Introdução

Na vanguarda da fisioterapia desportiva, o curso de Pós-Graduação em Fisioterapia no Desporto – Especialização em Reabilitação representa uma oportunidade única para fisioterapeutas que aspiram a excelência na recuperação e otimização do desempenho de atletas, de diferentes faixas etárias e níveis de habilidade, mantendo sempre uma conduta profissional e ética de elevado padrão. Este programa exclusivo de formação foi desenhado com uma combinação única que visa transcender a prática convencional, fornecendo uma base sólida em ciências clínicas avançadas, avaliação e diagnóstico preciso, e estratégias de intervenção inovadoras, oferecendo uma abordagem holística que permite contribuir para a saúde e o bem-estar dos atletas.
Transforme a sua carreira profissional, potencie o seu conhecimento atual e desenvolva competências avançadas, baseadas na evidência científica atual e junto de profissionais comprometidos com a excelência, na reabilitação no desporto.

Data de realização do curso

Outubro de 2024

Áreas de conhecimento

  • Fisioterapia
  • Desporto

Estrutura curricular

UC 1 - CIÊNCIAS CLÍNICAS AVANÇADAS
Fisiologia do Exercício Aplicada; Adaptações cardiorrespiratórias ao exercício; Fisiopatologia de tecidos moles; Biomecânica Aplicada.

UC 2 - AVALIAÇÃO EM FISIOTERAPIA
Meios complementares de diagnóstico nas lesões desportivas; Avaliação em ortotraumatologia desportiva; Avaliação pré-temporada; Retorno à competição; Critérios de progressão e integração

UC 3 - PLANEAMENTO E INTERVENÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO DESPORTO
Emergência e primeiros socorros em campo (inclui SBV c/ DAE - certificação INEM); Raciocínio clínico; Prática baseada na evidência; Avaliação, Planeamento e Monitorização da Lesão

UC 4 - TÉCNICAS AVANÇADAS DE FISIOTERAPIA NO DESPORTO
Terapia manual; Ligaduras funcionais; Exercício terapêutico; Treino e Performance; Protocolos em Fisioterapia no desporto

UC 5 -CIÊNCIAS APLICADAS À FISIOTERAPIA NO DESPORTO
Ética e Legislação; Nutrição; Psicologia no Desporto; Dor no Exercício; Podologia no desporto; Novas tecnologias; SonoSeminários (onde serão abordados diferentes aspetos fundamentais para o conhecimento do fisioterapeuta que trabalhe com atletas, nomeadamente técnicas cirúrgicas e especificidades de diferentes desportos).

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão; 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 euros

Matrícula
250 euros

Propina para o Público em Geral
2.800 euros ou 14 prestações mensais de 200 euros

Desconto aplicável sobre o valor da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Informação e contactos

CESPU - Formação
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Instituição de Ensino Superior que confere o Diploma

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

1. Desenvolver um conhecimento diferenciado na fisiologia do exercício aplicada e das adaptações cardiorrespiratórias, promovendo uma base sólida para compreender os efeitos do exercício nos diferentes sistemas corporais;
2. Aplicar conhecimentos de fisiopatologia e biomecânica num diagnóstico e num tratamento mais eficaz;
3. Desenvolver competências em avaliação e diagnóstico específicos do desporto através da utilização de meios complementares de diagnóstico e técnicas de avaliação em ortotraumatologia desportiva;
4. Desenvolver estratégias de avaliação, planeamento e monitorização de lesões, visando uma recuperação otimizada
5. Aplicar as técnicas mais atuais e eficazes de otimização de um retorno seguro à atividade desportiva, através da implementação de critérios de progressão e integração;
6. Dominar técnicas avançadas de reabilitação e prevenção de lesões recorrentes;
7. Promover o uso de tecnologia na reabilitação desportiva: Instruir sobre o uso eficaz de tecnologias emergentes na reabilitação, como biofeedback, IA, realidade virtual e terapias assistidas por dispositivos, para melhorar os resultados do tratamento.
8. Aplicar princípios do treino desportivo e condicionamento físico nas estratégias de reabilitação, visando não apenas a recuperação de lesões, mas também a melhoria do desempenho desportivo.
9. Integrar conhecimentos multidisciplinares na prática profissional como a Podologia, Nutrição e Psicologia numa abordagem holística no cuidado ao atleta em processo de recuperação.
10. Desenvolver habilidades de pesquisa na área de fisioterapia desportiva, promovendo a investigação e a aplicação de evidências científicas na prática clínica.
11. Reforçar a importância da ética profissional e da responsabilidade no cuidado ao atleta, incluindo o respeito à privacidade, consentimento informado e promoção de práticas seguras.
12. Aplicar conhecimentos em contextos específicos do desporto (judo, ciclismo, futebol, voleibol, ginástica, rugby, entre outros) para aplicar conhecimentos teóricos em contextos práticos específicos.

Metodologia

Será utilizada metodologia demonstrativa, expositiva, experimental e/ou problem-based learning, de acordo com as especificidades e tipologias das unidades curriculares. Relativamente à tipologia das aulas, estas poderão ser teóricas, teórico-práticas e práticas. As aulas poderão decorrer presencialmente ou através de um sistema de videoconferência (em modo síncrono), podendo, pontualmente ser em modo assíncrono, de acordo com cronograma. Existe a possibilidade de, pontualmente, algum módulo curricular (sessão de formação) ser lecionada na língua inglesa, devido ao facto de recorrer a formadores estrangeiros experts na especificidade do conteúdo temático em estudo.

Destinatários

Licenciados em Fisioterapia.

Candidatura e selecção

VAGAS PREENCHIDAS

As candidaturas submetidas ficarão em lista de suplentes.

A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

270 horas de contacto (226 horas presenciais)

Unidades de crédito do curso

35

Critérios de aprovação

A avaliação de cada unidade curricular (Módulo ou conjunto de módulos integrados numa mesma unidade) será realizada por meio de um exame prático e/ou teórico. O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 10 valores.

Duração e regime

O curso decorrerá de outubro de 2024 a outubro de 2025. As aulas decorrerão, uma a duas vezes por mês, às quintas-feiras, das 18h00 às 22h00, sextas-feiras, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos sábados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, salvo situações excecionais, previamente comunicadas e devidamente fundamentadas.

Cronograma

Outubro de 2024 a outubro de 2025.

Cronograma provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais.

Corpo docente

Eduardo Teixeira, Prof. Doutor

Doutorado em Atividade Física e Saúde na FADEUP na área da regeneração muscular pós-traumática. Mestre em Atividade Física e Saúde pela FADEUP. Ex-diretor técnico do CIAFEL. Professor auxiliar convidado nas unidades curriculares de Fisiologia do Exercício na Licenciatura e Mestrado dos cursos de desporto e atividade física e saúde no Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte, CESPU. Autor de artigos científicos e orientador de teses de mestrado. Revisor nas revistas AEHD e IJSM.

Francisco Almeida, Mestre

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Mestre em Fisioterapia no Desporto e na Readaptação Física, pela Faculdade de Gimbernat (Barcelona). Formação pós-graduada em áreas como a Osteoetiopatia, Nutrição Desportiva e Trigger Points. Fisioterapeuta da Seleção de Ginástica desde 2014. Coordenação e acompanhamento das seleções nas mais diversas competições, estágios nacionais e internacionais, desde 2018. Coordenador de Fisioterapia Desportiva do Ginásio Clube Português, onde exerce também prática clínica no seu espaço denominado "Clube Saúde". De 2019-21, foi Fisioterapeuta Coordenador da Equipa Sénior de Voleibol e de 2021-22 Fisioterapeuta da Equipa B de Futebol Profissional do Sporting Clube de Portugal. Foi também fisioterapeuta da equipa principal de Rugby “C.F. Os Belenenses”.

João Moura, Dr.

Licenciado em Fisioterapia pela ESS-Porto. Pós-Graduado em Fisioterapia no Desporto: Especialização em Reabilitação (CESPU Formação) e Doutorando em Fisioterapia na FADEUP.  Assistente Convidado na ESS-Porto. Fisioterapeuta Coordenador da Unidade de Fisioterapia Desportiva e Performance CMM/ Peak (2019-2021). Exerceu atividade de Fisioterapeuta no Leça Futebol Clube (2018-2019), no Rio Ave Futebol Clube (2018-2019), no Sporting Clube de Portugal (2021-2022), no Leixões Sport Club (2017-2018; 2021) 

João Paulo Venâncio, Prof. Doutor

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, Instituto Politécnico de Saúde do Norte; Mestre em Ciências do Desporto área de especialização atividade física para a 3ª idade, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto; Doutorado em Atividade Física e Saúde na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto; Docente e Coordenador de Fisioterapia no Instituto Politécnico de Saúde do Norte.

Jorge Silvério, Prof. Doutor

Licenciado em Psicologia pela Universidade do Porto.  Pós-Graduação em Desordens da Ansiedade e do Humor pelas Universidades de Maastricht e Oxford. Mestrado em Psicologia do Desporto na Universidade do Minho. Doutoramento em Psicologia do Desporto pela Universidade do Minho. oi Assessor da Comissão Médica da Missão Olímpica Sydney 2000. No âmbito do programa TUTORUM apoia psicologicamente os atletas de alta competição da Universidade do Minho e é igualmente tutor dos alunos-atletas do Mestrado Integrado em Psicologia. É Psicólogo e Consultor de vários atletas, alguns dos quais Olímpicos no Atletismo, Automobilismo, Badminton, Basquetebol, BTT, Canoagem, Ciclismo, Duatlo, Equitação, Fosso Olímpico, Futebol, Futsal, Ginástica, Golfe, Judo, Natação, Orientação, Hóquei em Patins, Patinagem, Remo, Taekwondo, Ténis de Mesa, Ténis, Tiro com Arco, Tiro, Triatlo e Vela e consultor de treinadores e equipas de várias modalidades.

Luis Mesquita, Dr.

Licenciado em Fisioterapia pela CESPU-ESSVA, e pós-graduado em fisioterapia manual ortopédica pela Curtin University of Technology (Austrália). Performance Specialist pela EXOS, EUA; Performance Mentorship Phase 1 pela EXOS, EUA; Barefoot Rehab® Specialist Certification pela Evidence Based Fitness Academy, EUA; Certified Strength & Conditioning Specialist pela National Strength and Conditioning Association, EUA; Functional Movement Screen Certified (Nível Básico e Avançado) pelo Functional Movement Systems, EUA e Selective Functional Movement Assessment (Nível 1) pelo Functional Movement Systems, EUA. Professor convidado no Mestrado em Treino Desportivo pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Percurso profissional como responsável do departamento Strength and Conditioning for Track & Field, pela EXOS, no Shanghai Research Institute of Sports Science – China. Performance e Rehabilitation Specialist, no Shijiazhuang Everbright Football Club – China, na Clínica FISIOGlobal – Saúde Integral, no Gabinete de Fisioterapia Álvaro Magalhães e no Futebol Clube do Porto.

Mário Correia, Dr.

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Pós-Graduado em Fisioterapia no Desporto - Especialização em Reabilitação. Certificado em Physiotherapy and Readaptation for Muscle Injuries in Football pelo Barça Innovation Hub. Certificado em Ecografia Músculo-Esquelética pela Intrafisio e em Eletrólise Percutânea Intratecidular pela EPI® Advanced Medicine. Fisioterapeuta Coordenador do Departamento de Reabilitação do Moreirense Futebol Clube. Diretor Técnico do gabinete daVila, Saúde e Exercício.

Nuno Dias, Mestre

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Mestrado em Terapia Manual Ortopédica, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Assistente Convidado da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, no âmbito da Terapia Manual, Meios de Imobilização e Contenção Seletiva. Fisioterapeuta do Departamento Médico do Futebol Clube do Porto - Basquetebol Formação (sub-16, sub-18, sub-23). Fisioterapeuta do Departamento Médico do Futebol Clube do Porto - Hóquei em Patins Sénior (Sénior B/Sub-23 e Sub-19).

Nuno Nogueira, Prof. Doutor

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa. Certificado em Osteopatia (CO) pela Escuela de Osteopatia de Madrid. Mestre em Ciências do Desporto - Treino em Alto Rendimento Desportivo pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Doutorado em Fisioterapia na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Professor adjunto da Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa. Professor convidado do Mestrado em Fisioterapia no Desporto da Escola Superior de Saúde do Porto. Professor assistente da Escuela de Osteopatia de Madrid. Prática privada em gabinete próprio e na Federação Portuguesa de Remo. Percurso profissional como fisioterapeuta no Comité Olímpico de Portugal, Federação Portuguesa de Andebol, Associação Académica de Águas Santas, Futebol Clube do Porto, entre outros.

Nuno Pina, Dr.

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa; Fisioterapeuta coordenador do Basquetebol no Sporting Clube de Portugal; Fundador, gerente e fisioterapeuta na rede de unidades privadas de fisioterapia ForPhysio; exerceu o cargo de fisioterapeuta no Sport Lisboa e Benfica e na Federação Portuguesa de Natação. É formador, orientador de estágio e também palestrante convidado para inúmeros eventos sobre saúde, desporto e empreendedorismo.

Paulo Barreira, Prof. Doutor

Licenciado em Fisioterapia pela ESSVS - CESPU, Pós-graduado em Fisioterapia no desporto pela Universidade Europeia de Madrid – Real Madrid Estudos Universitários e Doutorado pela Liverpool John Moores University.  Desde Agosto de 2020 até ao presente momento é o responsável pelas estratégias de monitorização e gestão de carga, assim como pelo treino de qualidades físicas (Strength & Conditioning) da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal. Autor e co-autor de várias publicações científicas, particularmente no ramo da biomecânica em forças de aceleração, e em lesões musculares no futebol. Do seu percurso profissional conta com a colaboração como docente do curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSVA – CESPU (2008-2011), e como fisioterapeuta em equipas profissionais de futebol: Moreirense FC (2004-2005); Liverpool FC (2011-2014), Al Ahli FC (Dubai 2014-2015), Al Jazira Sports Club (Abu Dhabi 2015-2017) e Arsenal FC (2017-2020).

Paulo Pinheiro, Mestre

Mestrado Integrado em Medicina (2017). Internato Medicina Desportiva no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (2018-2022). Master en Ecografia Musculoesquelética e intervencionismo ecoguiado. Médico na Federação Portuguesa de Futebol e Federação Portuguesa 

Pedro Carvalho, Prof. Doutor

Licenciado em Ciências da Nutrição, FCNAUP, 2009. Doutorado em Ciências do Consumo e Alimentar e Nutrição, FCNAUP/FCUP, 2015. Professor Auxiliar Convidado no ISMAI. Professor Auxiliar Convidado na Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa. Professor Auxiliar Convidado na Escola Superior de Desporto e Lazer – Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Consultor Nutricional na SONAE MC. Nutricionista no Futebol Clube do Porto (2008 - 2017). Antropometrista Nivel II, acreditado pela International Society for Advanced Kinanthropometry. Autor e Co-autor de livros artigos e rubricas em revistas nacionais e internacionais. Colaborador no site JN Running, Jornal de Notícias. Nutricionista no CIM – Centro de Inovação Médica.

Ricardo Vidal, Dr.

Licenciado em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa (2011). Diploma em Osteoetiopatia pela ATMS. Exerce a sua prática clínica no Futebol Clube Paços de Ferreira e na Clínica Espregueira - FIFA Medical Centre of Excellence. É ainda Certified Kinesio Taping Instructor pela Kinesio Taping Association International, sendo formador na Bwizer e na Academia Clínica Espregueira.

Rogério Pereira, Dr.

Licenciado em Motricidade Humana. Bacharel em Fisioterapia. Pós-graduado em Reabilitação no Desporto. Doutorando em Fisioterapia. Docente universitário desde 2004 na Universidade Fernando Pessoa, lecionou na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 2013-2017; desenvolve o seu trabalho na qualidade de fisioterapeuta na Clínica Espregueira – FIFA Medical Centre of Excellence, colaborando com vários clubes de futebol e atletas de alto rendimento; trabalhou na qualidade de fisioterapeuta na Policlínica da Vila Olímpica – Rio2016. Recebeu 6 prémios e/ou reconhecimentos, apresentou mais de 30 comunicações orais em conferências nacionais e internacionais e tem créditos em mais de 30 capítulos de livros/artigos científicos. É também coordenador na Academia Clínica Espregueira.

Rúben Ferreira , Mestre

Licenciado em fisioterapia pela ESSVS - CESPU. Mestrado em Terapia Manual Ortopédica na ESTSP. Formação Complementar diversa em condições músculo-esqueléticas e desporto e é Certified Kinesio Taping Instructor® (CKTI) pela Kinesio Taping Association International (KTAI). Tem várias publicações científicas na área das lesões desportivas e colabora com várias instituições de ensino superior como Professor-assistente universitário. Integrou como fisioterapeuta o departamento médico do SC Braga B, Al Ahli Football Club (Dubai), Al Jazira Sports Club (Abu Dhabi), Seleção Iraniana de Futebol e neste momento é o Coordenador da Unidade de Reabilitação do Sporting Clube de Portugal. É também Cofundador e diretor da Football Medicine®.

Sérgio Gomes, Dr.

Médico Imagiologista. Licenciado em Medicina desde 2002, pela Universidade do Porto. Coordenador da Unidade de Imagiologia Desportiva da Clínica do Dragão - Espregueira-Mendes Sports Centre Especialista em Imagiologia Desportiva

Tiago Freitas, Mestre

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Mestre em Fisioterapia, Especialização em condições músculo-esqueléticas pela Universidade Nova de Lisboa/Instituto Politécnico de Setúbal. Docente convidado na Licenciatura em Fisioterapia no Instituto Politécnico de Saúde do Norte. Fisioterapeuta responsável na equipa Atlético Voleibol Clube de Vila Nova de Famalicão. Revisor Científico da Musculoskeletal Science & Practice (Manual Therapy Journal). Formador nas áreas da neurofisiologia do sistema nociceptivo e aspetos clínicos da dor; Intervenção da fisioterapia na dor crónica; Sistema nervoso nas disfunções músculo-esqueléticas; Raciocínio Clínico em Fisioterapia; Exercício terapêutico.