Introdução

A pós-graduação em Psicossomática foi estruturada com o objetivo de fornecer uma formação consistente aos diversos profissionais que atuam na área da saúde. Para tal se desenvolve em parceria com a Sociedade Portuguesa de Psicossomática e são seus objetivos gerais adquirir conhecimentos sobre a abordagem psicossomática do adolescente dentro de uma perspectiva ecobiopsicossocial, para que desta forma seus formandos possam conceber uma rede conceitual de orientação para a prática clínica e de intervenção, considerando os vários contextos em saúde, dentro de uma abordagem integrada e humanizante. É também sua intenção desenvolver um modo de atuação em saúde, perspetivando-a como um processo global dentro de um projeto existencial, social e humanista, a partir de uma orientação abrangente dentro da psicossomática com vista a intervir, educar, prevenir e cuidar em contextos de saúde.
A Pós-Graduação em Psicossomática – Uma Abordagem Ecobiopsicossocial em Saúde tem uma parceria institucional da Sociedade Portuguesa de Psicossomática

Data de realização do curso

Outubro de 2024

Áreas de conhecimento

  • Psicologia

Estrutura curricular

U.C. 1 - Entre o Biológico e o Psíquico

U.C. 2 - Psicologia Ambiental e Riscos Psicossociais

U.C. 3 - Saúde na Doença

U.C. 4 - Relação Terapêutica, Desafios e Atualidade

U.C. 5 - Neurociências e Psicossomática

U.C. 6 - Agressividade, Violência e Psicossomática

U.C. 7 - Transdisciplinaridade, Avaliação Psicológica e Investigação em Psicossomática

U.C. 8 - Seminário

Documentação necessária de candidatura

Curriculum vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Preenchimento do boletim de candidatura online:  https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Cartão de Cidadão; 
O valor da candidatura (50€) será devolvido em caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 euros

Matrícula
250 euros

Propinas
1.800 euros ou 12 prestações mensais de 150 euros

Desconto aplicável sobre o valor total da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Parceria Banco Santander: 
Solução Formação para Enfermeiros

Observações

NOTA:  Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

Instituição de Ensino Superior que confere o Diploma

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

1) Adquirir conhecimentos sobre a abordagem psicossomática do adolescente dentro de uma perspectiva ecobiopsicossocial, de modo a conceber uma rede conceitual de orientação para a prática clínica e de intervenção, considerando os vários contextos em saúde, dentro de uma abordagem integradara e humanizante;
2) Desenvolver uma abordagem de atuação em saúde, perspetivando-a como um processo global dentro de um projeto existencial e social humanista, a partir de uma orientação abrangente dentro da psicossomática com vista a intervir, educar, prevenir e cuidar em contextos de saúde.

COMPETÊNCIAS

1) Compreender a abordagem psicossomática do adoecer;
2) Identificar zonas de vulnerabilidade psicossomática, manifestações somáticas e implicações clínicas;
3) Compreender o impacto das situações traumáticas agudas/cumulativas no adoecer somático;
4) Compreender o papel da relação terapêutica na evolução/prognóstico da doença e a necessidade de uma leitura complexa, dinâmica e fenomenológica do adoecer;
5) Reconhecer a importância do diálogo multidisciplinar e multidimensionalidade no tratamento e abordagem da doença.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem, Psicologia e outros profissionais da área de saúde.

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas até dia 10/04/2024. 

A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

174 horas 

Unidades de crédito do curso

25

Critérios de aprovação

Todas as Unidades Curriculares serão avaliadas através de exames escrito, à exceção do Seminário que implica o desenvolvimento e apresentação oral de um trabalho final. O número de faltas não deverá exceder 20% da carga horária. 

Duração e regime

As aulas vão decorrer de outubro de 2024 a maio de 2025, em regime E-learning. 

Cronograma

Outubro de 2024 a maio de 2025

Cronograma provisório. Poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Assunção Nogueira, Profa. Doutora

Professora Adjunta Principal / Professora Auxiliar no IPSN, CESPU, Doutora em Educação, Mestre em Ciências da Enfermagem, Especialidade em Enfermagem Comunitária. Leciona e acompanha trabalhos na área da Geriatria e Gerontologia. Foi formadora da ARS, Norte sobre Cuidados Domiciliários. Investigadora no IINFACTS. Tem desenvolvido trabalho e continua na área da Geriatria e Gerontologia. Presidente do Conselho Pedagógico da ESSVS. Tem vários trabalhos publicados em revistas científicas e capítulos de livros. Organizou e participou em comissões científicas em vários eventos Científicos.

Bruno Peixoto, Prof. Doutor

Licenciado em Psicologia Clínica Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Especialidade Avançada em Neuropsicologia Doutorado em Psicologia (Área de Psicobiologia) pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Oviedo. Diretor do Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento e Coordenador da Licenciatura em Psicologia do Instituto Universitário de Ciências da Saúde, CESPU. Membro integrado da TOXRUN - Toxicology Research Unit, CESPU e Colaborador do grupo NeuroGen do CINTESIS@RISE da FMUP.

Carla Corsello, Mestre

Psicóloga Clínica. Mestre em Psicossomática. Vice-presidente- Porto e região Norte da Sociedade Portuguesa de Psicossomática. Coordenadora da Região Norte da SPP. 

Clara Soares, Mestre

Psicóloga, Jornalista na revista Visão, Especialidades de Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Coaching Psicológico, pela OPP. Membro credenciado da Associação de Psicanálise. 

Claúdia Mota Coelho, Dra.

Licenciatura. Consulta psicológica / Psicoterapia individual com crianças adolescentes e adultos / Docente no ISCS-Norte.

Débora Ribeiro, Prof.ª Doutora

Psicóloga clínica. Docente no Departamento de Psicologia da Universidade de Taubaté e no Departamento de Psicologia da Universidade do Vale do Paraíba -UNIVAP. Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté.

Eduardo Catita, Mestre

Biólogo. Comandante e Chefe de Campanha no navio de Investigação científica do INESC TEC – 2023. Docente no Curso de Licenciatura em Psicologia (CESPU). Oficial Náutico e colaborador científico a Bordo do Navio de Investigação Científica do Estado Português (IPMA). Investigador no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar. 

Fabíola Gaspar, Mestre

Psicóloga Clínica. Psicoterapeuta e especialista em Gestalt-Terapia. Professora e coordenadora do Curso de Formação Básica em Gestalt-Terapia. Coordenador de grupos de estudos na Abordagem Gestáltica.

Filipa Cardoso Menezes, Dr.ª

Psicóloga Clínica. Membro da Sociedade Portuguesa de Psicossomática, onde é vogal da Comissão de Ética. Exerceu funções no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Lisboa Norte.

Guida da Ponte, Prof.ª Doutora

Psiquiatra. Assistente Graduada Hospitalar - Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, EPE - Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental. Fellowship em Cuidados Paliativos. Pós-Graduação em Psico-Oncologia. Clinical Placement no St Christopher´s Hospice – Londres – Reino Unido - Unidade de Internamento em CU.

Isabel Fonseca, Prof.ª Doutora

Psicóloga clínica. Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Investigadora em Psicofisiologia, Psicologia Biológica, Emoção e Neuropsicologia.

Isabel Mesquita, Prof.ª Doutora

Psicóloga clínica. Professora Auxiliar na Universidade de Évora. Psicanalista.

Jorge Câmara, Dr.

Médica. Assistente Hospitalar Graduada de Genética Médica. Consultora no Departamento de Medicina Genética do Hospital de Santa Maria. Membro da Sociedade Portuguesa de Genética Humana. Membro da Direção do Colégio Português de Genética Médica.

Juliette Dupont, Dr.ª

Médica. Assistente Hospitalar Graduada de Genética Médica. Consultora no Departamento de Medicina Genética do Hospital de Santa Maria. Membro da Sociedade Portuguesa de Genética Humana. Membro da Direção do Colégio Português de Genética Médica.

Manuela Leite, Profa. Doutora

Doutorada em Psicologia, na área da Prestação de Cuidados. Psicóloga Clínica. Professora auxiliar no IUCS-CESPU. Formadora na Pós-graduação de Cuidados Paliativos (CESPU) e no Curso Avançado de Intervenção no luto (CRIAP). Investigadora no âmbito do Luto antecipado.

Marco Torrado, Prof. Doutor

Psicólogo. Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Medicina – Universidade e Lisboa. Diretor do Departamento de Psicologia do Hospital CUF Tejo. Foi consultor de Saúde Mental no Ministério da Saúde.

Patrícia Câmara, Dr.ª

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta. Doutoranda em Psicossomática pelo Instituto Superior de Psicologia; Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicossomática – Lisboa e Região Sul.

Sílvia Quakinin, Prof.ª Doutora

Médica psiquiatra. Doutorada em psiquiatria e Saúde Mental. Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina de Lisboa e da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Responsável pelo apoio psiquiátrico a Doentes oncológicos no Hospital CUF, Tejo. Presidente da Secção de psico-oncologia da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria.

Sofia Câmara, Mestre

Psicóloga Clínica. Membro da Sociedade Portuguesa de Psicossomática. Experiência profissional com diversas populações alvo.

Sofia Vilar , Prof.ª Doutora

Professora Auxiliar Convidada na Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – Braga. Professora e Supervisora Clínica na Euro Latin-American School of Psychosomatic (desde 2018). Membro da Sociedade Portuguesa de Psicossomática.

Tânia Carneiro, Dr.ª

Psicóloga Clínica. Exerceu funções no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Lisboa Norte entre 2005 e junho de 2020, onde colaborou com diversas equipas: Psiquiatria de ligação; Hospital de dia de Oncologia; Consulta de Psicoterapia; Unidade de Projecto. 

Vítor Fragoso, Dr.

Psicólogo Clínico. Psicoterapeuta. Docente no IPSN-CESPU. Formador em várias Universidades Séniores no Âmbito da Educação Emocional para seniores. Colonista da Dratfworld Maganize, escrevendo quinzenalmente artigos de opinião no âmbito da Educação para a saúde e psicologia na Dratfworld Maganize.