Introdução

A família como foco dos cuidados de enfermagem deverá ser entendida como refere Ostlund et al (2015) como unidade de cuidado. Para a compreensão da família como unidade de cuidado, é essencial a sua concetualização através de um novo paradigma, com uma abordagem que permita a compreensão da sua estrutura, funcionalidade e processos de desenvolvimento, assente numa prática específica e direcionada para a capacitação face às exigências do ciclo vital. Neste sentido, várias organizações/entidades nacionais e internacionais têm reconhecido o enfermeiro de família como especialista em saúde familiar, designadamente: o Ministério da Saúde (Despacho nº 200/2016, ponto 2, de 7 janeiro), a Ordem dos Enfermeiros (OE), a International Family Nursing Association (IFNA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O enfermeiro de família, é um profissional da equipa multidisciplinar de saúde, que assume responsabilidade pela prestação de cuidados de enfermagem às famílias, em todos os processos de vida, nos vários contextos da comunidade. Neste sentido, a Escola Superior de Saúde Vale do Ave, propõe a Pós-Graduação em Enfermagem de Saúde Familiar, que se encontra estruturada com base no programa formativo aprovado pela OE, com a finalidade de capacitar e desenvolver nos enfermeiros competências específicas que permitam cuidar da família como unidade de cuidados.

Para que o desempenho dos profissionais acompanhe as exigências e desafios das famílias, face à evolução tecnológica e á evidência científica é necessário repensar as práticas e ao mesmo tempo a formação em enfermagem. A proposta apresentada, pretende colocar em prática dinâmicas de ensino/aprendizagem atuais e inovadoras, que permita aos enfermeiros, participar ativamente no seu processo de aprendizagem, adotando um exercício profissional autónomo na avaliação e planeamento de cuidados, nomeadamente, na tomada de decisão em processos de avaliação e intervenção familiar, nas diferentes fases do ciclo de vida da família, ao nível da prevenção primária, secundária e terciária.

Data de realização do curso

janeiro de 2021

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem

Estrutura curricular

U.C.1 - A Família como Unidade de Cuidados

1 - Conceções estruturantes: família(s), famílias em transformação e Enfermagem de Saúde familiar;

2 - Famílias, Cultura(s), Género e Poder;

3 - Transições familiares: desenvolvimentais, saúde-doença e situacionais;

4 - Processo de cuidados de enfermagem à família;

5 - Cuidar dos cuidadores informais, autonomia/dependência e fim de vida;         

6 - Prática baseada na evidência em torno da família como unidade de cuidados.

U.C.2 - Indivíduo ao longo do ciclo vital, inserido na família, aos diferentes níveis de Prevenção

1 - O cuidar antropobiopsicossocial, cultural e espiritual no âmbito da:

a) Saúde infantil e juvenil;

b) Saúde sexual e reprodutiva;

c) Saúde do Adulto e Idoso;

d) Gestão da doença crónica, autocuidado e literacia;

e) Prática baseada na evidência em torno do individuo na família.

U.C.3 - Modelos e Técnicas de Avaliação e Intervenção Familiar

Individuo e Família enquanto parceiros de Cuidados;

Modelo de avaliação e modelo de intervenção de Calgary;

Modelo dinâmico de Avaliação e Intervenção familiar;

Cuidar em enfermagem baseado nas forças;

Instrumentos de avaliação familiar;

Técnicas de intervenção colaborativas;

Processo de enfermagem de saúde familiar.

U.C.4 - Comunicação e Interação

Comunicação na relação terapêutica;

Comunicação entre equipas e referenciação;

Sistemas de Informação em Saúde e Taxonomia em Enfermagem Familiar;

Promoção da Enfermagem de Saúde Familiar através dos midia.

U.C.5 - Referenciais sociopolíticos e epistemológicos

Políticas sociais e de saúde da família;

Políticas internacionais para o desenvolvimento da enfermagem de Saúde Familiar;

Cuidados de Saúde Primários em Portugal: políticas sociais e de saúde;

A Enfermagem de Saúde Familiar em Portugal;

Estado da arte em Enfermagem de Saúde Familiar;

Referenciais epistemológicos e de enfermagem de saúde familiar.

Acreditação(ões)

A Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Familiar é acreditada pela Ordem dos Enfermeiros, para efeitos de Qualificação Profissional, com a atribuição de 3,5 Créditos de Desenvolvimento (CDP). Esta Pós-Graduação não permite o acesso à atribuição do título Profissional de Enfermeiro Espeialista na área de Enfermagem de Saúde Familiar. 

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

1 – Compreender a família como um sistema aberto e componente da unidade de cuidados;

2 – Compreender o ciclo vital da família, identifica crises normativas e crises acidentais;

3 – Desenvolver conhecimentos para avaliar e intervir nas diferentes tipologias familiares;

4 – Desenvolver métodos e técnicas de interação e comunicação com a família e equipas de saúde;

5 – Refletir sobre a mutação familiar e diferentes contextos de cuidar da família.

Metodologia

Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.

Destinatários

Licenciados em Enfermagem.

Candidatura e selecção

Candidaturas Encerradas.

Nº de vagas para o curso

24

Carga horária

210 horas

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

 O número de faltas não poderá exceder 25% da carga horária.

Duração e regime

A formação decorrerá de janeiro a dezembro de 2021. As aulas decorrerão às sextas-feiras das 17h às 21h e aos sábados das 9h às 13h e das 14h às 18h, quinzenalmente.

Cronograma

2021

29 e 30 de Janeiro

5, 6, 26 e 27 de Fevereiro

12, 13, 26 e 27 de Março

9, 10, 23 e 24 de Abril

14, 15, 28 e 29 de Maio

25 e 26 de Junho

9 e 10 de Julho

10, 11, 24 e 25 de Setembro

8, 9, 22 e 23 de Outubro

5, 6, 19 e 20 de Novembro

3, 4, e 17 de Dezembro

PROVISÓRIO

O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Assunção Magalhães, Mestre

Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Mestre em Bioética e Ética Médica. Funções de Gestão desde 2006 (enfermeira Chefe), com Pós Graduação em Gestão de Unidades de Saúde em 2015. Comissões: Membro da Comissão de Ética para a Saúde da ARS Norte. No ACeS Póvoa de Varzim/Vila do Conde é Membro da Comissão da Qualidade e Segurança, Membro da Comissão Executiva Permanente da Direção de Enfermagem, do Conselho Coordenador de Avaliação e da Comissão Paritária. Representante da Saúde na Rede Social de Vila do Conde, na Rede Social da Póvoa de Varzim, no Conselho Municipal da Educação e na Equipa DAP (Abordagem Pluridisciplinar da Deficiência).

Carlos Sequeira, Prof. Doutor

Doutoramento em Ciências de Enfermagem. Professor Coordenador na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Várias publicações de artigos em revistas especializadas e em actas de eventos, possui capítulos de livros e 18 livros publicados. Orientador de teses de doutoramento e Mestrado. Atualmente participa em 4 projectos de investigação, sendo que coordena 2 destes. Atua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais e Ciências Médicas com ênfase em Outras Ciências Médicas. Os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Enfermagem, Saúde Mental, Boas Práticas, Idosos, Intervenções, Cuidadores, Demências, Diagnósticos, CIPE e Sobrecarga.

Conceição Moura, Mestre

Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Bioética. A frequentar o Curso de Doutoramento em Enfermagem, na Universidade Católica do Porto. Curso de Formação Avançada em Supervisão e Tutoria Clínica, pela Universidade Católica do Porto. Curso de especialização em cuidados paliativos, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Enfermeira na Unidade de Cuidados na Comunidade Braga Saudável, do ACeS Cávado I-Braga, desde janeiro de 2015, responsável pelo projeto Equipa de Cuidados Continuados Integrados.

Fernanda Pombal, Enfa.

Especialista em Enfermagem Comunitária. Doutoranda em Enfermagem Avançada, Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde (Porto). Pós-graduação em Ciências de Educação e Formação Multimédia, Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga, Faculdade de Ciências Sociais. Coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade de Amares desde setembro de 2017. Membro do Grupo Regional de Peritos em Saúde Escolar da Ordem dos Enfermeiros desde Março de 2017.

Henriqueta Figueiredo, Profª. Doutora

Doutoramento em Enfermagem. Mestre em Psicologia. Professor Coordenador na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Curso de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica. Pós-Graduação em Terapia da Casal. Regente de unidades curriculares na area da saúde familiar. Vários artigos em revistas especializadas e capítulos de livros e 4 livros publicados

Isabel Araújo, Profª. Doutora

Docente do IPSN-ESSVA. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Educação Especialidade Educação para a saúde. Doutora em Ciências de Enfermagem - Universidade do Porto. Tese de Doutoramento” CUIDAR DA FAMÍLIA COM UM IDOSO DEPENDENTE: FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM. Diretora Departamento das Ciências da Saúde da ESSVA. Coordenadora Curso de Licenciatura em Enfermagem.

Lurdes Teixeira, Prof.ª Doutora

Doutoramento em Sociologia. Docente do Departamento das Ciências da Saúde da ESSVS. Experiência como investigadora em diversos projetos de investigação na área da reforma dos cuidados de saúde primários, da família, do envelhecimento e do género. Coordenadora de cursos para Públicos Estratégicos – Programa POISE.

Maria Manuela Martins, Prof.ª Doutora

Doutoramento em Ciências de Enfermagem. Mestrado em Ciências de Enfermagem e Mestrado em Família. Professora coordenadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto. Regente de UC’s área das ciências de enfermagem e gestão em Saúde. Entre 2011 e 2014 participou em 2 projetos de investigação, sendo que coordenou 1 destes. Atualmente coordena 2 projetos de investigação. Atua nas áreas de Ciências Médicas com ênfase em Outras Ciências Médicas, Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais e Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. Nas suas atividades profissionais interagiu com 474 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: enfermagem, Família, idosos, Gestão, Reabilitação, IRC, Intervenção, qualidade, Avaliação e AVC.

Marlene Lebreiro, Enfª.

Especialista na área de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Pós-Graduada em Enfermagem de Saúde Familiar. Sócia Fundadora da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar, 2016. Investigadora CINTESIS no projeto Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar: uma ação transformativa em Cuidados de Saúde Primários. Pós-Graduada em Saúde Comunitária. Pós-Graduada em Economia e Gestão em Economia da Saúde.

Nuno Araújo , Prof. Doutor

Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Empresariais, pós-graduado em Estudos Avançados em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e com um Master em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e com título de especialista em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto da Instituto Politécnico da Saúde Norte e Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico de Benguela. Coordenador dos cursos executivos da área da Gestão em Saúde da CESPU. É investigador associado da BRU-IUL (Business Research Unit - ISCTE). Consultor internacional nas áreas da Gestão, Administração e Economia da Saúde em projetos da Cooperação EuropeAid e perito da European Quality Assurance in Vocational Education and Training.

Pedro Melo, Prof. Doutor

Doutoramento em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Comunitária. É responsável pelo projeto de investigação "Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário - a comunidade como cliente dos enfermeiros" no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa e investigador colaborador no projeto integrado no CINTESIS - Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar - uma ação transformativa em CSP. 

Sónia Campos, Profª. Doutora

Doutoramento e licenciatura em Psicologia. Psicóloga no INEM desde 2004. Formadora convidada em diversos cursos na área da intervenção em crise e emergência psicológica. Educator Master Class (20h) European Resuscitation Council, Praga.