Introdução

O Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória foi desenvolvido com base na proposta da task force da HERMES (Harmonising Education in Respiratory Medicine for European Specialties) sob recomendação da European Respiratory Society (ERS), oferecendo uma formação diferenciada e direcionada exclusivamente a fisioterapeutas. Esta formação oferece ainda uma importante oportunidade de aquisição e reforço de competências intervencionais ao fisioterapeuta, pela sua vertente prática em contexto clínico. Este curso reúne um corpo formador com um currículo diferenciado e de reconhecido mérito internacional, preparando o formando para o desempenho de uma prática atualizada considerando o raciocínio clínico baseado na melhor evidência disponível. 

Data de realização do curso

abril de 2021 

Áreas de conhecimento

  • Fisioterapia

Estrutura curricular

U.C.1 - Avaliação do doente respiratório - crítico e crónico
U.C.2 - Técnicas de desobstrução brônquica
U.C.3 - Músculos respiratórios: avaliação e treino
U.C.4 - Exercício e atividade física no doente cardiorrespiratório
U.C.5 - Fisioterapia pré e pós-operatória
U.C.6 - Introdução à farmacoterapia para Fisioterapeutas
U.C. 7 - Ventilação mecânica em Fisioterapia
U.C. 8 - Fisioterapia em Unidade de Cuidados Intensivos
U.C. 9 - Fisioterapia respiratória pediátrica
U.C. 10 - Pesquisa, educação e comunicação em Fisioterapia Respiratória
U.C. 11 - Educação Clínica

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Observações

Os Fisioterapeutas que concluírem a Pós-Graduação com aprovação terão creditação parcial no Mestrado de Fisioterapia da ESSVS - IPSN.

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória, tem como principal objetivo, dotar os Fisioterapeutas de conhecimentos e recursos necessários para, de forma proficiente, atuar na prevenção e tratamento das condições que afetam o sistema respiratório e cardíaco.
Este curso pretende desenvolver competências avançadas na promoção da participação em diferentes contextos de intervenção do fisioterapeuta de forma segura, aconselhamento e adaptação de intervenções de Fisioterapia com o objetivo de restaurar a função de acordo com as capacidade do utente e contribuir para a melhoria da sua funcionalidade e sua participação nas atividades pessoais e profissionais de acordo com os contextos ambientais e pessoais, em utentes de todas as idades e capacidades, enquanto assegura uma prática profissional e ética ao mais alto nível.
A prática de excelência deverá ser baseada na evidência científica atual e desenvolvida através do raciocínio clínico no sentido de identificar “deficiências existentes ou potenciais, limitações funcionais e/ou de habilidades ou deficiências que irão direcionar as intervenções de fisioterapia”.

Metodologia

Os temas que compõem este curso serão lecionados em aulas teóricas, teórico-práticas e seminários, cuja finalidade será fazer uma docência interativa com o aluno. A UC de Educação Clínica terá uma componente de prática clínica em contexto profissional.

Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.

Destinatários

Licenciados em Fisioterapia.

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas.

A seleção é realizada pela ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

240 Horas

Unidades de crédito do curso

35

Critérios de aprovação

A avaliação de cada unidade curricular será realizada por meio de um exame teórico ou teórico-prático. O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 10 valores.

Duração e regime

O curso decorrerá de abril de 2021 a abril de 2022. As aulas decorrerão, duas vezes por mês: às sextas-feiras, das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (exceto a UC11, com horário a definir).

Cronograma

abril de 2021 a abril de 2022

17 e 24 de Abril 2021

7, 8, 21 e 22 de Maio de 2021

11, 12, 25 e 26 de Junho de 2021

9, 10, 23 e 24 de Julho de 2021

10, 11, 24 e 25 de Setembro de 2021

8, 9, 23 e 24 de Outubro de 2021

12, 13, 26 e 27 de Novembro de 202

10 e 11 de Dezembro de 2021

7, 8, 21 e 22 de Janeiro de 2022

11, 12, 25 e 26 de Fevereiro de 2022

4, 5, 11, 12, 25 e 26 de Março de 2022 

8 de Abril de 2022

Cronograma provisório.

Corpo docente

Ágata Vieira , Prof.ª Doutora

Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto; tem doutoramento em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Colabora como docente na área técnico-científica de Fisioterapia, desde 2010, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, desde 2018, da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa e da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave do Instituto Politécnico de Saúde do Norte e, desde 2019, da Escola Superior Saúde de Santa Maria. Exerce, desde 2012, prática clínica na Diprofísio - Gabinete de Divulgação e Promoção da Atividade de Fisioterapia e Promoção da Saúde Lda., com grande enfoque na reabilitação cardíaca e respiratória. Elemento da assembleia geral do Grupo de Interesse em Fisioterapia Cardiorrespiratória (GIFCR) – Triénio 2017-2020 e da direção Triénio 2020-2023, da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas. Investigadora colaboradora no Centro de Investigação e Reabilitação – CIR, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Autora de publicações na área da reabilitação cardíaca e autora de diversas comunicações em encontros científicos com especial enfoque na área da reabilitação cardíaca.

Ana Oliveira, Prof.ª Doutora

Licenciada e mestre em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde (ESSUA) - Universidade de Aveiro e doutorada em Fisioterapia pela Universidade do Porto (Portugal). Atualmente é pós-doutoranda na McMaster University e no West Park Healthcare Centre e coordenadora de pesquisa do Programa de Prática Interprofissional, Educação e Pesquisa (PIPER) da McMaster University's Faculty of Health Sciences (Canadá). É atualmente uma co-investigadora primária e investigadora em dois projetos de pesquisa financiados pela Canadian Lung Foundation e pelos Canadian Institutes of Health Research com o objetivo de otimizar a reabilitação pulmonar para pessoas após uma hospitalização por uma exacerbação aguda de DPOC e estudar a viabilidade de uma terapia para tosse  não-farmacológica para reduzir os sintomas de tosse em pessoas com DPI. Tem publicado consistentemente na área das doenças respiratórias e reabilitação pulmonar, com mais de 50 publicações revisadas por pares e apresentações em conferências relacionadas ao sistema respiratório.

Filipa Kendall, Prof.ª Doutora

Licenciada em Fisioterapia em 1995, especialista em Fisioterapia e Doutorada em Atividade Física e Saúde. Fisioterapeuta no serviço de Cirurgia Cardiotorácica do CHSJ desde 1995, onde é Fisioterapeuta coordenadora dos centros de referência de patologia cardíaca congénita e de transplantação cardíaca. Docente no Instituto Politécnico de Saúde do Norte desde 1998 e na ESTSP entre 1998 e 2010. Lecionação em Fisioterapia e em diversos cursos de pós-graduação, mestrados e doutoramentos. Investigadora do CIAFEL. Palestrante convidada em diversos congressos etc. Autora de várias publicações, comunicações e pósteres além de revisora de várias revistas científicas na área da Fisioterapia Respiratória.

Joana Cruz, Prof.ª Doutora

Licenciada em Fisioterapia (2007). Doutorada em Ciências e Tecnologia da Saúde pela Universidade de Aveiro em 2016. Atualmente, é professora assistente convidada na Escola de Ciências da Saúde do Politécnico de Leiria (ESSLei) e investigadora no Centro de Cuidados Inovadores e Tecnologia em Saúde (ciTechCare). Autora de artigos em revistas especializadas, capítulos de livros e livros. Recebeu prémios/honras na sua área de investigação. Atualmente, é investigadora principal em projetos financiados. Trabalha com foco na área de Ciências da Saúde, com ênfase em doenças respiratórias crónicas, particularmente na doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), em programas de reabilitação e promoção de atividade física.

João Paulo Venâncio, Prof. Doutor

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, Instituto Politécnico de Saúde do Norte; Mestre em Ciências do Desporto área de especialização atividade física para a 3ª idade, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto; Doutorado em Atividade Física e Saúde na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto; Docente e Coordenador de Fisioterapia no Instituto Politécnico de Saúde do Norte.

Luísa Gonçalves, Prof.ª Doutora

Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior Saúde de Vale do Sousa; Doutorada pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto; Especialista na área científica de Terapia e Reabilitação (Decreto-Lei n.º 206/2009, de 31 de agosto). Pós-Graduada em Hidroterapia. Formação contínua em Fisioterapia Respiratória. Docente de Fisioterapia da ESSVS. Autora de publicações/comunicações/pósteres; Revisora de revistas científicas na área da Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia Veterinária. Prática clínica privada.

Sandra Silva , Mestre

Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Vale do Sousa, em 2002. Mestre em Fisioterapia - Especialização em Fisioterapia na Comunidade, pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, em 2013. Especialista em Terapia e Reabilitação - área da Fisioterapia, em 2018. Pós-Graduada em Fisioterapia Respiratória do Adulto, pela Universidade de Aveiro, em 2019. Doutoranda em Ciências da Reabilitação na Universidade de Aveiro. Atualmente, Professora Adjunta Convidada do Curso de Licenciatura em Fisioterapia do Instituto Politécnico de Saúde do Norte. Coordenadora Pedagógica Erasmus do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde de Vale do Ave. Prática clinica em contexto domiciliário, predominantemente no foro cardiorrespiratório e oncológico.

Vânia Figueira, Dr.ª

Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Coimbra, em 2002. Especialista em Terapia e Reabilitação - área da Fisioterapia, em 2018. Pós-Graduada em Fisioterapia na Saúde da Mulher, pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão, em 2007 e Respiratória do Adulto, pela Universidade de Aveiro, em 2019. Atualmente, Professora Adjunta Convidada do Curso de Licenciatura em Fisioterapia do Instituto Politécnico de Saúde do Norte. Prática clinica em contexto domiciliário, na área da Fisioterapia Cardiorrespiratória.

Vitor Hugo Azevedo, Dr.

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias e Pós-Graduado em Fisioterapia Respiratória Avançada pela Universidade Atlântica. Atualmente Fisioterapeuta da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital Egas Moniz. Nos últimos 12 anos desempenhou funções também em contexto de Cuidados Intensivos Cirúrgicos, Neonatais, assim como Serviço de Urgência Geral (nomeadamente Reanimação) e Pediátrica, apresentando uma experiência sólida na prática da Fisioterapia no doente agudo. Tem como principais áreas de interesse Fisiologia e Fisiopatologia do doente Crítico e Respiratório Crónico e Agudo, Mobilização Precoce, Ventilação Mecânica Invasiva e Não-Invasiva, Desmame Ventilatório, Estratégias Instrumentais de Desobstrução Brônquica, Ecografia em Contexto de Urgência/Torácica e Muscular, e Metodologias de Exercício. Docente da área de Condições Cardiorrespiratórias na Escola Superior de Saúde do Alcoitão, e docente convidado da Pós-Graduação de Formação Avançada em Fisioterapia Respiratória. É também docente convidado no Minor International Physiotherapy Intervention in Acute Care. Orientador de estágios curriculares e profissionais na área de Cuidados Intensivos há 8 anos. Palestrante convidado em várias conferências de Cuidados Intensivos, Pneumologia e Fisioterapia, abordando temas como Protocolos de Intervenção em Cuidados Intensivos, Ventilação Invasiva e Não-Invasiva, Ecografia Torácica/Muscular, Fisiopatologia Respiratória em Insuficiência Respiratória, Gadgets e dispositivos em Fisioterapia Respiratória

Outros Docentes Convidados