Introdução

Atualmente a formação contínua traduz-se num grande desafio para todos os profissionais de saúde. O desafio de atualizar/adquirir conhecimentos e por em prática novos métodos é, atualmente, um estímulo para a evolução científica. A ultrassonografia cardiovascular apresenta, atualmente, um enorme potencial de expansão não só a nível nacional como internacional. Cada vez mais, deparamo-nos com constantes atualizações e desenvolvimentos tecnológicos nesta área evidenciando-se um forte investimento sua prestação não só nos cuidados de saúde mas também na investigação. Deste modo, a instituição tem demonstrado um enorme potencial na promoção da formação em programas especializados, procurando parceiros de referência, nacionais e internacionais, por forma a dar resposta às constantes exigências de um mercado global das tecnologias da saúde.

Data de realização do curso

Outubro de 2018

Estrutura curricular

•UNIDADE CURRICULAR 1 - Embriologia e Anatomofisiologia Cardiovascular

•UNIDADE CURRICULAR 2 - Farmacologia Cardiovascular

•UNIDADE CURRICULAR 3 – Princípios Gerais da Ultrassonografia

•UNIDADE CURRICULAR 4 - Princípios Gerais e Modalidades da Ultrassonografia Cardíaca

•UNIDADE CURRICULAR 5 - Ultrassonografia em Patologia Cardíaca

•UNIDADE CURRICULAR 6 - Ultrassonografia Cardiovascular Fetal e Pediátrica

•UNIDADE CURRICULAR 7 - Ultrassonografia em Patologia Vascular

•UNIDADE CURRICULAR 8 - Seminário em Ultrassonografia Cardiovascular

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/formacao;
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT 50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

São objetivos gerais desta formação, potenciar as capacidades técnicas e científicas dos formandos que a frequentam, por forma a garantir que os alunos adquiram as competências, as aptidões e os conhecimentos necessários à realização das diferentes modalidades e procedimentos da Ultrassonografia, com interpretação dos diferentes padrões normais e patológicos. Para tal, a estrutura curricular foi elaborada com o intuito de articular conhecimentos dos sistemas humanos gerais e muito em particular do sistema cardiovascular, a saber: anatomia, fisiologia, embriologia, farmacologia e as diversas modalidades e vertentes da ultrassonografia cardiovascular.

Metodologia

A metodologia de ensino baseia-se essencialmente num conjunto de aulas teóricas e teórico-práticas em sala de aula, com recurso a modelos humanos e à projeção em simultâneo das estruturas observadas em Ultrassonografia.

Destinatários

Licenciados em Cardiopneumologia e Licenciados em Medicina.

Candidatura e selecção

Sewgunda fase de candidaturas até 17/10/2018.
Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

10

Carga horária

152 Horas

Unidades de crédito do curso

25

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
A Avaliação, dentro de cada módulo é contínua, sob a forma de observação direta, questionários ocasionais, apresentação de casos, elaboração de relatórios, exames práticos de avaliação, entre outros que os docentes pensem ser adequados. Considera-se aprovado o aluno com nota superior ou igual a 9,5 valores. No caso de o aluno não ser aprovado a dois módulos terá de repetir os mesmos na época de recurso. Caso não seja aprovado a três ou mais módulos considera-se reprovado.

Duração e regime

O Curso decorrerá de Outubro de 2018 a Outubro de 2019. As aulas decorrerão aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, quinzenalmente.

Corpo docente

Acúrcio de Almeida Marcos, Mestre

Licenciado Cardiopneumologia, Mestrado em Técnicas Cardiológicas. Responsável pelo setor técnico da área de Ecocardiografia (gestão, execução de exames e formação contínua de novos técnicos e outros profissionais de saúde). Monitor de estágios curriculares e orientador de Monografias, na área de Ecocardiografia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP) do ano letivo de 1986/87, 1991/1992, 1992/93, de 2002/2003 a 2008/2009, inclusive. Monitor de estágios curriculares e orientador de Monografias, na área de Ecocardiografia da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (CESPU) desde o ano letivo de 2008/2009; 2010/2011. Arguente de trabalhos de alunos finalistas dos cursos de Cardiopneumologia das diferentes Escolas Superiores. Membro de Júri de concursos para Técnicos Cardiopneumologistas em diversas Instituições.

António Carlos Faria, Dr.

Licenciado em Cardiopneumologia pela ESSVA. Diploma de Estudos Avançados na Área da Fisiologia pela Universidade de Vigo. Cardiopneumologista (execução de provas de esforço como parte integrante de Cintigrafia de Perfusão de Miocárdio) do HPP – Boavista. Pós-Graduação em Tratamento e Análise Estatística de Dados em SPSS. Coordenador da 1ª Edição da Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício da CESPU Formação.

Ana Luísa Carriço, Drª.


Desde 2008 é responsável pela Ecocardiografia Fetal na Unidade de Diagnóstico Pré-Natal do Hospital de Gaia.

De 2004 a 2007 trabalhou no Centro de Diagnóstico Pré-Natal do H. S. João, na parte de Ecocardiografia Fetal.

De Outubro a Dezembro de 2001 trabalhou no departamento de Anatomia e Embriologia do Leiden University Medical Center com a orientação da Professora Margot M. Bartellings.

Instrutora do Grupo Português de Reanimação Pediátrica creditado pelo Europian Advanced Life Suport

Armando Amílcar de Almeida, Prof. Doutor


Exame do European Board of Vascular surgery, 2003 – aprovado como Fellow (FEBVS).

Orientador de Formação, especialidade de Angiologia e Cirurgia vascular (desde 2003 até à data).

Diretor do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina do Porto.

É membro da Medical Reporters Academy Group da Servier International desde 2004, membro do International Advisory Board e representante nacional no Council; é o representante nacional no Council da secção de Cirurgia Vascular da UEMS e vem sendo examinador, por convite, do European Board of Vascular Surgery (FEBVS) desde 2003. É coordenador do European Curriculum/Sillabus working group (2013-2017), é o secretário geral da Secção de Cirurgia Vascular da UEMS (2009-2017) e membro do EBVS Assessment Board (2009-2017), foi coordenador do EuReg Vasc Registry –Eropean Registry of Training Centres for Vascular Surgery (2005-2009).

Luis Moura, Prof. Doutor

Médico Cardiologista da Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Professor Associado com Agregação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Membro do Comité de Educação da Sociedade Europeia de Cardiologia e EBSC. Formação Pós-Graduada em ecocardiografia avançada no Hospital Universitário Clinico S. Carlos, Madrid, Espanha. Doutorado pela FMU Complutense Madrid. Presidente do grupo de trabalho da Sociedade Português de Cardiologia sobre doença cardíaca valvular e vice-presidente do grupo de trabalho da Ecocardiografia. Colaborador da Spanish Society of Cardiology, European Society of Cardiology, American College of Cardiology e American Society of Echocardiography.

 

Paulo Ferreira da Silva, Dr.

Responsável UCIC do Centro Hospitalar de Gaia (1998). Responsável/Director do Serviço de Cardiologia do H. S. João de Deus (2006). Formação de Internos e de Técnicos de Cardiopneumologia. Grupo de Estudos de Cardiologia Nuclear, Cuidados Intensivos Cardíacos e Trombose e Plaquetas. Médico Cardiologista (Assistente Graduado) com prática clínica.

Pedro Esteves, Prof. Doutor

Licenciado e Doutorado em Biologia.

Docente de Fisiologia do Instituto Politécnico de Saúde do Norte e do Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte.

Investigador do CIBIO.