Introdução

Os desafios na gestão e administração em saúde passam por conferir às organizações maior flexibilidade, eficiência e inovação. Novas abordagens que implicam melhorar a acessibilidade, melhorar os ganhos em saúde, melhorar a gestão financeira e operacional são uma realidade para todas as organizações e profissionais.

Os gestores em saúde são responsáveis ​​por esta dinâmica de inovação e criatividade, e na complexidade de sua tomada de decisão devem incorporar competências que lhes permitam adequar suas ações à melhoria da saúde, para uma gestão e administração eficaz, motivada e mobilizadora.

No entendimento dos problemas e da globalidade dos sistemas de saúde nas suas questões econômico-sociais, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de opções estratégicas que envolvem as questões de saúde e as suas políticas contribuindo para um sistema de cuidados de qualidade para a melhoria da saúde da população.

Data de realização do curso

Maio de 2024

Local(is) de realização

Matosinhos

Estrutura curricular

UC 1 - Comportamento Organizacional
U. C. 2 - Economia da Saúde e Finanças
U. C. 3 - Gestão da Qualidade
U. C. 4 - Gestão de Recursos Humanos e Liderança
U. C. 5 - Governação Clínica
U. C. 6 - Métodos Estatísticos
U. C. 7 - Operações e Logística
U. C. 8 - Planeamento
U. C. 9 - Políticas e Sistemas de Saúde
U. C. 10 - Sistemas de Informação
U. C. 11 - Contratualização em Saúde
U. C. 12 - Direito e Legislação em Saúde
U. C. 13 - Marketing e Comunicação em Saúde
U. C. 14 - Controlo de Gestão e Contabilidade em Saúde
U. C. 15 - Gestão Estratégica em Saúde Saúde
U. C. 16 - Gestão Baseada na Evidência

Acreditação(ões)

O Executive Master em Gestão e Administração em Saúde é um curso de formação  acreditado pelas seguintes entidades:

- Ordem dos Psicólogos  com atribuição de 136 CDP.
- Ordem dos Farmacêuticos  com atribuição de 5 CDP.

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online:  https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae ;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou Cartão de Cidadão; 
O valor da candidatura (50€) será devolvido em caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros

Matrícula
250 Euros

Propina para o Público em Geral
2.700 Euros ou 15 prestações mensais de 180 Euros

Desconto aplicável sobre o valor da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Parceria Banco Santander: 
Solução Formação para Médicos Dentistas e Enfermeiros

Observações

NOTA:  Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

ULS Matosinhos
Rua Dr. Eduardo Torres
4454-509 Matosinhos

Entidades parceiras

Instituição de Ensino Superior que confere o Diploma

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Este Mestrado Executivo tem como objetivo desenvolver competências de gestão e administração em saúde que permitam uma resposta às novas critérios e contribuir para a eficiência e adequação estratégica das respostas em saúde. Pretende-se mobilizar todos os profissionais de saúde para uma dinâmica de formação ativa e intensiva que engloba a metodologia expositiva, e-learning , resolução de problemas e discussão de casos e debate em contexto de sala de aula, reunindo um grupo de docentes privilegiado. O seu plano curricular foi desenvolvido para profissionais que desempenhem funções de Gestão em Unidades de Saúde, públicas ou privadas, ou que identifiquem a Gestão como uma mais valia no seu projeto de desenvolvimento profissional.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendem adquirir conhecimentos nesta área.

Candidatura e selecção

Candidaturas até dia 01 de abril de 2024.

A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

272 horas de contato.

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá ultrapassar 20% da carga horária .
Para aprovação da formação você terá que obter aproveitamento em todas as unidades curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 9,5 valores. 

Duração e regime

O curso decorrerá de maio de 2024 a junho de 2025.  As aulas decorrerão quinzenalmente, às sextas-feiras das 18h00 às 22h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Cronograma

Maio de 2024 a junho de 2025

3, 4, 17 e 18 de maio
7, 8, 21 e 22 de junho
5, 6, 19 e 20 de julho
13, 14, 27 e 28 de setembro
11, 12, 25 e 26 de outubro
8, 9, 22 e 23 de novembro
6 e 7 de dezembro
10, 11, 24 e 25 de janeiro de 2025
7, 8, 21 e 22 de fevereiro de 2025
7, 8, 21 e 22 de março de 2025
4 e 5 de abril de 2025
9, 10, 23 e 24 de maio de 2025
6 e 7 de junho de 2025

Cronograma provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais.

Corpo docente

Alexandra Pereira, Mestre

Mestrado em Cuidados Paliativos. Grupo SAPE Administração Regional de Saúde do Norte. 

Américo Afonso, Prof. Doutor

Médico Dentista. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da U. Porto. Presidente do Conselho de Administração no Hospital de S. Marcos – Braga (2002-2005); na Clínica Particular de Barcelos (2005-2012); no Hospital da Misericórdia de Paredes (2009-2011) e no Centro Hospitalar do Médico Ave – CHMA (2013-2016). Director Clínico da FMDUP. PósGraduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde, pela CESPU. Curso de Formação Avançada em Gestão Hospitalar, pela PBS. Consultor na área da Gestão para a Saúde.

Ana Pinto Borges, Profa. Doutora

Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Economista da Entidade Reguladora da Saúde. Professora Universitária. Publicações internacionais no âmbito da regulação e da economia da saúde.

Anabela Santos Rodrigues, Profa. Doutora
Docente do Ensino Superior. Doutorada em Psicologia(linha de investigação de trabalho de equipa). Licenciada em Enfermagem. Licenciada em Psicologia.
Carlos Esteves, Enf.

Licenciado em Enfermagem de Reabilitação. Pós-Graduado em Gestão de Serviços de Saúde. Mestrando em Gestão de Unidades de Saúde. Diretor Serviço Esterilização (2008-2010), certificado pela ISO 9001, Gestor da Qualidade (>2010) e Gestor de Risco (>2019), Coordenador da VMER (2009-2019) e Coordenador da Emergência Intra-Hospitalar (>2016) do Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E.. Auditor do CHKS para Programas de Acreditação em Saúde (>2002). Curso de Auditoria pela ISO 19011 para ISO 9001; Perito Técnico pela LusoAenor. Membro do Accreditation Awards Panel do CHKS (>2019) e do Accreditation Council (>2019). Gestor de Cliente do Programa Nacional de Acreditação de Hospitais (Instituto da Qualidade na Saúde: 2002-2007). Membro da equipa de melhoria contínua da ARS-N para os Cuidados Continuados (2009-2010). Membro da Direção (e sócio fundador da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde (2010-2019). Membro da CT 180 (APQ/IPQ): Gestão do Risco (2011-2019).

Carolina Isabel Rêgo Récio Santos , Prof.ª Doutora

Doutorada em Saúde Pública, especialização em Política, Gestão e Administração em Saúde, pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) – Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Mestre em Gestão da Saúde pela UNL-ENSP. Docente da Unidade Curricular de Gestão de Projetos de Saúde e responsável do curso de gestão de projetos da NOVA Doctoral School. As suas áreas de especialização e publicação são planeamento e gestão de projetos e programas. Integra  a comissão organizadora da ProjMAN  (Conferência Internacional de Gestão de Projetos), a Comissão Organizadora do PBPS (Prémio Boas Práticas em Saúde) e os corpos Sociais da APPSP (Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública).

Helena Freitas, Dra.
João Pedro Tavares, Dr.

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho. Pós-Graduação em Gestión de las Relaciones Laborales, pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Certificação Internacional em Coaching. Practicionner em PNL. Vice-presidente da Associação Portuguesa dos Gestores de Recursos Humanos (de 2007 a 2016) e Vice-Presidente da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal da Associação Nacional das Empresas de Recursos Humanos (2010 – 2016). Autor da teoria e do livro “Liderança VIP – …para o século XXI”. Empresário, Gestor, Coach e Consultor de empresas e recursos humanos em várias empresas. Docente universitário e Pós Universitário em várias instituições Portuguesas e Espanholas. Com mais de trinta anos como quadro superior e administrador de empresas nacionais e multinacionais. 

João Oliveira, Dr.

Licenciado em Matemáticas Aplicadas e pós-graduado em Administração e Gestão da Saúde. Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga desde junho de 2019. Anteriormente (desde 2016), Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, e vogal executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, entre 2009 e 2016. Exerceu ainda funções como diretor do Serviço de Aprovisionamento do Hospital de São João. Foi, também, diretor logístico e gestor de informação para a Península Ibérica na Uponor.

João Rebelo, Dr.

Advogado, mestre em direito e Diretor de Serviços Jurídicos & Compliance do Grupo Luz Saúde (Hospital da Luz).

As suas áreas de exercício preferencial são o Direito da Saúde, Biotética, Direito Societário e Regulação (licenciamento, dados pessoais e medicamento). Já participou em diversas transações comerciais, donde se destacam a compra e venda de unidades privadas de saúde, fusões e aquisições, contratos de parcerias público-privadas, negociação e celebração de contratos de financiamento e outros contratos em geral. Presta assessoria jurídica às equipas de recursos humanos de vários hospitais e clínicas, bem como o necessário acompanhamento dos assuntos jurídicos.

Integra ainda várias comissões de ética hospitalares e tem colaborado com diversas universidades e instituições de ensino superior, sobretudo lecionando a disciplina de direito e legislação saúde, no âmbito de pós-graduações e mestrados.

Luís Pisco, Dr.

Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde da Foz do Arelho. Director do Instituto da Qualidade em Saúde de Abril de 1999 a Outubro de 2005. Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários de 12 de Outubro de 2005 a 14 de Abril de 2010. Presidente da Direcção (Janeiro 99 – Junho 2009) da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. Membro da Direcção da Sociedade Europeia de Medicina Familiar (2001 a 2007). Fellow do Royal College of General Practitioners e da Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA). Professor convidado na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas. Sócio fundador e membro da Direcção da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.

Maria Fernanda Silva, Mestre

Especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações pela Ordem dos Psicólogos. Possui Mestrado em Educação – Formação, Trabalho e Recursos Humanos e licenciatura em psicologia - Universidade do Minho; Pós-graduação em gestão de recursos humanos – ISAG; Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica- Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto; o Curso de Enfermagem Geral; Escola Calouste Gulbenkian de Braga -1984. Exerce a atividade no Centro Hospitalar do Médio Ave (desde 1985) coordenando a Formação Contínua e o Ensino Pré e Pós graduado. Exerce a Actividade de Formadora como trabalhador liberal desde 1998; Orientadora de estágios de alunos da Universidade do Minho dos cursos de Licenciatura e de Mestrado de Psicologia e Educação. Atividade de Docente do Ensino Superior desde 2001.

Maria José Teixeira Cabral Costeira Paulo, Prof.ª Doutora

Doutoramento pela Escola de Medicina Universidade do Minho. Responsável pela Qualidade e pela reAcreditação do HSOG pelo referencial Joint Commission International (2016- Jun 2018). Diretora Clínica do Hospital Senhora da Oliveira, EPE- Guimarães (2012- Jun 2018). Missão Humanitária integrada no projeto PIMI do IMVF, com o objetivo de redução da mortalidade materna e infantil na Guiné Bissau (Set- Dez 2018). Membro do Colégio de Neonatologia da Ordem dos Médicos (2012-2017). Membro da Comissão para a Investigação da Sociedade Portuguesa de Neonatologia (2011-2017). Professora Convidada na EMUM (2011-2017). Colaboradora no Ensino de Medicina na EMUM (2002-2012). Realização de vários seminários integrados no curso “Crossing a road into neurosciences”, organizado pela International Brain Research Organization e realizado na  Universidade Eduardo Mondlane- Maputo (Moçambique) (Jun 2012). Realização de vários seminários integrados no “3rd International Workshop of Patient Safety”, realizado na Clínica Sagrada Esperança em Luanda (Angola) (Abril 2013).

Marta Carmo Palmeirão , Mestre

Doutoranda (desde 2017) no programa de Doutoramento em Direito, Ciências Jurídico – Económicas na Universidade do Porto. Mestre em Direito/Ciências Jurídico-Económicas pela Universidade do Porto. Licenciada em Direito pela Universidade do Porto. Intervenção no plano de estudos e dos cursos da Escola Superior de Gestão em Saúde, da ANF. Formação Avançada Pharmacy and Health Leadership (PH+), na Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa (2018-2019). MBA Internacional em Gestão, Finanças e Marketing, com extensão internacional na Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo (PUC) e na Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas (ESADE Business School), Barcelona (2011 e 2013). Pós-Graduação em Regulação Pública e Concorrência no Centro de Estudos de Direito Público e Regulação (CEDIPRE), Universidade de Coimbra (2009-2010). Assessoria Jurídica na Associação Nacional das Farmácias, desde 2016. Jurista na ERS, Departamento de Estudos e Regulação Económica, Departamento de Supervisão do Sistema de Saúde, e Departamento de Apoio ao Regulado (entre 2008 e 2015).

Miguel Gouveia de Brito, Dr.

Presidente do Conselho de Administração da CESPU Saúde. Vogal do Conselho de Administração na CESPU Diagnóstico, SA. Gerente da Anjos da Noite – Serviços Médicos Noturnos, Lda. Presidente do Conselho de Administração da TrueClinic, SA. Administrador do Hospital Particular de Barcelos. Doutorando em Ciências Empresariais na Universidade Portucalense – Infante D. Henrique. Curso de Mastering Health Care Finance – International Executive Program na Institute of Health Economics and Management da Universidade de Lausanne, em parceria com a Harvard Medical School e o Hospital Geral de Santo António. Mestrado em Economia e Gestão da Saúde na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. MBA pela Escola Europeia de Negócios e uma Pós-Graduação em Economia e Gestão da Saúde, pela FEUC. Curso de Formação Avançada em Gestão de Recursos Humanos pela UCP. Licenciado em Gestão de Empresas pela UCP. Foi administrador delegado do Hospital da Misericórdia de Paredes, Vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, Consultor da Administração Regional de Saúde do Norte, Administrador do Grupo Unimed. No início da carreira foi Manager da Deloitte & Touch Portugal e Director Coordenador da Playlife (Benetton Portugal), tendo administrado também empresas como a Panike, no sector de produção alimentar e a Building Mind, na área da construção.

Nuno Araújo, Prof. Doutor

Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Empresariais, pós-graduado em Estudos Avançados em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e com um Master em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e com título de especialista em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto da Instituto Politécnico da Saúde Norte e Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico de Benguela. Coordenador dos cursos executivos da área da Gestão em Saúde da CESPU. É investigador associado da BRU-IUL (Business Research Unit - ISCTE). Consultor internacional nas áreas da Gestão, Administração e Economia da Saúde em projetos da Cooperação EuropeAid e perito da European Quality Assurance in Vocational Education and Training.

Pedro Morais, Mestre

Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Mestrado em Gestão. Desde 2017 Membro do Conselho de Gestão do Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto, EPE. Entre 2014 e 2017 Membro Conselho de Administração, Vogal Executivo da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE. Entre 2013 e 2014 foi  Director Departamento de Aprovisionamento e Logística e Director Serviço de Aquisições Centro Hospitalar do Porto, EPE. De 05/2008 a 09/2013 Director Serviço de Aprovisionamento Centro Hospitalar

Ricardo Damas, Dr.
Licenciado em Gestão de Empresas. Pós-Graduado em Gestão de Empresas – Especialização em Marketing Mestrando em Gestão de Empresas. Docente no IPSN - ESSVA.
Vítor Macedo, Prof. Doutor

Doutoramento em Economia. Licenciado em Economia e Mestre em Contabilidade pela FEP e Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela FEUP.  É coautor do livro “Gestão Hospitalar – Manual Prático”, editado pela LIDEL. Docente na FEP. Anteriormente, foi docente no ISCAC/CBS, vogal do C. A. do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. e do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, E.P.E., administrador-delegado do Hospital de São Gonçalo – Amarante, diretor-geral e diretor financeiro/controlo de gestão em empresas dos setores da construção civil, indústria metalomecânica, distribuição de produtos petrolíferos e distribuição grossista.

 

Outros Conferencistas Convidados
  • Adalberto Campos Fernandes, Prof. Doutor

Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018).Doutorado em Administração da Saúde pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Mestre em Saúde Pública na especialidade de Administração dos Serviços de Saúde pela ENSP-NOVA.  Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Foi Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, do Hospital Pulido Valente  e do Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Foi Presidente da Comissão Executiva do SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde. Autor de dezenas de artigos e comunicações e integrante de diversas Associações Científicas Nacionais e Internacionais.

  • Álvaro Rosa, Prof. Doutor

Natural de Macau é doutorado em Gestão Estratégica. Actualmente, é Professor Auxiliar na Escola de Gestão do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação são corporate governance; qualidade e gestão de serviços de saúde, nomeadamente, na área de governação dos serviços de saúde.

José Ribeiro, Enf.
Óscar Gaspar, Dr.