Introdução

O curso de Pós-Graduação em Alimentação Qualidade e Segurança Alimentar tem como objetivos a valorização pessoal de diretores/coordenadores técnicos, consultores da área alimentar, de diversas empresas como são exemplo Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), centros hospitalares, lares de idosos , restauração colectiva, etc., que têm como responsabilidade a gestão e organização de serviços de alimentação. Há necessidade no setor alimentar de profissionais com elevada capacidade de acompanhamento e conhecimentos técnicos ao nível da melhoria de sistemas de qualidade e de segurança alimentar. Esta formação pós-graduada visa essencialmente o esporte de conhecimentos técnicos atuais e fundamentais para o desenvolvimento de atividades de acompanhamento e auditorias internas em empresas com sistemas de qualidade e segurança alimentar. No final do curso, os participantes ficam com as seguintes qualificações: certificado de Pós-Graduação em Alimentação Qualidade e Segurança Alimentar, emitido pela CESPU e certificado de auditor interno do Sistema Integrado de Gestão: Qualidade e Segurança Alimentar, emitido pela SGS Academy, com reconhecimento internacional em todos os países em que a SGS tem representação oficial

Data de realização do curso

Março de 2024

Local(is) de realização

Gandra - Paredes

Áreas de conhecimento

  • Nutrição
  • Enfermagem
  • Medicina

Estrutura curricular

UC 1  - Higiene e Segurança Alimentar:

  • Noções Gerais de Segurança Alimentar
  • Perigos Alimentares
  • Microbiologia alimentar e saúde pública
  • Boas Práticas na Elaboração de Refeições
  • Plano de ementas, FT e Processo de Rastreabilidade

UC 2  - HACCP

  • Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar - Códigos de Boas Práticas
  • HACCP - Enquadramento Legal e Programa de Pré-Requisitos
  • HACCP - Metodologia
  • HACCP - Metodologia / Aplicação prática

UC 3  - Implementação de Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar 

  • Implementação de Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 e Gestão da Segurança Alimentar
  • ISO22000

UC 4  - Auditorias a Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar Norma ISO 19011:2018

  • Qualificação de Auditores Internos de Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar ISO 22000
  • Avaliação do Módulo pelo formador 

Acreditação(ões)

Academia SGS 

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional; 
Preenchimento do boletim de candidatura online:  https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional);  
O valor da candidatura (50€) será devolvido em caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 euros

Matrícula
250 euros

Propinas
1.800 euros ou 12 prestações mensais de 150 euros

Desconto aplicável sobre o valor total da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Parceria Banco Santander: 
Solução Formação para Médicos Dentistas e Enfermeiros

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

Entidades parceiras

Instituição de Ensino Superior que confere o Diploma

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

1. Ministrar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da higiene alimentar;
2. Oferecer os recursos necessários à implementação de sistemas de gestão da segurança alimentar segundo os requisitos de Boas Práticas de Higiene e Fabrico e da aplicação do sistema de Análise dos Perigos e Controle dos Pontos Críticos (HACCP), dotando os formandos de todos os conhecimentos essenciais ao planeamento, exploração, manutenção e atualização dos sistemas de gestão da qualidade e da segurança alimentar;
3. Dotar os formandos de conhecimentos relativos aos referenciais normativos ISO (qualidade e segurança alimentar);
4. Aquisição de competências para a realização de auditorias internas a Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar.

Competências:

- identificar os principais perigos alimentares e as respectivas medidas de controlo a implementar, de forma a que seja assegurada a Segurança Alimentar.

- identificar as principais boas práticas de produção, ao longo de todas as fases do processo, de forma a que seja garantida uma alimentação segura, em conformidade com a legislação vigente.

- Adquirir conhecimentos sobre a aplicabilidade do Regulamento (CE) n.º 1169/2011, em contexto de restauração.

- Adquirir conhecimentos sobre como garantir o processo de rastreabilidade, em restauração.

- identificar os princípios do sistema HACCP.

- Implementar sistemas HACCP em diferentes áreas do sector alimentar.

- Capacitar os alunos com ferramentas para todo o processo de implementação de um Sistema Integrado de Gestão de Qualidade e Segurança Alimentar, de acordo com a norma ISO 9001:2015 e ISO 22000:2018

- Aquisição de competências sobre a norma que orienta os auditorias ao Sistema de gestão ISO 19011:2018, incluindo os princípios de auditorias, a gestão de um programa de auditorias, condução de auditorias e orientações sobre a avaliação das competências dos envolvidos no processo de auditorias .

 - Pretende-se que no final os participantes afirmem aptos a auditorias internacionais a Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar.

Metodologia

Sessões letivas presenciais recorrendo a metodologia expositiva, PBL e CBL. 

Destinatários

Engenheiros Alimentares, Nutricionistas, Dietistas, Médicos, Enfermeiros, quadros superiores e médios de empresas com responsabilidade ao nível de Sistemas de Gestão, Qualidade e Segurança Alimentar e outros profissionais mediante análise curricular.

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas até 23 de fevereiro de 2024.

Seleção por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

152 horas de contato

Unidades de crédito do curso

36

Critérios de aprovação

Para aprovação da formação você terá que obter aproveitamento em todas as unidades curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 9,5 valores. É obrigatória a presença em 80% da carga horária total prevista. O módulo de Auditorias exige 100% de assiduidade.

Duração e regime

O curso decorrerá em regime presencial, de março a outubro de 2024, com aulas às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 9h00 às 18h00, quinzenalmente.

Cronograma

Março a outubro de 2024

Cronograma provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais.

Corpo docente

Isabel Teixeira, Dr.ª

Formação a nível superior em Engenharia Alimentar, pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto. Pós graduada em Gestão de Qualidade para o sector Alimentar. Auditora Coordenadora ISO 2200 e ISO 9001. Vasta experiência como Auditora, Formadora e Consultora nas valências: Qualidade e Segurança Alimentar. Auditora de sistemas definidos de acordo com IFS, BRCGS, FSSC 22000, ISO 9001, ISO 22000, GFC, Codex Alimentarius, GTP. Desenvolveu ainda funções de: Diretora de Sistema Gestão da Qualidade (ISO 9001) no setor da Indústria Alimentar em várias organizações. 

Maria João Correia, Mestre

Mestre em Alimentação Colectiva, pela FCNAUP. Licenciada em Ciências da Nutrição e Alimentação pela FCNAUP. Responsável pelo Departamento da Qualidade, Segurança Alimentar e Nutrição da empresa Mediterránea. Docente convidada na UC Alimentação Colectiva e Hotelaria, ns CESPU na licenciatura de Ciências da Nutrição. Formadora na área da Qualidade e Segurança Alimentar na APN. 

Maria Manuela Queirós, Dr.ª

Formação a nível superior em Engenharia Química. Curso de especialização em Microbiologia. Membro efetivo da Ordem dos engenheiros Técnicos (OET), no colégio de Química e Biológica. Auditor Coordenador a Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 (IRCA). Técnica Superior de Segurança e Higiene no Trabalho. Vasta experiência como Auditora, Formadora e Consultora nas valências: Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, IDI, Segurança Alimentar e Dispositivos Médicos. Auditora Técnica em Organismo de certificação Externa. Desenvolveu ainda funções de: Diretora de Sistemas Integrados da Qualidade (ISO 9001) e Dispositivos Médicos (ISO13485). Gestora de Sistema de Gestão Integrado Sénior (Qualidade/Ambiente/Segurança). Delegada/Responsável de Segurança e Saúde Ocupacional e formadora interna (certificada). Gestora do Sistema de Gestão Integrado (Qualidade, Ambiente e IDI) e Gestora de Projeto de equipamentos, indústria de construção de Equipamentos Industriais e Delegada de Segurança.

Rui Pedro Lima, Eng.

Mestre em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar. Especialista em Indústrias Alimentares, Especialista em Engª Biomédica, Licenciado em Engenharia Alimentar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Técnico Superior na CESPU. Vice Presidente do colégio de Engª Alimentar da OET. Consultor de Higiene e Segurança Alimentar. CEO e co-founder  da RPL,Lda

Sandra Quinteira, Prof.ª Doutora

Doutorada em Microbiologia, pela FFUP. Mestre em Controlo da Qualidade. Licenciada em Biologia pela FCUP. Professora Adjunta Principal/Professora Auxiliar da CESPU (IPSN/IUCS). Professora Auxiliar Convidada de Microbiologia/Microbiologia Alimentar no Departamento de Biologia da FCUP. Investigadora integrada do BIOPOLIS/CIBIO-InBIO e investigadora colaboradora do TOXRUN-IUCS. Representante do IPSN na RPIMA do INSA. Co-coordenadora da implementação do projecto de aprendizagem-serviço MicroMundo@IUCS-CESPU.