Introdução

O Curso de Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais - As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 9ª Edição, pretende dotar os participantes no Curso, para além do suporte teórico, do domínio de amplos aspectos da prática dos modelos comportamentais e cognitivos, bem como proporcionar o conhecimento actualizado das mais recentes inovações no campo das terapias cognitivo-comportamentais e apresentar os aspectos investigacionais das áreas leccionadas.

Data de realização do curso

março de 2021 

Estrutura curricular

Unidade Curricular 1 - As terapias comportamentais e cognitivas: os seus fundamentos, paradigmas e intervenções terapêuticas

  • Fundamentos das Terapias Comportamental e Cognitiva. Paradigmas e Origem. Processo Psicoterapêutico. Dos Modelos aos Processos de Mudança. O modelo Cognitivo Beckiano e as Intervenções Cognitivo-Comportamentais. Suposições Fundamentais do Modelo. Terapia Cognitivo-Comportamental e Regulação Emocional. Esquemas Emocionais.

Unidade Curricular 2 - Protocolos de intervenção cognitivo-comportamental nas perturbações emocionais, nas perturbações do comportamento alimentar, nas perturbações da personalidade e nas psicoses.

  • Modelos Teóricos, Avaliação, Formulação de caso e Protocolo de Intervenção Cognitivo-Comportamental nas Perturbações de Personalidade – a Terapia Focada nos Esquemas.
  • Modelos Teóricos, Avaliação, Formulação de caso e Protocolo de Intervenção Cognitivo-Comportamental na Perturbação de Pânico e/ou Agorafobia.
  • Modelos Teóricos, Avaliação, Formulação de caso e Protocolo de Intervenção Cognitivo-Comportamental na Fobia Social em Adolescentes e Adultos.
  • Modelos Teóricos, Avaliação, Formulação de caso e Protocolo de Intervenção Cognitivo-Comportamental na Perturbação Obsessivo-Compulsiva.
  • Modelos Teóricos, Avaliação, Formulação de caso e Protocolo de Intervenção Cognitivo-Comportamental na Depressão.
  • Modelos Teóricos, Avaliação, Formulação de caso e Protocolo de Intervenção Cognitivo-Comportamental nas Perturbações do Comportamento Alimentar.
  • Modelos Teóricos, Avaliação, Formulação de caso e Protocolo de Intervenção Cognitivo-Comportamental nas Perturbações Psicóticas.

Unidade Curricular 3 - Introdução, classificação e aplicação clínica das terapias contextuais ou de 3ª Geração: As terapias baseadas no mindfulness, a Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT), a Terapia Comportamental Dialética (DBT), e a Terapia Focada na Compaixão.

  • Terapias Contextuais – Introdução.
  • Curso de Introdução ao Mindfulness: Teoria, Prática e Aplicações Clínicas.
  • Curso de Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): Modelo, Processos Básicos e Prática.
  • Avaliação e Intervenção Cognitivo-Comportamental na Perturbação Borderline de Personalidade – a Terapia Dialéctica Comportamental (DBT).
  • Modelos Evolucionários e Teoria das Mentalidades Sociais - Implicações Clínicas. O Modelo Biopsicossocial de Paul Gilbert.
  • Vergonha, Autocriticismo e a Terapia Focada na Compaixão.

Acreditação(ões)

O Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental – As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 9ª Edição é acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

O Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental – As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 9ª Edição é acreditado pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC); esta pós-graduação é reconhecida e acreditada pela APTC através da valorização das horas lectivas durante o processo de acreditação para Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental pela APTC.

O Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental – As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 9ª Edição tem o patrocínio científico da Associação Portuguesa para o Mindfulness (APM). O Curso de Introdução ao Mindfulness leccionado durante o Curso de Pós-Graduação é reconhecido pela APM, desde que frequentadas pelo menos 7 sessões.

Foi solicitado Patrocínio Científico do Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental – As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 9ª Edição ao Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos (OM).

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Observações

O Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental – As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 9ª Edição é acreditado pela OPP com 80 créditos na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde. Esta Acreditação é exclusiva para formandos psicólogos, membros efetivos e estagiários da OPP e implica avaliação com aproveitamento.

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

Entidades parceiras

  • Ordem dos Médicos (OM)
  • Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)
  • Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC)
  • Associação Portuguesa para o Mindfulness (APM)

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental – As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 9ª Edição, pretende dotar os participantes no Curso, para além do suporte teórico, o domínio de amplos aspectos da prática dos modelos comportamentais e cognitivos. Igualmente, é um objectivo fundamental proporcionar o conhecimento actualizado, quer das mais recentes inovações teóricas e da prática clínica quer investigacionais das áreas leccionadas no campo das terapias cognitivo-comportamentais.

Os aspectos da articulação entre a teoria e prática, a discussão de casos clínicos, a demonstração das estratégias terapêuticas através de role-play e a supervisão dos casos clínicos apresentados pelos formandos durante as sessões, constituirão a base estruturante do curso. Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos suficientes para a elaboração e concretização de um plano terapêutico de acordo com os modelos cognitivo-comportamentais nas áreas clínicas focadas no Curso. A estruturação do Curso exigirá assim uma participação muito activa dos formandos.

Metodologia

Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.

Destinatários

Licenciados em Psicologia e Medicina. 

Candidatura e selecção

Candidaturas Encerradas.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

160 Horas 

Unidades de crédito do curso

20

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 25% de carga horária. Aprovação em exame final e avaliação em prática ao longo do curso.

Duração e regime

O curso decorre de março de 2021 a janeiro de 2022. As aulas decorrerão aos sábados das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30 (quinzenalmente).

Cronograma

março de 2021 a janeiro de 2022

13 e 27 março de 2021

10 e 24 abril de 2021

08 e 22 maio de 2021

12 e 26 junho de 2021

10 e 24 julho de 2021

11 e 25 setembro de 2021

09 e 23 outubro de 2021

06 e 20 novembro de 2021

04 e 18 dezembro de 2021

08 e 22 janeiro de 2022

PROVISÓRIO

Corpo docente

Ana Galhardo, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Professor Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga.

Cláudia Ferreira, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Prof. Auxiliar da FPCEUC.

Cristiana Duarte, Prof.ª Doutora

Psicóloga Clínica com Doutoramento na FPCEUC. Investigadora no “Appetite Control and Energy Balance Research”, School of Psychology, Faculty of Medicine and Health, Universidade de Leeds; e no Center for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioural Intervention (CINEICC), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

José Pinto Gouveia, Prof. Doutor

Médico Psiquiatra. Doutorado em Psicologia Clínica FPCEUC. Ex. Chefe de Serviço de Psiquiatria dos HUC. Prof. Catedrático da FPCEUC Jubilado.

Marina Cunha, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Professora Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga.

Marcela Matos, Prof. Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Investigadora do CINEICC.

Paula Castilho, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Prof. Auxiliar da FPCEUC.

Paulo Pimentel, Dr.

Psicólogo Clínico. Doutorando na FPCEUC. Investigador do CINEICC.

Ricardo João Teixeira, Prof. Doutor

Psicólogo clínico e da saúde. Psicoterapeuta cognitivo-comportamental (APTC). Director da REACH - Clínica de Saúde Mental. Instrutor do programa MBCT. Investigador do CINEICC/FPCEUC. Pós-graduado em psicologia da saúde, em psicoterapias cognitivo-comportamentais, e em cuidados continuados e paliativos. Doutorado em Psicologia da Saúde pela UMinho. Pós-doutorado em Psicologia pela UAveiro.

Serafim Carvalho, Prof. Doutor

Médico Psiquiatra. Doutorado em Psicologia Clínica FPCEUC. Assistente Hospitalar Graduado Psiquiatria do HML. Prof. Auxiliar Convidado do ISCS-N.