Introdução

Esta Pós-Graduação apresenta-se como uma mais valia, uma vez que aborda a prevenção e controlo das IACS e da RAM, numa perspetiva integrada, com vista a reduzir a incidência das IACS, o consumo de antimicrobianos, garantir a qualidade e a segurança dos doentes e seus cuidadores, dos profissionais de saúde e de todos os que entram em contacto com os serviços de saúde. Constitui-se como uma componente efetiva para a obtenção de ganhos em saúde, pelo que se propõe o reconhecimento, validação e certificação pela Ordem dos Enfermeiros, numa perspetiva integrada e integradora, inserida no processo de desenvolvimento e valorização profissional da Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem em Prevenção e Controlo de Infeção, em cumprimento do Regulamento n.º 674/2021 da Ordem dos Enfermeiros.

Os formandos que:

a) pretendam o reconhecimento da Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem em Prevenção e Controlo de Infeção, pela Ordem dos Enfermeiros terão de frequentar a UC8 (Componente prática em contexto de Enfermagem de Prevenção e controlo de Infeção); neste caso, não frequentam a UC 9 (Transdisciplinaridade na prevenção e controlo das IACS e os desafios emergentes);

b)  se não pretenderem o reconhecimento da Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem em Prevenção e Controlo de Infeção, pela Ordem dos Enfermeiros, podem optar por frequentar a UC8  (Componente prática em contexto de Enfermagem de Prevenção e controlo de Infeção ) ou a UC 9 (Transdisciplinaridade na prevenção e controlo das IACS e os desafios emergentes).

A Pós-Graduação assenta nas principais temáticas ao nível da prevenção e controlo de infeção, proporcionando networking com um corpo docente que coaduna a realidade nas unidades de saúde, com a qualificação académica e a evidência científica atual. Promove a aquisição de competências nos domínios da Prática Profissional, Ética e Legal e do Exercício Profissional em Prevenção e Controlo de Infeção assente nos processos de gestão e liderança, melhoria contínua da qualidade, vigilância epidemiológica e investigação, na prática clínica, na formação e literacia..

Data de realização do curso

Novembro de 2023

Estrutura curricular

U.C. 1- Fundamentos em prevenção e controlo de infeção

U.C. 2 - Microbiologia aplicada à prevenção e controlo de infeção

U.C. 3 - Investigação em prevenção e controlo de infeção

U.C. 4 - Epidemiologia aplicada à prevenção e controlo de infeção

U. C. 5 - Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos

U. C. 6 - Princípios Legais, Éticos e Deontológicos em prevenção e controlo de infeção

U. C. 7 - Intervenções de prevenção e controlo de infeção em áreas clínicas e não clínicas

U. C. 8 - Componente prática em contexto de Enfermagem de Prevenção e controlo de Infeção

Acreditação(ões)

A Pós-graduação em Prevenção e Controlo de Infeção está acreditada pela Ordem dos Enfermeiros, para efeitos de Qualificação Profissional, com a atribuição de 3,5 Créditos de Desenvolvimento Profissional (CDP).

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional; 
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros

Matrícula
250 Euros

Propinas
2.250 Euros ou 15 prestações mensais de 150 Euros

Desconto aplicável sobre o valor total da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Parceria Banco Santander: 
Solução Formação para Enfermeiros 

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt 
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

Entidades parceiras

Instituição de Ensino Superior que confere o Diploma

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Objetivos

  • Melhorar a literacia em prevenção, controlo de infeção e resistência aos antimicrobianos, com vista a promover e garantir uma cultura de segurança e qualidade dos cuidados prestados;
  • Capacitar os alunos de competências e conhecimentos que possam aplicar, de forma prática e eficaz, no contexto profissional;
  • Dotar os alunos de ferramentas, técnicas e instrumentos fundamentais para a prevenção e controlo de Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS) e Resistência aos Antimicrobianos (RAM);
  • Desenvolver as competências e conhecimentos necessários para identificar os fatores de risco das principais IACS, assim como as medidas e processos envolvidos na prevenção.

Metodologia

Avaliação Teórica.

Destinatários

Licenciados em Ciências da Saúde, Gestão e outros profissionais que queiram melhorar a literacia em prevenção, controlo de infeção e resistência aos antimicrobianos. 

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas até dia 27 de outubro. 

Nº de vagas para o curso

20

Carga horária

195 horas de contacto

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.

Duração e regime

A Pós-Graduação decorrerá semanalmente, às sextas-feiras das 18:00h às 22:00h, aos sábados das 09:00h às 13:00h e das 14:00h às 16:00. A componente prática decorrerá semanalmente 7h por dia, de acordo com o horário praticado no Contexto da Prática Clínica.

Cronograma

Novembro de 2023 a setembro de 2024

Cronograma Provisório. 

24 e 25 de novembro de 2023

15 e 16 de dezembro de 2023

05, 06 e 19 de janeiro de 2024;

2, 3, 16 e 17 de fevereiro de 2024;

01, 02, 15 e 16 de março de 2024;

05, 06, 19 e 20 de abril de 2024;

3,4, 17, 18 e 31 de maio de 2024;

Ensino Clínico: de 04 de junho a 31 de julho de 2024 (num total de 89 horas)

Corpo docente

Alexandra Fernandes, Mestre
  • Enfermeira responsável pela Comissão de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos do Centro Hospitalar e Universitário do Porto
  • Formadora em Controlo de Infeção
  • Docente do Ensino Superior
  • Elaboração, gestão e execução de 6 projetos de investigação/intervenção comunitária, aprovados e financiados pela Direção Geral de Saúde ou pelo Alto Comissariado da Saúde, nos quais exerce funções de investigadora / enfermeira especialista em saúde comunitária, no âmbito da Participação da Sociedade Civil nos Cuidados de Saúde, na Associação de promoção da saúde “Semear o Amanhã” da qual é fundadora e vice-presidente.
  • Mestrado em Enfermagem Comunitária
Amália Espada , Enf.ª

Licenciatura em Enfermagem. Pós-Graduação em Infeção em Cuidados de Saúde. Curso de formação em Esterilização, Direção-Geral da Saúde. Exerce funções no Serviço de Esterilização Centralizada no Hospital do Espírito Santo de Évora, E.P.E. Membro do Grupo Coordenador Regional do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e Resistência aos Antimicrobianos da Administração Regional de Saúde do Alentejo, IP, desde fevereiro de 2014 até à presente data. Coordenadora do Grupo Coordenador Regional de Controlo de infeção da Administração Regional de Saúde do Alentejo, IP, de outubro de 2007 a janeiro de 2014. Coordenadora do Grupo de Trabalho para Avaliação da Gestão dos Resíduos Hospitalares na Região Alentejo (ARSA, I.P.), de agosto de 2005 até à presente data. Colabora como perita nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Presidente da direção da Associação Nacional de Esterilização, desde 2013 até à presente data. Integra os grupos de peritos para elaboração de Acordos Quadro dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE. nas áreas de – máquinas de lavar e desinfetar e outros artigos para entidades do SNS, sistemas de barreira estéril e sistemas de embalagem, material para tratamento do pé diabético e resíduos hospitalares - desde 2019 até à presenta data. Integrou o grupo de trabalho para a elaboração e certificação de competência acrescida em Enfermagem no Reprocessamento de Dispositivos, em 2019, na Ordem dos Enfermeiros. Integrou o grupo de trabalho estabelecido pelo despacho nº 4629/2018 no âmbito do reprocessamento de dispositivos médicos de uso único, no INFARMED, IP. Co-autora do livro “Avaliação do Plano Estratégico de Resíduos Hospitalares: 1999-2005” editado pela Direção-Geral da Saúde. Palestrante em inúmeros eventos científicos, ações de formação e cursos.

Andrea Dias, Enf.ª

Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação e pós-graduada em Gestão e Administração Hospitalar. Coordenadora Científica e Pedagógica da Pós-Graduação em Prevenção, Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos Membro executivo do GCL-PPCIRA [Grupo de Coordenação Local – Programa de Prevenção  e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos] do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa. Membro consultivo da Comissão de Qualidade e do Grupo de Gestão de Risco Hospitalar do CHTS. Prémio de Investigação em Enfermagem “Enfermeira Arminda Costa” 2018. Prémio (Re) Conhecimento da Qualidade/2014, promovido pela Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros. Participação com projeto no encontro da 9ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde.

Arnaldo Dias , Enf.
  • Vasta experiência na área da prevenção e controlo de infeção e resistência aos antimicrobianos;
  • Pós-Graduação em Saúde Pública
  • Curso de Formação Avançada em Infeção relacionada com os Cuidados de Saúde.
  • Integra a UPCIRA do Centro Hospitalar Universitário de S. João.
  • Licenciatra em Enfermagem
Bruno Lemos, Dr.
  • Na First Solutions exerce as funções de:

            - Product Manager do Hepic (sistema de informação da First Solutions que faz a Vigilância Epidemiológica (VE) de Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde e a monitorização ds resistências aos antimicrobianos;

            - Operations Team Leader, responsável por todas as implementações suporte ao Hepic nos hospitais

            - Business Intelligence team leader na First Solutios onde desenvolve e implementa projetos na área de BI em vários hospitais portugueses.

  • Licenciatura em Sistemas de Informação no ramo da Engenharia de Software
Bruno Magalhães, Mestre

Mestrado em Tecnologia Biomédica. Administrador Hospitalar desde 2015 Centro Hospitalar Universitário do Porto. Pós-graduação em Administração Hospitalar. Mestre em Tecnologia Biomédica. Licenciado em Engenharia Biomédica. 

David Peres, Mestre
  • Mestrado em Saúde Pública pela FMUP
  • Mestrado Integrado em Medicina pela FMUP
  • Licenciatura em Microbiologia pela UCP. 
  • Pós-Graduação em “Infeção Relacionada com os Cuidados de Saúde” pela UCP.
  • Certification in Infection Control (CIC) pelo Certification Board of Infection Control and Epidemiology (APIC - USA). 
  • Profissional de Controlo de Infeção no Hospital Pedro Hispano (Unidade Local de Matosinhos- ULSM). 
  • Médico na Unidade de Saúde Pública do ACeS de Póvoa de Varzim/ Vila do Conde (ACES PVVC). 
  • Presidente da Associação Nacional de Controlo de Infeção. 
Diana Leite , Enf.ª

Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, Pós-Graduada em Enfermagem Avançada, em Gestão Serviços de Enfermagem e em Supervisão Clínica em Enfermagem. Mestre em Enfermagem Saúde Materna e Obstetrícia. Competências acrescidas atribuídas pela Ordem dos Enfermeiros em Avançada em Gestão, Avançada em Supervisão Clínica e Diferenciada em Enfermagem em Prevenção e Controlo de Infeção. Elo dinamizador do GCL-PPCIRA e do grupo de Gestão do Risco Hospitalar no Serviço De obstetrícia e ginecologia do CHTS.

Elisabete Pereira, Mestre
  • Pós-Graduação em Supervisão Clínica de Enfermagem
  • Enfermeira responsável no Grupo de Gestão do Risco Hospitalar no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa
  • Mestrado em Ciências de Enfermagem
Etelvina Ferreira, Mestre
  • Pós-Graduação em Infeção Associada aos Cuidados de Saúde
  • Em Portugal colaborou no Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeção na elaboração de várias normas
  • Autora de artigos da especialidade.
  • Deu aulas de prevenção e controlo de infeção em várias instituições de saúde e universidades nacionais e internacionais.
  • Enfermeira Responsável pelo Programa de Prevenção e Controlo de Infeção no Hospital The Manor Hospital Nuffield Health no Reino Unido
  • Mestrado em Segurança do Doente
Fátima Ribeiro, Profª. Doutora

Doutorada em Bioética pela Universidade Católica - Instituto de Bioética - Porto, onde desenvolveu tese no âmbito dos maus-tratos ao idoso em contexto familiar. Professora Auxiliar/Professora Adjunto Principal, na CESPU, Cooperativa de Ensino Politécnico e Universitário. Investigadora no IINFACTS/CESPU sendo investigadora principal num projeto relacionado com a comunicação dos enfermeiros, na passagem de turno e co investigadora em projetos multidisciplinares relacionados com o Envelhecimento e com a Promoção da Saúde. Enfermeira Chefe do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 2002 a 2012. Enfermeira Especialista de Enfermagem de reabilitação do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 1990 a 2002. Enfermeira Generalista de 1980 a 1990 Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 1990 a 2002.

Fernanda Vieira , Mestre
  • Formadora certificada pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade
  • Pós-graduação em Enfermagem de Anestesiologia
  • Curso de Controlo de Infeção Hospitalar
  • Curso de Avaliação e Gestão do Risco de Infeção Hospitalar
  • Curso de Formação Avançada em Infeção Relacionada com Cuidados de Saúde
  • Curso de Estudos Avançados em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde
  • Doutoranda em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde
  • Formação Profissional em Métodos Epidemiológicos para IPP
  • Autora de publicações científicas
  • Docente em várias universidades nacionais
  • Membro executivo do GCL-PPCIRA da Unidade Local de Saúde de Matosinhos
  • Mestrado em Infeção em Cuidados de Saúde

Filipa Fontes, Prof.ª Doutora
  • Licenciada em Enfermagem (2007), mestre em Epidemiologia (2013) e doutorada em Saúde Pública (2017) com a tese “The impact of neuropathic pain in sleep quality of breast cancer patients”
  • Enfermeira no Instituto Português de Oncologia do Porto (desde 2008) e Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (desde 2017) e na Escola Superior de Saúde de Santa Maria (desde 2018), onde leciona várias unidades curriculares de investigação e epidemiologia
  • Integra o grupo de investigação em Epidemiologia das Doenças Não Transmissíveis (EPIUnit) do Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto
  • Os seus interesses de investigação incluem o estudo da carga global de doença associada ao cancro, e o seu impacto em resultados reportados pelos doentes, e o estudo da epidemiologia das doenças não transmissíveis em países de baixo rendimento
  • Os trabalhos desenvolvidos resultaram na (co)autoria de mais de 20 publicações científicas em revistas internacionais
  • Doutoramento em Saúde Pública
Filipa Oliveira, Mestre
  • Prémio Doutor Francisco Cambournac
  • Prémio de Excelência Garcia de Orta
  • Curso Pós-Graduado de Atualização- II Curso sobre Direito do Medicamento
  • Assessora Científica na Agência Europeia do Medicamento, no Departamento de Suporte Regulamentar e de Vigilância da Divisão de Medicamentos Veterinários, onde integra a equipa de Resistência aos Antimicrobianos, sendo responsável pela análise de dados de vendas de antimicrobianos a nível europeu no projeto ESVAC
  • Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas 
  • Mestrado em Saúde Pública e Desenvolvimento
Filipe Pinto, Enf.ª
  • Pós-Graduação em Higiene e Segurança no Trabalho
  • Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária
  • Técnico de Higiene Saúde e Segurança nível V
  • Vice-Coordenador da Comissão Regional de peritos em Saúde Ocupacional/Enfermagem do Trabalho e Coordenador da Comissão Regional de peritos em Saúde Pública, ambas da Secção Regional do Norte da Ordem Dos Enfermeiros
  • Membro executivo do GCL-PPCIRA do CHTS
  • Licenciatura em Enfermagem.
Francisca Pinto, Mestre

Mestre em Filosofia de especialização em bioética. Professor Adjunto na CESPU-IPSN-ESSVS. Doutoranda em Enfermagem. Mestre em Filosofia-área de especialização em Bioética. Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e com Título de Especialista do Ensino Superior, na área das Ciências de Enfermagem. Participou como co investigador em projetos internacionais do programa ERASMUS+. Orientadora de vários projetos de investigação no âmbito dos cursos de licenciatura e Pós-licenciatura. Os seus interesses em investigação incluem sobreviventes de cancro, eHealth, literacia em saúde.

Goreti Silva, Enf.ª
  • Pós-graduação em “estudos Avançados em Infeção Relacionada com os Cuidados de Saúde”
  • Curso de Prevenção e Controlo de Infeção e Epidemiologia
  • Curso de Segurança do Doente e Gestão de Risco na Escola Nacional de Saúde Pública
  • Curso de Esterilização
  • Curso de Estatística do INSA
  • Colaboradora da DGS no PPCIRA onde exerce funções de vigilância epidemiológica, formação, elaboração de normas e apoio ás unidades de saúde do seu plano operacional de prevenção e controlo de infeção
  • Foi responsável pela implementação da Campanha nacional de higiene das mãos e promoveu a Estratégia Multimodal de Promoção das PBCI
  • Participou no planeamento e implementação dos vários projetos e grupos de trabalho com diversas entidades na área de consultoria: Alto Comissariado para a Saúde, Missão para os Hospitais SA, Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados, Missão para os Cuidados de Saúde Primários, União das Misericórdias Portuguesas, Administrações Regionais de Saúde e Serviços de Saúde das Regiões Autónomas, Administração Central do Sistema de Saúde, Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, INFARMED e Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS)
  • Integra a bolsa de formadores convidados de várias Entidades
  • Integra o Conselho Científico da “Revista Portuguesa de Enfermagem”
  • Co-autora de algumas publicações
  • Integra desde fevereiro de 2020, a Taskforce Coronavírus da DGS
  • Licenciatura em Enfermagem
Hugo Peixoto, Prof. Doutor
  • Diretor de Sistemas de Informação no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, EPE
  • Investigador Integrado no Centro de Investigação ALGORITMI na Universidade do Minho no âmbito do projeto de investigação “Intelligent Clinical Decision Support System for Intensive Medicine” (ICDS4IM)
  • Docente Auxiliar Convidado no Departamento de Informática da Universidade do Minho
  • Os seus interesses incluem investigação em torno dos domínios de Machine Learning, Data Mining, eHealth, Sistemas de Informação Médica, Interoperabilidade e Integração no contexto da Saúde
  • Doutoramento em engenharia Biomédica
Isabel Veloso, Enfa.
  • Coordenadora do GCL-PPCIRA do Hospital de Braga
  • Enfermeira Gestora com especialidade médico-cirúrgica e pós-graduação em controlo de infeção relacionada com cuidados de saúde
  • Vice- Presidente da Direção da Associação Nacional de Controlo de Infeção (ANCI).
Joaquim Almeida, Mestre
  • Pós-Graduação em Administração e Gestão dos Serviços de Saúde
  • Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente
  • Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação
  • Coordenador da equipa de Cuidados Continuados Integrados no Marco de Canaveses (2011-2012)
  • Desde 2013  exerce funções na Santa Casa Misericórdia de Amarante funções de Coordenação da área da Reabilitação e é responsável pela coordenação do PPCIRA
  • Mestrado em Enfermagem de Reabilitação
Marvin Oliveira , Mestre
  • Especialista em Patologia Clínica no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa
  • Membro executivo do GCL-PPCIRA do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa
  • Mestrado Integrado em Medicina
Pedro Martins, Dr.
  • Pós-Graduação de Técnico Superior de Higiene e Segurança
  • Técnico Superior no Serviço de Instalações e Equipamentos (SIE) do CHTS
  • Coordenador da Unidade de Monitorização e Informação do SIE do CHTS
  • Técnico Superior na Área de Logística, na gestão dos Outsourcings relacionados com Higiene e Limpeza, Rouparia e Resíduos no CHTS
  • Formador interno na Área de higiene e Segurança e Planeamento de Emergência
  • Membro executivo do Grupo de Gestão de Risco Hospitalar (área de risco não-clínico)
  • Licenciatura em Economia. 
Rogério Ruas, Mestre
  • Assistente Hospitalar de Infeciologia do CHTS
  • Membro do Núcleo executivo do GCL-PPCIRA do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa
  • Autor de publicações científicas
  • Mestrado Integrado em Medicina.
Salete Mota, Enf.ª
  • Pós-graduação em Infeção em Cuidados de Saúde
  • Enfermeira do GCL-PPCIRA do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga
  • Responsável pela formação de caráter obrigatório em Controlo de Infeção para todos os profissionais do CHEDV
  • Membro da equipa de Validadores no Estudo de Validação do Segundo Inquérito Europeu de Prevalência de Ponto de Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde e Uso de Antimicrobianos nos Hospitais (IPP-II) em Portugal-2017
  • Integra a Comissão Científica e Organizadora do Congresso Internacional IACS (3 edições)
  • Licenciatura em Enfermagem