Introdução

Os licenciados em Radiologia e Imagem Médica e Radioterapia desempenham as suas funções na concepção, programação, planeamento, realização e avaliação de exames na área da radiologia, com vista ao diagnóstico e tratamento do doente. É ainda da responsabilidade dos profissionais a utilização de técnicas e normas de proteção e segurança radiológica no manuseio de fontes com radiações ionizantes e não ionizantes, bem como na colaboração de procedimentos no âmbito da radiologia de intervenção.Estes profissionais têm a responsabilidade de realizar, entre outros, exames no âmbito da RM e TC. A elaboração deste currículo pretende cimentar e fomentar o aumento de competências em RM e TC, que proporcionem um desempenho profissional autónomo, eficaz, eficiente e responsável nestas áreas de diagnóstico. formação ao longo da vida, sustentam e justificam esta pós-graduação.

Data de realização do curso

Novembro de 2023

Áreas de conhecimento

  • Radiologia

Estrutura curricular

U.C. 1 – Anatomofisiologia

U.C. 2 – Gestão do Risco e Segurança do Doente em Imagiologia

U.C. 3 – Gestão e Administração de Serviços Saúde

U.C. 4 - Princípios físicos, instrumentação, imagem e segurança em RM e TC

U.C. 5 - Métodos e técnicas diferenciadas em Radiologia RM e TC

U.C. 6 - Patologia em Radiologia RM e TC

U.C. 7 - Investigação em Radiologia

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online:  https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor da candidatura (50€) será devolvido em caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros

Matrícula
250 Euros

Propinas
1.920 Euros ou 12 prestações mensais de 160 Euros

Desconto aplicável sobre o valor total da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Observações

NOTA:  Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar sujeitos a mudanças pontuais.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Instituição de Ensino Superior que confere o Diploma

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

1. Proporcionar aos alunos a aquisição de um conjunto de competências na área da RM e TC, para que sejam capazes de realizar todos os exames na área da radiologia de diagnóstico médico.

2. Preparar os alunos para a concepção, planeamento, organização, execução e avaliação de exames do foro da RM e TC, identificar os processos patológicos e os parâmetros fisiológicos, as manifestações dessas tendo em conta a avaliação da eficácia do exame por RM e TC ;

3. Proporcionar aos alunos aptidões para a aplicação e análise dos resultados dos protocolos utilizados em RM e TC;

4. Compreender os enquadramentos legislativos, políticos, éticos e de investigação que fundamentam, informam e influenciam a sua prática profissional;

5. Motivar os alunos para a procura de novos conhecimentos, de novas formas de resolver problemas e novas formas de atuação;

6. Dotar os alunos de uma experiência intelectualmente estimulante que lhes permita desenvolver competências, capacidades e atitudes a exercer em diferentes contextos profissionais;

7. Pretende-se capacitar e fornecer ferramentas necessárias aos profissionais, tendo em conta a tomada de decisões na compra e melhoria dos equipamentos de RM e TC, assim como, aumentar a eficácia, eficiência e produtividade do seu trabalho;

8. Reconhecer o valor da investigação em radiologia e investir na formação ao longo da vida;

9. Comportar-se de acordo com códigos de conduta profissional.

Metodologia

As estratégias de avaliação deverão ser diversificadas, adaptando-se às características específicas de cada unidade curricular e tendo como principal objetivo proporcionar ao estudante oportunidades de aprendizagem nas quais ele seja o sujeito efetivo dessa aprendizagem. Sugere-se, no entanto, que em cada unidade curricular não sejam aplicadas mais que duas tipologias distintas e que esta seja negociada entre os docentes e discentes.

O diploma de Pós Graduado em RM e TC só será emitido aos alunos que obtiverem aprovação a todas as unidades curriculares.

Destinatários

Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica – Radiologia, licenciados pelas Universidades Portuguesas ou por outras Universidades com habilitação legalmente equivalente.

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas.

A seleção é realizada para a ordem de inscrição. 

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

176 horas

Unidades de crédito do curso

28

Critérios de aprovação

Presença obrigatória em 75% das aulas previstas. Em situações omissas, aplica-se o estipulado em Regulamento Pedagógico do IPSN-ESSVA sobre este assunto.

Duração e regime

O Curso decorrerá de novembro de 2023 a novembro de 2024. As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00, aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (quinzenalmente).

Cronograma

Novembro de 2023 a novembro de 2024

24 de novembro de 2023 (Turma A e B)

15 e 16 dezembro 2023 (Turma A e B)

05, 06, 19 e 20 janeiro de 2024 (Turma A e B)

02, 03, 16 e 17 de fevereiro de 2024 (Turma A e B)

01, 02, 15 e 16 de março de 2024 (Turma A e B)

05, 06 e 19 de abril de 2024 (Turma A e B)

03, 04, 17, 18 e 31 de maio de 2024 (Turma A e B)

01 (Turma A), 14 (Turma B), 15 (Turma A), 28 (Turma A e B), 29 (Turma B) de junho de 2024

05, 06 e 13 de julho de 2024  (Turma A e B)

06 (Turma A e B), 07 (Turma B), 20 (Turma A), 21 (Turma B), 27 (Turma A e B) e 28 (Turma A) de setembro de 2024

11 e 12 (Turma B), 19 e (Turma A e B) de outubro de 2024

08 (Turma A), 22 e 23 (Turma A e B) de novembro 2024

Cronograma provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais.

Corpo docente

Armindo Renato Sousa, Dr.

Licenciatura em Radiologia; Técnico Coordenador do Serviço de Radiologia do CHMA; Membro da Equipa de Qualidade, Risco e Segurança; Membro da Comissão de Gestão do Risco; Membro da Comissão de Exposição a Radiações; Técnico Qualificado em Proteção Radiológica – Nível 2

Duarte Vieira , Dr.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Neurorradiologia no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ). Membro do Centro de Referência de Epilepsia Refractária no Centro Hospitalar Universitário de São Jo-ao (CHUSJ). Docente Ensino Superior na área da imagem médica.

José Carlos Morais, Mestre

Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Coimbra. Licenciado em radiologia, Mestrado em Ciências da Educação, Professor especialista em radiologia. Pós Graduação em RMN pelo ISAVE. Docente do ensino superior, Téc. diagnóstico e terapêutica  no Hospital Senhora Oliveira. Vários anos de lecionação da Unidade Curricular respetiva.

Lídio Silva, Mestre

Mestre em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica. Bacharel em Engenharia Electrotécnica. Docente nas áreas da Física e Instrumentação em Imagiologia Médica, em Licenciaturas e Mestrados da Escola Superior de Saúde do Porto; Isave; Cespu e Instituto Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. Director Comercial para o Norte de Portugal da GE Healthcare e responsável da formação em Tomografia Computorizada e Imagem Molecular da GE Healthcare Iberia até 2012.

Paulo Brandão, Prof. Doutor
Licenciado em Medicina pela FMUP. Especialista em Radiodiagnóstico. Doutorado em Engenharia Biomédica na Universidade do Minho.
Sónia Marisa Machado, Profa. Doutora

Master em Medicina Natural pela Faculdade de Medicina de Santiago de Compostela; Doutorada em Farmacognosia e Fitoquímica; Mestre em Ciências Farmacêuticas; Mestre em Tecnologia do Medicamento na Especialidade de Farmacologia; Licenciada em Ciências Farmacêuticas; Pós-Graduada em Epidemiologia e Análise de Dados, Faculdade de Medicina, Universidade Porto; Curso monitor de ensaios clínicos pela Eurotrials. Consultora Técnico-Científica em fitoterapia, nutracêuticos e cosmecêuticos. Docente e coordenadora de Mestrado e Pós-graduações da ESSVA/IPSN-CESPU. Investigadora no IINFACTS/CESPU, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e no CIBIO/FCUP.

Ricardo Ribeiro, Mestre

Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Licenciado em Radiologia Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Pós Graduado em Ciências da educação pela Universidade Católica Portuguesa; Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa; Pós – Graduado em Ressonância Magnética pelo ISAVE; Professor especialista em Radiologia pela CESPU; Técnico de radiologia no Centro Hospitalar do Alto Ave. Docente Ensino Superior.

Sofia Brandão, Prof.ª Doutora

Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Licenciado em Radiologia Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Professora especialista em radiologia pela CESPU, Mestre em Informática Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Doutorada em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professora Adjunto Principal na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário