O Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória foi desenvolvido com base na proposta da task force da HERMES (Harmonising Education in Respiratory Medicine for European Specialties) sob recomendação da European Respiratory Society (ERS), oferecendo uma formação diferenciada e direcionada exclusivamente a fisioterapeutas. Esta formação oferece ainda uma importante oportunidade de aquisição e reforço de competências intervencionais ao fisioterapeuta, pela sua vertente prática em contexto clínico. Este curso reúne um corpo formador com um currículo diferenciado e de reconhecido mérito internacional, apresentando uma formação para o desempenho de uma prática atualizada considerando o julgamento clínico baseado na melhor evidência disponível.
Dezembro de 2024
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou Cartão de Cidadão (opcional);
O valor da candidatura (50€) será devolvido em caso de adiamento ou cancelamento da formação.
Candidatura
50 euros
Matrícula
250 euros
Propinas
2.100 euros ou 12 prestações mensais de 175 euros
Desconto aplicável sobre o valor total da propina:
CESPU-Formação
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
O Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória, tem como objetivo principal, dotar os Fisioterapeutas de conhecimentos e recursos necessários para, de forma proficiente, atuar na prevenção e tratamento das condições que afetam o sistema respiratório e cardíaco.
Este curso pretende desenvolver competências na promoção da participação em diferentes contextos de intervenção do fisioterapeuta de forma segura, aconselhamento e adaptação de disciplinas de Fisioterapia com o objetivo de restaurar a função de acordo com a capacidade do usuário e contribuir para a melhoria de sua funcionalidade e sua participação em atividades pessoais e profissionais de acordo com os contextos ambientais e pessoais, em usuários de todas as idades e capacidades, enquanto garante uma prática profissional e ética ao mais alto nível.
A prática de excelência deverá ser baseada na evidência científica atual e desenvolvida através do projeto clínico no sentido de identificar “deficiências existentes ou potenciais, limitações funcionais e/ou de habilidades ou deficiências que irão direcionar as instruções de fisioterapia”.
Os temas que compõem este curso serão lecionados em aulas teóricas, teórico-práticas e seminários, cuja finalidade será fazer uma docência interativa com o aluno. A UC de Educação Clínica terá um componente de prática clínica em contexto profissional.
Licenciados em Fisioterapia.
NOTA: Os Fisioterapeutas que concluírem a Pós-Graduação com aprovação terão a possibilidade de requerer creditação parcial no Mestrado de Fisioterapia da ESTeSTS - IPSN. Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar sujeitos a alterações pontuais.
Candidaturas abertas.
A seleção é realizada pela ordem de inscrição.
25
240 horas
35
A avaliação de cada unidade curricular será realizada por meio de um exame teórico ou teórico-prático ou trabalho escrito. O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 10 valores.
O curso decorrerá de dezembro de 2024 a dezembro de 2025. As aulas decorrerão, mensalmente às quintas-feiras, das 18h00 às 22h00 e sextas-feiras e aos sábados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (exceto a UC11, com horário a definir).
Dezembro de 2024 a dezembro de 2025
Cronograma provisório. Poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.
Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto; tem doutoramento em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Colabora como docente na área técnico-científica de Fisioterapia, desde 2010, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, desde 2018, da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa e da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave do Instituto Politécnico de Saúde do Norte e, desde 2019, da Escola Superior Saúde de Santa Maria. Exerce, desde 2012, prática clínica na Diprofísio - Gabinete de Divulgação e Promoção da Atividade de Fisioterapia e Promoção da Saúde Lda., com grande enfoque na reabilitação cardíaca e respiratória. Elemento da assembleia geral do Grupo de Interesse em Fisioterapia Cardiorrespiratória (GIFCR) – Triénio 2017-2020 e da direção Triénio 2020-2023, da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas. Investigadora colaboradora no Centro de Investigação e Reabilitação – CIR, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Autora de publicações na área da reabilitação cardíaca e autora de diversas comunicações em encontros científicos com especial enfoque na área da reabilitação cardíaca.
Licenciada e mestre em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde (ESSUA) - Universidade de Aveiro e doutorada em Fisioterapia pela Universidade do Porto (Portugal). Atualmente é pós-doutoranda na McMaster University e no West Park Healthcare Centre e coordenadora de pesquisa do Programa de Prática Interprofissional, Educação e Pesquisa (PIPER) da McMaster University's Faculty of Health Sciences (Canadá). É atualmente uma co-investigadora primária e investigadora em dois projetos de pesquisa financiados pela Canadian Lung Foundation e pelos Canadian Institutes of Health Research com o objetivo de otimizar a reabilitação pulmonar para pessoas após uma hospitalização por uma exacerbação aguda de DPOC e estudar a viabilidade de uma terapia para tosse não-farmacológica para reduzir os sintomas de tosse em pessoas com DPI. Tem publicado consistentemente na área das doenças respiratórias e reabilitação pulmonar, com mais de 50 publicações revisadas por pares e apresentações em conferências relacionadas ao sistema respiratório.
Licenciada em Fisioterapia em 1995, especialista em Fisioterapia e Doutorada em Atividade Física e Saúde. Fisioterapeuta no serviço de Cirurgia Cardiotorácica do CHSJ desde 1995, onde é Fisioterapeuta coordenadora dos centros de referência de patologia cardíaca congénita e de transplantação cardíaca. Docente no Instituto Politécnico de Saúde do Norte desde 1998 e na ESTSP entre 1998 e 2010. Lecionação em Fisioterapia e em diversos cursos de pós-graduação, mestrados e doutoramentos. Investigadora do CIAFEL. Palestrante convidada em diversos congressos etc. Autora de várias publicações, comunicações e pósteres além de revisora de várias revistas científicas na área da Fisioterapia Respiratória.
Licenciada em Fisioterapia (2007). Doutorada em Ciências e Tecnologia da Saúde pela Universidade de Aveiro em 2016. Atualmente, é professora assistente convidada na Escola de Ciências da Saúde do Politécnico de Leiria (ESSLei) e investigadora no Centro de Cuidados Inovadores e Tecnologia em Saúde (ciTechCare). Autora de artigos em revistas especializadas, capítulos de livros e livros. Recebeu prémios/honras na sua área de investigação. Atualmente, é investigadora principal em projetos financiados. Trabalha com foco na área de Ciências da Saúde, com ênfase em doenças respiratórias crónicas, particularmente na doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), em programas de reabilitação e promoção de atividade física.
Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, Instituto Politécnico de Saúde do Norte; Mestre em Ciências do Desporto área de especialização atividade física para a 3ª idade, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto; Doutorado em Atividade Física e Saúde na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto; Docente e Coordenador de Fisioterapia no Instituto Politécnico de Saúde do Norte.
Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior Saúde de Vale do Sousa; Doutorada pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto; Especialista na área científica de Terapia e Reabilitação (Decreto-Lei n.º 206/2009, de 31 de agosto). Pós-Graduada em Hidroterapia. Formação contínua em Fisioterapia Respiratória. Docente de Fisioterapia da ESSVS. Autora de publicações/comunicações/pósteres; Revisora de revistas científicas na área da Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia Veterinária. Prática clínica privada.
Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Vale do Sousa, em 2002. Mestre em Fisioterapia - Especialização em Fisioterapia na Comunidade, pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, em 2013. Especialista em Terapia e Reabilitação - área da Fisioterapia, em 2018. Pós-Graduada em Fisioterapia Respiratória do Adulto, pela Universidade de Aveiro, em 2019. Doutoranda em Ciências da Reabilitação na Universidade de Aveiro. Atualmente, Professora Adjunta Convidada do Curso de Licenciatura em Fisioterapia do Instituto Politécnico de Saúde do Norte. Coordenadora Pedagógica Erasmus do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde de Vale do Ave. Prática clinica em contexto domiciliário, predominantemente no foro cardiorrespiratório e oncológico.
Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Coimbra, em 2002. Especialista em Terapia e Reabilitação - área da Fisioterapia, em 2018. Pós-Graduada em Fisioterapia na Saúde da Mulher, pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão, em 2007 e Respiratória do Adulto, pela Universidade de Aveiro, em 2019. Atualmente, Professora Adjunta Convidada do Curso de Licenciatura em Fisioterapia do Instituto Politécnico de Saúde do Norte. Prática clinica em contexto domiciliário, na área da Fisioterapia Cardiorrespiratória.
Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias e Pós-Graduado em Fisioterapia Respiratória Avançada pela Universidade Atlântica. Atualmente Fisioterapeuta da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital Egas Moniz. Nos últimos 12 anos desempenhou funções também em contexto de Cuidados Intensivos Cirúrgicos, Neonatais, assim como Serviço de Urgência Geral (nomeadamente Reanimação) e Pediátrica, apresentando uma experiência sólida na prática da Fisioterapia no doente agudo. Tem como principais áreas de interesse Fisiologia e Fisiopatologia do doente Crítico e Respiratório Crónico e Agudo, Mobilização Precoce, Ventilação Mecânica Invasiva e Não-Invasiva, Desmame Ventilatório, Estratégias Instrumentais de Desobstrução Brônquica, Ecografia em Contexto de Urgência/Torácica e Muscular, e Metodologias de Exercício. Docente da área de Condições Cardiorrespiratórias na Escola Superior de Saúde do Alcoitão, e docente convidado da Pós-Graduação de Formação Avançada em Fisioterapia Respiratória. É também docente convidado no Minor International Physiotherapy Intervention in Acute Care. Orientador de estágios curriculares e profissionais na área de Cuidados Intensivos há 8 anos. Palestrante convidado em várias conferências de Cuidados Intensivos, Pneumologia e Fisioterapia, abordando temas como Protocolos de Intervenção em Cuidados Intensivos, Ventilação Invasiva e Não-Invasiva, Ecografia Torácica/Muscular, Fisiopatologia Respiratória em Insuficiência Respiratória, Gadgets e dispositivos em Fisioterapia Respiratória