Introdução

O Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia no Desporto foi desenvolvido de acordo com as competências definidas pela International Federation of Sports Physical Therapy para a área específica da Reabilitação. Este curso tem como principal objetivo dotar os Fisioterapeutas de conhecimentos e competências necessárias para, de forma proficiente, atuar desde a lesão até à integração do atleta na atividade desportiva.
Tendo em conta a importância do raciocínio clínico baseado na melhor evidência disponível para o desempenho de uma prática atualizada, este curso reúne um corpo formador de excelência, com um currículo diferenciado, inovador e de reconhecimento internacional. Esta pós-graduação contempla uma estrutura curricular que privilegia a vertente prática proporcionando aos estudantes uma elevada oportunidade de aquisição e reforço de competências intervencionais.

Data de realização do curso

Outubro de 2023

Áreas de conhecimento

  • Fisioterapia

Estrutura curricular

UC 1 - CIÊNCIAS CLÍNICAS AVANÇADAS
Fisiologia do Exercício Aplicada; Adaptações cardiorrespiratórias ao exercício; Fisiopatologia de tecidos moles; Biomecânica Aplicada.

UC 2 - AVALIAÇÃO EM FISIOTERAPIA
Meios complementares de diagnóstico nas lesões desportivas; Avaliação em ortotraumatologia desportiva; Avaliação pré-temporada; Retorno à competição; Critérios de progressão e integração

UC 3 - PLANEAMENTO E INTERVENÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO DESPORTO
Emergência e primeiros socorros em campo (inclui SBV c/ DAE - certificação INEM); Raciocínio clínico; Prática baseada na evidência; Avaliação, Planeamento e Monitorização da Lesão

UC 4 - TÉCNICAS AVANÇADAS DE FISIOTERAPIA NO DESPORTO
"Terapia manual"; Ligaduras funcionais; Exercício terapêutico; Treino e Performance; Eletroterapia; Protocolos em Fisioterapia no desporto

UC 5 -CIÊNCIAS APLICADAS À FISIOTERAPIA NO DESPORTO
Ética e Legislação; Nutrição; Psicologia no Desporto; Dor no Exercício; Seminários (onde serão abordados diferentes aspetos fundamentais para o conhecimento do fisioterapeuta que trabalhe com atletas, nomeadamente técnicas cirúrgicas e especificidades de diferentes desportos)

 

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão; 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros

Matrícula
250 Euros

Propinas
2.660 Euros ou 14 prestações mensais de 190 Euros

Desconto aplicável sobre o valor total da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Instituição de Ensino Superior que confere o Diploma

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia no Desporto – Especialização em Reabilitação tem por principal objetivo dotar os fisioterapeutas de conhecimentos e recursos necessários para, de forma proficiente, atuar na recuperação do atleta.
Este curso pretende desenvolver competências avançadas na promoção da participação em atividades físicas de forma segura, aconselhamento e adaptação de intervenções de reabilitação e treino com o objetivo de restaurar a função ótima e contribuir para a melhoria da performance/desempenho desportiva, em atletas de todas as idades e capacidades, enquanto assegura uma prática profissional e ética ao mais alto nível.
A prática de excelência deverá ser baseada na evidência cientifica atual e desenvolvida através do raciocínio clínico no sentido de identificar “deficiências existentes ou potenciais, limitações funcionais e/ou de habilidades ou deficiências que irão direcionar as intervenções de Fisioterapia”.

Metodologia

Será utilizada metodologia demonstrativa, expositiva, experimental e/ou problem-based learning, de acordo com as especificidades e tipologias das unidades curriculares. Relativamente à tipologia das aulas, estas poderão ser teóricas, teórico-práticas e práticas. As aulas poderão decorrer presencialmente ou através de um sistema de videoconferência (em modo síncrono), podendo, pontualmente ser em modo assíncrono, de acordo com cronograma. Existe a possibilidade de, pontualmente, algum módulo curricular (sessão de formação) ser lecionada na língua inglesa, devido ao facto de recorrer a formadores estrangeiros experts na especificidade do conteúdo temático em estudo.

Destinatários

Licenciados em Fisioterapia.

Candidatura e selecção

Candidaturas Encerradas.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

240 horas (presenciais)

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

A avaliação de cada unidade curricular (Módulo ou conjunto de módulos integrados numa mesma unidade) será realizada por meio de um exame prático e/ou teórico. O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 10 valores.

Duração e regime

O curso decorrerá de outubro de 2023 a outubro de 2024. As aulas decorrerão, uma vez por mês, às quintas-feiras, das 18h00 às 22h00, sextas-feiras, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos sábados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, salvo situações excecionais, previamente comunicadas e devidamente fundamentadas.

Cronograma

outubro de 2023 a outubro de 2024.

Cronograma provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais.

Corpo docente

Diogo Gomes, Dr.

Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina na Universidade do Porto. Médico Especialista em Medicina Física e de Reabilitação. Médico de Equipa responsável pela Equipa A de Futebol Profissional do SL Benfica. Pós-Graduação em Medicina Desportiva pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Docente convidado na Escola de Medicina da Universidade do Minho e na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave da CESPU

Eduardo Teixeira, Prof. Doutor

Doutorado em Atividade Física e Saúde na FADEUP na área da regeneração muscular pós-traumática. Mestre em Atividade Física e Saúde pela FADEUP. Ex-diretor técnico do CIAFEL. Professor auxiliar convidado nas unidades curriculares de Fisiologia do Exercício na Licenciatura e Mestrado dos cursos de desporto e atividade física e saúde no Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte, CESPU. Autor de artigos científicos e orientador de teses de mestrado. Revisor nas revistas AEHD e IJSM.

Francisco Almeida, Mestre

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Mestre em Fisioterapia no Desporto e na Readaptação Física, pela Faculdade de Gimbernat (Barcelona). Formação pós-graduada em áreas como a Osteoetiopatia, Nutrição Desportiva e Trigger Points. Fisioterapeuta da Seleção de Ginástica desde 2014. Coordenação e acompanhamento das seleções nas mais diversas competições, estágios nacionais e internacionais, desde 2018. Coordenador de Fisioterapia Desportiva do Ginásio Clube Português, onde exerce também prática clínica no seu espaço denominado "Clube Saúde". De 2019-21, foi Fisioterapeuta Coordenador da Equipa Sénior de Voleibol e de 2021-22 Fisioterapeuta da Equipa B de Futebol Profissional do Sporting Clube de Portugal. Foi também fisioterapeuta da equipa principal de Rugby “C.F. Os Belenenses”.

Jorge Silvério, Prof. Doutor

Licenciado em Psicologia pela Universidade do Porto.  Pós-Graduação em Desordens da Ansiedade e do Humor pelas Universidades de Maastricht e Oxford. Mestrado em Psicologia do Desporto na Universidade do Minho. Doutoramento em Psicologia do Desporto pela Universidade do Minho. oi Assessor da Comissão Médica da Missão Olímpica Sydney 2000. No âmbito do programa TUTORUM apoia psicologicamente os atletas de alta competição da Universidade do Minho e é igualmente tutor dos alunos-atletas do Mestrado Integrado em Psicologia. É Psicólogo e Consultor de vários atletas, alguns dos quais Olímpicos no Atletismo, Automobilismo, Badminton, Basquetebol, BTT, Canoagem, Ciclismo, Duatlo, Equitação, Fosso Olímpico, Futebol, Futsal, Ginástica, Golfe, Judo, Natação, Orientação, Hóquei em Patins, Patinagem, Remo, Taekwondo, Ténis de Mesa, Ténis, Tiro com Arco, Tiro, Triatlo e Vela e consultor de treinadores e equipas de várias modalidades.

Luis Mesquita, Dr.

Licenciado em Fisioterapia pela CESPU-ESSVA, e pós-graduado em fisioterapia manual ortopédica pela Curtin University of Technology (Austrália). Performance Specialist pela EXOS, EUA; Performance Mentorship Phase 1 pela EXOS, EUA; Barefoot Rehab® Specialist Certification pela Evidence Based Fitness Academy, EUA; Certified Strength & Conditioning Specialist pela National Strength and Conditioning Association, EUA; Functional Movement Screen Certified (Nível Básico e Avançado) pelo Functional Movement Systems, EUA e Selective Functional Movement Assessment (Nível 1) pelo Functional Movement Systems, EUA. Professor convidado no Mestrado em Treino Desportivo pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Percurso profissional como responsável do departamento Strength and Conditioning for Track & Field, pela EXOS, no Shanghai Research Institute of Sports Science – China. Performance e Rehabilitation Specialist, no Shijiazhuang Everbright Football Club – China, na Clínica FISIOGlobal – Saúde Integral, no Gabinete de Fisioterapia Álvaro Magalhães e no Futebol Clube do Porto.

Mário Correia, Dr.

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Pós-Graduado em Fisioterapia no Desporto - Especialização em Reabilitação. Certificado em Physiotherapy and Readaptation for Muscle Injuries in Football pelo Barça Innovation Hub. Certificado em Ecografia Músculo-Esquelética pela Intrafisio e em Eletrólise Percutânea Intratecidular pela EPI® Advanced Medicine. Fisioterapeuta Coordenador do Departamento de Reabilitação do Moreirense Futebol Clube. Diretor Técnico do gabinete daVila, Saúde e Exercício.

Nuno Dias, Mestre

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Mestrado em Terapia Manual Ortopédica, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Assistente Convidado da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, no âmbito da Terapia Manual, Meios de Imobilização e Contenção Seletiva. Fisioterapeuta do Departamento Médico do Futebol Clube do Porto - Basquetebol Formação (sub-16, sub-18, sub-23). Fisioterapeuta do Departamento Médico do Futebol Clube do Porto - Hóquei em Patins Sénior (Sénior B/Sub-23 e Sub-19).

Nuno Nogueira, Prof. Doutor

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa. Certificado em Osteopatia (CO) pela Escuela de Osteopatia de Madrid. Mestre em Ciências do Desporto - Treino em Alto Rendimento Desportivo pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Doutorado em Fisioterapia na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Professor adjunto da Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa. Professor convidado do Mestrado em Fisioterapia no Desporto da Escola Superior de Saúde do Porto. Professor assistente da Escuela de Osteopatia de Madrid. Prática privada em gabinete próprio e na Federação Portuguesa de Remo. Percurso profissional como fisioterapeuta no Comité Olímpico de Portugal, Federação Portuguesa de Andebol, Associação Académica de Águas Santas, Futebol Clube do Porto, entre outros.

Nuno Pina, Dr.

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa; Fisioterapeuta coordenador do Basquetebol no Sporting Clube de Portugal; Fundador, gerente e fisioterapeuta na rede de unidades privadas de fisioterapia ForPhysio; exerceu o cargo de fisioterapeuta no Sport Lisboa e Benfica e na Federação Portuguesa de Natação. É formador, orientador de estágio e também palestrante convidado para inúmeros eventos sobre saúde, desporto e empreendedorismo.

Paulo Barreira, Prof. Doutor

Licenciado em Fisioterapia pela ESSVS - CESPU, Pós-graduado em Fisioterapia no desporto pela Universidade Europeia de Madrid – Real Madrid Estudos Universitários e Doutorado pela Liverpool John Moores University.  Desde Agosto de 2020 até ao presente momento é o responsável pelas estratégias de monitorização e gestão de carga, assim como pelo treino de qualidades físicas (Strength & Conditioning) da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal. Autor e co-autor de várias publicações científicas, particularmente no ramo da biomecânica em forças de aceleração, e em lesões musculares no futebol. Do seu percurso profissional conta com a colaboração como docente do curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSVA – CESPU (2008-2011), e como fisioterapeuta em equipas profissionais de futebol: Moreirense FC (2004-2005); Liverpool FC (2011-2014), Al Ahli FC (Dubai 2014-2015), Al Jazira Sports Club (Abu Dhabi 2015-2017) e Arsenal FC (2017-2020).

Paulo Pinheiro, Mestre

Mestrado Integrado em Medicina (2017). Internato Medicina Desportiva no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (2018-2022). Master en Ecografia Musculoesquelética e intervencionismo ecoguiado. Médico na Federação Portuguesa de Futebol e Federação Portuguesa 

Pedro Carvalho, Prof. Doutor

Licenciado em Ciências da Nutrição, FCNAUP, 2009. Doutorado em Ciências do Consumo e Alimentar e Nutrição, FCNAUP/FCUP, 2015. Professor Auxiliar Convidado no ISMAI. Professor Auxiliar Convidado na Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa. Professor Auxiliar Convidado na Escola Superior de Desporto e Lazer – Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Consultor Nutricional na SONAE MC. Nutricionista no Futebol Clube do Porto (2008 - 2017). Antropometrista Nivel II, acreditado pela International Society for Advanced Kinanthropometry. Autor e Co-autor de livros artigos e rubricas em revistas nacionais e internacionais. Colaborador no site JN Running, Jornal de Notícias. Nutricionista no CIM – Centro de Inovação Médica.

Ricardo Vidal, Dr.

Licenciado em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa (2011). Diploma em Osteoetiopatia pela ATMS. Exerce a sua prática clínica no Futebol Clube Paços de Ferreira e na Clínica Espregueira - FIFA Medical Centre of Excellence. É ainda Certified Kinesio Taping Instructor pela Kinesio Taping Association International, sendo formador na Bwizer e na Academia Clínica Espregueira.

Rogério Pereira, Dr.

Licenciado em Motricidade Humana. Bacharel em Fisioterapia. Pós-graduado em Reabilitação no Desporto. Doutorando em Fisioterapia. Docente universitário desde 2004 na Universidade Fernando Pessoa, lecionou na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 2013-2017; desenvolve o seu trabalho na qualidade de fisioterapeuta na Clínica Espregueira – FIFA Medical Centre of Excellence, colaborando com vários clubes de futebol e atletas de alto rendimento; trabalhou na qualidade de fisioterapeuta na Policlínica da Vila Olímpica – Rio2016. Recebeu 6 prémios e/ou reconhecimentos, apresentou mais de 30 comunicações orais em conferências nacionais e internacionais e tem créditos em mais de 30 capítulos de livros/artigos científicos. É também coordenador na Academia Clínica Espregueira.

Rúben Ferreira , Mestre

Licenciado em fisioterapia pela ESSVS - CESPU. Mestrado em Terapia Manual Ortopédica na ESTSP. Formação Complementar diversa em condições músculo-esqueléticas e desporto e é Certified Kinesio Taping Instructor® (CKTI) pela Kinesio Taping Association International (KTAI). Tem várias publicações científicas na área das lesões desportivas e colabora com várias instituições de ensino superior como Professor-assistente universitário. Integrou como fisioterapeuta o departamento médico do SC Braga B, Al Ahli Football Club (Dubai), Al Jazira Sports Club (Abu Dhabi), Seleção Iraniana de Futebol e neste momento é o Coordenador da Unidade de Reabilitação do Sporting Clube de Portugal. É também Cofundador e diretor da Football Medicine®.

Sérgio Gomes, Dr.

Médico Imagiologista. Licenciado em Medicina desde 2002, pela Universidade do Porto. Coordenador da Unidade de Imagiologia Desportiva da Clínica do Dragão - Espregueira-Mendes Sports Centre Especialista em Imagiologia Desportiva

Tiago Freitas, Mestre

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Mestre em Fisioterapia, Especialização em condições músculo-esqueléticas pela Universidade Nova de Lisboa/Instituto Politécnico de Setúbal. Docente convidado na Licenciatura em Fisioterapia no Instituto Politécnico de Saúde do Norte. Fisioterapeuta responsável na equipa Atlético Voleibol Clube de Vila Nova de Famalicão. Revisor Científico da Musculoskeletal Science & Practice (Manual Therapy Journal). Formador nas áreas da neurofisiologia do sistema nociceptivo e aspetos clínicos da dor; Intervenção da fisioterapia na dor crónica; Sistema nervoso nas disfunções músculo-esqueléticas; Raciocínio Clínico em Fisioterapia; Exercício terapêutico.