Introdução

O Curso de formação Pós-graduado em ESTOMATERAPIA, aqui apresentado, foi estruturado de acordo com os critérios definidos para o ensino superior pós-graduado em Portugal, pelo regulamento para a Certificação de competências acrescidas avançadas e diferenciadas em enfermagem de Estomaterapia pela Ordem dos Enfermeiros, pelos critérios de certificação internacional do World Council Enterostomal Therapists, validados pela Associação Portuguesa de Enfermeiros de cuidados em Estomaterapia (APECE).

Este curso assume especial destaque pelo papel determinante que o Enfermeiro de Estomaterapia tem no processo de adaptação à vida com ostomia, demonstrado pelo reconhecimento conferido pela Direção Geral de Saúde nas Normas Orientação Clinicas (2016), pela inclusão da Consulta de Estomaterapia como requisito na identificação de centros de referência de colon e reto e pela Ordem dos enfermeiros com o reconhecimento de competências acrescidas, de nível avançado e diferenciado em Estomaterapia em (2019).

Este curso pretende constituir uma oferta formativa pós-graduada de elevada qualidade, a todos os enfermeiros que pretendam aprofundar conhecimentos e desenvolver competências na área da Enfermagem de Estomaterapia. É um curso abrangente que explora as diferentes dimensões do cuidar da pessoa com ostomia respiratória, de alimentação e eliminação, numa visão multiprofissional e multidisciplinar, que espelha a diferenciação, envolvimento e articulação dos Enfermeiros de Estomaterapia, como facilitador do processo de adaptação e promoção de reconstrução da autonomia.

É um curso dinâmico, composto por uma componente teórica/Prática e prática simulada com uma vertente de estágio em contexto de Consulta de Estomaterapia a nível nacional onde procuramos satisfazer as necessidades de formação dos enfermeiros que cuidam de pessoas com ostomia, nos diferentes contextos, oferendo-lhe a oportunidade de conhecer a inovação tecnológica, e partilhar do conhecimento e experiência dos nossos docentes, peritos nesta área de cuidados.

A segunda edição deste Curso conta com a parceria da APECE na certificação do conteúdo científico. O curso está acreditado pela OE com 3,5 CDP e será submetido ao reconhecimento formativo pelo WCET como curso REP-Stoma-Recognized Education Programs.

Data de realização do curso

Maio de 2025

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem

Estrutura curricular

U.C.1 - Conceção da prática da enfermagem de Estomaterapia
U.C. 2 - Aspetos legais e éticos e deontológicos em Estomaterapia
U.C. 3 - Formação e desenvolvimento pessoal e profissional
U.C. 4 - Cuidados à pessoa com ostomia
U. C. 5 - Empreendorismo e gestão de projetos
U. C. 6 - Transição segura no processo de adaptação à vida com ostomia
U. C. 7 - Investigação em enfermagem na área da Estomaterapia
U. C. 8 - Técnicas não farmacológicas na manutenção do equilíbrio físico e emocional
U. C. 9 - Gestão e liderança da enfermagem em Estomaterapia
U. C. 10 - Componente Prática em Estomaterapia

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 euros

Matrícula
250 euros

Propinas
1.800 euros ou 15 prestações mensais de 120 euros

Desconto aplicável sobre o valor total da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas - 10%
  • Associados APECE – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Parceria Banco Santander: 
Solução Formação para Enfermeiros

Informação e contactos

CESPU - Formação
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL
Açores - Ponta Delgada
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada
Rua de S. Gonçalo n.º 230
9500-344 Ponta Delgada
Açores
Lisboa
Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do
Instituto Português do Desporto e Juventude
Rua de Moscavide, Lote 47101
1998-011 Lisboa

Instituição de Ensino Superior que confere o Diploma

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

1. Refletir sobre o exercicio de enfermagem de estomaterapia, enquadramento regulamentar e dominios de competência acrescida;

2. Desenvolver estratégias de comunicação centradas nas relações interpessoais nos diferentes contextos de cuidados de estomaterapia;

3. Desenvolver capacidade de tomada de decisão fundamentada nos principios éticos e de autonomia no cuidado à pesso com ostomia;

4. Atualizar conhecimentos científicos, teóricos e práticos que fundamentem o processo de cuidados de enfermagem à pessoa com ostomia respiratória, de alimentação e eliminação;

5. Desenvolver habilidades, aptidões para assegurar o processo de transição, reabilitação, promoção de qualidade de vida e reconstrução de autonomia da pessoa com ostomia respiratória, de alimentação e eliminação;

6. Promover reflexão crítica dos cuidados prestados à pessoa com ostomia e seu representante legal ou cuidador nos diferentes contextos de atuação;

7. Desenvolver competências que promovam atitudes de gestão, investigação e de reflexão das práticas clínicas na area de estomaterapia.

Metodologia

As aulas decorrerão num regime misto, através de videoconferência e presencial em cada um dos seguinte locais (Vila Nova de Famalicão, Lisboa e Ponta Delgada). 

Destinatários

Licenciados em Enfermagem.

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas até 18 de abril de 2025.

A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

230 horas de contacto

72 horas Estágio 

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

 O número de faltas não poderá exceder 25% da carga horária.

Duração e regime

A formação decorrerá de maio de 2025 a abril de 2026. As aulas decorrerão às sextas, das 18h às 22h, aos sábados, das 09h às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (2 em 2 semanas) em regime misto, 40% em regime presencial e 60% online. Os Ensinos Clínicos decorrerão em consultas de estomaterapia de referência, em horários a acordar com os estudantes. Algumas UC poderão ter horários e dias de funcionamento diferentes.

Cronograma

Maio de 2025 a abril de 2026

O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Cláudia Rocha Silva, Enf.ª

Licenciada em enfermagem. Enfermeira especialista em enfermagem de Reabilitação. Stoma Nurse pelo WCET. Competência Acrescida Avançada em Estomaterapia. Coordenadora da Consulta de Estomaterapia do IPO Lisboa. Presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros de cuidados em Estomaterapia

Clara Simões, Prof.ª Doutora

Doutora em Bioética. Docente do IPSN-ESSVA. Título de Especialista (Diário da República serie 1 nº 168 – 31 agosto de 2009). Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Filosofia Especialização na Área da Ética. 

Dora Neves , Mestre

Mestre em pessoa em situação cronica e paliativa. Enfermeira especialista em enfermagem Medico Cirúrgica. Stoma Nurse pelo WCET. Consulta de Estomaterapia IPO Coimbra. Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros de cuidados em Estomaterapia. 

Helena Penaforte, Prof.ª Doutora

Enfermeira gestora no CHTMAD, Unidade de Chaves. Licenciatura em Enfermagem Médico-cirúrgica. Pós-graduação Gestão em Saúde. Investigadora no Grupo CINTESIS. Mestre em Promoção da Saúde/Educação para a saúde pela UTAD – Vila Real. Doutora em enfermagem - Universidade de Lisboa. Presidente do Conselho de Enfermagem Regional do Norte

Isabel Araújo, Profª. Doutora

Docente do IPSN-ESSVA. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Educação Especialidade Educação para a saúde. Doutora em Ciências de Enfermagem - Universidade do Porto. Tese de Doutoramento” CUIDAR DA FAMÍLIA COM UM IDOSO DEPENDENTE: FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM. Diretora Departamento das Ciências da Saúde da ESSVA. Coordenadora Curso de Licenciatura em Enfermagem.

Maria José Freitas, Enf.ª

Docente do IPSN-ESSVA. Título de Especialista (Diário da República serie 1 nº 168 – 31 agosto de 2009). Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Pós-graduação em Enfermagem de Estomaterapia. Pós-graduação em Supervisão Clínica em Enfermagem. 

Nuno Araújo, Prof. Doutor

Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Empresariais, pós-graduado em Estudos Avançados em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e com um Master em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e com título de especialista em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto da Instituto Politécnico da Saúde Norte e Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico de Benguela. Coordenador dos cursos executivos da área da Gestão em Saúde da CESPU. É investigador associado da BRU-IUL (Business Research Unit - ISCTE). Consultor internacional nas áreas da Gestão, Administração e Economia da Saúde em projetos da Cooperação EuropeAid e perito da European Quality Assurance in Vocational Education and Training.

Patrícia Neves, Dr.ª

Licenciada em Contabilidade e Auditoria. Especialização em Administração Pública. Certificação em Storyteling (Mcsoll International). Certificação Internacional em Coaching. Planeamento Estratégico. Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social. Formadora nas Áreas de Comunicação, Liderança, Gestão de Pessoas. Gestora de projetos de investigação – Universidade de Coimbra. Coordenadora da área de Compras, Logistica e Património na Administração Regional de Saúde do Centro.

Sandra Martins , Enf.ª

Licenciada em Enfermagem. Enfermeira especialista em saúde Mental e Psiquiatria. Stoma Nurse pelo WCET. Pós-graduação em Ferida e viabilidade tecidular. Pós-graduação em Supervisão Clínica. Consulta de Estomaterapia IPO Lisboa. Vogal Associação Portuguesa de Enfermeiros de cuidados em Estomaterapia.