Introdução

A Enfermagem Perioperatória, área especializada da Enfermagem, destaca-se pela constante necessidade de formação contínua, que acompanha as inovações, técnicas e tecnológicas de forma que a intervenção da/o enfermeira/o à pessoa em situação perioperatória, e sua família, se configura num processo padronizado de boas práticas, promotoras da segurança e da qualidade dos cuidados num continuum – antes, durante e após procedimentos cirúrgicos e anestésicos (OE, 2017). 

A pós-graduação centra-se no exercício da enfermagem na fase intra-operatória e assume-se como uma formação completa, integrada e diferenciadora. O seu plano de estudos contém unidades curriculares centrais ao aprofundamento e/ou desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades para intervenção diferenciada. Compatibiliza conteúdos programáticos com a inovação e a evolução da Ciência de Enfermagem, destacando as novas abordagens em anestesiologia e cirurgia robótica. Integra um corpo docente com experiência profissional no contexto perioperatório, com percursos académicos e profissionais distintos em instituições de referência nacional.

Esta pós-graduação apresenta-se como uma plataforma de preparação e continuidade de estudos uma vez que integra unidades curriculares passíveis de creditação em cursos conferentes de grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, área da Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória (aguarda aprovação da A3ES).

Data de realização do curso

Novembro de 2023

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem

Estrutura curricular

UC 1 – Enquadramento Conceitual da Enfermagem Perioperatória

UC 2 – Ética e Deontologia em Enfermagem

UC 3 - Organização e gestão dos cuidados perioperatórios

UC 4 - Segurança e gestão de risco perioperatório

UC 5 - Enfermagem Perioperatória: Anestesiologia e cuidados pós-anestésicos

UC 6 - Enfermagem Perioperatória: Circulação

UC 7 - Enfermagem Perioperatória: Instrumentação cirúrgica

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae  em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional; 
Preenchimento do boletim de candidatura online:  https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional);
O valor da candidatura (50€) será devolvido em caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros

Matrícula
250 Euros

Propinas
1.860 Euros ou 12 prestações mensais de 155 Euros

Desconto aplicável sobre o valor total da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Parceria Banco Santander: 
Solução Formação para Enfermeiros

Observações

  •  Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais
  •  Todas as unidades curriculares/cursos apresentam um valor acrescido.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa - ESEnfTS
Rua Direita, nº 5 (Ed. IINFACTS)
4560-485 Penafiel
Portugal
Telefone: +351 255 102 813 (Chamada para a rede fixa nacional)
Site: http://www.cespu.pt/ensino/ensino-politecnico/

Instituição de Ensino Superior que confere o Diploma

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

- Dotar os/as estudantes com conhecimentos e habilidades de intervenção específicas e diferenciadas à pessoa em contexto intra-operatório.
- Dotar os/as estudantes de estratégias e métodos de intervenção específicos para maximizar a segurança da pessoa em situação perioperatória e da equipe pluridisciplinar, congruente com a consciência cirúrgica.
- Dotar os estudantes de ferramentas que permitem a tomada de decisão autônoma em enfermagem médico-cirúrgica à pessoa em situação perioperatória.

Metodologia

O curso adota o modelo de formação em  b-learning  e inclui sessões de prática simulada.

Destinatários

Licenciados em Enfermagem.

Candidatura e selecção

CANDIDATURAS ENCERRADAS

Nº de vagas para o curso

20

Carga horária

270 horas de contato.

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

Avaliação contínua que pode incluir: avaliação escrita, avaliação prática, apresentação de trabalhos em grupo e discussão individual dos trabalhos apresentados. O número de faltas não poderá ultrapassar 20% da carga horária.

Duração e regime

O curso decorre quinzenalmente, às sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h, e das 14h às 18h.

Cronograma

Novembro de 2023 a outubro de 2024

24 e 25 de novembro de 2023 

15 e 16 de dezembro de 2023 

05, 06, 12 e 20 janeiro de 2024 

02, 03, 23 e 24 fevereiro de 2024 

01, 02, 15, 16, 22 e 23 março de 2024 

05, 06, 19 e 20 abril de 2024 

03, 04, 17, 18, 24 e 25 maio de 2024 

07, 08, 21 e 22 junho de 2024

05, 06, 19, 20 e 26 julho de 2024

06, 07, 20, 21, 27 e 28 setembro de 2024

11, 12 e 25 outubro de 2024

Cronograma Provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais, nomeadamente as aulas presenciais.

Corpo docente

Alfredo Castro, Dr.

Médico Anestesiologista no Centro Hospitalar e Universitário do São João; Organizador e Docente do Curso “Blended Learning Introduction to Clinical Studies (BLICS)”;  Membro do grupo EvidenS do Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS);Docente no Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Integra o Programa Doutoral em Investigação e Serviços de Saúde; Formação avançada em abordagem da via aérea difícil e Suporte Avançado de Vida.Extensa atividade científica publicada na área de atuação;

Célia Barbosa, Mestre

Licenciada e Mestrado em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Comunitária. A exercer funções no Bloco Operatório do Instituto Português de Oncologia do Porto. Atividade docente em cursos de Enfermagem. Participação em diversos grupos de trabalho na sua área de intervenção.

Catarina Carvalho, Enf.ª

Enfermeira especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Enfermeira no Bloco Operatório Central do CHTS; Licenciatura em Enfermagem, Pós-Graduação em Enfermagem no Bloco, Pós-Graduação em Supervisão Clínica em Enfermagem, Pós-Graduação em Enfermagem no Bloco Operatório: Enfermagem de Anestesia; Pós-Graduação em Enfermagem no Bloco Operatório: Instrumentação Cirúrgica; Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CAP). Participação em diversos grupos de trabalho na sua área de intervenção.

Filipe Varejão, Mestre

Mestrado e Licenciatura em Enfermagem; Executive Master em Gestão e administração em Saúde; Pós-Graduação em Supervisão clínica; Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Enfermeiro Elo de ligação do serviço à Unidade de Dor Aguda; Enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Unidade de Cirurgia de Ambulatório do CHTS; Participação em diversos grupos de trabalho na sua área de intervenção; Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CAP)

Luís Botelho, Enf.

Licenciatura em Enfermagem; Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação. Formação avançada em cirurgia robótica no Bloco Operatório; Curso de Pós-Licenciatura em Enfermagem de Reabilitação; Enfermeiro no Bloco Operatório do Hospital da Luz Arrábida; Enfermeiro no Serviço de Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida (2010 a 2012); Enfermeiro no Serviço de Internamento/Consulta Externa do Hospital da Luz Arrábida (2003 a 2010); Enfermeiro no Serviço de Ortopedia e Traumatologia no Hospital Pedro Hispano, Matosinhos (2003 a 2004); Atividade docente em cursos de Enfermagem; Envolvimento em atividades científicas na área de atuação.

Mário Ribeiro, Mestre

Mestrado e licenciatura em Enfermagem; Enfermeiro da equipa de ECMO e no Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar e Universitário São João. Enfermeiro no Serviço de Cuidados Intensivos do Hospital Central Grupo Trofa (2020 a 2022); Enfermeiro no Serviço de Atendimento Permanente do Hospital Narciso Ferreira (2019 a 2020); Enfermeiro no Serviço de internamento de Cirurgia e de Medicina do Hospital da Luz de Guimarães (2018 a 2019); Enfermeiro no Serviço de Internamento de Cirurgia e Obstetrícia do Hospital da Luz da Póvoa de Varzim (2017 a 2018);Envolvimento em atividades científicas na área de atuação; Atividade docente em cursos de Enfermagem. Pós-Graduação em Abordagem ao doente crítico; Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Curso de Formação Inicial de Formadores (CAP); Curso de Ventilação Invasiva e não invasiva; Curso de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular; Curso “International Trauma Life Support”; Curso “Essenctials of Advanced Airway Management”; 

Miguel Valente, Dr.

Mestrado Integrado em Medicina; Assistente Hospitalar de Anestesiologia no IPO-Porto; Médico Anestesiologista no Centro Hospitalar e Universitário do São João (2022); Médico de Emergência Pré-Hospitalar (2019-2021); Integra o Programa Doutoral em Investigação e Serviços de Saúde; Formação avançada em Bloqueios de nervos periféricos, abordagem da via aérea difícil e Suporte Avançado de Vida. Atividade docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Diversas publicações científicas na área de atuação.

Nelson Coimbra , Mestre

Nelson Coimbra é atualmente enfermeiro supervisor do Bloco Operatório Central e do Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório e coordenador da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar Universitário do Porto. Desempenhou funções de enfermeiro gestor no Serviço de Urgência entre 2018 e 2020. Enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Medicina de Catástrofe. Título de Especialista (Dec. Lei 206/ 2009 de 31 de agosto) área científica de Enfermagem. Pós-graduado em Gestão dos Cuidados de Saúde.

Paula Teixeira, Mestre

Mestrado em Informática Médica; Licenciatura em Enfermagem; Enfermeira no Bloco Operatório do Hospital Lusíadas do Porto e  no Bloco Operatório Central do Hospital Pedro Hispano – Matosinhos; Enfermeira no Bloco Operatório do Hospital Privado de Alfena (2011 a 2015); Enfermeira no Serviço de Medicina do Hospital Pedro Hispano – Matosinhos (2005 a 2009); Enfermeira no serviço de internamento cirúrgico do IPO-Porto (2003 a 2005); Enfermeira Elo de ligação para as comissões no âmbito da qualidade em saúde; Pós-Graduação de Enfermagem de Bloco Operatório e Instrumentação Cirúrgica; Curso de Formação Inicial de Formadores (CAP); Diversas publicações científicas na área de atuação; Atividade docente em Enfermagem; Membro de Associações profissionais de Enfermagem.

Sofia Meireles, Enf.ª

Licenciatura em Enfermagem; Enfermeira no serviço de Bloco Operatório Central do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa; Enfermeira no serviço de internamento do IPO-Porto (2003).

Sónia Silva, Enf.ª

Licenciatura em Enfermagem; Enfermeira especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Enfermeira no Bloco Operatório Central do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa; Enfermeiro com atividade de gestão no Bloco Operatório; Enfermeira no serviço de ortopedia (2005 a 2013); Pós-Graduação em Gestão de serviços de Enfermagem; Curso de Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Participação em grupos de trabalho na sua área de intervenção.

Susana Castro, Mestre

Mestrado e Licenciatura em Enfermagem, Enfermeira especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Perioperatória no Bloco Operatório Central do IPO-Porto desde 2016. Enfermeira Gestora de Risco Local no serviço de internamento cirúrgico do IPO-Porto (2014 a 2016); Enfermeira no serviço de Internamento Cirúrgico do IPO-Porto (2008 a 2016); Competência acrescida e diferenciada em Enfermagem Oncológica, reconhecida pela Ordem dos Enfermeiros; Curso de Especialização em Enfermagem em anestesiologia; Curso de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular; Pós-Graduação em Gestão de serviços de saúde; Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Curso de Formação Inicial de Formadores (CAP); Pós-Graduação em Enfermagem em Instrumentação Cirúrgica. Participação em diversos grupos de trabalho na área do Perioperatório; Diversas publicações científicas na área de atuação; Membro de Associações profissionais de Enfermagem.

Cristina Augusto, Prof.ª Doutora

Experiência profissional enquanto enfermeira de 17 anos no contexto do doente cirúrgico. Tem experiência profissional e formação académica na área da gestão de unidades de saúde e de recursos humanos; regente da unidade curricular de "Administração, Gestão e Empreendedorismo em Enfermagem"; realizou investigação com publicações na área da Supervisão Clínica de Pares; realizou Investigação com publicações na área da Satisfação no Emprego de Enfermeiros.

Fátima Ribeiro, Profª. Doutora

Doutorada em Bioética pela Universidade Católica - Instituto de Bioética - Porto, onde desenvolveu tese no âmbito dos maus-tratos ao idoso em contexto familiar. Professora Auxiliar/Professora Adjunto Principal, na CESPU, Cooperativa de Ensino Politécnico e Universitário. Enfermeira Chefe do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 2002 a 2012. Enfermeira Especialista de Enfermagem de reabilitação do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 1990 a 2002. Enfermeira Generalista de 1980 a 1990 Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 1990 a 2002. Presidente da Comissão de Ética CESPU-IPSN e Membro da Comissão de Ética da CESPU.