A formação Pós-graduada em Arritmologia objetiva a aquisição de conhecimentos e competências em 3 áreas (Electrocardiologia, Eletrofisiologia e Pacing), preparando os alunos para que possam aplicar os conhecimentos adquiridos no contexto real de trabalho.
Outubro de 2025 a Julho de 2026.
Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL
UC 1 - Anatomofisiologia Cardíaca e Bases Eletrofisiológicas;
UC 2 - Eletrocardiografia aplicada à Arritmologia;
UC 3 - Fisiopatologia das Arritmias Cardíacas;
UC 4- Farmacologia Aplicada à Arritmologia;
UC 5- Fundamentos de Pacing, Programação e Troubleshootin;
UC 6 - Técnicas Avanaçdas de Pacing;
UC 7 - Morte Súbita e CDI: Fundamentos, Programação e Troubleshooting;
UC 8 - Novas Tecnologias em CDI: CDI Extravascular, CDI Subcutâneo e Sistemas Híbridos;
UC 9- Terapia de Ressincronização Cardíaca: Fundamentos, Programação e Troubleshooting;
UC 10 - Imagem Aplicada em Pacing e Eletrofisiologia;
UC 11 - Fundamentos de Eletrofisiologia e Mapeamento;
UC 12 - Diagnóstico e Abordagem das Taquiarritmias Supraventriculares;
UC 13 - Diagnóstico e Abordagem das Taquiarritmias Ventriculares;
UC 14 - Técnicas Avançadas em Ablação e Mapeamento Eletrofisiológico;
UC 15 - Monitorização Remota e Telemedicina em Arritmologia;
UC 16 – Arritmias em Populações Especiais (Pediatria, Congénitas, Gravidez) E Genética das Doenças Arritmogénicas;
UC 17- Gestão de Complicações em Pacing, CDI E EP;
UC 18 - Prática Clínica e Workshop de Devices Hands-On;
UC 19 - Prática Clínica e Workshop de EP Hands-On;
Seminário e Discussão de Casos Clínicos.
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae ;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou Cartão de Cidadão;
O valor da candidatura (50€) será devolvido em caso de adiamento ou cancelamento da formação.
Candidatura
50 euros
Matrícula
250 euros
Propina
1.980 euros ou 12 prestações mensais de 165 euros
Desconto aplicável sobre o valor da propina:
NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.
CESPU - Formação
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
No final da formação, os alunos devem ser capazes de:
- Integrar conhecimentos avançados de eletrocardiografia, EEF e pacing na prática clínica;
- Programar e otimizar disposistivos implantáveis (PM, CDI, CRT) incluindo tecnologias emergentes;
- Analisar casos complexos de arritmias com base na evidência científica;
- Utilizar estratégias atuais de monitorização remota;
- Interpretar imagens fluoroscópicas e de mapeamento eletrofisiológico;
- Colaborar na decisão terapêutica em contextos multidisciplinares.
A avaliação de cada módulo é contínua, dentro do que o docente ache adequado. Considera-se aprovado o aluno com nota superior ou igual a 9,5 valores. No caso de o aluno não ser aprovado a dois módulos terá de repetir os mesmos na época de recurso. Caso não seja aprovado a três ou mais módulos considera-se reprovado.
Licenciados em Medicina, Cardiopneumologia e Fisiologia Clínica.
Candidaturas abertas até ao dia 26/09/2025.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.
20
160 horas de contacto
20
Os alunos não podem exceder em faltas mais do que 20% das horas letivas por módulo. Em caso de faltas por doença, devidamente justificadas, deverá expor a situação ao coordenador do curso.
As aulas vão decorrer aos sábados, entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00, quinzenalmente.
Outubro de 2025 a Julho de 2026.
O cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.
Licenciada em Cardiopneumologia, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e está, atualmente, a frequentar o 2º ano do Mestrado de Gestão das Organizações - Gestão de Unidades de Saúde.
Monitora dos estágios de Pacing Cardíaco/Eletrofisiologia que se realizaram no Hospital Sra. da Oliveira – Guimarães, de 2001 a 2021 e Investigadora em vários estudos multicêntricos nacionais/internacionais realizados com o apoio da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) e Agência Europeia do Medicamento (EMA), desde 2005 até à presente data.
É orientadora de várias teses de Licenciatura de 2002 a 2014, tendo participado/integrado de forma regular os júris de avaliação das Teses de Licenciatura, subordinadas aos temas das áreas de Pacing/Eletrofisiologia como orientadora ou arguente de 2002 a 2014.
Lecionou a disciplina de Eletrofisiologia do curso de Cardiopneumologia da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, Instituto Politécnico do Porto, do ano letivo 2009/2010 até ao ano letivo de 2012/2013. Lecionou, ainda, na disciplina Pacing Cardíaco do curso de Cardiopneumologia da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, Instituto Politécnico do Porto, do ano letivo 2002/2003 até ao ano letivo de 2012/2013.
De Junho de 1993 até à data exerce funções como técnica de Cardiopneumologia no Hospital Sra. Da Oliveira - Guimarães, tendo a seu cargo as áreas de Pacing Cardíaco e Eletrofisiologia, embora colabore com regularidade nas restantes áreas.
Em 2003, concluiu a Licenciatura em Cardiopneumologia, na Escola Técnica de Serviços de Saúde do Porto.
Desde Janeiro de 1993, exerce funções com técnica de Cardiopneumologia no Hospital de Guimarães, atualmente denominado Centro Hospitalar Alto Ave- ULS Alto Ave, na área de Eletrofisiologia e pacing. Lecionou a disciplina de Eletrofisiologia do Curso de Cardiopneumologia da Escola Superior das Tecnologias da Saúde do Porto, de 2004 a 2009. Foi monitora de estágio de Eletrofisiologia e pacing da Escola Superior das Tecnologias da Saúde do Porto, desde 2004.
Apresentou alguns trabalhos como 1º autor e co-autor sob a forma de comunicação oral. Participou em várias formações e atualizações internas, quer como formadora, quer com formanda. Apresentou mais de 20 posters como co-autor.
Participou em vários cursos nacionais e internacionais com e sem avaliação e participou como co-investigadora em mais de 15 Ensaios Clínicos, alguns ainda a decorrer.
De 2004 a 2008, realizou o Curso bietápico de Licenciatura em Cardiopneumologia, no Instituto Politécnico de Saúde do Norte - Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Desde Junho de 2019, exerce funções como técnica de Cardiopneumologia no Hospital Senhora da Oliveira - Guimarães, inicialmente no Serviço de Urgência com realização de ECG’s e gasimetrias e Consulta Externa na realização de exames complementares de diagnóstico. Desde Abril de 2021, fez a integração na área do Pacing e Electrofisiologia.
Desde Junho de 2012 exerce funções como técnica de Cardiopneumologia no Hospital CUF Porto, na realização de exames complementares de diagnóstico na área da Cardiologia e Cardiologia Pediátrica. Já desde Setembro de 2015 até Janeiro de 2022, exerceu funções como técnica de Cardiopneumologia na Clínica Médica da Foz, na realização de exames complementares de diagnóstico no âmbito da Medicina Desportiva.
A partir de Junho de 2011 a Fevereiro de 2012 exerceu funções como técnica de Cardiopneumologia no Hospital da Arrábida, na realização de exames complementares de diagnóstico na área da Cardiologia, Cardiologia Pediátrica e Pneumologia.
A partir de 2018, tronou-se monitora de estágio de Holter e Prova de Esforço da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP).
Licenciatura em Cardiopneumologia. Mestre em Gestão das Organizações. Licenciada em Cardiopneumologia com atividade principal na área da Arritmologia - Dispositivos Cardíacos Implantáveis e com ampla experiência na área da Ecocardiografia e Eletrocardiografia. Mestrado em Gestão das Organizações, especialização em Gestão de Unidades de Saúde.
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo recebido múltiplos prémios académicos, incluindo: Prémio Daniel Serrão 2019, para o estudante melhor classificado das 3 escolas médicas do norte, em 2018. Fez uma pós-graduação em Investigação Clínica, na Harvard Medical School, Portugal Clinical Scholars Research Training, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Atualmente, está a frequentar o programa Doutoral em Ciências Cardiovasculares.
Exerce a sua atividade profissional como Médico Especialista em cardiologia, na Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho.
No papel de investigador, está, desde 2015, a trabalhar na Unidade de Investigação Cardiovascular do Laboratório Associado RISE:
- XANPAH: Changing lifestyle may prevent or revert pulmonary arterial hypertension, financiado pela European Foundation for Alcohol Research (2015-2017);
- SEXDIFEND: Exploring SEX-specific DIFferences in ENDothelial (dys)function towards improved HFpEF management, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2023-presente).
Em 2013, finalizou o Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e em 2020 termina a especialidade de Cardiologia, pelo Centro Hospitalar de Leiria, com especial foco na formação em Arritmologia e implantação de dispositivos cardíacos. Atualmente integra a equipa do Serviço de Cardiologia do Hospital Pedro Hispano - Unidade Local de Saúde, Matosinhos, onde coordena a unidade de arritmologia clínica e pacing. É autor de 17 publicações sob a forma de texto completo, vencedor de 9 bolsas e prémios de mérito científico autor de mais de 50 comunicações em congressos científicos e organizador e formador de cursos sobre diferentes áreas da Cardiologia. Desde 2023 que tem acreditação europeia em devices cardíacos pela European Heart Rythm Association. É membro da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, sendo vogal da direção do grupo de estudos de trombose e plaquetas e presidente da assembleia do Conselho dos Jovens Cardiologistas. É atual membro do corpo editorial da Revista Portuguesa de Cardiologia, como elemento da equipa multimédia. Pertence ainda ao grupo de estudos de Saúde Digital, Sociedade Europeia de Cardiologia, European Heart Rythm Association e do Working Group of Thrombosis. Cumpriu o mestrado em Informática Médica pela Universidade do Porto em julho 2024, com especial foco nos smartwearables e na monitorização eletrocardiográfica não invasiva através de smartwatches, defendendo a tese de mestrado com o tema “Avaliação da qualidade de sinal do VitalJacket e LoggerOne em doentes portadores de pacemaker” com nota final de 19 valores.
Licenciada em Cardiopneumologia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Realiza a sua atividade profissional como Técnica Superior de Diagnóstico e Terapêutica – Cardiopneumologia, na Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho. Assume funções que implicam o planeamento, organização, estruturação da realização de RMN's em DCI's em conjunto com equipa técnica da Radiologia - RMN. Participa e Colabora em vários estudos multicêntricos internacionais prospetivos na área dos DCI's. Realiza, igualmente, a formação técnica (estágio) de alunos de Cardiopneumologia, Fisiologia Clínica e Médicos do Internato de Cardiologia na área de Arritmologia – Pacing.
Atualmente, é Professora Adjunta Convidada na Licenciatura de Fisiologia Clínica, na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA) da CESPU.
Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1983, terminando o Curso em 1989. Iniciou o Internato Complementar de Cardiologia no Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia em 1992, terminando-o em 1997. Iniciou em 1997 a sua atividade assistencial como Assistente Hospitalar Eventual no mesmo Serviço, na área da Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia cardíacos.
Durante o ano de 2001 efetuou formação em Electrofisiologia Cardíaca no Laboratório de Electrofisiologia do Hospital Gregório Marañon, em Madrid, sob a tutela do Prof. Dr. Jesus Almendral. Foi responsável pelo Laboratório de Holter, de 2003 a 2025. Obteve a sub-especialidade de Eletrofisiologia Cardíaca, em Agosto de 2005. Foi admitida por Concurso para Assistente Hospitalar de Cardiologia no CHVNG em Maio/2006. Foi admitida e aprovada no Concurso para Assistente Hospitalar Graduado em Junho/2015. Para além do Laboratório de Electrofisiologia e da actividade assistencial que aí efectuou, fez ainda implantação de pacemakers definitivos, cardioversores desfibrilhadores implantáveis, sistemas de ressincronização cardíaca e pacing fisiológico. Fez explantes de eléctrodos de pacemaker/desfibrilação com sistemas de extração mecânica. Fez Consultas de Cardiologia Geral, Follow-up de Pacemakers, CDI e sistemas de ressincronização e de Arritmologia.
Para além da atividade assistencial, participou e participa em ensaios clínicos, a maioria internacionais e multicêntricos, na área da cardiologia de intervenção. Participou e participa em várias reuniões como preletora, na área da arritmologia, tendo alguns trabalhos publicados. Foi orientadora de formação de três internos complementares de Cardiologia. Como Eletrofisiologista sénior, orientou ainda a formação de fellows em Eletrofisiologia Cardíaca do seu e de outros Centros.
Mestre em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) - Universidade do Porto (UP), desde 2016. Atualmente é Assistente de Cardiologia no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Penafiel. Tem interesse pelaa áreas da Arritmologia e do pacing cardíaco. Profissionalmente, dedica-se aos procedimentos que visam a colocação de pacemaker e de outros dispositivos implantáveis, bem como às consultas médicas de Cardiologia. Trabalha no Serviço de Urgência de Cardiologia.
Licenciada em Cardiopneumologia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico do Porto e está, atualmente, a frequentar o Mestrado em Educação para a Saúde (2024-2026) - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Profissional com vinte anos de experiência como Cardiopneumologista em contexto hospitalar e privado, com atuação nas áreas de Eletrocardiografia, HOLTER, MAPA, Prova de esforço e Provas funcionais respiratórias. Atuação paralela como docente universitária e formadora certificada pelo CPR e pelo INEM em SBV e DAE.
Participou em múltiplos congressos e jornadas e é autora e oradora em múltiplas comunicações científicas. Adicionalmente, foi co-autora em estudo clínico sobre neuropatia diabética, assumindo funções de vogal de júris de recrutamento profissional no CHVNG - Espinho / ULS Gaia - Espinho.
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Frequenta, desde 2022, o Doutoramento em Ciências de Dados da Saúde, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Trabalha no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/ Espinho, desde 2023, onde exerce atividade na Unidade de Arritmologia que é um dos mais experientes centros, em Portugal, do tratamento invasivo de arritmias cardíacas. As suas funções implicam implementar dispositivos cardíacos (como pacemakers), realizar o diagnóstico de estudos eletrofisiológicos e ablação de taquicardias supraventriculares e realizar o acompanhamento clínico de pacientes com foco em dispositivos de monitorização remota. Até 2023, foram colocados mais de 1000 implantes cardíacos e realizados mais de 800 estudos eletrofisiológicos.
João Primo concluded in 1986 the graduation in Medicine in the University of Oporto. Cardiologist since January of 1995 after 5 years of learning and is working in Hospital of Gaia (Oporto). Since than he has the title of Specialist in Cardiology of the Portuguese Medical Board. Since 1990 is working in Cardiac Pacing, Clinical Arrhythmology and none invasive Electrophysiology. Between 1996 and 1997, was working in OLV Hospital-Cardiovascular Centre of Aalst in Belgium with Prof Pedro Brugada, Prof Van Herman and Prof Francis Wellens in Electrophysiology, Clinical Arrhythmology and Implantable Cardio-Defibrillators. He obtained the title of Fellow in Electrophysiology, from Prof. Pedro Brugada. Developed his clinical activity in Gaia Hospital (Oporto). He built the EP lab and began the implantation of ICD’s in 1997 and was since then, the responsible of the Centre, one of the most profitable EP Lab of Portugal in number of patients and complexity of cases (always more then 450 ablations per year).
He was the President (2009-2011) of the Portuguese Association of Arrhytmology, Pacing e Electrophysiology (APAPE). Since November of 2024, as Head of Medical of Cardiolife company, lead the clinical research team to advance the quality AI-driven ECG technology.
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Realizou a sua subespecialização em eletrofisiologia e pacing na Unidade Local de Saúde (ULS) de Gaia/Espinho (Maio 2023-Maio 2025). Recebeu, em 2023 e 2024, o Prémio de Melhor Investigadora na área de Arritmologia, Pacing e Electrofiologia pelo Instituto Português do Ritmo Cardíaco (IPRC/APAPE).
É autora de diversos artigos científicos publicados, bem como integrou projetos de investigação clínica. Participou como investigadora principal do projeto “Characterization of the causes and triggers of sudden death in the portuguese population aged less than 40 years-old”, aprovado pelas comissões de ética do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses e Hospitais da Universidade de Coimbra. Foi co-investigatora do Registo Português de Síndromes Coronários Agudos e de múltiplos ensaios clínicos. Orientou teses de mestrado do grupo de computação adaptativa do departamento de Engenheria Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, entre 2019 e 2021.
Licenciada em Cardiopneumologia, em 2001, pela Escola Superior de Tecnologias de Saúde de Coimbra e Mestre em Cardiopneumologia - na Especialidade de arritmologia Aplicada, em 2012, pela Escola Superior de Tecnologias de Saúde de Coimbra. Fez uma pós-graduada em Gestão Empresarial das Instituições de Saúde, na Coimbra Business School do Instituto Superior de Administração e Contabilidade de Coimbra.
Em termos de certificação profissional, obteve, em 2017, o Certified Cardiac Device Specialist for Allied Professionals, European heart Rhythm Association/European Society of Cardiology e em julho de 2020, no âmbito da carreira docente, realizou provas públicas para atribuição do Título de Especialista em Cardiopneumologia.
Profissionalmente, exerce a atividade como TSDT especialista na Unidade Local de Saúde de Coimbra – Pólo HG e Pólo HUC, no serviço de cardiologia - Laboratório de arritmologia e pacing cardíaco. Desde 1992, a sua atividade profissional é exercida na área da arritmologia, na implantação e seguimento dos diversos tipos de dispositivos eletrónicos cardíacos implantáveis e na realização de estudos eletrofisiológicos, integrando a equipa do Laboratório de arritmologia e pacing cardíaco. É responsável técnica do laboratório de arritmologia e pacing.
É Professora Adjunta Convidada no Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, desde 2017. É médico especialista em Cardiologia, na Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho, em subespecialização em arritmologia, desde 2025. Atualmente, é formador médico da Empresa Academia da Especialidade e, no âmbito do ensino, é Assistente convidado, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, desde 2019, bem como, Professor auxiliar, na Faculdade de Medicina da Universidade de Aveiro, desde 2025.
No que diz respeito à produção científica, é autor de livros e de artigos científicos publicados.
Realiza a sua atividade de investigação como investigador secundário em 2 ensaios clínicos aleatorizados multicêntricos (ZEUS e Victorion-1 Prevent) e investigador principal em 2 estudos prospetivos unicêntricos (Análise multimodal de som cardíaco e eletrocardiografia para rastreio de doenças cardiovasculares, Impacto do rastreio sistemático de síndrome de apneia obstrutiva do sono em doentes referenciados para ablação de fibrilhação auricular - ensaio clínico randomizado). Também é investigador em dois registos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) (Registo Pulsado de Imagiologia Cardíaca e Registo Nacional de Síndromes Coronários Agudos) e um registo da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) (Registo Nacional de Cardiologia de Intervenção - Válvula Aórtica Percutânea).
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Profissionalmente, realiza a sua atividade, desde 2023, como Assistente Hospitalar de Cardiologia – dedicada à área da Arritmologia (Pacing cardíaco e Holter).
No âmbito do ensino, foi docente de Cardiologia, nas aulas teórico-práticas - Medicina II e Especialidades Médicas (5º ano de Medicina), no 1º semestre 2024-2025.
Mestre em Reabilitação Cardiovascular pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em 2022, e licenciada em Cardiopneumologia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, desde 2013. Trabalha como Técnica de Cardiopneumologia, no Hospital do Divino Espírito Santo e na CUF Açores.
Participou em Congressos Nacionais e Internacionais nas áreas de Eletrofisiologia e Pacing.