Introdução

O Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia no Desporto foi desenvolvido de acordo com as competências definidas pela International Federation of Sports Physical Therapy para a área específica da Reabilitação. Este curso tem como principal objetivo dotar os Fisioterapeutas de conhecimentos e competências necessárias para, de forma proficiente, atuar desde a lesão até à integração do atleta na atividade desportiva.
Tendo em conta a importância do raciocínio clínico baseado na melhor evidência disponível para o desempenho de uma prática atualizada, este curso reúne um corpo formador de excelência, com um currículo diferenciado, inovador e de reconhecimento internacional. Esta pós-graduação contempla uma estrutura curricular que privilegia a vertente prática proporcionando aos estudantes uma elevada oportunidade de aquisição e reforço de competências intervencionais.

Data de realização do curso

Outubro de 2019

Áreas de conhecimento

  • Fisioterapia

Estrutura curricular

UC 1 - CIÊNCIAS CLÍNICAS AVANÇADAS

Fisiologia do exercício aplicada; Adaptações cardiorespiratórias ao exercício; Fisiopatologia de tecidos moles.

UC 2 - CIÊNCIAS DA PERFORMANCE

Biomecânica aplicada; Treino e performance; Dor no exercício.

UC 3 - AVALIAÇÃO FUNCIONAL EM FISIOTERAPIA

Meios complementares de diagnóstico nas lesões desportivas; Avaliação em ortotraumatologia desportiva; Retorno à competição.

UC 4 - PLANEAMENTO E INTERVENÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO DESPORTO

Emergência e primeiros socorros em campo (inclui SBV c/ DAE - certificação INEM); Raciocínio clínico; Prática baseada na evidência.

UC 5 - TÉCNICAS AVANÇADAS DE FISIOTERAPIA NO DESPORTO

(Terapia manual; Ligaduras funcionais; Exercício terapêutico, Eletroterapia e Protocolos em fisioterapia no desporto

UC 6 - CIÊNCIAS APLICADAS À FISIOTERAPIA NO DESPORTO

(Ética e legislação; Psicologia no desporto; Nutrição; Seminários (onde serão abordados diferentes aspetos fundamentais para o fisioterapeuta que trabalhe com atletas, nomeadamente técnicas cirúrgicas, a intervenção do fisioterapeuta nos diferentes desportos entre outros).

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/formacao;
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT 50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia no Desporto – Especialização em Reabilitação tem por principal objetivo dotar os fisioterapeutas de conhecimentos e recursos necessários para, de forma proficiente, atuar na recuperação do atleta.
Este curso pretende desenvolver competências avançadas na promoção da participação em atividades físicas de forma segura, aconselhamento e adaptação de intervenções de reabilitação e treino com o objetivo de restaurar a função ótima e contribuir para a melhoria da performance/desempenho desportiva, em atletas de todas as idades e capacidades, enquanto assegura uma prática profissional e ética ao mais alto nível.
A prática de excelência deverá ser baseada na evidência cientifica atual e desenvolvida através do raciocínio clínico no sentido de identificar “deficiências existentes ou potenciais, limitações funcionais e/ou de habilidades ou deficiências que irão direcionar as intervenções de Fisioterapia”.

Metodologia

Poderá ser utilizada metodologia demonstrativa, expositiva, experimental e/ou problem-based learning, de acordo com as especificidades e tipologias das unidades curriculares. Existe a possibilidade de, pontualmente, algum módulo curricular (sessão de formação) ser lecionada na língua inglesa, devido ao facto de recorrer a formadores estrangeiros experts na especificidade do conteúdo temático em estudo.
Sendo esta PG maioritariamente de carácter prático, facto que exige essencialmente aulas presenciais, o planeamento curricular prevê ainda a existência de alguns módulos das unidades curriculares poderem ser lecionados com recurso à video-conferência e pontualmente aulas gravadas.

Destinatários

Licenciados em Fisioterapia

Candidatura e selecção

Candidaturas até 28 de junho de 2019.

Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

240 horas (presenciais)

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

A avaliação de cada unidade curricular (Módulo ou conjunto de módulos integrados numa mesma unidade) será realizada por meio de um exame prático e/ou teórico. O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 10 valores.

Duração e regime

O curso decorrerá de outubro de 2019 a outubro de 2020. As aulas decorrerão, uma vez por mês, às quintas-feiras, das 18h00 às 22h00, sextas-feiras, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos sábados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Corpo docente

Luis Mesquita, Dr.

Licenciado em Fisioterapia pela CESPU-ESSVA, e pós-graduado em fisioterapia manual ortopédica pela Curtin University of Technology (Austrália). Performance Specialist pela EXOS, EUA; Performance Mentorship Phase 1 pela EXOS, EUA; Barefoot Rehab® Specialist Certification pela Evidence Based Fitness Academy, EUA; Certified Strength & Conditioning Specialist pela National Strength and Conditioning Association, EUA; Functional Movement Screen Certified (Nível Básico e Avançado) pelo Functional Movement Systems, EUA e Selective Functional Movement Assessment (Nível 1) pelo Functional Movement Systems, EUA. Professor convidado no Mestrado em Treino Desportivo pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Percurso profissional como responsável do departamento Strength and Conditioning for Track & Field, pela EXOS, no Shanghai Research Institute of Sports Science – China. Performance e Rehabilitation Specialist, no Shijiazhuang Everbright Football

Nuno Loureiro, Dr.

Licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Pós-graduação em Medicina Desportiva pela Faculdade de Medicina do Porto. Especialista em Medicina Desportiva. Especialista em Medicina Física e de Reabilitação

Relevante atividade científica como palestrante em inúmeros Cursos, Congressos e Reuniões Científicas Nacionais e Internacionais. Professor convidado na Pós-Graduação de Medicina do Exercício e do Desporto da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e da Pós-Graduação de Medicina Desportiva da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Professor convidado do Curso de Medicina da Universidade do Minho. Percurso profissional como médico chefe da 6ª e 7ª Volta a Portugal de Cadetes e 8ª e 9ª Volta a Portugal de Juniores; membro do Departamento Médico de Formação do SC Braga; médico da equipa de Futsal SC Braga/AAUM; diretor clínico do Departamento Médico da Federação Portuguesa de Ciclismo; Co-coordenador do Centro de Medicina Desportiva do Minho – Braga; Key Opinion Leader da Samsung para a área de Ecografia músculo-esquelética; Membro da Comissão Médica do Comité Olímpico de Portugal; Diretor Clínico do Departamento Médico do FC Paços de Ferreira; Classificador Internacional da União Ciclista Internacional (UCI) para o Paraciclismo; Coordenador do Grupo de Interesse em Ecografia Músculo-esquelética da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação e Médico nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro – 2016.

Nuno Nogueira, Mestre

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa. Certificado em Osteopatia (CO) pela Escuela de Osteopatia de Madrid. Mestre em Ciências do Desporto - Treino em Alto Rendimento Desportivo pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Doutorando em Fisioterapia na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Professor adjunto da Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa. Professor convidado do Mestrado em Fisioterapia no Desporto da Escola Superior de Saúde do Porto. Professor assistente da Escuela de Osteopatia de Madrid. Prática privada em gabinete próprio e na Federação Portuguesa de Remo. Percurso profissional como fisioterapeuta no Comité Olímpico de Portugal, Federação Portuguesa de Andebol, Associação Académica de Águas Santas, Futebol Clube do Porto, entre outros.

Paulo Barreira, Prof. Doutor

Actualmente fisioterapeuta do Arsenal F.C (Inglaterra), com experiencia de Premier League. Até 2017, fisioterapeuta “Head of Sports Rehabilitation” no Al Jazira Sports Club (Dubai). Licenciado em Fisioterapia pela ESSVS - CESPU. Doutorado pela Universidade John Moores, em Liverpool. Pós-graduado em Fisioterapia no desporto pela Universidade Europeia de Madrid – Real Madrid University Studies. Certificado em Osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madrid e com diversos cursos na área da reabilitação, prevenção e fitness. Tem várias publicações científicas, particularmente em lesões musculares e cargas de treino associadas ao futebol. Percurso profissional como docente do curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSVA – CESPU e como fisioterapeuta “Head of Sports Rehabilitation” no Al Ahli FC - Dubai, no Liverpool Football Club e no Moreirense Futebol Clube. Fisioterapeuta cofundador na clínica privada FisioGuimarães. Cofundador do projeto Football Medicine®.

Rúben Ferreira , Mestre

Fisioterapeuta no Al-Jazira Sports Club (Dubai). Licenciado em fisioterapia pela ESSVS-CESPU. Mestrado em Terapia Manual Ortopédica na ESTSP. Formação Complementar em Terapia Manual Desportiva, Método Mézières, Dermoneuromodulação, Performance em Atletas de Elite Fundamentos e Metodologia do Exercício Excêntrico – nível terapêutico e preventivo, EPI – Eletrólise Percutânea Intratecidular, Conceito Mulligan, síndrome Miofascial – pontos gatilho - tratamentos invasivos e não invasivos, Conceito McConnell. Tem várias publicações científicas na área das lesões desportivas. Fisioterapeuta na ROPE – Reabilitação e otimização de performance. Integrou o departamento médico de futebol profissional do SC Braga e a empresa Training4Performance – dedicada ao desenvolvimento da performance de atletas. Certified Kinesio Taping Instructor® (CKTI) pela Kinesio Taping Association International (KTAI). Professor convidado, pós-graduação Fisiologia do Exercício, IPSN – CESPU. Integrou o departamento médico do Al Ahli Football Club – Dubai. Cofundador do projeto Football Medicine®.

Sérgio Frade, Dr
Tiago Freitas, Dr.

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Mestre em Fisioterapia, Especialização em condições músculo-esqueléticas pela Universidade Nova de Lisboa/Instituto Politécnico de Setúbal. Pós-Graduado em Intervenção da Fisioterapia na Dor Crónica. Docente convidado na Licenciatura em Fisioterapia no Instituto Politécnico de Saúde do Norte. Diretor Técnico do gabinete de Fisioterapia Neurodor. Fisioterapeuta responsável na equipa Atlético Voleibol Clube de Vila Nova de Famalicão. Revisor Científico da Musculoskeletal Science & Practice (Manual Therapy Journal). Formador nas áreas da neurofisiologia do sistema nociceptivo e aspetos clínicos da dor; Intervenção da fisioterapia na dor crónica; Sistema nervoso nas disfunções músculo-esqueléticas; Raciocínio Clínico em Fisioterapia; Exercício terapêutico.

Vitor Moreira, Dr.

Coordenador clínico do Sporting Clube de Braga SAD. Médico da Equipa A de Futebol Profissional do SCBraga – SAD. Médico Especialista em Medicina Desportiva, Fisiatria e Neurofisiologia. Diretor Técnico do Serviço de Fisiatria do Hospital Particular de Viana.

Arnaldo Abrantes, Dr.
Carlos Costa, Dr.
Ricardo Vidal, Dr.
Sérgio Gomes, Dr.
Tom Allen, Mestre
Maria Paço, Prof.ª Doutora
Paula Chaves, Prof.ª Doutora