Introdução

O Curso de Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais - As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 9ª Edição, pretende dotar os participantes no Curso, para além do suporte teórico, do domínio de amplos aspectos da prática dos modelos comportamentais e cognitivos, bem como proporcionar o conhecimento actualizado das mais recentes inovações no campo das terapias cognitivo-comportamentais e apresentar os aspectos investigacionais das áreas leccionadas.

Data de realização do curso

Abril de 2023

Estrutura curricular

Unidade Curricular 1 - As terapias comportamentais e cognitivas: os seus fundamentos, paradigmas e intervenções terapêuticas

  • Fundamentos das Terapias Comportamental e Cognitiva. Paradigmas e Origem. Processo Psicoterapêutico. Dos Modelos aos Processos de Mudança. O modelo Cognitivo Beckiano e as Intervenções Cognitivo-Comportamentais. Suposições Fundamentais do Modelo. Terapia Cognitivo-Comportamental e Regulação Emocional. Esquemas Emocionais.

Unidade Curricular 2 - Protocolos de intervenção cognitivo-comportamental nas perturbações emocionais, nas perturbações do comportamento alimentar, nas perturbações da personalidade e nas psicoses.

  • Modelos Teóricos, Avaliação, Formulação de caso e Protocolo de Intervenção Cognitivo-Comportamental nas Perturbações de Personalidade – a Terapia Focada nos Esquemas.
  • Modelos Teóricos, Avaliação, Formulação de caso e Protocolo de Intervenção Cognitivo-Comportamental na Perturbação de Pânico e/ou Agorafobia.
  • Modelos Teóricos, Avaliação, Formulação de caso e Protocolo de Intervenção Cognitivo-Comportamental na Fobia Social em Adolescentes e Adultos.
  • Modelos Teóricos, Avaliação, Formulação de caso e Protocolo de Intervenção Cognitivo-Comportamental na Perturbação Obsessivo-Compulsiva.
  • Modelos Teóricos, Avaliação, Formulação de caso e Protocolo de Intervenção Cognitivo-Comportamental na Depressão.
  • Modelos Teóricos, Avaliação, Formulação de caso e Protocolo de Intervenção Cognitivo-Comportamental nas Perturbações do Comportamento Alimentar.
  • Modelos Teóricos, Avaliação, Formulação de caso e Protocolo de Intervenção Cognitivo-Comportamental nas Perturbações Psicóticas.

Unidade Curricular 3 - Introdução, classificação e aplicação clínica das terapias contextuais ou de 3ª Geração: As terapias baseadas no mindfulness, a Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT), a Terapia Comportamental Dialética (DBT), e a Terapia Focada na Compaixão.

  • Terapias Contextuais – Introdução.
  • Curso de Introdução ao Mindfulness: Teoria, Prática e Aplicações Clínicas. Mindfulness e Neurociências.
  • Avaliação e Intervenção Cognitivo-Comportamental na Perturbação Borderline de Personalidade – a Terapia Dialéctica Comportamental.
  • Curso de Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): Modelo, Processos Básicos e Prática.
  • Modelos Evolucionários e Teoria das Mentalidades Sociais - Implicações Clínicas. O Modelo Biopsicossocial de Paul Gilbert. Vergonha, Autocriticismo e a Terapia Focada na Compaixão.
  • Unidade Curricular Complementar - (Mindfulness - semi-retiro)

Acreditação(ões)

O Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental – As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 10ª Edição é acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

O Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental – As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 10ª Edição é acreditado pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC); esta pós-graduação é reconhecida e acreditada pela APTC através da valorização das horas lectivas durante o processo de acreditação para Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental pela APTC.

O Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental – As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 10ª Edição tem o patrocínio científico da Associação Portuguesa para o Mindfulness (APM). O Curso de Introdução ao Mindfulness leccionado durante o Curso de Pós-Graduação é reconhecido pela APM, desde que frequentadas pelo menos 7 sessões.

Foi solicitado Patrocínio Científico do Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental – As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 10ª Edição ao Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos (OM).

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Cartão de Cidadão; 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros
Matrícula
250 Euros
Propinas
2.100 Euros ou 12 prestações mensais de 175 Euros

Desconto aplicável sobre o valor total da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Desconto de 10% para os sócios da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC)

Observações

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

Entidades parceiras

  • Ordem dos Médicos (OM)
  • Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)
  • Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC)
  • Associação Portuguesa para o Mindfulness (APM)

Instituição de Ensino Superior que confere o Diploma

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental – As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 9ª Edição, pretende dotar os participantes no Curso, para além do suporte teórico, o domínio de amplos aspectos da prática dos modelos comportamentais e cognitivos. Igualmente, é um objectivo fundamental proporcionar o conhecimento actualizado, quer das mais recentes inovações teóricas e da prática clínica quer investigacionais das áreas leccionadas no campo das terapias cognitivo-comportamentais.

Os aspectos da articulação entre a teoria e prática, a discussão de casos clínicos, a demonstração das estratégias terapêuticas através de role-play e a supervisão dos casos clínicos apresentados pelos formandos durante as sessões, constituirão a base estruturante do curso. Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos suficientes para a elaboração e concretização de um plano terapêutico de acordo com os modelos cognitivo-comportamentais nas áreas clínicas focadas no Curso. A estruturação do Curso exigirá assim uma participação muito activa dos formandos.

Destinatários

Licenciados em Psicologia e Medicina. 

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas até 31 de março.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

160 Horas 

Unidades de crédito do curso

20

Duração e regime

O curso decorre de abril de 2023 a março de 2024. As aulas decorrerão aos sábados das 9h30 ás 13h00 e das 14h00 ás 18h30, quinzenalmente. 

Cronograma

Abril de 2023 a março de 2024

22 de abril de 2023
6 e 20 de maio de 2023
3 e 17 de junho de 2023
1, 15 e 29 de julho de 2023
9 e 23 de setembro de 2023
14 e 28 de outubro de 2023
11, 25 de novembro de 2023
16 de dezembro de 2023
06 e 20 janeiro de 2024


Este cronograma poderá sofrer alterações que serão comunicadas atempadamente

Corpo docente

Ana Galhardo, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Professor Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga.

Cristiana Duarte, Prof.ª Doutora

Psicóloga Clínica com Doutoramento na FPCEUC. Investigadora no “Appetite Control and Energy Balance Research”, School of Psychology, Faculty of Medicine and Health, Universidade de Leeds; e no Center for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioural Intervention (CINEICC), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

José Pinto Gouveia, Prof. Doutor

Médico Psiquiatra. Doutorado em Psicologia Clínica FPCEUC. Ex. Chefe de Serviço de Psiquiatria dos HUC. Prof. Catedrático da FPCEUC Jubilado.

Maria do Céu Salvador, Prof.ª Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Prof. Auxiliar da FPCEUC. Presidente da APTC

Marina Cunha, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Professora Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga.

Paula Castilho, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Prof. Auxiliar da FPCEUC.

Paulo Pimentel, Dr.

Psicólogo Clínico. Doutorando na FPCEUC. Investigador do CINEICC.

Ricardo João Teixeira, Prof. Doutor

Psicólogo clínico e da saúde. Psicoterapeuta cognitivo-comportamental (APTC). Director da REACH - Clínica de Saúde Mental. Instrutor do programa MBCT. Investigador do CINEICC/FPCEUC. Pós-graduado em psicologia da saúde, em psicoterapias cognitivo-comportamentais, e em cuidados continuados e paliativos. Doutorado em Psicologia da Saúde pela UMinho. Pós-doutorado em Psicologia pela UAveiro.

Serafim Carvalho, Prof. Doutor

Médico Psiquiatra. Doutorado em Psicologia Clínica FPCEUC. Assistente Hospitalar Graduado Psiquiatria do HML. Prof. Auxiliar Convidado do ISCS-N.

Teresa Carvalho, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Professora Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga.