Os licenciados em Radiologia e Imagem Médica e Radioterapia desempenham as suas funções na concepção, programação, planeamento, realização e avaliação de exames na área da radiologia, com vista ao diagnóstico e tratamento do doente. É ainda da responsabilidade dos profissionais a utilização de técnicas e normas de proteção e segurança radiológica no manuseio de fontes com radiações ionizantes e não ionizantes, bem como na colaboração de procedimentos no âmbito da radiologia de intervenção.Estes profissionais têm a responsabilidade de realizar, entre outros, exames no âmbito da RM e TC. A elaboração deste currículo pretende cimentar e fomentar o aumento de competências em RM e TC, que proporcionem um desempenho profissional autónomo, eficaz, eficiente e responsável nestas áreas de diagnóstico. formação ao longo da vida, sustentam e justificam esta pós-graduação.
Novembro de 2025
U.C. 1 – Anatomofisiologia
U.C. 2 – Gestão do Risco e Segurança do Doente em Imagiologia
U.C. 3 – Gestão e Administração de Serviços Saúde
U.C. 4 - Princípios físicos, instrumentação, imagem e segurança em RM e TC
U.C. 5 - Métodos e técnicas diferenciadas em Radiologia RM e TC
U.C. 6 - Patologia em Radiologia RM e TC
U.C. 7 - Investigação em Radiologia
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou Cartão de Cidadão (opcional);
O valor da candidatura (50€) será devolvido em caso de adiamento ou cancelamento da formação.
Candidatura
50 euros
Matrícula
250 euros
Propinas
2.160 euros ou 12 prestações mensais de 180 euros
Desconto aplicável sobre o valor total da propina:
NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar sujeitos a mudanças pontuais.
CESPU - Formação
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
1. Proporcionar aos alunos a aquisição de um conjunto de conhecimentos na área das ciências radiológicas, vertente RM e TC.
2. Preparar os alunos para a concepção, planeamento, organização, execução e avaliação de exames do foro da RM e TC.
COMPETÊNCIAS:
Fornecer competências aos alunos para que sejam capazes de “realizar todos os exames da área de radiologia de diagnóstico médico, programação, execução e avaliação de todas as técnicas radiológicas que intervêm na prevenção e promoção da saúde”, particularmente nas áreas da RM e TC.
As metodologias utilizadas serão expositivas e demonstrativas, em regime e-learning.
Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica – Radiologia, licenciados pelas Universidades Portuguesas ou por outras Universidades com habilitação legalmente equivalente.
Candidaturas abertas até ao dia 17 de outubro de 2025.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.
20
176 horas
28
Presença obrigatória em 75% das aulas previstas. Em situações omissas, aplica-se o estipulado em Regulamento Pedagógico do IPSN-ESSVA sobre este assunto.
O Curso decorrerá de novembro de 2025 a novembro de 2026. As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00, aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, quinzenalmente.
Novembro de 2025 a novembro de 2026
Cronograma provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais.
Licenciatura em Radiologia; Técnico Coordenador do Serviço de Radiologia do CHMA; Membro da Equipa de Qualidade, Risco e Segurança; Membro da Comissão de Gestão do Risco; Membro da Comissão de Exposição a Radiações; Técnico Qualificado em Proteção Radiológica – Nível 2
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Neurorradiologia no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ). Membro do Centro de Referência de Epilepsia Refractária no Centro Hospitalar Universitário de São Jo-ao (CHUSJ). Docente Ensino Superior na área da imagem médica.
Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Coimbra. Licenciado em radiologia, Mestrado em Ciências da Educação, Professor especialista em radiologia. Pós Graduação em RMN pelo ISAVE. Docente do ensino superior, Téc. diagnóstico e terapêutica no Hospital Senhora Oliveira. Vários anos de lecionação da Unidade Curricular respetiva.
Mestre em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica. Bacharel em Engenharia Electrotécnica. Docente nas áreas da Física e Instrumentação em Imagiologia Médica, em Licenciaturas e Mestrados da Escola Superior de Saúde do Porto; Isave; Cespu e Instituto Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. Director Comercial para o Norte de Portugal da GE Healthcare e responsável da formação em Tomografia Computorizada e Imagem Molecular da GE Healthcare Iberia até 2012.
Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Licenciado em Radiologia Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Pós Graduado em Ciências da educação pela Universidade Católica Portuguesa; Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa; Pós – Graduado em Ressonância Magnética pelo ISAVE; Professor especialista em Radiologia pela CESPU; Técnico de radiologia no Centro Hospitalar do Alto Ave. Docente Ensino Superior.
Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Licenciado em Radiologia Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Professora especialista em radiologia pela CESPU, Mestre em Informática Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Doutorada em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professora Adjunto Principal na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
Licenciada em Radioterapia (2014) pela Escola Superior de Saúde do Porto (ESTSP) e Meste em Oncologia (2016) no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Em 2018, recebeu uma bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciências e a Tecnologia (FCT – SFRH/BD/138271/2018) para desenvolver um projeto que consistia na elaboração de um naonosistema à base de nanopartículas de ouro de forma a melhorar a eficácia da radioterapia em doentes de cancro da próstata, num regime de co-tutela entre Portugal e Espanha.
Em 2023, concluiu o seu doutoramento Europeu em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto e o doutoramento em Nanomedicina pela Universidade de Vigo, tendo sido aprovada por unanimidade e com sobresaliência e Cum Laude respetivamente pelas instituições referidas.
Ao longo de cinco ano dedicou-se exclusivamente à carreira de investigação, sendo o seu foco de investigação o uso de linhas celulares metastáticas de cancro da próstata para testar o nanosistema à base de nanopartículas de ouro desenvolvido para melhorar a eficácia da radioterapia. Em 2023, recebeu uma nova bolsa da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional Norte para desenvolver o projeto com o projeto “MiRNA conjugated with gold nanoparticles as anti-angiogenic and radiosensitizing therapy for prostate cancer cells”. No mesmo ano, foi parte integrante da equipa de trabalho de um projeto financiado pela FCT (2022.09032.PTDC) com 50.000,00€. Como resultado destes projetos de investigação, foi autora e co-autora de oito artigos científicos publicados, bem como foi convida para realizar comunicações orais em quatorze eventos e participou em mais de quinze congressos e palestras onde apresentou o seu trabalho sobre a forma de apresentações orais e posters.
Após explorar o âmbito académico e de investigação, reingressou à prática clínica como radioterapeuta no Centro Hospitalar Universitário São João (Porto), onde esteve desde janeiro de 2024 a setembro de 2024. Atualmente, encontra-se a colaborar com o Instituto Português de Oncologia do Porto desde setembro de 2024. Também ingressou na área da docência no Ensino Superior no Instituto Politécnico de Saúde do Norte - Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL) onde leciona no curso de Imagem Médica e Radioterapia desde fevereiro de 2024.