Introdução

O termo Ortomolecular, criado por Linus Pauling nos anos sessenta, significa “as moléculas exatas na quantidade certa”.

A Terapêutica ou Medicina Ortomolecular é um método terapêutico e, sobretudo, preventivo, com o objetivo de promover o equilíbrio orgânico através da reabilitação celular com base no restabelecimento do equilíbrio bioquímico do organismo. A Nutrição Funcional estuda os efeitos das deficiências agudas ou crónicas provenientes da alimentação, responsáveis pela promoção de patologias, sinais e sintomas, que quando corretamente corrigidas melhoram a qualidade de vida e prolongam o estado de saúde ótimo dos indivíduos.

O equilíbrio bioquímico é conseguido através de métodos de diagnóstico cientificamente comprovados, como as análises clínicas entre outros, permitindo identificar a origem desses mesmos desequilíbrios e com o uso de substâncias e elementos naturais, tais como vitaminas, minerais, oligoelementos, probióticos, fitoquímicos e coenzimas, assim como pela manipulação da alimentação e estilo de vida, conseguir uma correta promoção da saúde e bem-estar.

Uma das principais vantagens da Terapêutica Ortomolecular e da Nutrição Funcional é a sua abordagem preventiva, avaliando “o corpo como um todo”, centrando-se nas características de cada indivíduo, e deveria por isso ser complementar a especialidades clínicas como a Oncologia, Pediatria, Imunologia, Cardiologia, entre outros.

A sua eficácia tem vindo a ser corroborada, principalmente desde 2005, por estudos científicos internacionais que avaliam o impacto da toma de suplementos nutricionais em doses ponderadas no estado geral de saúde das pessoas e ainda por estudos que demonstram a influência da alimentação na saúde das populações. Neste sentido, baseia-se ainda num contexto de adoção de estilos de vida cada vez mais saudáveis seguidos por pessoas conscientes de que a sua saúde, presente e futura, está nas suas próprias mãos!

Data de realização do curso

fevereiro de 2021

Local(is) de realização

Vila Nova de Famalicão

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Podologia
  • Ciências Farmacêuticas
  • Nutrição
  • Ciências Biomédicas
  • Dietética

Estrutura curricular

U.C. 1 - Nutrição Ortomlecular e Nutrição Funcional

U.C. 2 - Fundamentos da Bioquímica em Biologia Ortomolecular

U.C. 3 - Farmacodinâmica e Farmacocinética dos Nutracêuticos

U.C. 4 - Imunologia Básica e Clínica, Abordagem Ortomolecular

U.C. 5 - Diagnóstico Laboratorial e Funcional, Abordagem Ortomolecular

U.C. 6 - Envelhecimento e Saúde Hormonal, Abordagem Ortomolecular

U.C. 7 - Epigenética, Nutrigenética e Nutrigenómica

U.C. 8 - Desporto, Abordagem Ortomolecular | Metabolismo e atividade física

U.C. 9 - Emagrecimento, Abordagem Ortomolecular

U.C. 10 – Neurociências aplicada à Ortomolecular

U.C. 11 - Pré-conceção, Gestação e Pediatria

U.C. 12 - Saúde e Modulação Intestinal

U.C. 13 – Oncologia, Abordagem Ortomolecular

U.C. 14 – Doenças Metabólicas e Cardiovasculares, Abordagem Ortomolecular

U.C. 15 – Reumatologia, Inflamação e Autoimunidade, Abordagem Ortomolecular

U.C. 16 - Clínica Ortomolecular

U.C. 17 – Investigação Aplicada à Terapêutica Ortomolecular e Nutrição Funcional

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional; 
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão(opcional);  
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Observações

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Para alunos com residência com distância superior a 150km ou caso apresentem algum problema de saúde justificado com atestado médico, os alunos poderão assistir e participar via transmissão online.

Regulamento:

Alunos com residência com distância superior a 150km:

1 – O aluno terá de apresentar documentos que comprovem que a sua residência encontra-se a mais de 150km do polo universitário da CESPU em Vila Nova de Famalicão (Rua José António Vidal n.º 81, 4760-409 Vila Nova de Famalicão)

2 – A distância entre a residência do aluno e do polo universitário da CESPU em Vila Nova de Famalicão será calculado de acordo com os dados fornecidos pelo Google Maps

3 – Os problemas de saúde têm de ser justificados com atestado médico com vinheta do respetivo médico, indicando a patologia ou condição de saúde que não lhe permite deslocar ao polo universitário da CESPU em Vila Nova de Famalicão assim como a duração dessa ausência.

4 – Os alunos que estarão no regime de assistência das aulas online terão de ter um computador com acesso á internet, uma webcam e microfone para poderem assistir com sucesso ás aulas.

5 – Os testes dos respetivos módulos serão efetuados em regime online em plataforma especifica da CESPU.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

A presente Pós Graduação pretende dar a conhecer os fundamentos básicos da bioquímica e nutrição ortomolecular e funcional; as características bioquímicas e fisiológicas, assim como as indicações farmacológicas dos suplementos nutricionais; os principais métodos de diagnostico em terapêutica ortomolecular. Pretende ainda desenvolver capacidade crítica e sensibilidade clínica na prescrição de suplementos nutricionais em diversas patologias e aprimorar as capacidades de investigação científica na área da nutrição e suplementação alimentar. Por último, proporcionar novas ferramentas para a prática clínica aos profissionais das diversas áreas da saúde.

Metodologia

A metodologia de ensino utilizada poderá ser a demonstrativa, a expositiva ou a experimental, sempre aferida à unidade curricular em estudo. Algumas unidades curriculares lecionadas por docentes estrangeiras, poderão ser ministradas em inglês.

Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.

Destinatários

O curso destina-se a Licenciados em Ciências Farmacêuticas, Farmácia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Biologia, Nutrição e outras áreas afins e profissionais de saúde.

Candidatura e selecção

Segunda fase de candidaturas até 30 de janeiro de 2021.

Selecção por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

240 Horas

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

A aprovação do estudante contempla a assiduidade, ou seja, a presença obrigatória em 75% do tempo em aulas, exame escrito em cada módulo (efetuado em regime online em data combinada e com a resolução de um caso clínico por módulo), com um peso de 70% da classificação final. A avaliação inclui a elaboração de trabalhos de investigação sobre determinados temas abordados na PG, com um peso de 30% da classificação final.


Duração e regime

O Curso decorrerá de fevereiro de 2021 a janeiro de 2022. As aulas decorrerão, em regra, quinzenalmente às sextas feiras, das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h às 18h. 

Cronograma

fevereiro de 2021 a janeiro de 2022

Cronograma provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais.

Corpo docente

Alexandre Aguiar, Dr.

Químico com Licenciatura pela UNINCOR, com 26 anos de experiência em docência. Bacharel em Nutrição pela UNIFENAS com especialização em Nutrição Clínica, patologias e metabolismo pela UGF e psicologia positiva pela PUC, experiência clínica em consultório há mais de 12 anos, leciona  disciplinas envolvendo Bioquímica e Fisiologia Humana em várias universidades e pós Graduações. Coordenador de pós Graduações em Oncologia, Nutrição Clínica e Estética em SP/Br.

Cristiane Cominetti, Prof.ª Doutora

Graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2002), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Ciência dos Alimentos, Área de Nutrição Experimental, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (São Paulo). Professora na Faculdade de Nutrição (FANUT) da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPG-NUT) da UFG e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPG-CS) da UFG, e Coordenadora de Pesquisa da FANUT/UFG. Foi subcoordenadora e coordenadora pro-tempore do PPG-NUT (2012-2013). É organizadora, em conjunto com a profa. Dra Silvia M. F. Cozzolino, do livro "Bases Bioquímicas e Fisiológicas da Nutrição: nas Diferentes Fases da Vida, na Saúde e na Doença". É líder do grupo de pesquisa "Genômica Nutricional e Alterações Metabólicas Relacionadas às Doenças Crônicas Não-Transmissíveis".

Davide Grassi, Prof. Doutor

Licenciado (2002) na Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade de Roma. Especialista em Medicina Interna (2007) pela Faculdade de Medicina e Cirurgia da Università degli Studi dell’Aquila. Doutorado (2011) em Medicina Interna e Imunologia Aplicada pela Faculdade de Medicina e Cirurgia da Università degli Studi dell’Aquila. Atualmente é docente e investigador na Faculdade de Medicina da Università degli Studi dell’Aquila, no Department of Life, Health andEnvironmental Sciences e médico no S. Salvatore Hospital – L’Aquila. É ainda Diretor Clínico na RSA Montereale. O seu principal foco de investigação é a prevenção Cardiovascular e Metabólica e o estudo dos efeitos da Nutrição Funcional e dos Nutracêuticos sobre fatores de risco e doenças cardiovasculares.

Emília Santos, Profa. Doutora

Licenciada em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Doutorada em Química Analítica, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Porto. Docente do IPSN – ESSVA.

Filomena Trindade, Mestre

Licenciada em Biologia (University of California Santa Cruz, EUA). Licenciada em Medicina (University of California Davis, EUA). Especialista em Medicina Geral e Familiar pelo American Board of Family Medicine (EUA). Mestre em Saúde Pública (San Diego State University, EUA). Graduada pelo American Board of Anti-Aging & Regenerative Medicine Certification (EUA). Faculty member do UCSF/Santa Rosa Residency Program (EUA). Formadora do Institute for Functional Medicine (EUA). Docente e prelectora em diversos congressos e cursos de especialização e de pós-graduação no âmbito da Nutrição, Medicina. Ortomolecular, Medicina Funcional e Medicina Anti-Envelhecimento (Europa e EUA). Médica em diversas clínicas (Portugal e EUA).

Giovanni Scapagnini, Prof. Doutor

Licenciado (1992) na Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade de Catania, onde obteve um Ph.D. em Neurobiologia, em 2000. Professor e Investigador no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade de Medicina e Ciências da Saúde de Molise, Campobasso, Itália. Trabalhou como investigador no Instituto Northwick Park, Harrow, Reino Unido (1999), e com o Laboratório de Sistemas Adaptativos, Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames, Instituto Nacional de Saúde em Bethesda, MD, EUA (2000). Trabalhou como professor no Instituto de Neurociências Blanchette Rockefeller, Rockville, MD, e no Instituto de Ciências Neurológicas do Conselho Nacional de Investigação de Itália. Desde 2004, é professor convidado na Universidade de Maryland (Instituto de Virologia Humana), Baltimore, MD. É o vice-presidente da Sociedade Italiana de Nutracêuticos SINUT. e o Diretor Científico do Consórcio Interuniversitário “SannioTech”, em Apollosa (BN) Itália. O Seu trabalho atual foca nos papéis funcionais dos componentes alimentares como moduladores do processo de envelhecimento e o estudo de centenários, como um modelo de envelhecimento bem-sucedido. Os campos de pesquisa concentram-se na biologia e nos mecanismos moleculares do envelhecimento e dos distúrbios neurodegenerativos, com foco particular nas vias de sinalização ativadas por nutrientes relacionadas à regulação da expectativa de vida.

Helder Carvalho, Dr.

Licenciatura em Educação Física Saúde e Desporto (2005-ISCS-N - CESPU). Licenciatura em Ciências da Nutrição (2019 - Escola Superior de Biotecnologia – UC). Pós-graduação em Gestão de Ginásios e Health Club (2010 - Universidade Lusofona). Pós-graduado em Terapias Naturais e Complementares (2012 - CESPU). Pós-graduação em Terapêutica Ortomolecular (2014 - CESPU). Nutricionista especialista em Emagrecimento, Nutrição Desportiva e patologias digestivas.  Sócio-Gerente e Diretor Técnico da clinica de nutrição, emagrecimento e tratamentos corporais – Mais Natural (Desde 2010). Professor da CESPU em diversas pós-graduações.

Joana Pinheiro, Dra.

Pós-graduação em Terapêutica Ortomolecular (CESPU). Licenciatura em Ciências da Nutrição na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Exerce a Nutrição Clínica em Diversas Clínicas e Termas. Restauração Coletiva, elaboração de ementas. Palestrante de congressos, palestras, workshops e conferências na área da nutrição, para diversos destinatários, promovidas por várias entidades. Várias publicações na área da Nutrição Funcional.

Marcelo Carvalho, Dr.

Profissional de Educação Física, Nutricionista, Coordenador e docente dos cursos de Pós-Graduação em Nutrição Clínica aplicada a patologias com base na prática Ortomolecular e Nutrição Esportiva (FAPES/SP), Professor convidado do curso de Pós Graduação da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), Professor convidado da Nutriscience Education and Consulting (Portugal), Professor convidado da WellX ProSchool (Portugal), pós-graduado em Nutrição Esportiva Funcional, pós-graduado em Nutrição Clínica aplicada a patologias com base na prática Ortomolecular, pós graduado em Fitoterapia, pós-graduado em Bioquímica, Metabolismo e aplicações práticas em atividade física, pós-graduado em Fisiologia do exercício, Speaker e Consultor Técnico Essential Nutrition.

Marisa Rodrigues Machado, Profa. Doutora

Licenciada e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela FFUC. Mestre em Tecnologia do Medicamento, especialidade de Farmacologia pela FFUC. Mestre em Medicina Natural pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela. Doutorada em Farmácia na Especialidade de Farmacognosia e Fitoquímica pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC). Professora Adjunta Principal da CESPU. Diretora do Departamento Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave do Instituto Politécnico de Saúde do Norte. Coordenadora Pedagógica e Científica de diversas Pós-Graduações, em Fitoterapia Clínica Avançada, em Terapias Naturais e Complementares; em Terapia Ortomolecular e Nutrição Funcional; em Acupuntura Integrativa; e em Estética Avançada e Anti-Aging. Investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Investigadora no Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde (IINFACTS/CESPU). Investigadora no Research Centre in Biodiversity and Genetic Resources (CIBIO/UP).

Murilo Pereira, Mestre

Nutricionista pela Universidade Federal de Pelotas; Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina; Membro e coordenador da Academia Brasileira de Nutrição Funcional; Fundador da formação em Modulação Intestinal.

Natália Martins, Prof.ª Doutora

Licenciada em Dietética pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança. Pós Graduada em Naturopatia pela Escola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto (EMAC). Doutorada pelo Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Universidade do Minho na área científica da Fitoterapia e Microbiologia Aplicada. Investigadora Instituto Politécnico de Bragança e Engenharia Química e Biológica da Universidade do Minho. Investigadora do Hospital São João.

Roni Moya, Mestre

Mestre em Biologia Celular e Molecular com ênfase em Imunogenética da Transplantação (Univ. Coimbra). Pós-Graduado em Biomedicina pelo Programa Doutoral Gulbenkian (Inst. Gulbenkian de Ciências). Especialista em Medicina Anti-envelhecimento (Univ. Sevilha, Espanha). Licenciado em Biomedicina (UMC, Brasil). Docente convidado da Universidade Americana de Roma (Itália) e da Universidade de Honolulu (EUA). Docente e preletor em diversos congressos e cursos de especialização e de pós-graduação no âmbito da Nutrição, Medicina Ortomolecular e Medicina Anti-Envelhecimento (Europa, EUA e América Latina). Consultor científico de empresas alimentares, farmacêuticas e de diagnóstico médico na Europa, EUA e América Latina.

Tiago Costa, Dr.

Licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Pós-graduação em Terapêutica Ortomolecular (CESPU). Curso Avançado IFM´s Energy Advanced Practice Module. Pós-graduação em Ozonoterapia e Factores de Crescimento Ozonizados pela AEPROMO. Gradutate of the Advanced Functional Medicine in Clinical Practice™. CellSymbiosistherapie pela Akademie Cellsymbiosistherapie. Naturopata na Clínica Clinic4you

Outros Docentes Convidados