Esta Pós-Graduação apresenta-se como uma mais valia, uma vez que aborda a prevenção e controlo das IACS e da RAM, numa perspetiva integrada, com vista a reduzir a incidência das IACS, o consumo de antimicrobianos, garantir a qualidade e a segurança dos doentes e seus cuidadores, dos profissionais de saúde e de todos os que entram em contacto com os serviços de saúde. Constitui-se como uma componente efetiva para a obtenção de ganhos em saúde, pelo que se propõe o reconhecimento, validação e certificação pela Ordem dos Enfermeiros, numa perspetiva integrada e integradora, inserida no processo de desenvolvimento e valorização profissional da Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem em Prevenção e Controlo de Infeção, em cumprimento do Regulamento n.º 674/2021 da Ordem dos Enfermeiros.
Os formandos que:
a) pretendam o reconhecimento da Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem em Prevenção e Controlo de Infeção, pela Ordem dos Enfermeiros terão de frequentar a UC8 (Componente prática em contexto de Enfermagem de Prevenção e controlo de Infeção); neste caso, não frequentam a UC 9 (Transdisciplinaridade na prevenção e controlo das IACS e os desafios emergentes);
b) se não pretenderem o reconhecimento da Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem em Prevenção e Controlo de Infeção, pela Ordem dos Enfermeiros, podem optar por frequentar a UC8 (Componente prática em contexto de Enfermagem de Prevenção e controlo de Infeção ) ou a UC 9 (Transdisciplinaridade na prevenção e controlo das IACS e os desafios emergentes).
A Pós-Graduação assenta nas principais temáticas ao nível da prevenção e controlo de infeção, proporcionando networking com um corpo docente que coaduna a realidade nas unidades de saúde, com a qualificação académica e a evidência científica atual. Promove a aquisição de competências nos domínios da Prática Profissional, Ética e Legal e do Exercício Profissional em Prevenção e Controlo de Infeção assente nos processos de gestão e liderança, melhoria contínua da qualidade, vigilância epidemiológica e investigação, na prática clínica, na formação e literacia..
Novembro de 2023
U.C. 1- Fundamentos em prevenção e controlo de infeção
U.C. 2 - Microbiologia aplicada à prevenção e controlo de infeção
U.C. 3 - Investigação em prevenção e controlo de infeção
U.C. 4 - Epidemiologia aplicada à prevenção e controlo de infeção
U. C. 5 - Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos
U. C. 6 - Princípios Legais, Éticos e Deontológicos em prevenção e controlo de infeção
U. C. 7 - Intervenções de prevenção e controlo de infeção em áreas clínicas e não clínicas
U. C. 8 - Componente prática em contexto de Enfermagem de Prevenção e controlo de Infeção
A Pós-graduação em Prevenção e Controlo de Infeção está acreditada pela Ordem dos Enfermeiros, para efeitos de Qualificação Profissional, com a atribuição de 3,5 Créditos de Desenvolvimento Profissional (CDP).
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional);
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.
Candidatura
50 Euros
Matrícula
250 Euros
Propinas
2.250 Euros ou 15 prestações mensais de 150 Euros
Desconto aplicável sobre o valor total da propina:
Parceria Banco Santander:
Solução Formação para Enfermeiros
CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
Objetivos
Avaliação Teórica.
Licenciados em Ciências da Saúde, Gestão e outros profissionais que queiram melhorar a literacia em prevenção, controlo de infeção e resistência aos antimicrobianos.
Candidaturas abertas até dia 27 de outubro.
20
195 horas de contacto
30
O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
A Pós-Graduação decorrerá semanalmente, às sextas-feiras das 18:00h às 22:00h, aos sábados das 09:00h às 13:00h e das 14:00h às 16:00. A componente prática decorrerá semanalmente 7h por dia, de acordo com o horário praticado no Contexto da Prática Clínica.
Novembro de 2023 a setembro de 2024
Cronograma Provisório.
24 e 25 de novembro de 2023
15 e 16 de dezembro de 2023
05, 06 e 19 de janeiro de 2024;
2, 3, 16 e 17 de fevereiro de 2024;
01, 02, 15 e 16 de março de 2024;
05, 06, 19 e 20 de abril de 2024;
3,4, 17, 18 e 31 de maio de 2024;
Ensino Clínico: de 04 de junho a 31 de julho de 2024 (num total de 89 horas)
Licenciatura em Enfermagem. Pós-Graduação em Infeção em Cuidados de Saúde. Curso de formação em Esterilização, Direção-Geral da Saúde. Exerce funções no Serviço de Esterilização Centralizada no Hospital do Espírito Santo de Évora, E.P.E. Membro do Grupo Coordenador Regional do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e Resistência aos Antimicrobianos da Administração Regional de Saúde do Alentejo, IP, desde fevereiro de 2014 até à presente data. Coordenadora do Grupo Coordenador Regional de Controlo de infeção da Administração Regional de Saúde do Alentejo, IP, de outubro de 2007 a janeiro de 2014. Coordenadora do Grupo de Trabalho para Avaliação da Gestão dos Resíduos Hospitalares na Região Alentejo (ARSA, I.P.), de agosto de 2005 até à presente data. Colabora como perita nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Presidente da direção da Associação Nacional de Esterilização, desde 2013 até à presente data. Integra os grupos de peritos para elaboração de Acordos Quadro dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE. nas áreas de – máquinas de lavar e desinfetar e outros artigos para entidades do SNS, sistemas de barreira estéril e sistemas de embalagem, material para tratamento do pé diabético e resíduos hospitalares - desde 2019 até à presenta data. Integrou o grupo de trabalho para a elaboração e certificação de competência acrescida em Enfermagem no Reprocessamento de Dispositivos, em 2019, na Ordem dos Enfermeiros. Integrou o grupo de trabalho estabelecido pelo despacho nº 4629/2018 no âmbito do reprocessamento de dispositivos médicos de uso único, no INFARMED, IP. Co-autora do livro “Avaliação do Plano Estratégico de Resíduos Hospitalares: 1999-2005” editado pela Direção-Geral da Saúde. Palestrante em inúmeros eventos científicos, ações de formação e cursos.
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação e pós-graduada em Gestão e Administração Hospitalar. Coordenadora Científica e Pedagógica da Pós-Graduação em Prevenção, Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos Membro executivo do GCL-PPCIRA [Grupo de Coordenação Local – Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos] do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa. Membro consultivo da Comissão de Qualidade e do Grupo de Gestão de Risco Hospitalar do CHTS. Prémio de Investigação em Enfermagem “Enfermeira Arminda Costa” 2018. Prémio (Re) Conhecimento da Qualidade/2014, promovido pela Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros. Participação com projeto no encontro da 9ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde.
- Product Manager do Hepic (sistema de informação da First Solutions que faz a Vigilância Epidemiológica (VE) de Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde e a monitorização ds resistências aos antimicrobianos;
- Operations Team Leader, responsável por todas as implementações suporte ao Hepic nos hospitais
- Business Intelligence team leader na First Solutios onde desenvolve e implementa projetos na área de BI em vários hospitais portugueses.
Mestrado em Tecnologia Biomédica. Administrador Hospitalar desde 2015 Centro Hospitalar Universitário do Porto. Pós-graduação em Administração Hospitalar. Mestre em Tecnologia Biomédica. Licenciado em Engenharia Biomédica.
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, Pós-Graduada em Enfermagem Avançada, em Gestão Serviços de Enfermagem e em Supervisão Clínica em Enfermagem. Mestre em Enfermagem Saúde Materna e Obstetrícia. Competências acrescidas atribuídas pela Ordem dos Enfermeiros em Avançada em Gestão, Avançada em Supervisão Clínica e Diferenciada em Enfermagem em Prevenção e Controlo de Infeção. Elo dinamizador do GCL-PPCIRA e do grupo de Gestão do Risco Hospitalar no Serviço De obstetrícia e ginecologia do CHTS.
Doutorada em Bioética pela Universidade Católica - Instituto de Bioética - Porto, onde desenvolveu tese no âmbito dos maus-tratos ao idoso em contexto familiar. Professora Auxiliar/Professora Adjunto Principal, na CESPU, Cooperativa de Ensino Politécnico e Universitário. Investigadora no IINFACTS/CESPU sendo investigadora principal num projeto relacionado com a comunicação dos enfermeiros, na passagem de turno e co investigadora em projetos multidisciplinares relacionados com o Envelhecimento e com a Promoção da Saúde. Enfermeira Chefe do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 2002 a 2012. Enfermeira Especialista de Enfermagem de reabilitação do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 1990 a 2002. Enfermeira Generalista de 1980 a 1990 Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 1990 a 2002.
Mestre em Filosofia de especialização em bioética. Professor Adjunto na CESPU-IPSN-ESSVS. Doutoranda em Enfermagem. Mestre em Filosofia-área de especialização em Bioética. Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e com Título de Especialista do Ensino Superior, na área das Ciências de Enfermagem. Participou como co investigador em projetos internacionais do programa ERASMUS+. Orientadora de vários projetos de investigação no âmbito dos cursos de licenciatura e Pós-licenciatura. Os seus interesses em investigação incluem sobreviventes de cancro, eHealth, literacia em saúde.