Introdução

O curso visa estudar os processos fisiológicos relacionados com o exercício/atividade física na execução de tarefas motoras em situações de exercício e nas diversas patologias relacionadas com o sedentarismo e com o envelhecimento, salientando a sua capacidade involutiva e preventiva em contexto de doença.
Partindo do conceito de adaptação, pretende-se desenvolver no aluno um conhecimento integrado da fisiologia humana em situações de exercício físico, através de uma perspetiva sistémica abordada a diferentes níveis de complexidade.
Pretende-se desenvolver no aluno um conhecimento integrado dos estados patológicos mais comuns associados à inactividade física, da Fisiologia Humana em situações de exercício físico ou treino, e da forma como estes se relacionam.
Ambiciona-se que os alunos elaborem planos de ação fundamentados na mais recente literatura, compreendam a resposta adaptativa das cargas de exercício e a sua capacidade preventiva, tendo sempre em conta as relações dinâmicas entre os riscos e os benefícios, analisando e respeitando, permanentemente, os constrangimentos implícitos e específicos de cada situação.

Data de realização do curso

outubro de 2022

Áreas de conhecimento

  • Desporto
  • Fisioterapia
  • Nutrição

Estrutura curricular

U.C. 1 - Introdução à Fisiologia Do Exercício
U.C. 2 - Introdução ao Exercício Clínico
U.C. 3 - Adaptações Hormonais ao Exercício e ao Treino e Exercício Clínico nas Doenças Endócrinas e Metabólicas
U.C. 4 - Adaptações Cardiovasculares ao Exercício e ao Treino e Exercício Clínico nas Doenças Cardiovasculares
U.C. 5 - Adaptações Respiratórias ao Exercício e ao Treino e Exercício Clínico nas Doenças Pulmonares
U.C. 6 - Adaptações Neuromusculares ao Exercício e ao Treino e Exercício Clínico na Neuroprotecção
U.C. 7 - Adaptações ao Exercício e ao Treino nas Doenças do Aparelho Músculo-Esquelético e nas Doenças Oncológicas
U.C. 8 - Nutrição e Alimentação no Exercício e na Doença

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Preenchimento do boletim de candidatura online:  https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros
Matrícula
250 Euros
Propinas
1.560 Euros ou 12 prestações mensais de 130 Euros

Desconto aplicável sobre o valor total da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Observações

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

1. Pretende-se desenvolver no aluno um conhecimento integrado dos estados patológicos mais comuns associados à inatividade física, da fisiologia humana em situações de exercício físico ou treino, e da forma como estes se relacionam.
2. Ambiciona-se que os alunos elaborem planos de ação fundamentados na mais recente literatura, compreendam a resposta adaptativa das cargas de exercício e a sua capacidade preventiva, tendo sempre em conta as relações dinâmicas entre os riscos e os benefícios, analisando e respeitando, permanentemente, os constrangimentos implícitos e específicos de cada situação.

Metodologia

O plano pedagógico organiza-se em aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e seminários.

Destinatários

Licenciados da área da Saúde, Desporto e Educação Física e outros profissionais mediante análise curricular.

Candidatura e selecção

Candidaturas Encerradas.

Nº de vagas para o curso

24

Carga horária

675 horas totais
164 horas de contacto

Unidades de crédito do curso

25

Critérios de aprovação

Os estudantes não poderão exceder em faltas mais do que 20% das horas letivas por módulo. Em caso de faltas por doença, devidamente justificadas, deverá expor a situação ao coordenador do curso.
A Avaliação, dentro de cada módulo é contínua, sob a forma de observação direta, questionários ocasionais, apresentação de casos, elaboração de relatórios, exames práticos de avaliação, entre outros que os docentes pensem ser adequados. Considera-se aprovado o estudante com nota superior ou igual a 9,5 valores. No caso de o estudante não ser aprovado a dois módulos terá de repetir os mesmos na época de recurso. Caso não seja aprovado a três ou mais módulos considera-se reprovado.

Duração e regime

O curso decorrerá de outubro de 2022 a outubro de 2023. As aulas decorrerão aos sábados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Cronograma

outubro de 2022 a outubro de 2023

22 e 29 de outubro de 2022

12 e 26 de novembro de 2022

10 de dezembro de 2022

7 e 21 de janeiro de 2023

4 e 18 de fevereiro de 2023

4 e 18 de março de 2023

1, 15 e 29 de abril de 2023

13 e 27 de maio de 2023

3 e 17 de junho de 2023

1 e 15 de julho de 2023

9 e 23 de setembro de 2023

14 e 28 de outubro de 2023

(Cronograma Provisório)

Corpo docente

Alberto Jorge Carvalho Alves, Prof. Doutor

Licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade da Porto. Master of Science (MSc) in Cardiac Rehabilitation. University of Essex, Colchester, United Kingdom. Doutorando em Actividade Física e Saúde na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Pós-graduação em Ciências da Actividade Física para Populações Especiais. Universidade Profissional do Norte, Porto. British Association of Cardiac Rehabilitation (BACR) Phase IV Exercise Training Certified Instructor.

Ana Goios, Dra.

Nutricionista (2191N), licenciada em Ciências da Nutrição na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) desde 2013. Doutoranda em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela FCNAUP e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Primeira autora do Manual “Pesos e Porções de Alimentos” (1ª e 2ª edições). Acreditação Internacional de Antropometria pelo ISAK (nível 1). Nutricionista na empresa Prozis (R&D Nutrition Product Development), na clínica Myo Clinic e no Conservatório de Dança e Música do Porto, PALLCO. Colaboração, enquanto formadora, com a Clínica Espregueira Mendes – FIFA Medical Centre of Excellence.

Arnaldina Sampaio, Prof.ª Doutora

Doutorada em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Aluna de pós-doutoramento e investigadora no projeto "Body and Brain" do Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL) é doutorada em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, na área de Exercício Físico e Demência. Desenvolve, desde 2011, investigação na área de Exercício físico e Demência, em ambientes institucionais e em ambientes comunitários.  É Mestre em Atividade Física para a 3ª Idade e Licenciada em Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Eduardo Abade, Prof. Doutor

Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Atualmente integra o Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) onde desenvolve atividades de investigação focadas no treino de força e condição física, otimização e avaliação de perfis de rendimento. É professor no Instituto Universitário da Maia (ISMAI) onde já coordenou o Mestrado em Ciências da Educação Física e Desporto – Especialização em Treino Desportivo. É autor de vários trabalhos publicados em revistas internacionais com revisão por pares e colabora frequentemente como revisor para algumas revistas internacionais. Já teve um trabalho distinguido com uma menção honrosa na área do treino desportivo pelo Comité Olímpico Português / Fundação Millennium BPC. Tem experiência prática de relevo, tendo desempenhado funções de fisiologista e preparador físico junto de várias entidades desportivas de relevo e atletas de alto rendimento.

Eduardo Teixeira, Prof. Doutor

Doutorado em Atividade Física e Saúde na FADEUP na área da regeneração muscular pós-traumática. Mestre em Atividade Física e Saúde pela FADEUP. Ex-diretor técnico do CIAFEL. Professor auxiliar convidado nas unidades curriculares de Fisiologia do Exercício na Licenciatura e Mestrado dos cursos de desporto e atividade física e saúde no Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte, CESPU. Autor de artigos científicos e orientador de teses de mestrado. Revisor nas revistas AEHD e IJSM.

Inês Aleixo, Prof.ª Doutora

Doutorada em Atividade Física e Saúde na FADEUP. Mestre em Atividade Física e Saúde e Atividade Física Adaptada na FADEUP. Licenciada em Desporto e Educação Física na FADEUP. Autora de diversas publicações científicas na área da bioquímica e fisiologia do exercício, particularmente nos efeitos mediados pelas mitocôndrias na cardio e neuro proteção induzida pelo exercício.

Inês Gonçalves, Prof.ª Doutora

Doutorada em Atividade Física e Saúde pela FADEUP é também Mestre em Atividade Física e Saúde pela FADEUP. Autora e coautora de várias publicações científicas na área da biologia/bioquímica do desporto, particularmente na área da esteatose hepática não alcoólica tem também uma veia de campo como Treinadora e juiz de Ginástica Aeróbica de Competição com títulos nacionais. Atualmente desempenha também funções como Professora Assistente nas unidades curriculares de Fisiologia do Exercício, Anatomofisiologia, Atividade Física e Saúde, Nutrição e Exercício, Biomecânica e Traumatologia do Desporto na Escola Superior de Educação de Fafe e como docente em várias pós-graduações e mestrados no Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e na FADEUP

Júlio Pacheco, Dr.
Luísa Soares-Miranda, Prof.ª Doutora

Doutorada em Actividade Física e Saúde pela FADEUP. Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Santa Maria e Licenciada em Ciências Básicas da Saúde pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Investigadora de Pós-Doutoramento no CIAFEL. Tem várias publicações em revistas internacionais e é revisora da Plos One, International Journal of Obesity, Europace, European Journal of Pediatrics e Contemporary Clinical Trials. 

Sandra Abreu, Prof.ª Doutora

Doutorada em Actividade Física e Saúde pela FADEUP. Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Licenciada em Neurofisiologia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Investigadora no CIAFEL. Publicou 20 artigos em revistas especializadas e 37 trabalhos em actas de eventos. Revisor das seguintes revistas científicas: BMC Public Health, Public Health Nutrition, Journal of Human Nutrition and Dietetics, Nutrition Research, Appetite.

Silvia Rodrigues, Professora Doutora

Licenciada em Educação Física e Desporto pelo Instituto Universitário da Maia, Mestrado em Atividade Física e Saúde e Doutoramento em Atividade Física e Saúde pela Faculdade De Desporto da Universidade do Porto. Atualmente, é Professor Adjunto das unidades curriculares anatomia e fisiologia do exercício da Licenciatura e Mestrado na Escola Superior de Desporto e Lazer- Instituto Politécnico de Viana do Castelo, investigador no laboratório de metabolismo e exercício (CIAFEL/FADE-UP) e professor de exercício físico no Mama Help, centro de apoio a mulheres com cancro da mama. Convidada para lecionar em Cursos Superiores e Pós-Graduações sobre temas relacionados com Exercício Físico, Obesidade e doenças metabólicas e Cancro da Mama. Autora de várias publicações científicas sobre a resposta aguda e crónica ao exercício físico no cross-talk entre músculo esquelético e órgãos/tecidos metabólicos no contexto da obesidade. Membro do painel editorial do Journal of Endocrinology Research, EC Nutrition and International Journal of Endocrinology and Diabetes.

Susana Carrapatoso, Prof.ª Doutora

Doutora em Atividade Física e Saúde. Licenciada em Educação Física, Mestre em Atividade Física para a Terceira Idade e Doutora em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto é Especialista na área do exercício físico na terceira idade. Conta já com 10 anos de experiência na área do exercício físico na terceira idade trabalhando em projetos como “Agitar Gerações”, “Mais Ativos, Mais Vividos”, Thailand and Active Aging e MESH – Movement and Exercise for Seniors Health. Atualmente leciona na Universidade Lusófona do Porto na Licenciatura de Desporto e Educação Física e no Mestrado de Atividade Física e Saúde e na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto no Mestrado de Atividade Física para a Terceira Idade.