A Fisioterapia em Pediatria é uma área especializada da Fisioterapia que intervém no acompanhamento do desenvolvimento infantil, na prevenção de disfunções e na promoção da funcionalidade em crianças com ou sem alterações do neurodesenvolvimento. A sua atuação é essencial em condições como prematuridade, transtorno do espectro do autismo, paralisia cerebral, doenças neuromusculares, entre outras. Em Portugal, esta área tem vindo a ganhar relevância clínica e científica, acompanhando a evolução das abordagens terapêuticas, da tecnologia e da exigência de uma prática profissional fundamentada na evidência. Esta Pós-Graduação tem como objetivo principal capacitar os fisioterapeutas com conhecimentos atualizados e competências para uma intervenção pediátrica diferenciada, ética e centrada na criança e na família. O curso aposta no desenvolvimento do raciocínio clínico, no domínio de ferramentas de avaliação e intervenção especializada, e na integração de novas tecnologias e métodos terapêuticos inovadores, promovendo uma prática interdisciplinar e baseada na melhor evidência disponível.
Janeiro de 2026
Escola Superior de Saúde do Vale do Ave.
UC1- Fundamentos do Neurodesenvolvimento
UC2 - Avaliação e Diagnóstico Funcional em Pediatria
UC3 - Intervenção em Condições Pediátricas
UC4 - Tecnologias e Ajudas Técnicas
UC5 - Seminários Multidisciplinares e Aplicação Prática
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional);
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.
Candidatura
50 Euros
Matrícula
250 Euros
Propina
2.220 Euros ou 12 prestações mensais de 185 Euros
Desconto aplicável sobre o valor da propina:
CESPU - Formação
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
1. Compreender os fundamentos do neurodesenvolvimento infantil, incluindo os mecanismos neurofisiológicos e biomecânicos que influenciam o desenvolvimento sensório-motor e cognitivo.
2. Capacitar para a avaliação e diagnóstico funcional de crianças com e sem alterações do neurodesenvolvimento, utilizando escalas padronizadas e julgamento clínico baseado em evidências.
3. Desenvolver competências para a intervenção fisioterapêutica em condições neuropediátricas, como prematuridade, transtorno do espectro autista (TEA), doenças neuromusculares, entre outras.
4. Integrar novas tecnologias e abordagens terapêuticas no processo de reabilitação pediátrica, incluindo realidade virtual, robótica, terapias intensivas e métodos inovadores de estimulação.
5. Promover a interdisciplinaridade na atuação clínica, capacitando os fisioterapeutas para trabalhar em equipe com profissionais de terapia ocupacional, terapia da fala, neuropsicologia, pedagogia e outras áreas da saúde e educação.
6. Aprofundar o raciocínio clínico e a tomada de decisão baseada em evidências, por meio de estudos de caso, análise de vídeos e simulações para aprimorar a prática profissional.
7. Estimular a reflexão sobre desafios e tendências.
T – teóricas: expositivas;
T/P – teórico-prática: demonstrativas;
P – prática: demonstrativas, PBL, CBL.
Licenciados, Mestres e Doutores em Fisioterapia.
Candidaturas abertas até dia 19/12/2025.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.
20
239 horas de contacto.
30
A avaliação da UC1 será realizada por avaliação escrita, considerando-se aprovado o aluno com nota superior ou igual a 10 valores. A ponderação da UC1 na nota final será de: 17%.
O curso decorrerá em regime presencial, quinzenalmente, às sextas-feiras e aos sábados das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Os alunos não poderão ultrapassar em faltas mais do que 20% das horas letivas por Unidade Curricular. São faltas justificadas e relevantes, comprovadamente comprovadas por documento idóneo, conforme previsto no Regulamento Pedagógico Geral do IPSN, assim como, situações/condições pessoais e/ou profissionais devidamente validadas pela cooperativa pedagógica da PG.
Janeiro de 2026 a Janeiro de 2027.
O cronograma poderá alterar alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado oportunamente.
Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2020). Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do IPPorto (2010). Atualmente a frequentar o Programa Doutoral em Cuidados Paliativos, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2024). Entre 2015 e 2020, exerceu funções de Clinical Specialist em cuidados respiratórios no domicílio, acompanhando pessoas com doença crónica complexa e dependentes de tecnologia médica respiratória. Prática privada na área da Fisioterapia em pessoas com necessidades paliativas, no contexto do domicílio. Membro da taskforce de Reabilitação em Cuidados Paliativos da European Association of Palliative Care. Participação ativa em diversas iniciativas na área da Reabilitação em Cuidados Paliativos.
Mestre em Gestão e Economia dos Serviços de Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Atualmente a frequentar o Programa Doutoral em Ciências Biomédicas no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Fisioterapeuta no Centro Materno Infantil do Norte - ULSSanto António, na área da neonatologia e pediatria. Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Coordenadora do Grupo Trabalho Fisioterapia em Pediatria da Ordem dos Fisioterapeutas. Com formação e prática diferenciada na área da neonatologia e pediatria. Participação ativa em eventos científicos nacionais e internacionais da área.
Mestre em Terapia Ocupacional, com especialização em Reabilitação Física. Licenciado em Terapia Ocupacional. Possui Formação Avançada em Tecnologias de Apoio à Inclusão e Formação Profissional, bem como em Estudo do Movimento Humano – Introdução ao Conceito de Bobath. Exerce funções como Terapeuta Ocupacional no Centro de Reabilitação do Norte da ULSGE e integra o Laboratório de Tecnologias de Apoio à Comunicação e o Laboratório de Avaliação de Produtos de Apoio. Professor Assistente Convidado na Escola Superior de Saúde do IPP.
Mestrado em Sono: Fisiologia e Medicina pela Universidade Pablo de Olavide (2012). Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2005) e especialista em Pediatria Médica (2013). Pós-graduada em Neurodesenvolvimento pela Universidade Católica Portuguesa (2019), além de vasta formação complementar na área. Com experiência em contextos públicos e privados, colaborou com a consulta de Neurodesenvolvimento do Hospital de Braga e com a Pediatria do Hospital Privado de Alfena. É diretora e cofundadora da clínica Projetos de Gente, na Maia, onde desenvolve uma prática centrada na família. Participação ativa em congressos, palestras e projetos científicos. Contribui regularmente para a formação pós-graduada de profissionais na área.
Mestrado Integrado em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano (2013), pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Formação avançada em Intervenção Precoce pela Jönköping University (School of Education and Comunication) Suécia, e em Psicologia e Educação pela University of Presov, Eslováquia e Baskent University Ankara Turkey. Psicóloga Infantil, Fundadora e Coordenadora do projeto CASA - Núcleo Psicologia, Educação e Desenvolvimento. Contribui significativamente para a investigação científica, onde desde 2013 colaboro na FPCEUP, no serviço de Educação Contínua, ministrando formação direcionada para profissionais de Intervenção Precoce. Formadora e consultora de profissionais de Educação através do método - Embedded Instructions for Early Intervention – certificada pela Universidade da Flórida e também precursora do modelo de intervenção- Responsive Teaching pela Western Reserve University, na promoção de competências parentais.
Doutoramento em Engenharia Biomédica pela Universidade do Minho (2018). Licenciatura em Fisioterapia e Engenharia de Eletrónica e Informática. Formação avançada diversificada. Professor Adjunto na CESPU e Diretor da Unidade de Investigação em Saúde e Movimento Humano (Health & Human Movement R&D Unit) do Instituto Politécnico de Saúde do Norte (IPSN). Tem contribuído significativamente para a investigação científica. A sua experiência abrange áreas como reabilitação pós-AVC, análise da marcha, variabilidade do movimento humano, parâmetros cinemáticos, eletromiografia, neurofeedback, EEG, interface cérebro-máquina, eletrónica, sistemas embutidos, redes de comunicação, e estatística. Formação avançada diversificada.
Doutorado em Ciências da Saúde e do Desporto - Fisioterapia Pediátrica pela Universidad de Zaragoza (2020). Master em Fisioterapia Pediátrica pela Universidad San Pablo CEU (2015). Licenciado em Fisioterapia pela Universidad de Zaragoza (1994). Especialista em pediatria e neurodesenvolvimento. Criador do conceito TMPI-PIMT. Com uma carreira reconhecida como investigador, professor e palestrante internacional. Autor de vários livros, como: “Terapia manual en el sistema oculomotor”, “Terapia manual en las alteraciones neuromusculoesqueléticas del bebé y el niño", "Trastornos del neurodesarrollo", e "Ayúdale a despegar", entre outros.
Doutorada em Fisiopatologia do Envelhecimento pela Universidade de Vigo (2009). Licenciada em Podologia (2002) pelo Instituto Politécnico de Saúde do Norte (IPSN). Especialista em Podologia pelo IPSN (2012). Professora Adjunta Principal no Instituto Politécnico de Saúde do Norte (IPSN). Docência em diversos cursos de licenciatura e mestrado nas áreas da Podologia, Osteopatia e Fisioterapia. Contribuí significativamente para a investigação científica, tendo ainda orientado mais de 50 trabalhos académicos. Atualmente desenvolve investigação nas áreas do pé diabético, ortóteses plantares, biomecânica do pé e Inteligência Artificial em Saúde, sendo coordenadora de uma linha de investigação no Centro de Investigação IA&Saúde, do Instituto Politécnico de Saúde do Norte (IPSN). Formação avançada diversificada, nacional e internacional. Mantém prática clínica em podologia, com experiência em instituições públicas e privadas. Consultora da Tecnofeet – Ortopodologia, sócia-gerente da empresa Liliana Avidos, Unip. Lda., e membro da comissão científica do Congresso Nacional de Podologia desde 2002.
Mestrado em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do IPPorto (2021). Licenciatura em Terapia da Fala pela Universidade Fernando Pessoa (2008). MBA Felicidade Corporativa e Saúde Mental. Formação Avançada em Tecnologias de Apoio para a Inclusão pela Universidade Católica (2022) e Especialização Avançada em Comunicação Aumentativa e Alternativa pelo Instituto Criap (2023). Experiência clínica em Pediatria, com especial enfoque na avaliação e intervenção de crianças com necessidades complexas de comunicação, utilizando recursos de alta e/ou baixa tecnologia.
Doutorada em Fisioterapia pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2025). Mestre em Reabilitação Neurológica – Especialidade em Fisioterapia, na Escola Superior de Saúde de Alcoitão/Universidade Católica Portuguesa (2011). Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, IPSN-CESPU (2007). Título Especialista na Área Científica de Terapia e Reabilitação – Fisioterapia. Professora adjunta convidada no curso de Licenciatura em Fisioterapia, no IPSN-CESPU, na área da reabilitação neurológica e pediatria. Investigadora colaboradora na unidade H2M — Health and Human Movement, tendo como principais áreas de investigação o movimento humano, a biomecânica e o controlo postural, com enfoque nas ciências da reabilitação. Possui ainda formação avançada em reabilitação neurológica do adulto e da pediatria e prática clínica privada exclusiva na área.
Mestre em Fisioterapia, com especialização em Neurologia, pela Escola Superior de Saúde do IPPorto. Licenciada em Fisioterapia pela ESSVA. Pós-Graduada no Conceito de Bobath em Adultos e Pediatria. Frequentou várias formações sobre o estudo do movimento humano e o controlo neural da postura e movimento. Professora assistente convidada, no curso de Licenciatura em Fisioterapia na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, IPSN-CESPU, na área da reabilitação neurológica e pediatria. Fisioterapeuta na Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa. Prática clínica, há mais de 10 anos, focada na reabilitação neurofuncional, num centro de estimulação intensiva neurológica, em contexto privado e domiciliar, no acompanhamento do neurodesenvolvimento do bebé, criança e adolescente.
Mestre em Fisioterapia, com especialização em Neurologia, pela Escola Superior de Saúde do IPPorto (2015). Licenciada pela Escola Superior de Saúde do IPPorto (2007). Especialização em Fisioterapia Pediátrica pela Universidade Livre de Bruxelas (2009). Professora Assistente Convidada no curso de Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Tâmega e Sousa, IPSN-CESPU. Fundadora e Diretora Técnica da Mais Capaz – (re)Habilitação e Saúde Pediátrica desde 2020. Prática clínica na área da fisioterapia pediátrica há mais de 15 anos e coordenadora de equipas terapêuticas multidisciplinares na área da pediatria, privilegiando o desenvolvimento de abordagens dinâmicas, centradas na família, e a construção de redes colaborativas com outros profissionais e com a comunidade.
Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do IPPorto. Frequentou o Mestrado em Terapia Ocupacional, com especialização em crianças e jovens. Pós-graduação em Integração Sensorial pela University of Southern California e formação avançada no Modelo DIR/Floortime® pelo ICDL. Conta com vasta formação complementar na área da prática clínica pediátrica, incluindo integração sensorial em diferentes contextos (autismo, alimentação, toileting), desenvolvimento visual e motor, neuroplasticidade, métodos Bobath e Halliwick, relaxamento aquático, avaliação transdisciplinar centrada no jogo e diagnóstico precoce segundo a DC:0-5. Atua nas áreas das perturbações do neurodesenvolvimento, intervenção precoce, inclusão educativa e práticas centradas na família, com enfoque em modelos interdisciplinares e transdisciplinares.
Doutorada em Ciências Médico-sociais documentação científica, pela Universidade de Alcalá (2011). Licenciada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba (1990). Professora titular e coordenadora da titulação de Fisioterapia na Universidad de Alcalá, Madri, Espanha. Coordenadora do grupo de pesquisa Fisioterapia Neuromusculoesquelética en las etapas de la vida – FINEMEV, na Universidade de Alcalá. Tutora Bobath da European Bobath Tutors Association (2014). Desenvolve docência, investigação e atividade clínica na área da Fisioterapia Neurofuncional na Infância e Adolescência há mais de 30 anos. Palestrante em conferências internacionais.
Mestrado em Fisioterapia, especialização Musculo-Esquelética pela ESS-IPSetúbal e Nova Medial School. Licenciado em Fisioterapia, ESSAlcoitão. Formação em Counselling e Psicoterapia, Abordagem Centrada na Pessoa, APPCPC. Especialização em Comportamento Verbal e Não-Verbal, na Análise das Emoções, inBodyLanguage. Formação Avançada Nacional e Internacional em Dor, Controlo Motor, Exercício Clínico, Terapia Manual Avançada. Docente, Formador e Orador no âmbito da Dor, Ciências da Saúde, Comunicação em Saúde e Liderança Estratégica em Saúde. Prática Clínica em Fisioterapia em condições Músculo-esqueléticas e Dor complexa. Coordenador do Grupo de trabalho em Fisioterapia na Dor, da Ordem dos Fisioterapeutas.