Introdução

Os desafios na gestão e administração em saúde passam por conferir às organizações maior flexibilidade, eficiência e inovação. Novas abordagens que impliquem melhorar a acessibilidade, melhorar os ganhos em saúde, melhorar a gestão de financeira e operacional são uma realidade para todas as organizações e profissionais.

Os gestores em Saúde são responsáveis por esta dinâmica de inovação e criatividade, e na complexidade da sua tomada de decisão devem incorporar competências que lhes permitam adequar as suas ações à melhoria da saúde, para uma gestão e administração eficaz, motivadora e mobilizadora.

No entendimento das problemáticas e da globalidade dos sistemas de saúde nas suas exigências económico-sociais, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de opções estratégicas que envolvam as questões de saúde e as suas políticas contribuindo para um sistema de cuidados de qualidade para a melhoria da saúde da população.

Data de realização do curso

Fevereiro de 2020

Local(is) de realização

Loulé (Faro)

Estrutura curricular

U.C. DIREITO E LEGISLAÇÃO EM SAÚDE – 2 ECTS

U.C. ECONOMIA DA SAÚDE E FINANÇAS – 2 ECTS

U.C. CONTRATUALIZAÇÃO EM SAÚDE – 1 ECTS

U.C. GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE – 2 ECTS           

U.C. GESTÃO DE OPERAÇÕES - PRODUÇÃO E LOGÍSTICA – 2 ECTS

U.C. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 2 ECTS

U.C. GESTÃO ESTRATÉGICA EM SAÚDE – 1 ECTS

U.C. MARKETING E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE – 1 ECTS

U.C. GESTÃO BASEADA NA EVIDÊNCIA – 3 ECTS

U.C. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E LIDERANÇA – 2 ECTS

U.C. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – 2 ECTS

U.C. CONTROLO DE GESTÃO E CONTABILIDADE EM SAÚDE – 2 ECTS

U.C. POLÍTICAS E SISTEMAS DE SAÚDE – 2 ECTS

U.C. GOVERNAÇÃO CLÍNICA – 2 ECTS

U.C. MÉTODOS ESTATÍSTICOS – 2 ECTS

U.C. PLANEAMENTO – 2 ECTS

Acreditação(ões)

O Executive Master em Gestão e Administração em Saúde 13ª Edição, é um curso de formação acreditado pela Ordem dos Enfermeiros, para efeitos de qualificação profissional, com a atribuição de 3,5 CDP e para acesso a aquisição de competências.

A obtenção de competência acrescida não depende exclusivamente da frequência deste curso, implicando outros requisitos definidos pela Ordem dos Enfermeiros.

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Observações

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Loulé (Faro)
Edifício Palácio Gama Lobo
Rua de Nossa Senhora de Fátima,
8100-557 Loulé

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Este Executive Master tem como objetivo desenvolver competências de gestão e administração em saúde que permitam uma resposta às novas exigências e contribuir para a eficiência e adequabilidade estratégica das respostas em saúde. Pretende-se mobilizar todos os profissionais de saúde para uma dinâmica de formação ativa e intensiva que englobe a metodologia expositiva, e-learning, resolução de problemas e discussão de casos e debate em contexto de sala de aula, reunindo um grupo de docentes privilegiado. O seu plano curricular foi desenvolvido para profissionais que desempenhem funções de Gestão em Unidades de Saúde, publicas ou privadas, ou que identifiquem a Gestão como uma mais valia no seu projeto de desenvolvimento profissional.

Metodologia

As aulas terão uma componente presencial.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Candidatura e selecção

Candidaturas Encerradas.

A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

260 horas de contato.

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20 % da carga horária.
Para aprovação o formando terá que obter aproveitamento em todas as unidades curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 9,5 valores. 

Duração e regime

O curso decorrerá de fevereiro de 2020 a março de 2021. As aulas decorrerão quinzenalmente, às sextas feiras das 18h00 às 22h00 e aos sábados das 09h00 às 18h00.

Cronograma

fevereiro de 2020 a março de 2021

28 de fevereiro de 2020

29 e 30 de maio de 2020

5, 6, 19, 20, 26 e 27 de junho de 2020

10, 11, 17, 18, 24 e 25 de julho de 2020

18, 19, 25 e 26 de setembro de 2020

16, 17, 23 e 24 de outubro de 2020

6, 7, 13, 14, 27 e 28 de novembro de 2020

12 de dezembro de 2020

15, 16, 29 e 30 de janeiro de 2021

12, 13, 26 e 27 de fevereiro de 2021

5, 6, 12, 13 e 26 de março de 2021 

Cronograma Provisório.

Corpo docente

Américo Afonso, Prof. Doutor

Médico Dentista. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da U. Porto. Presidente do Conselho de Administração no Hospital de S. Marcos – Braga (2002-2005); na Clínica Particular de Barcelos (2005-2012); no Hospital da Misericórdia de Paredes (2009-2011) e no Centro Hospitalar do Médico Ave – CHMA (2013-2016). Director Clínico da FMDUP. PósGraduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde, pela CESPU. Curso de Formação Avançada em Gestão Hospitalar, pela PBS. Consultor na área da Gestão para a Saúde.

Ana Pinto Borges, Profa. Doutora

Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Economista da Entidade Reguladora da Saúde. Professora Universitária. Publicações internacionais no âmbito da regulação e da economia da saúde.

Alvaro Rosa, Prof. Doutor

Natural de Macau é doutorado em Gestão Estratégica. Actualmente, é Professor Auxiliar na Escola de Gestão do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação são corporate governance; qualidade e gestão de serviços de saúde, nomeadamente, na área de governação dos serviços de saúde.

Carlos Esteves, Enf.

Licenciado em Enfermagem de Reabilitação. Pós-Graduado em Gestão de Serviços de Saúde. Mestrando em Gestão de Unidades de Saúde. Diretor Serviço Esterilização (2008-2010), certificado pela ISO 9001, Gestor da Qualidade (>2010) e Gestor de Risco (>2019), Coordenador da VMER (2009-2019) e Coordenador da Emergência Intra-Hospitalar (>2016) do Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E.. Auditor do CHKS para Programas de Acreditação em Saúde (>2002). Curso de Auditoria pela ISO 19011 para ISO 9001; Perito Técnico pela LusoAenor. Membro do Accreditation Awards Panel do CHKS (>2019) e do Accreditation Council (>2019). Gestor de Cliente do Programa Nacional de Acreditação de Hospitais (Instituto da Qualidade na Saúde: 2002-2007). Membro da equipa de melhoria contínua da ARS-N para os Cuidados Continuados (2009-2010). Membro da Direção (e sócio fundador da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde (2010-2019). Membro da CT 180 (APQ/IPQ): Gestão do Risco (2011-2019).

Carolina Isabel Rêgo Récio Santos , Prof.ª Doutora

Doutorada em Saúde Pública, especialização em Política, Gestão e Administração em Saúde, pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) – Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Mestre em Gestão da Saúde pela UNL-ENSP. Docente da Unidade Curricular de Gestão de Projetos de Saúde e responsável do curso de gestão de projetos da NOVA Doctoral School. As suas áreas de especialização e publicação são planeamento e gestão de projetos e programas. Integra  a comissão organizadora da ProjMAN  (Conferência Internacional de Gestão de Projetos), a Comissão Organizadora do PBPS (Prémio Boas Práticas em Saúde) e os corpos Sociais da APPSP (Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública).

Constantino Sakellarides, Professor Doutor

Licenciatura em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Lisboa.

Mestrado em Epidemiologia, pela Escola de Saúde Pública da Universidade do Texas. Doutoramento em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade do Texas.Agregação em Políticas de Saúde, pela Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública, Políticas de Saúde. Professor Catedrático de Políticas e Administração de Saúde da Escola Nacional  de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Ultimos cargos exercidos:Coordenador da Equipa de Acompanhamento dos Estudos de Avaliação ex-post da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), desde 31 outubro de 2016;

Consultor, Núcleo de Apoio estratégico (NAE) de apoio à equipa governamental do Ministério da Saúde no âmbito da coordenação estratégica e na avaliação periódica dos novos programas horizontais – “Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados” e da “Prevenção e Gestão da Doença Crónica”, desde abril de 2016;

Presidente da Fundação para a Saúde  – SNS (2012 - 2016).

 

Fernando Neves de Almeida, Mestre

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA, é MBA e Mestre em Gestão pela Universidade Católica de Lisboa. Actualmente é Presidente da Associação de antigos alunos do LISBON MBA (Univ. Nova, Univ. Católica e MIT). É autor de vários artigos publicados em inúmeros jornais e revistas e autor de vários livros na área comportamental da Gestão.

João Ferreira Rebelo, Dr.

Advogado, mestre em direito e Diretor de Serviços Jurídicos & Compliance do Grupo Luz Saúde (Hospital da Luz).

As suas áreas de exercício preferencial são o Direito da Saúde, Biotética, Direito Societário e Regulação (licenciamento, dados pessoais e medicamento). Já participou em diversas transações comerciais, donde se destacam a compra e venda de unidades privadas de saúde, fusões e aquisições, contratos de parcerias público-privadas, negociação e celebração de contratos de financiamento e outros contratos em geral. Presta assessoria jurídica às equipas de recursos humanos de vários hospitais e clínicas, bem como o necessário acompanhamento dos assuntos jurídicos.

Integra ainda várias comissões de ética hospitalares e tem colaborado com diversas universidades e instituições de ensino superior, sobretudo lecionando a disciplina de direito e legislação saúde, no âmbito de pós-graduações e mestrados.

João Pedro Tavares, Dr.

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho. Pós-Graduação em Gestión de las Relaciones Laborales, pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Certificação Internacional em Coaching. Practicionner em PNL. Vice-presidente da Associação Portuguesa dos Gestores de Recursos Humanos (de 2007 a 2016) e Vice-Presidente da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal da Associação Nacional das Empresas de Recursos Humanos (2010 – 2016). Autor da teoria e do livro “Liderança VIP – …para o século XXI”. Empresário, Gestor, Coach e Consultor de empresas e recursos humanos em várias empresas. Docente universitário e Pós Universitário em várias instituições Portuguesas e Espanholas. Com mais de trinta anos como quadro superior e administrador de empresas nacionais e multinacionais. 

Luís Pisco, Dr.

Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde da Foz do Arelho. Director do Instituto da Qualidade em Saúde de Abril de 1999 a Outubro de 2005. Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários de 12 de Outubro de 2005 a 14 de Abril de 2010. Presidente da Direcção (Janeiro 99 – Junho 2009) da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. Membro da Direcção da Sociedade Europeia de Medicina Familiar (2001 a 2007). Fellow do Royal College of General Practitioners e da Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA). Professor convidado na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas. Sócio fundador e membro da Direcção da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.

Pedro Morais, Mestre

Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Mestrado em Gestão. Desde 2017 Membro do Conselho de Gestão do Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto, EPE. Entre 2014 e 2017 Membro Conselho de Administração, Vogal Executivo da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE. Entre 2013 e 2014 foi  Director Departamento de Aprovisionamento e Logística e Director Serviço de Aquisições Centro Hospitalar do Porto, EPE. De 05/2008 a 09/2013 Director Serviço de Aprovisionamento Centro Hospitalar

Miguel Gouveia de Brito, Dr.

Presidente do Conselho de Administração da CESPU Saúde. Vogal do Conselho de Administração na CESPU Diagnóstico, SA. Gerente da Anjos da Noite – Serviços Médicos Noturnos, Lda. Presidente do Conselho de Administração da TrueClinic, SA. Administrador do Hospital Particular de Barcelos. Doutorando em Ciências Empresariais na Universidade Portucalense – Infante D. Henrique. Curso de Mastering Health Care Finance – International Executive Program na Institute of Health Economics and Management da Universidade de Lausanne, em parceria com a Harvard Medical School e o Hospital Geral de Santo António. Mestrado em Economia e Gestão da Saúde na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. MBA pela Escola Europeia de Negócios e uma Pós-Graduação em Economia e Gestão da Saúde, pela FEUC. Curso de Formação Avançada em Gestão de Recursos Humanos pela UCP. Licenciado em Gestão de Empresas pela UCP. Foi administrador delegado do Hospital da Misericórdia de Paredes, Vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, Consultor da Administração Regional de Saúde do Norte, Administrador do Grupo Unimed. No início da carreira foi Manager da Deloitte & Touch Portugal e Director Coordenador da Playlife (Benetton Portugal), tendo administrado também empresas como a Panike, no sector de produção alimentar e a Building Mind, na área da construção.

Nuno Araújo, Prof. Doutor

Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Empresariais, pós-graduado em Estudos Avançados em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e com um Master em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e com título de especialista em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto da Instituto Politécnico da Saúde Norte e Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico de Benguela. Coordenador dos cursos executivos da área da Gestão em Saúde da CESPU. É investigador associado da BRU-IUL (Business Research Unit - ISCTE). Consultor internacional nas áreas da Gestão, Administração e Economia da Saúde em projetos da Cooperação EuropeAid e perito da European Quality Assurance in Vocational Education and Training.

Ricardo Damas, Dr.
Licenciado em Gestão de Empresas. Pós-Graduado em Gestão de Empresas – Especialização em Marketing Mestrando em Gestão de Empresas. Docente no IPSN - ESSVA.
Rui Santos Ivo, Dr.

Licenciado em Ciências Farmacêuticas, Universidade de Lisboa (1987). Especialista em Farmácia Hospitalar, Ministério da Saúde (1992), Ordem dos Farmacêuticos (2006) e Regulamentação Farmacêutica, a título emérito, Ordem dos Farmacêuticos (1997). Formação pós -graduada em Direito da Saúde (Faculdade de Direito, Universidade de Lisboa e Escola Nacional de Saúde Pública, 1997), Medicina Farmacêutica (Universidade de Basileia, 1999), Regulação (London School of Economics and Political Science, 1999), Gestão de Unidades de Saúde (Universidade Católica Portuguesa, 2000), PADIS - Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (AESE Business School, Lisboa, 2015). Em 1993, ingressou na Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P. (INFARMED, I. P.), onde exerceu os cargos de vogal/vice -presidente (1994 -2000) e presidente (2002 -2005). Administrador na direção da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), em Londres (2000 -2002). Membro do Conselho de Administração da EMA (2002 -2005). Administrador na Unidade de Produtos Farmacêuticos / Direção -Geral de Empresas e Indústria, Comissão Europeia (2006 -2008). Diretor executivo da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), que representa a indústria farmacêutica a operar em Portugal (2008 -2011). Exerce o cargo de presidente da Administração Central do Sistema de Saúde, I. P., entidade responsáve pela coordenação dos recursos financeiros, humanos, gestão de prestações e organização de recursos de saúde. É professor auxiliar convidado, membro da comissão de coordenação do mestrado em Regulação e Avaliação do Medicamento e Produtos de Saúde e responsável pela disciplina de Regulação do Medicamento, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Vítor Macedo, Prof. Doutor

Doutoramento em Economia. Licenciado em Economia e Mestre em Contabilidade pela FEP e Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela FEUP.  É coautor do livro “Gestão Hospitalar – Manual Prático”, editado pela LIDEL. Docente na FEP. Anteriormente, foi docente no ISCAC/CBS, vogal do C. A. do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. e do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, E.P.E., administrador-delegado do Hospital de São Gonçalo – Amarante, diretor-geral e diretor financeiro/controlo de gestão em empresas dos setores da construção civil, indústria metalomecânica, distribuição de produtos petrolíferos e distribuição grossista.

 

Outros Docentes Convidados