O Curso de Pós-Graduação em Posturologia pretende transformar a prática clínica dos seus estudantes com uma visão global do corpo. É uma formação especializada em Posturologia com o seu foco baseado nos processos de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Integrada. Os estudantes terão oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos em diferentes áreas da medicina que intervêm no sistema tónico postural, equilíbrio e sua função. Além da aquisição geral de conhecimentos fundamentais, esta formação aponta o seu foco principal na aplicabilidade clínica, onde o estudante, desde a avaliação à intervenção, aprende a atuar com precisão nas assimetrias posturais.
Outubro de 2025
Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL
U. C. 1 - Introdução à Posturologia Clínica;
U. C. 2 - Posturologia Clínica;
U. C. 3 - Posturologia Clínica Aplicada.
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae ;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou Cartão de Cidadão;
O valor da candidatura (50€) será devolvido em caso de adiamento ou cancelamento da formação.
Candidatura
50 euros
Matrícula
250 euros
Propina
2.280 euros ou 12 prestações mensais de 190 euros
Desconto aplicável sobre o valor total da propina:
CESPU-Formação
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
No final da formação, os alunos devem ser capazes de:
1. Oferecer uma base sólida sobre o funcionamento do corpo humano em relação à postura, abordando como o sistema músculo-esquelético, nervoso e sensorial interagem para manter o equilíbrio postural.
2. Ensinar os estudantes a reconhecer e analisar alterações no sistema tónico postural, utilizando métodos clínicos e recursos técnicos da posturologia.
3. Preparar o aluno para criar estratégias de tratamento personalizadas, considerando os diversos fatores que influenciam a postura, como pés, visão, boca e equilíbrio, entre outros.
4. Promover uma visão integrada e colaborativa entre diferentes áreas da saúde, para compreender e tratar os problemas posturais de forma completa e eficaz.
5. Habilitar o uso de instrumentos e tecnologias específicas de avaliação postural, como plataformas de baropodometria, podoscópios e testes neurossensoriais.
Nas aulas teóricas (T), a metodologia de ensino será baseada na metodologia expositiva, numa primeira fase, acrescida da metodologia demonstrativa para melhor transmissão dos conhecimentos.
Em todas as aulas em que sejam acrescida a componente prática ou seja mesmo exclusivamente práticas (TP e/ou PL), a metodologia será demonstrativa, experimental com recurso a resolução de problemas e casos clínicos.
Médicos, Médicos Dentistas, Podologistas, Osteopatas, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicólogos, Optometristas, Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas da Fala.
Candidaturas abertas até ao dia 29/08/2025.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.
30
208 horas
30
O Curso de formação Pós-Graduada é de frequência obrigatória, exigindo a presença regular nas atividades letivas. Os estudantes poderão faltar a, no máximo, 20% da carga horária total de cada Unidade Curricular
Todas as faltas são contabilizadas e serão tratadas de acordo com o Regulamento Geral do IPSN. O formando que ultrapassar o limite de faltas permitido será considerado não aprovado por assiduidade, ficando impedido de obter o certificado final da formação.
As aulas decorrem mensalmente, maioritariamente, às segundas e terças-feiras, entre as 09h00 e as 18h00 e/ou entre as 18h00 e as 22h00.
Setembro de 2025 a Dezembro de 2026.
O cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.
Licenciado em Medicina e Doutorado em Neurofisiologia. Médico no Hospital Geral de Santo António. Docente no ICBAS.
Investigador.
Licenciatura em Engenharia Biológica e apresenta experiência na área de Acupuntor/Medicina Tradicional Chinesa. Atualmente, é docente do Ensino Superior (CESPU) e Investigador.
Licenciatura em Enfermagem. Exerce a sua atividade como Enfermeiro no Serviço de Ortopedia do HGSA, bem como assume chefia no Hospital da Prelada. Enfermeiro e ‘Head Rehab’ perante a UEFA na Equipa principal do FC Porto Fuebol SAD.
Licenciado em Medicina Dentária e Mestre em Implantologia. Atualmente, trabalha nas Clínicas Dentárias - Visualdente e é docente no Instituto Politécnico de Leiria. Colabora no Departamento Médico do Futebol Clube do Porto.
Licenciado em física aplicada e doutorado em Ciências (Física). Atualmente, leciona na Universidade do Minho e realiza atividades de investigação.
Licenciado em Optometria e Pós-Graduado em Optometria Clínica. A exercer a profissão desde 2001, sendo associado 1116 da APLO ( Associação de Profissionais Licenciados em Optometria).
Licenciado em Medicina. Diploma de Informática Médica Politécnico di Milano.
Especialista em Terapia da Dor no Ambulatório ATIP de Pádua.
Doutor em Ciências Biomédicas - Fisiologia e Mestre em Ciências do Sono pela Faculdade de Medicina de Lisboa; Pós Graduado em Medicina do Sono pelo Royal College of Edimburgh; Titulo de Master en Fisiologia y Medicina del Sueño pela Universidad Pablo Olavid Sevilla; Pós Graduado em Doenças Respiratórias e do Sono na Criança pela Faculdade de Medicina de Lisboa; Investigador no Laboratório de Função Autonómica Cardiovascular da Fac. Medicina de Lisboa; Professor Convidado de Medicina do sono da Facultad de Ciencias Médicas de Santa Clara, Cuba; Consulta de sono do Hospital SOERAD, Torres Vedras; Presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono.
Licenciado em Podologia e Doutorado em Engenharia Biomédica.
Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) e, atualmente, é clínico na Clínica Médica do Exercício do Porto.
Fez a licenciatura em Medicina e Cirurgia e possui um Master in Integrative Medicine and Anti-Aging. Atualmente, é responsável pelo Serviço de Vertigem e Desequilíbrio do Hospital Garcia de Orta, sendo membro da Fundação Ibero-Americana de Neuro-Otologia (FINO) e do Conselho de Administração da Fundação Ibero-Americana de Neuro-Otologia.
Licenciado em Fisioterapia e Medicina, tendo um Postgraduate Diploma in Sports Medicine. Atualmente, é Médico Especialista em Medicina Física e Reabilitação do Futebol Clube do Porto, bem como da CUF Trindade.
Doutor em Medicina. Atualmente, é Médico e Especialista em Osteopatia, exercendo funções de docência no Ensino Superior.