Introdução

Os desafios na gestão e administração em saúde passam por conferir às organizações maior flexibilidade, eficiência e inovação. Novas abordagens que impliquem melhorar a acessibilidade, melhorar os ganhos em saúde, melhorar a gestão de financeira e operacional são uma realidade para todas as organizações e profissionais.

Os gestores em Saúde são responsáveis por esta dinâmica de inovação e criatividade, e na complexidade da sua tomada de decisão devem incorporar competências que lhes permitam adequar as suas ações à melhoria da saúde, para uma gestão e administração eficaz, motivadora e mobilizadora.

No entendimento das problemáticas e da globalidade dos sistemas de saúde nas suas exigências económico-sociais, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de opções estratégicas que envolvam as questões de saúde e as suas políticas contribuindo para um sistema de cuidados de qualidade para a melhoria da saúde da população.

Data de realização do curso

março de 2021

Local(is) de realização

Faro

Estrutura curricular

U. C. 1 - Comportamento Organizacional
U. C. 2 - Economia da Saúde e Finanças
U. C. 3 - Gestão da Qualidade
U. C. 4 - Gestão de Recursos Humanos e Liderança
U. C. 5 - Governação Clínica
U. C. 6 - Métodos Estatísticos
U. C. 7 - Operações e Logística
U. C. 8 - Planeamento
U. C. 9 - Políticas e Sistemas de Saúde
U. C. 10 - Sistemas de Informação
U. C. 11 - Contratualização em Saúde
U. C. 12 - Direito e Legislação em Saúde
U. C. 13 - Marketing e Comunicação em Saúde
U. C. 14 - Controlo de Gestão e Contabilidade em Saúde
U. C. 15 - Gestão Estratégica em Saúde
U. C. 16 - Gestão Baseada na Evidência

Acreditação(ões)

O Executive Master em Gestão e Administração em Saúde 18ª Edição, é um curso de formação acreditado pela Ordem dos Enfermeiros, para efeitos de qualificação profissional, com a atribuição de 3,5 CDP e para acesso a aquisição de competências.

A obtenção de competência acrescida não depende exclusivamente da frequência deste curso, implicando outros requisitos definidos pela Ordem dos Enfermeiros.

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/formacao
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT 50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Observações

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Este Executive Master tem como objetivo desenvolver competências de gestão e administração em saúde que permitam uma resposta às novas exigências e contribuir para a eficiência e adequabilidade estratégica das respostas em saúde. Pretende-se mobilizar todos os profissionais de saúde para uma dinâmica de formação ativa e intensiva que englobe a metodologia expositiva, e-learning, resolução de problemas e discussão de casos e debate em contexto de sala de aula, reunindo um grupo de docentes privilegiado. O seu plano curricular foi desenvolvido para profissionais que desempenhem funções de Gestão em Unidades de Saúde, publicas ou privadas, ou que identifiquem a Gestão como uma mais valia no seu projeto de desenvolvimento profissional.

Metodologia

As aulas terão uma metodologia b-learning.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Candidatura e selecção

Candidaturas até ao dia 5 de março de 2021.
A selecção das candidaturas é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

272 horas de contacto. 

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20 % da carga horária.
Para aprovação o formando terá que obter aproveitamento em todas as unidades curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 9,5 valores. 

Duração e regime

O curso decorrerá de março de 2021 a março de 2022. As aulas decorrerão quinzenalmente, às sextas feiras das 18h00 às 22h00 e aos sábados das 09h00 às 18h00.

Cronograma

março de 2021 a março de 2022.

Cronograma Provisório.

Corpo docente

Américo Afonso, Prof. Doutor

Médico Dentista. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da U. Porto. Presidente do Conselho de Administração no Hospital de S. Marcos – Braga (2002-2005); na Clínica Particular de Barcelos (2005-2012); no Hospital da Misericórdia de Paredes (2009-2011) e no Centro Hospitalar do Médico Ave – CHMA (2013-2016). Director Clínico da FMDUP. PósGraduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde, pela CESPU. Curso de Formação Avançada em Gestão Hospitalar, pela PBS. Consultor na área da Gestão para a Saúde.

Ana Pinto Borges, Profa. Doutora

Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Economista da Entidade Reguladora da Saúde. Professora Universitária. Publicações internacionais no âmbito da regulação e da economia da saúde.

Ana Reis, Prof.ª Doutora

Economista na Entidade Reguladora da Saúde e Docente do ensino universitário no ISAG – European Business School e na CESPU - Cooperativa De Ensino Superior Politécnico Universitário.

Doutorada em Economia, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, 2017.

Mestre em Economia, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 2011.

Licenciada em Economia, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 2009.

As suas área da especialização são a Economia da saúde, a microeconomia e a regulação económica.

Docente de Microeconomia, Macroeconomia e Métodos Estatísticos.

Alvaro Rosa, Prof. Doutor

Natural de Macau é doutorado em Gestão Estratégica. Actualmente, é Professor Auxiliar na Escola de Gestão do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação são corporate governance; qualidade e gestão de serviços de saúde, nomeadamente, na área de governação dos serviços de saúde.

Carlos Esteves, Enf.
Gestor de Cliente do Instituto da Qualidade da Saúde, Coordenador de equipa de Auditores e Auditor do Health Quality Service (Kings Fund); Lic. em enfermagem, Pós Graduação em Gestão de Serviços de Saúde, Docente convidado em inúmeros cursos de Pós-graduação e Mestrados na disciplina da qualidade, Integra a equipa do programa nacional de acreditação de hospitais e desenvolve actividades de Consultoria nas áreas da gestão da qualidade e de risco em hospitais.
Carolina Isabel Rêgo Récio Santos , Prof.ª Doutora

Doutorada em Saúde Pública, especialização em Política, Gestão e Administração em Saúde, pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) – Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Mestre em Gestão da Saúde pela UNL-ENSP. Docente da Unidade Curricular de Gestão de Projetos de Saúde e responsável do curso de gestão de projetos da NOVA Doctoral School. As suas áreas de especialização e publicação são planeamento e gestão de projetos e programas. Integra  a comissão organizadora da ProjMAN  (Conferência Internacional de Gestão de Projetos), a Comissão Organizadora do PBPS (Prémio Boas Práticas em Saúde) e os corpos Sociais da APPSP (Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública).

Constantino Sakellarides, Professor Doutor

Licenciatura em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Lisboa.

Mestrado em Epidemiologia, pela Escola de Saúde Pública da Universidade do Texas. Doutoramento em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade do Texas.Agregação em Políticas de Saúde, pela Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública, Políticas de Saúde. Professor Catedrático de Políticas e Administração de Saúde da Escola Nacional  de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Ultimos cargos exercidos:Coordenador da Equipa de Acompanhamento dos Estudos de Avaliação ex-post da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), desde 31 outubro de 2016;

Consultor, Núcleo de Apoio estratégico (NAE) de apoio à equipa governamental do Ministério da Saúde no âmbito da coordenação estratégica e na avaliação periódica dos novos programas horizontais – “Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados” e da “Prevenção e Gestão da Doença Crónica”, desde abril de 2016;

Presidente da Fundação para a Saúde  – SNS (2012 - 2016).

 

Fernando Neves de Almeida, Mestre

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA, é MBA e Mestre em Gestão pela Universidade Católica de Lisboa. Actualmente é Presidente da Associação de antigos alunos do LISBON MBA (Univ. Nova, Univ. Católica e MIT). É autor de vários artigos publicados em inúmeros jornais e revistas e autor de vários livros na área comportamental da Gestão.

João Ferreira Rebelo, Dr.

Advogado, mestre em direito e Diretor de Serviços Jurídicos & Compliance do Grupo Luz Saúde (Hospital da Luz).

As suas áreas de exercício preferencial são o Direito da Saúde, Biotética, Direito Societário e Regulação (licenciamento, dados pessoais e medicamento). Já participou em diversas transações comerciais, donde se destacam a compra e venda de unidades privadas de saúde, fusões e aquisições, contratos de parcerias público-privadas, negociação e celebração de contratos de financiamento e outros contratos em geral. Presta assessoria jurídica às equipas de recursos humanos de vários hospitais e clínicas, bem como o necessário acompanhamento dos assuntos jurídicos.

Integra ainda várias comissões de ética hospitalares e tem colaborado com diversas universidades e instituições de ensino superior, sobretudo lecionando a disciplina de direito e legislação saúde, no âmbito de pós-graduações e mestrados.

Luís Pisco, Dr.

Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde da Foz do Arelho. Director do Instituto da Qualidade em Saúde de Abril de 1999 a Outubro de 2005. Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários de 12 de Outubro de 2005 a 14 de Abril de 2010. Presidente da Direcção (Janeiro 99 – Junho 2009) da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. Membro da Direcção da Sociedade Europeia de Medicina Familiar (2001 a 2007). Fellow do Royal College of General Practitioners e da Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA). Professor convidado na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas. Sócio fundador e membro da Direcção da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.

Pedro Morais, Mestre

Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Desde 2017 Membro do Conselho de Gestão do Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto, EPE.
Entre 2014 e 2017 Membro Conselho de Administração, Vogal Executivo da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE.
Entre 2013 e 2014 foi  Director Departamento de Aprovisionamento e Logística e Director Serviço de Aquisições Centro Hospitalar do Porto, EPE.
De 05/2008 a 09/2013 Director Serviço de Aprovisionamento Centro Hospitalar

Miguel Gouveia de Brito, Dr.

Licenciado em Gestão de Empresas pela UCP. MBA pela Escola Europeia de Negócios e uma Pós-Graduação em Economia e Gestão da Saúde, pela FEUC. Curso de Formação Avançada em Gestão de Recurssos Humanos pela UCP. Actualmente é Vogal do Conselho de Administração do CHTS. Foi administrador delegado do Hospital da Misericórdia de Paredes, Vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, Consultor da Administração Regional de Saúde do Norte, Administrador do Grupo Unimed. No início da carreira foi Manager da Deloitte & Touch Portugal e Director Coordenador da Playlife (Benetton Portugal), tendo administrado também empresas como a Panike, no sector de produção alimentar e a Building Mind, na área da construção.

Nuno Araújo, Prof. Doutor

Docente Departamento de Ciências da Saúde – ESSVA.
Especialsta em Enfermagem de Reabilitação e Mestre em Ciências Empresariais.
Coordenador Pedagógico do Executive Master em Gestão e Administração em Saúde na CESPU.
Consultor Internacional em projetos EuropeAid – Gestão em Saúde, Recursos Humanos e Formação (Moçambique 2014-2016) – Gestão em Saúde, Saúde Pública, Saúde Comunitária, Materna, Infantil (Guiné 2018-2021).
Membro da Comissão Técnico-Científica da Associação Portuguesa de Enfermeiros Gestores e Liderança.

Ricardo Damas, Dr.
Licenciado em Gestão de Empresas. Pós-Graduado em Gestão de Empresas – Especialização em Marketing Mestrando em Gestão de Empresas. Docente no IPSN - ESSVA.
Vítor Macedo, Mestre

Licenciado em Economia e Mestre em Contabilidade pela FEP e Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela FEUP. Aguarda a marcação da defesa de Tese de Doutoramento em Gestão pela FEP. É coautor do livro “Gestão Hospitalar – Manual Prático”, editado pela LIDEL.

Docente na FEP. Anteriormente, foi docente no ISCAC/CBS, vogal do C. A. do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. e do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, E.P.E., administrador-delegado do Hospital de São Gonçalo – Amarante, diretor-geral e diretor financeiro/controlo de gestão em empresas dos setores da construção civil, indústria metalomecânica, distribuição de produtos petrolíferos e distribuição grossista.

 

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