saúde a bordo do navio (1991 - 1993). Enfermeiro no Serviço de Urgência Geral do Hospital S. Francisco Xavier (1994 - 1996). Enfermeiro no Serviço de Urgência Geral do Hospital Fernando da Fonseca (1996 - 2001). Chefe do Serviço de Medicina II e Coordenador do Serviço de Medicina III do Hospital da Marinha (2004 - 2007). Coordenador de Enfermagem do Centro de Medicina Hiperbárico (CMH) do Hospital da Marinha (2007 - 2008). Formador na Direção de Formação da Escola do Serviço de Saúde Militar (2008 - 2011). Chefe Departamento Administrativo e Corresponsável pelo Departamento Técnico do Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica (2011 - 2020). Assessor para a Coordenação de Enfermagem do Hospital das Forças Armadas (2020 - 2021).