Os licenciados em Radiologia e Imagem Médica e Radioterapia desempenham as suas funções na conceção, programação, planeamento, realização e avaliação de exames na área da radiologia, com vista ao diagnóstico e tratamento do doente. É ainda da responsabilidade destes profissionais a utilização de técnicas e normas de proteção e segurança radiológica no manuseamento de fontes com radiações ionizantes e não ionizantes, bem como na colaboração de procedimentos no âmbito da radiologia de intervenção.Estes profissionais têm a responsabilidade de realizar, entre outros, exames no âmbito da RM e TC. A elaboração deste currículo pretende cimentar e fomentar o aumento de competências em RM e TC, que proporcionem um desempenho profissional autónomo, eficaz, eficiente e responsável nestas áreas de diagnóstico A necessidade de aprofundamento, evolução e melhoria das competências e conhecimentos científicos nestas áreas, a formação ao longo da vida, sustentam e justificam esta pós graduação.
novembro de 2021
U.C. 1 – Anatomofisiologia
U.C. 2 – Gestão do Risco e Segurança do Doente em Imagiologia
U.C. 3 – Gestão e Administração de Serviços Saúde
U.C. 4 - Princípios físicos, instrumentação, imagem e segurança em RM e TC
U.C. 5 - Métodos e técnicas diferenciadas em Radiologia RM e TC
U.C. 6 - Patologia em Radiologia RM e TC
U.C. 7 - Investigação em Radiologia
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional);
O valor de candidatura (50 €) será devolvido em caso de adiamento ou cancelamento da formação.
NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a mudanças pontuais.
CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
1. Proporcionar aos alunos a aquisição de um conjunto de competências na área da RM e TC, para que sejam capazes de realizar todos os exames na área da radiologia de diagnóstico médico.
2. Preparar os alunos para a conceção, planeamento, organização, execução e avaliação de exames do foro da RM e TC, identificar os processos patológicos e os parâmetros fisiológicos, as manifestações desses tendo em conta a avaliação da eficácia do exame por RM e TC;
3. Proporcionar aos alunos aptidões para a aplicação e análise dos resultados dos protocolos utilizados em RM e TC;
4. Compreender os enquadramentos legislativos, político, ético e de investigação que fundamentam, informam e influenciam a sua prática profissional;
5. Motivar os alunos para a procura de novos conhecimentos, de novas formas de resolver problemas e novas formas de atuação;
6. Dotar os alunos de uma experiência intelectualmente estimulante que lhes permita desenvolver competências, capacidades e atitudes a exercer em diferentes contextos profissionais;
7. Pretende-se capacitar e fornecer ferramentas necessárias aos profissionais, tendo em conta a tomada de decisões na compra e melhoria dos equipamentos de RM e TC, assim como, aumentar a eficácia, eficiência e produtividade do seu trabalho;
8. Reconhecer o valor da investigação em radiologia e investir na formação ao longo da vida;
9. Comportar-se de acordo com códigos de conduta profissional.
As estratégias de avaliação deverão ser diversificadas, adaptando-se às características específicas de cada unidade curricular e tendo como principal objetivo proporcionar ao estudante oportunidades de aprendizagem nas quais ele seja o sujeito efetivo dessa aprendizagem. Sugere-se, no entanto, que em cada unidade curricular não sejam aplicadas mais que duas tipologias distintas e que esta seja negociada entre os docentes e discentes.
O diploma de Pós Graduado em RM e TC só será emitido aos alunos que obtiverem aprovação a todas as unidades curriculares.
Face à pandemia do COVID-19, estão previstas, se necessário, de forma intercalada e articulada com os formandos, algumas sessões de formação no formato B-learning.
Profissionais de saúde com área de interesse.
Candidaturas Encerradas.
A seleção é realizada para a ordem de inscrição.
30
Horas em sala de aula: 176 H
28
Presença obrigatória em 75% das aulas previstas. Em situações omissas, aplica-se o estipulado em Regulamento Pedagógico do IPSN-ESSVA sobre este assunto.
O Curso decorrerá de novembro de 2021 a dezembro de 2022. As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00, aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (quinzenalmente).
novembro de 2021 a dezembro de 2022
27 de Novembro de 2021
10 e 11 de Dezembro de 2021
14, 21, 28, 29 de Janeiro de 2022
11, 12, 18 e 19 de Fevereiro de 2022
11, 12, 25 e 26 de Março de 2022
8 e 9 de Abril de 2022
6, 7, 20, 21 de Maio de 2022
3, 4, 24 e 25 de Junho de 2022
8 e 9 de Julho de 2022
16, 17, 30 de Setembro de 2022
1, 14, 15, 21, 28 e 29 de Outubro de 2022
4 de Novembro de 2022
16 de Dezembro de 2022
Cronograma provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais.
Licenciatura em Radiologia; Técnico Coordenador do Serviço de Radiologia do CHMA; Membro da Equipa de Qualidade, Risco e Segurança; Membro da Comissão de Gestão do Risco; Membro da Comissão de Exposição a Radiações; Técnico Qualificado em Proteção Radiológica – Nível 2
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Neurorradiologia no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ). Membro do Centro de Referência de Epilepsia Refractária no Centro Hospitalar Universitário de São Jo-ao (CHUSJ). Docente Ensino Superior na área da imagem médica.
Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Coimbra. Licenciado em radiologia, Mestrado em Ciências da Educação, Professor especialista em radiologia. Pós Graduação em RMN pelo ISAVE. Docente do ensino superior, Téc. diagnóstico e terapêutica no Hospital Senhora Oliveira. Vários anos de lecionação da Unidade Curricular respetiva.
Mestre em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica. Bacharel em Engenharia Electrotécnica. Docente nas áreas da Física e Instrumentação em Imagiologia Médica, em Licenciaturas e Mestrados da Escola Superior de Saúde do Porto; Isave; Cespu e Instituto Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. Director Comercial para o Norte de Portugal da GE Healthcare e responsável da formação em Tomografia Computorizada e Imagem Molecular da GE Healthcare Iberia até 2012.
Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Licenciado em Radiologia Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Pós Graduado em Ciências da educação pela Universidade Católica Portuguesa; Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa; Pós – Graduado em Ressonância Magnética pelo ISAVE; Professor especialista em Radiologia pela CESPU; Técnico de radiologia no Centro Hospitalar do Alto Ave. Docente Ensino Superior.
Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Licenciado em Radiologia Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Professora especialista em radiologia pela CESPU, Mestre em Informática Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Doutorada em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professora Adjunto Principal na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
Master em Medicina Natural pela Faculdade de Medicina de Santiago de Compostela; Doutorada em Farmacognosia e Fitoquímica; Mestre em Ciências Farmacêuticas; Mestre em Tecnologia do Medicamento na Especialidade de Farmacologia; Licenciada em Ciências Farmacêuticas; Pós-Graduada em Epidemiologia e Análise de Dados, Faculdade de Medicina, Universidade Porto; Curso monitor de ensaios clínicos pela Eurotrials. Consultora Técnico-Científica em fitoterapia, nutracêuticos e cosmecêuticos. Docente e coordenadora de Mestrado e Pós-graduações da ESSVA/IPSN-CESPU. Investigadora no IINFACTS/CESPU, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e no CIBIO/FCUP.