Introdução

Atualmente a formação contínua traduz-se num grande desafio para todos os profissionais de saúde. O desafio de atualizar/adquirir conhecimentos e por em prática novos métodos é, atualmente, um estímulo para a evolução científica. A ultrassonografia cardiovascular apresenta, atualmente, um enorme potencial de expansão não só a nível nacional como internacional. Cada vez mais, deparamo-nos com constantes atualizações e desenvolvimentos tecnológicos nesta área evidenciando-se um forte investimento sua prestação não só nos cuidados de saúde mas também na investigação. Deste modo, a instituição tem demonstrado um enorme potencial na promoção da formação em programas especializados, procurando parceiros de referência, nacionais e internacionais, por forma a dar resposta às constantes exigências de um mercado global das tecnologias da saúde.

Data de realização do curso

maio de 2021

Estrutura curricular

Unidade Curricular 1 - Anatomofisiologia e Farmacologia Cardiovascular

Unidade Curricular 2 - Princípios Gerais e Modalidades da Ultrassonografia

Unidade Curricular 3 - Ultrassonografia em Patologia Cardiovascular

Unidade Curricular 4 - Prática Simulada em Ultrassonografia Cardiovascular

Unidade Curricular 5 - Seminário em Ultrassonografia Cardiovascular

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Observações

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

  • Aquisição dos conhecimentos necessários à realização das diferentes modalidades e procedimentos da Ultrassonografia, com interpretação dos diferentes padrões normais e patológicos, assim como a preparação para a unidade curricular seguinte;
  • Conhecer o material necessário para a ultrassonografia cardíaca e vascular e saber escolhê-los;
  • O aluno, no final, deverá ter adquirido conhecimentos teóricos e práticos suficientes e necessários para a realização das diferentes modalidades e procedimentos da Ecocardiografia, com interpretação dos diferentes padrões patológicos;
  • Capacidade de reconhecer, interpretar e avaliar os diferentes padrões patológicos ecocardiográficos.

Metodologia

A metodologia de ensino baseia-se essencialmente num conjunto de aulas teóricas e teórico-práticas em sala de aula, com recurso a modelos humanos e à projeção em simultâneo das estruturas observadas em Ultrassonografia.

Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.

Destinatários

Licenciados em Cardiopneumologia e Licenciados em Medicina.

Candidatura e selecção

Candidaturas Abertas.

A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

10

Carga horária

176 horas de contacto

Unidades de crédito do curso

25

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária. A Avaliação, dentro de cada módulo é contínua, sob a forma de observação direta, questionários ocasionais, apresentação de casos, elaboração de relatórios, exames práticos de avaliação, entre outros que os docentes pensem ser adequados. Considera-se aprovado o aluno com nota superior ou igual a 9,5 valores. No caso de o aluno não ser aprovado a dois módulos terá de repetir os mesmos na época de recurso. Caso não seja aprovado a três ou mais módulos considera-se reprovado.

Duração e regime

O Curso decorrerá de maio de 2021 a abril de 2022. As aulas decorrerão aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, quinzenalmente.

Cronograma

8 e 22 de maio de 2021

5 e 19 de junho de 2021

3, 10 e 17 de julho de 2021

4 e 18 de setembro de 2021

9 e 23 de outubro de 2021

13 e 27 de novembro de 2021

11 de dezembro de 2021

8 e 22 de janeiro de 2021

12 e 26 de fevereiro de 2022

12 e 26 de março de 2022

9 e 30 de abril de 2022

(Cronograma provisório)

Corpo docente

Acúrcio de Almeida Marcos, Mestre

Licenciado Cardiopneumologia, Mestrado em Técnicas Cardiológicas. Responsável pelo setor técnico da área de Ecocardiografia (gestão, execução de exames e formação contínua de novos técnicos e outros profissionais de saúde). Monitor de estágios curriculares e orientador de Monografias, na área de Ecocardiografia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP) do ano letivo de 1986/87, 1991/1992, 1992/93, de 2002/2003 a 2008/2009, inclusive. Monitor de estágios curriculares e orientador de Monografias, na área de Ecocardiografia da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (CESPU) desde o ano letivo de 2008/2009; 2010/2011. Arguente de trabalhos de alunos finalistas dos cursos de Cardiopneumologia das diferentes Escolas Superiores. Membro de Júri de concursos para Técnicos Cardiopneumologistas em diversas Instituições.

Ana Nascimento, Dr.ª

Pós-graduação em Fisiologia do Exercício, pela Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL – Vila Nova de Famalicão, concluído em Fevereiro de 2015. Conclusão do Internato de Formação Específica em Medicina Interna, na Unidade Local de Saúde do Alto Minho – Viana do Castelo, em Julho de 2011. Pós-graduação em Medicina Desportiva, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em colaboração com o Centro de Medicina Desportiva do Porto, concluído em Julho de 2008. Licenciatura em Medicina (1998-2004), no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar – Universidade do Porto. Assistente de Medicina Interna da Unidade Local de Saúde do Alto Minho – Viana do Castelo. Desde Maio de 2014 coordenadora da Consulta de Medicina Interna – Insuficiência Cardíaca; e desde 2018 responsável pelo projeto de Telemonitorização em Insuficiência Cardíaca. Desde Abril de 2017, colaboradora da DGS como auditora externa de avaliação de Normas de Orientação Clínica, enquadrada no âmbito da implementação da Estratégia Nacional para a Qualidade 2015 – 2020. Desde Novembro de 2013 médica responsável pela entidade formadora de SBV, SBV-DAE e TAT dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos. De Março de 2009 a Julho de 2019 exerceu actividade na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, fazendo parte do corpo docente (com categoria equiparada a Assistente) da área das Ciências Funcionais, leccionando temas no âmbito da Fisiologia e Patologia aos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Medicina Nuclear. Desde Junho de 2008, elemento da Equipa de Saúde do Dragão. Exerceu funções na VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) de Viana do Castelo, de Maio de 2007 a 2012. E na VMER de Barcelos desde Maio 2008 a 2011.

Andreia Brito, Dr.ª

Licenciada em Cardiopneumologia pela Escola Superior de Tecnologias de Saúde - Coimbra.

António Carlos Faria, Dr.

Licenciado em Cardiopneumologia pela ESSVA. Diploma de Estudos Avançados na Área da Fisiologia pela Universidade de Vigo. Cardiopneumologista (execução de provas de esforço como parte integrante de Cintigrafia de Perfusão de Miocárdio) do HPP – Boavista. Pós-Graduação em Tratamento e Análise Estatística de Dados em SPSS. Coordenador da 1ª Edição da Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício da CESPU Formação.

Emília Santos, Profa. Doutora

Licenciada em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Doutorada em Química Analítica, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Porto. Docente do IPSN – ESSVA.

Francisco Sampaio, Dr.

Professor Adjunto na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. Investigador Doutorado Integrado no CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde. Investigador de Pós-Doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria. Doutor em Ciências de Enfermagem. Exerceu funções como especialista em saúde mental e psiquiatria, no serviço de Psiquiatria, do Hospital de Braga, de 2011 a 2018.

Mário Rui Lourenço, Mestre

Licenciado em Cardiopneumologia 

Mestrado em Tecnologias de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular - especialização Ultrassonografia Cardiovascular

Acreditação em Ecocardiografia Transtorácica em Adultos pela European Association of Cardiovascular Imaging

Monitor de estágios curriculares na área de Ecocardiografia na Escola Superior de Tecnologia da Saude do Porto desde 2011

Autor de diversas comunicações orais e apresentações em painel em congressos nacionais e internacionais

Membro executivo do Centro de Investigação e Desenvolvimento do CHAA na área dos TDT e TSS 

 

Paulo Ferreira da Silva, Dr.

Responsável UCIC do Centro Hospitalar de Gaia (1998). Responsável/Director do Serviço de Cardiologia do H. S. João de Deus (2006). Formação de Internos e de Técnicos de Cardiopneumologia. Grupo de Estudos de Cardiologia Nuclear, Cuidados Intensivos Cardíacos e Trombose e Plaquetas. Médico Cardiologista (Assistente Graduado) com prática clínica.

Rui Pedro Lima , Dr.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).