Introdução

Os avanços na tecnologia LASER abriram novos horizontes na abordagem de diversos tratamentos em Medicina Dentária com vantagens evidentes sobre técnicas convencionais. Os equipamentos de laser permitem uma medicina dentária verdadeiramente de século XXI embora necessitem de conhecimentos e experiencia prática que solidifiquem a sua utilização. Neste sentido, esta formação será orientada para a prática clinica, onde os alunos poderão comparar a aplicação de LASER com as diferentes técnicas tradicionais.

Esta pós-graduação contará com palestrantes nacionais e internacionais de elevado prestígio científico. Serão abordados os temas fundamentais que servirão de suporte para a Prática Clínica de Medicina Dentária com LASER nomeadamente na CONSULTA DE LASER ORAL nas Unidades de Medicina Dentária Hospitalar da CESPU em Hospitais Públicos e na Unidade Clinica de Gandra.

Data de realização do curso

março de 2022

Áreas de conhecimento

  • Medicina Dentária

Estrutura curricular

Unidade Curricular 1 - Óptica, Física da Luz e do Laser 

Unidade Curricular 2 - Laser em Cirurgia Oral, Medicina Oral e Periodontologia

Unidade Curricular 3 - Laser em Odontopediatria e Medicina Dentária Conservadora

Unidade Curricular 4 - Laser em Estética Oro-Facial, Reabilitação Oral e Fotobiomodulação 

Unidade Curricular 5 - Clínica de Laser Oral 

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes

Curriculum Vitae;

Fotocópia do Certificado de Habilitações; 

Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 

O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Observações

APOIOS:

FOTONA

LASERMAQ

LASOTRONIX

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

A pós-graduação visa dotar os Médicos Dentistas das bases científicas fundamentais da tecnologia LASER para a sua utilização na prática clinica de Medicina Dentária nomeadamente nas áreas de Cirurgia e Patologia Oral, Odontopediatria, Periodontologia, Dentisteria e Endodontia e Reabilitação Oral.

Metodologia

O curso será composto por aulas teóricas, aulas teórico-práticas, workshops hands-on e prática clinica em doentes disponibilizados pela Consulta de LASER ORAL da Unidade de Medicina Dentária Hospitalar da CESPU em Hospitais Públicos (Centro Hospitalar de São João – Pólo de Valongo) ou outras Unidades clínicas da CESPU. Pretende-se assim que o aluno adquira sequencialmente a formação teórica necessária na área, tenha a possibilidade de observar a prática clinica com LASER de vários profissionais experientes na área, tenha treino clinico e técnico na utilização das tecnologias LASER mais atuais e finalmente que execute clinica de Medicina Dentária tutelada com Laser.

Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.

Destinatários

Licenciados ou Mestres em Medicina Dentária e Licenciados em Medicina especialistas em Estomatologia por Universidades Portuguesas ou por outras Universidades com habilitação legalmente equivalente.

Candidatura e selecção

Candidaturas Abertas até 4 de fevereiro de 2022.

A seleção é realizada por ordem de Inscrição

Nº de vagas para o curso

15

Carga horária

100 Horas

Unidades de crédito do curso

10

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 15% da carga horária.

Para obtenção do diploma universitário em Aplicações de Laser em medicina Dentária os alunos tem que ter aprovação na avaliação contínua e na avaliação final (apresentação e discussão pública de casos clínicos sobre aplicação de laser nas várias áreas clínicas).

Duração e regime

As aulas decorrerão às sextas das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, mensalmente. 

Cronograma

março de 2022 a setembro de 2022

O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Alexandra Marques, Drª.
Ana Azevedo, Dra.
Licenciada em Medicina Dentária. Docente do ISCSN - Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte.
Ana Sofia Vinhas, Mestre

Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCS-N. Mestrado em Periodontologia pelo ISCS-N. Assistente convidada de Clínica Cirúrgica e Periodontal III do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do IUCS. Especialista em Periodontologia pela OMD.

Daniel Folha, Prof. Doutor
Licenciado em Física/Matemática Aplicada pela Universidade do Porto e Mestre e Doutorado em Astrofísica pela Universidade de Londres. Investigador do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP). Professor Auxiliar Convidado do Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte (ISCS-N). De 2005 a 2008 liderou um projecto Ciência Viva destinado à promoção da cultura científica na área da Astronomia.
Filomena Salazar, Prof.ª Doutora

Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCSN e Doutorada pela Universidade de Barcelona, Pós - Graduada em Reabilitação Oral e pelo ISCSN. Professora Auxiliar do Serviço de Medicina e Cirurgia Oral do Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte. Regente das Unidades Curriculares Clinica Cirúrgica e Periodontal III e Estágio de Clínica Geral Dentária do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do ISCSN. Membro da coordenação do Mestrado de Reabilitação Oral do ISCSN. 

Gonçalo Castilho, Dr.
Gustavo Gastaldi , Eng.
Inês Guerra Pereira, Prof.ª Doutora
José Julio Pacheco, Prof. Doutor
  • Professor Associado do Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte (ISCSN).
  • Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto.
  • Doutorado pela Universidade de Lille II.
  • Coordenador do Mestrado em Periodontologia do ISCSN.
  • Chefe do Serviço de Medicina e Cirurgia Oral – Departamento de Ciências Dentárias do ISCSN.
  • Diretor Clínico da Unidade Clínica de Gandra - CESPU - Nova Saúde Parcerias.
  • Presidente do Concelho Pedagógico do ISCSN.

Luis Corte Real, Mestre

Médico Dentista. Licenciado pelo ISCS-Norte, em 2001. Mestrado em Endodontia pela UIC – Barcelona, em 2010. Docente do Mestrado de Endodontia na UIC – Barcelona, desde 2011. Formador CEREC CAD-CAM. Prática exclusiva em Endodontia, no Porto.

Luis Monteiro, Prof. Doutor

Licenciado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte (ISCS-N). Mestre em Oncologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Doutorado em Patologia pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Master Europeu em Aplicações de Laser em Odontoestomatologia (EMDOLA) pela Universidade de Parma, Itália. Professor Auxiliar Convidado do ISCS-N. Membro de Coordenação do Mestrado em Cirurgia Oral do ISCS-N.

Marco André Martins, Prof. Doutor

Licenciado em Medicina Dentária. Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela. Assistente de Fisiologia do I.S.C.S.-N e IPSN. Vogal da Direção da CESPU, crl. Membro do Serviço de Clínica Geral Dentária da NS Parcerias Master em Cirurgia Oral e Implantologia pela Universidade de Toulouse.

Marco Infante da Câmara, Prof. Doutor

Licenciatura em Medicina Dentária no Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte. Implant Fellowship in Implant Dentistry New York University College of Dentistry NYUCD (USA). Pós graduação em Implantologia Oral e Cirurgia Reconstrutiva pela Fundacion Pierre Fauchard otorgado pela American Academy of Implant Dentistry (Spain). Certificado Universitário de Cirurgia Oral pela Université Paul Sabatier ​Toulouse (France). Diploma Universitário de Cirurgia Maxilofacial pela Université Henri Poincaré ​Nancy (France). Mestrado em Cirurgia Oral no Instituto Superior de Ciências da Saúde ​Norte. Doutoramento na Universidade de Santiago de Compostela. Credenciamento em Implantes Zigomáticos pelo I.N.E.P.O. S.Paulo (Brasil). Curso de Manuseamento de tecidos moles na Etident (Peru). Curso de Oclusão na Prática Clínica – Dr. Luis Redinha. Curso de Especialização em Implantologia oral Universidade de Santiago de Compostela. Professor Auxiliar do Serviço de Medicina e Cirurgia Oral do Instituto Universitário de Ciênias da Saúde. Regente da unidade curricular de Técnicas de Anestesia e Cirurgia Oral no Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores IEFP  certificado nº F655722/2017. Especialista em Cirurgia Oral pela OMD.

Marco Meleti, Prof. Doutor

Professor Associado e Consultor de Clinica Estomatológica no curso de Odontologia da Universidade de Parma. Secretário-geral da Associação Europeia de Medicina Oral (EAOM) desde 2010. É coordenador do Master Europeu em Aplicações de Laser em Odontoestomatologia (EMDOLA) e do Master em Cirurgia e Medicina Oral da Universidade de Parma, Itália. Licenciado em Medicina Dentária na Universidade de Parma, Itália. Efetuou um internato de 2 anos em Medicina e Patologia Oral sob a supervisão do Prof. Paolo Vescovi no Departamento de Ciências da Cabeça e Pescoço no Hospital Universitário de Parma, Itália. Trabalhou no departamento de Cirurgia Oral e Maxilofacial e de Patologia Oral (2004-2006) na Free University Medical Center / ACTA em Amsterdão, Holanda, onde obteve o seu PhD em 2008 sob supervisão do Prof. Dr. Isaäc van der Waal. As suas principais áreas de investigação incluem as desordens potencialmente malignas da mucosa oral, a patogénese do cancro oral e as novas tecnologias em cirurgia oral. É autor e co-autor de 40 artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares e com fator de impacto e de cerca de 90 artigos científicos em revistas científicas italianas. Autor do livro "Pigmented lesions of the oral mucosa including malignant melanoma."

Marta Galrito, Drª.
Paolo Vescovi, Prof. Dr.
Pedro Santos, Dr.
Ricardo Carvalho, Dr.
Teresa Vale, Profa. Doutora
Professora Auxiliar do ISCS-N. Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCSN Doutorada pela Universidade de Barcelona. Regente da unidade curricular de Clínica Odontopediátrica III do 5º ano do Curso de Medicina Dentária do ISCSN. Membro da Comissão de Coordenação do Mestrado em Ortodontia do ISCSN.
Outros Docentes Convidados