Introdução

A formação pós graduada em Cronobiologia e Medicina do Sono objectiva a aquisição de conhecimentos e competências nas áreas da cronobiologia, fisiologia e medicina do sono, preparando os alunos para que possam aplicar os conhecimentos adquiridos no âmbito da investigação e, na dependência da sua formação de base, integrar na atividade clínica modelos de abordagem e terapêutica validadas e de acordo com as valências adquiridas.

Data de realização do curso

Março de 2017

Local(is) de realização

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão

HOSPITAL SOERAD - Torres Vedras

Áreas de conhecimento

  • Medicina
  • Psicologia
  • Cardiopneumologia
  • Neurofisiologia
  • Enfermagem

Estrutura curricular

U.C.1 - BASES INTRODUTÓRIAS Á CIÊNCIA E MEDICINA DO SONO

U.C.2 - DOENÇAS DO SONO I

U.C.3 - DOENÇAS DO SONO II

U.C.4 - SONO E ESPECIALIDADES

U.C.5 - SONO E DESENVOLVIMENTO

U.C.6 - LABORATÓRIO DE SONO

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/index.php/141458?lang=pt;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional);
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Observações

World Association of Sleep Medicine (WASM) atribuiu o patrocínio científico à 1ª Edição da Pós – Graduação em Cronobiologia e Medicina do Sono

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

A formação pós graduada em Cronobiologia e Medicina do Sono objetiva a aquisição de conhecimentos e competências nas áreas da cronobiologia, fisiologia e medicina do sono, preparando os alunos para que possam aplicar os conhecimentos adquiridos no âmbito da investigação e, na dependência da sua formação de base, integrar na atividade clínica modelos de abordagem e terapêutica validadas e de acordo com as valências adquiridas.

Metodologia

Destinatários

O Curso de Pós- Graduação em Cronobiologia e Medicina do Sono destina-se a profissionais de saúde licenciados/mestres em exercício clínico e/ou de investigação, que intersete a ciência e a medicina do sono, nomeadamente: médicos, enfermeiros, psicólogos, cardiopneumologistas, neurofisiologistas e fisiologistas clinicos.

Candidatura e selecção

Segunda fase de candidaturas até 10 de Março de 2017 (salvo antecipação do preenchimento do número de vagas)

Ordem de inscrição

Nº de vagas para o curso

20

Carga horária

176 Horas

Unidades de crédito do curso

20

Critérios de aprovação

A avaliação de cada unidade curricular (Módulo ou conjunto de módulos integrados numa mesma unidade) será realizada por meio de um exame prático e/ou teórico. O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 9,5 valores.Os alunos não poderão exceder em faltas mais do que 20% das horas letivas por módulo. Em caso de faltas por motivo de doença, devidamente justificadas, os alunos deverão expor a situação ao coordenador do curso.

Duração e regime

O curso decorrerá à sextas-feira das 9:30 às 13:00 e das 14:00 às 18:30 e ao sábado das 9:00 às 13:00 (14:00 às 18:00), de marçode 2017 a fevereiro de 2018

Cronograma

2017

17 e 18 de março

7 e 8 de abril

12 e 13 de maio

2 e 3 de junho

7 e 8 de julho

22 e 23 de setembro

13 e 14 de outubro

10 e 11 de novembro

15 e 16 de dezembro

2018

12 e 13 de janeiro

16 e 17 de fevereiro

Corpo docente

Alcinda David, Mestre

Mestre em Medicina do Sono pela Fac Medicina de Lisboa; Somnologista Europeia; Neurologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; Membro da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono.

Carlos Teixeira, Dr.

Técnico de Neurofisiologia responsável no ISCCI – Instituto de Sono, Centro Clínico e Investigação – Porto. Técnico de Neurofisiologia responsável no Hospital da Ordem da Trindade. RPSGT e Técnico de Neurofisiologia responsável no Grupo Otológico. RPSGT e Técnico de Neurofisiologia responsável no Centro de Medicina do Sono do Hospital da Lapa. RPSGT e Técnico de Neurofisiologia responsável no laboratório de Neurofisiologia do Hospital Escola da UFP. Pós Graduação em Apneia Obstrutiva do Sono, pela APS. Membro da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono.

Daniel Pozza, Prof. Doutor

Professor na Faculdade de Medicina e na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; Professor convidado na Universidade Europeia de Madrid; Autor/co-autor de mais de 60 publicações em livros e revistas com referentes no contexto da dor.

Helena Loureiro, Mestre

Mestre em Ciências do Sono pela Fac. Medicina de Lisboa; Responsável pela Unidade de Sono Pediátrica do Hospital Dr. Fernando da Fonseca; Responsável pela Consulta de Sono Pediátrico do Hospital da Luz, Lisboa; Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono.

Miguel Meira e Cruz, Mestre

Mestre em Ciências do Sono pela Faculdade de Medicina de Lisboa; Pós Graduado em Medicina do Sono pelo Royal College of Edimburgh; Titulo de Master en Fisiologia y Medicina del Sueño pela Universidad Pablo Olavid Sevilla; Pós Graduado em Doenças Respiratórias e do Sono na Criança pela Faculdade de Medicina de Lisboa; Investigador no Laboratório de Função Autonómica Cardiovascular da Fac. Medicina de Lisboa; Professor Convidado de Medicina do sono da Facultad de Ciencias Médicas de Santa Clara, Cuba; Consulta de sono do Hospital SOERAD, Torres Vedras; Presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono.

Paula Rosa, Dra.

Pós Graduada em Ciências do Sono pela Fac. Medicina de Lisboa; Pneumologista e Responsável pela Consulta de Sono do Hospital de Vila Franca de Xira; Membro da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono.