Introdução

A evolução científica e tecnológica que ocorreu nos últimos anos na área da Pediatria/Neonatologia vem aumentando a sobrevida das crianças e recém-nascidos que antes não sobreviviam. Cada vez mais, crianças e recém nascidos menores e mais críticos resistem às adversidades das patologias dessa fase, levando a um longo tempo de permanência nas Unidades de Cuidados Intensivos. Nesse sentido, cresce a necessidade da formação de enfermeiros capacitados e aptos no cuidado aos neonatos/crianças.

Data de realização do curso

Outubro de 2024

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem

Estrutura curricular

UNIDADE CURRICULAR 1 – ENFERMAGEM DE NEONATOLOGIA E PEDIATRIA (OBRIGATÓRIO)
M1: ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS NEONATAIS
M2: ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS PEDIÁTRICOS
M3: ASPECTOS ÉTICOS DOS CUIDADOS AO RECÉM-NASCIDO/CRIANÇA/ADOLESCENTE EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
M4: QUALIDADE E SEGURANÇA EM CUIDADOS INTENSIVOS NEONATAIS E PEDIÁTRICOS
M5: - DINÂMICA FAMILIAR
M6: REABILITAÇÃO
M7: NIDCAP
M8: Importância da Investigação
M9: Eletrocardiografia Inicial
Curso ITLS Pediátrico

UNIDADE CURRICULAR 2 – PARTICULARIDADES DE ENFERMAGEM EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA (OBRIGATÓRIO)
M1: DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS GENÉTICAS
M2: MEDICAMENTOS E FLUÍDOS UTILIZADOS EM CUIDADOS INTENSIVOS
M3: INFECÇÕES NA INFÂNCIA
M4: RECONHECIMENTO E 1º ABORDAGEM DA CRIANÇA /ADOLESCENTE GRAVEMENTE DOENTE
M5: Preparação e Administração de Fármacos e Fluidos
CURSO DE EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS E REANIMAÇÃO
CURSO DE EMERGÊNCIAS NEONATAIS E REANIMAÇÃO
CURSO TRANSPORTE PEDIÁTRICO 

UC 3 - ENFERMAGEM DE NEONATOLOGIA E PEDIATRIA POR SISTEMAS (OBRIGATÓRIO)
M1: SISTEMA NEUROLÓGICO
M2: SISTEMA CARDIOVASCULAR
M3: SISTEMA RESPIRATÓRIO
M4: SISTEMA RENAL
M5: DISTÚRBIOS HEMATOLÓGICOS
M6: DISTÚRBIOS METABÓLICOS
M7: SISTEMAS DIGESTIVOS E NUTRIÇÃO
M8: NEONATO CIRÚRGICO 

CURSO: PRÁTICA BASEADA NA EVIDÊNCIA (OPCIONAL) - 5 ECTS
1 - Importância da investigação nas ciências da saúde
2 - Seleção da temática a investigar
3 - Etapas de um projeto de investigação
4 - Leitura crítica do conhecimento científico

Acreditação(ões)

A Pós-Graduação em Enfermagem em Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais está acreditada pela Ordem dos Enfermeiros, para efeitos de Qualificação Profissional, com atribuição de 3,5 Créditos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Esta Pós-Graduação não permite o acesso à atribuição do Título Profissional de Enfermeiro Especialista. 

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae  em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional; 
Preenchimento do boletim de candidatura online:  https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional);
O valor da candidatura (50€) será devolvido em caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 euros

Matrícula
250 euros

Propinas
1.980 euros ou 12 prestações mensais de 165 euros

CURSO: PRÁTICA BASEADA NA EVIDÊNCIA (OPCIONAL) - 5 ECTS
Propina
250 euros

Desconto aplicável sobre o valor total da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Parceria Banco Santander: 
Solução Formação para Enfermeiros

Observações

  • Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais
  • Todas as unidades curriculares/cursos apresentam um valor acrescido.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

1. Desenvolver competências para o profissional de enfermagem prestar atendimento qualificado ao recém-nascido/criança e sua família, internado em Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos, pautados pela humanização e pela ética.
2. Atualizar conhecimentos científicos, teóricos e práticos que fundamentam as práticas clínicas de enfermagem em situações de ameaça à vida;
3. Promover a reflexão crítica dos cuidados de enfermagem em contextos de Cuidados Intensivos;
4. Adquirir habilidades/competências para intervir em situações de urgência e emergência;
5. Desenvolver capacidade de tomada rápida de decisão com o intuito de manter a vida;
6. Desenvolver competências que promovam atitudes de investigação e de reflexão das práticas clínicas.

COMPETÊNCIAS:

No final da formação o formando:

- demonstra conhecimentos para avaliar e intervir em situações de ameaça à vida;
- reflete sobre intervenções de cuidados em situações de urgência e emergência;
- decide intervenção adequada face ao doente com ameaça à vida;
- tem capacidade de atualização das práticas clínicas fundamentado na evidência empírica.

Metodologia

Nas aulas TP serão utilizadas as metodologias de ensino: Expositiva; Interrogativa e Resolução de Problemas. Nas aulas OT's serão utilizadas as metodologias de resolução de casos clínicos.

Destinatários

Licenciados em Enfermagem.

Candidatura e selecção

Candidaturas encerradas.

Nº de vagas para o curso

24

Carga horária

284 horas de contacto

Unidades de crédito do curso

30 (obrigatórios) + 5 (opcionais)

Critérios de aprovação

O estudante deverá ter aprovação nas provas de avaliação, sendo que o número de faltas não poderá ultrapassar 20% da carga horária de cada unidade curricular.

Duração e regime

O curso decorre de outubro de 2024 a dezembro de 2025. As aulas decorrerão às sextas, das 17h00 às 21h00, e aos sábados, das 09h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30, quinzenalmente.

Cronograma

Outubro de 2024 a dezembro de 2025

18 outubro de 2024

08, 09, 29 e 30 novembro de 2024

17, 18, 31 janeiro de 2025

01, 14, 15, 28 fevereiro de 2025

01, 14 e 15 março de 2025

02, 03, 09, 10, 23 e 24 maio de 2025

06, 07, 20 e 21 junho de 2025

05, 11 e 12 julho de 2025

19 e 20 setembro de 2025

03, 04, 18 e 19 outubro de 2025

14, 15, 28 e 29 novembro de 2025

12 e 13 dezembro de 2025


Cronograma provisório.
Poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado oportunamente.

Corpo docente

Filipe Fernandes, Enf.

Licenciado em Enfermagem e Doutorando pela Universidade Católica Portuguesa na área do Doente Critico. Especialista de Carreira Docente, na área das Ciências de Enfermagem e coordenador pedagógico da formação pós-graduada na área de doente crítico na CESPU Formação.

Formador da American Heart Association, para Suporte Básico de Vida,  Suporte Avançado de Vida e Emergências Cardiovasculares, formador de  Gestão de Crises e Catástrofes pelo SAMU Sevilha e Airway Management Education Center.

Isabel Araújo, Profª. Doutora

Docente do IPSN-ESSVA. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Educação Especialidade Educação para a saúde. Doutora em Ciências de Enfermagem - Universidade do Porto. Tese de Doutoramento” CUIDAR DA FAMÍLIA COM UM IDOSO DEPENDENTE: FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM. Diretora Departamento das Ciências da Saúde da ESSVA. Coordenadora Curso de Licenciatura em Enfermagem.

Lurdes Teixeira, Mestre

Licenciada em Enfermagem. Mestre em Saúde Infantil e Pediátrica. Enfermeira chefe no Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica e Urgência de Pediatria do Centro Hospitalar e Universitário de S. João. 

Maria José Costeira , Prof.ª Doutora

Especialista em pediatria. Sub-especialidade em neonatologia. Pós Graduação em Gestão Hospitalar.  Professora Afiliada da Universidade do Minho. Professor convidado da CESPU. 

Raquel Reis, Enf.ª

Licenciada em Enfermagem. Enfermeira na Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar do Alto Ave. Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.

Ricardo Cruz, Enf.
Outros Docentes Convidados