A uns cuidados de saúde cada vez mais exigentes, os profissionais de saúde respondem com uma melhoria do conhecimento e mais diferenciação das suas competências, fazendo face aos problemas atuais e tornando estes cuidados mais eficientes e eficazes. Se a evolução tecnológica e científica aplicada ao tratamento do médico crítico torna imperativo que os enfermeiros que trabalham em unidades de cuidados intensivos tenham uma constante necessidade de formação \ atualização nesta área, também é verdade que hoje no dia o médico crítico, que não está só confinado a estas unidades, obrigado a que a formação mais diferenciada chegue a todos os enfermeiros das diferentes valências do hospital.
A Pós-Graduação em Cuidados Intensivos, foi idealizada no sentido de promover a atualização das recomendações aplicadas ao suporte e tratamento do médico crítico em diversos contextos de cuidados intensivos para adultos, em possibilitar o acesso a novas competências, incluindo a frequência em cursos certificados por organizações internacionais, no treinamento da resolução de situações clínicas em ambiente de simulação, não estimulam a aplicação de metodologias de investigação clínica, dando alguma relevância ao conhecimento de alguns princípios que regem a gestão, a ética e o direito aplicado à sua condição de doente crítico. Assim pretende-se ao longo da pós-graduação apresentar e trazer à discussão os mais recentes avanços e inovações nesta área.
novembro de 2023
UC 1 – ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS
M1: Conceitos Nucleares de Enfermagem em Cuidados Intensivos
M2: Metodologia de Investigação Aplicada à Saúde
M3: Farmacêuticos e Fluídos em CI
M4: Curso de Eletrocardiografia e Farmacologia de Urgência
M4: Curso de Eletrocardiografia e Farmacologia de Urgência (OT's)
M5: Curso de Suporte Avançado de Vida (ACLS)
M6: Medidas de proteção e isolamento em CI
UC 2 – INTERDISCIPLINARIDADE EM CUIDADOS INTENSIVOS
M1: Doente Sético
M2: Curso de Nutrição em CI
M3. Curso de Ventilação Invasiva em CI
M4: Curso de Ventilação Não Invasiva em CI
M5: Curso de Técnicas de Substituição Renal
M4: Curso: Suporte Internacional de Vida em Trauma - ITLS
Curso: Suporte Internacional de Vida no Trauma – ITLS (OT's)
UC 3 – PARTICULARIDADES DE ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS
M1: Enfermagem em Cuidados Intensivos Coronários
M2: Enfermagem em Cuidados Intensivos Neurocríticos
M3: Enfermagem em Cuidados Intensivos Pós-Cirúrgicos
M4: Curso Via Aérea Essentials
M5: Curso Transporte do Doente Crítico
CURSO – PRÁTICA BASEADA NA EVIDÊNCIA – OPCIONAL – 5 ECTS
1. Importância da investigação nas ciências da saúde
2. Seleção da temática a investigar
3. Etapas de um projeto de investigação
4. Leitura crítica do conhecimento científico
Realização de trabalho de campo:
Realização de Trabalho Projeto
- Realização de artigo de Investigação
Orientações Tutoriais
A Pós-Graduação em Enfermagem em Cuidados Intensivos está acreditada pela Ordem dos Enfermeiros, para efeitos de Qualificação Profissional, com a atribuição de 3,5 Créditos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Esta Pós-Graduação não permite o acesso à atribuição do Título Profissional de Enfermeiro Especialista e Competência Acrescida.
Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Cartão de Cidadão;
O valor da candidatura (50€) será devolvido em caso de adiamento ou cancelamento da formação.
Candidatura
50 Euros
Matrícula
250 Euros
Propinas
2.520 Euros ou 14 prestações mensais de 180 Euros
- Curso Prática Baseada na Evidência – OPCIONAL – 5 ECTS
250 Euros
Desconto aplicável sobre o valor total da propina:
Parceria Banco Santander:
Solução Formação para Enfermeiros
CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
O plano pedagógico organiza-se em aulas teóricas, teórico-práticas, práticas, seminários e cursos.
Licenciados em Enfermagem.
Candidaturas abertas.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.
24
276 horas de contato obrigatório
60 horas de notificação
30 ECTS obrigatórios + 5 ECTS opcionais
O número de faltas não poderá ultrapassar 25% da carga horária. Os estudantes têm que ter aprovação nas avaliações escritas em todas as unidades curriculares.
O Curso decorrerá de novembro de 2023 a janeiro de 2025. As aulas decorrerão às sextas, das 16h30 às 20h30 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Algumas sessões (cursos) decorrerão ao domingo. Contudo, este cronograma poderá sofrer alterações que serão comunicadas oportunamente.
novembro de 2023 a janeiro de 2025
24 de novembro de 2023
05, 06, 19 e 20 janeiro de 2024
09, 10, 14, 23 e 24 de fevereiro de 2024
08, 09, 22 e 23 de março de 2024
05, 06, 10, 19 e 20 de abril de 2024
03, 04, 24 e 25 de maio de 2024
07, 08, 21 e 22 de junho de 2024
05 e 06 de julho de 2024
13, 14, 27 e 28 de setembro de 2024
19 e 20 de outubro de 2024
08, 09 , 22 e 23 de novembro de 2024
06 e 07 de dezembro de 2024
07, 17 e 18 de janeiro de 2025
Cronograma provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais.
Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Licenciatura em Enfermagem, Enfermeiro no Serviço de Urgência do Hospital de Santa Maria da Feira. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, PHTLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS), Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.
Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Curso de Pós-Licenciatura e Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica. Enfermeiro Militar, Coordenador do Departamento de Cuidados Cirúrgicos e Internamento, no Hospital Militar Regional no 2, Coimbra (Portugal). Instrutor coordenador – ANTRAM, Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, Instrutor de emergências e primeiros socorros, Formador no Laboratório de Formação de Formadores em Simulação Clínica - Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, Maputo (Moçambique), Instrutor do curso de First Responder, Técnicas de socorrismo, Trauma, Emergência e Catástrofe, Emergência e Catástrofe; Resgate em ambiente contaminado NRBQ, SAV; SBV-DAE. Instrutor internacional dos cursos ITLS Provider e ITLS Militar. Coordenador do Módulo de Formação e Simulação, Coordenação pedagógica do Laboratório de Formação de Formadores em Simulação Clínica – ministrado aos docentes do Curso de Medicina Geral, Coordenador e Formador do curso de socorrismo em cenários multivítimas, coordenador na Secção de Gestão da Informação. Formação em: CBPS, CEPS, SBV, SBV DAE, TAT E TSP (e Certificação INEM, TAS). Comandante da Equipa de Posto de Socorro Evacuação / Módulo Sanitário do Exército Português em Missão pela ONU, Shaama (Líbano).
Licenciada em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Pós-graduada em Ventilação Não-Invasiva. Enfermeira no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga. Formadora de SBV e ITLS
Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeiro do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar do Médio Tejo Unidade de Tomar. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS). Instrutor Nacional do Conselho Português de Ressuscitação.
Médico intensivista sénior. Diretor Regional do Difficult Airway Course-First Airway LCC ; Coordenador do CIT - AHA; Professor Associado Convidado do Mestrado Integrado Medicina - CESPU
Enfermeiro Especialista do Serviço de Urgência e VMER do Hospital de Braga; Curso Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica, vertente doente crítico. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS adulto e pediátrico, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC. Formador Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa de: CBPS, CEPS, SBV, SBV DAE, TAT E TSP. Formador INEM: SBV DAE, TAT, TAS e SAV. Coordenador técnico-pedagógico do curso ITLS Chapter CESPU.
Licenciado em Enfermagem e Doutorando pela Universidade Católica Portuguesa na área do Doente Critico. Especialista de Carreira Docente, na área das Ciências de Enfermagem e coordenador pedagógico da formação pós-graduada na área de doente crítico na CESPU Formação.
Formador da American Heart Association, para Suporte Básico de Vida, Suporte Avançado de Vida e Emergências Cardiovasculares, formador de Gestão de Crises e Catástrofes pelo SAMU Sevilha e Airway Management Education Center.
Licenciatura em Enfermagem. Enfermeira da Unidade de Cuidados Intensivos e VMER do Centro Hospitalar de Vila Real/Peso da Régua, EPE. Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Instutora Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS e Gestão de Crise. Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC. Membro da International Association and School of Non Invasive Ventilation e do International College of Experts in Non Invasive Ventilation
Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Pós-Graduação em Trauma Emergência e Catástrofe; Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeira na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de Braga; Enfermeiro Coordenador Hospitalar de Doação e Transplantação de Órgãos do Hospital de Braga; Formador nos cursos de Ventilação Mecânica Invasiva e Monitorização do Doente Crítico, coordenador e formador do programa de Suporte Básico de Vida e Desfibrilação Automática Externa da CESPU formação; Formador ITLS da CESPU formação; Formador acreditado do Emergency Care & Safety Institute.
Docente do IPSN-ESSVA. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Educação Especialidade Educação para a saúde. Doutora em Ciências de Enfermagem - Universidade do Porto. Tese de Doutoramento” CUIDAR DA FAMÍLIA COM UM IDOSO DEPENDENTE: FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM. Diretora Departamento das Ciências da Saúde da ESSVA. Coordenadora Curso de Licenciatura em Enfermagem.
Licenciatura em Enfermagem, Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Pós-Graduação em Medicina de Catástrofe do Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar. Formador na área da emergência.
Doutorado pela USC. Mestrado em Saúde Pública, Gestão de unidades de saúde. Pós-Graduação em gestão hospitalar. Licenciado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Dª Ana Guedes Porto. Enfermeiro chefe no serviço de cuidados intensivos do Centro Hospitalar do Porto. Docente da CESPU.
Doutorada em Neurociências. Licenciada em Medicina. Especialidade de Anestesiologia. Subespecialidade em Cuidados Intensivos. Serviço de Cuidados Intensivos UCI Neurocríticos.
Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Pós-Graduação em Enfermagem de Emergência. Enfermeiro Viatura Médica de Emergência e Reanimação CHUSJ, Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica no Centro Hospitalar Universitário São João. Formador SBV INEM. Formador de ITLS CESPU, Doutorando em Enfermagem no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Oficial de Bombeiro 2ª nos Bombeiros Voluntários de Gondomar,
Mestrado Integrado em Medicina, médico especialista em Anestesiologia no Hospital de Braga, Médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Braga e da equipa de Emergência Interna e Sala de Emergência do Hospital de Braga e na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes do Hospital. coordenador e formador do Curso de Transporte do Doente Critico, formador do curso International Trauma Life Support (ITLS) da CESPU.
Licenciado em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica. Formador INEM. Assistente convidado no Mestrado de Enfermagem Médico-Cirúrgica do IPVC-ESS.