Os desafios na gestão e administração em saúde passam por conferir às organizações maior flexibilidade, eficiência e inovação. Novas abordagens que impliquem melhorar a acessibilidade, melhorar os ganhos em saúde, melhorar uma gestão financeira e operacional são uma realidade para todas como organizações e profissionais.
Os gestores em Saúde são criados por esta dinâmica de inovação e criatividade, e na complexidade da sua tomada de hospedagem, e a complexidade da sua tomada de hospedagem deve ser adaptada às suas ações para melhorar a saúde, para uma gestão e administração eficaz, motivadora e mobilizadora.
No entendimento das problemáticas e da globalização dos sistemas de saúde nas suas exigências econômicas, sociais, sociais e sociais, sociais, sociais, sociais e sociais. da população.
Novembro de 2017
Hospital Terra Quente | MIRANDELA
UC DIREITO DO TRABALHO E LEGISLAÇÃO EM SAÚDE
UC ECONOMIA DA SAÚDE
UC FINANCIAMENTO E CONTRATUALIZAÇÃO EM SAÚDE
UC GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA SAÚDE
UC GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE
UC GESTÃO DE OPERAÇÕES - PRODUÇÃO, LOGÍSTICA, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES EM SAÚDE
UC GESTÃO DA INFORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL EM SAÚDE
UC GESTÃO ESTRATÉGICA EM SAÚDE
UC MARKETING EM SAÚDE
UC GESTÃO BASEADA NA EVIDÊNCIA
FORMAÇÃO AVANÇADA EM GOVERNAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE
- Políticas e Sistemas de Saúde - Inovação e Reformas do Sistema de Saúde;
- Administração Pública, Gestão e Governação em Saúde;
- Nova Gestão Pública e Governação Clínica;
- Organização e Funcionamento do Sistema de Saúde Português;
- Política do Medicamento / Setor Farmacêutico.
FORMAÇÃO AVANÇADA EM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM SAÚDE
- Modelos e Teorias da Avaliação de Desempenho;
- Indicadores de Desempenho e Desempenho dos Serviços de Saúde;
- SIADAP;
- Ciclo de Avaliação de Desempenho e seus determinantes;
- Objetivos e Indicadores de Desempenho.
FORMAÇÃO AVANÇADA EM CONTABILIDADE E CONTROLO DE GESTÃO EM SAÚDE
- Noções de Contabilidade;
- Demonstrações Financeiras;
- Balanços, Análise de Rácios / Du Pont;
- Ciclos de Operações / Abordagem Funcional;
- Fundo Maneio, Cash-Flow;
- Controlo de Gestão.
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/formacao
Curriculum Vitae ;
Fotocópia do Certificado de Habil.
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuição ou Cartão de Cidadão (opcional);
Verifique o comprovativo de transferência para o IBAN PT 50 0033.0000.00048634338.29 , sem valor da candidatura (50 euros).
CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
Www.cespu.pt
Este mestre executivo tem como objetivo desenvolver competências de gestão e administração em saúde que permitem uma resposta às novas exigências e contribuir para uma eficiência e adequação estratégica das respostas em saúde. Pretende-se mobilizar todos os profissionais de saúde para uma dinâmica de formação e intensiva que englobe uma metodologia expositiva, e-learning , resolução de problemas e discussão de casos e debate em contexto de sala de aula, reunindo um grupo de docentes privilegiado. O seu plano curricular foi desenvolvido para profissionais e funcionárias de Gestão em Unidades de Saúde, publicas ou privadas, ou que identifiquem a Gestão como uma mais valia no seu projeto de desenvolvimento profissional
Presencial e e-learning .
Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendem adquirir conhecimentos nesta área.
Segunda fase de candidatura até o dia 10 de novembro de 2017
Ordem de inscrição.
30
246 horas (180 horas presenciais + 66 horas de e-learning e seminários)
30
O número de faltas não é superior a 20% da carga horária.
O curso funciona de Novembro de 2017 a outubro de 2018. Como asulas estão a favor de sexta-feira, das 18h às 22h ao sábado, das 9h às 13h às 14h às 18h (quinzenalmente).
15 e 16 de Dezembro de 2017
19 e 20 de janeiro de 2018
16 e 17 de Fevereiro de 2018
23 e 24 de Fevereiro de 2018
09 e 10 de março de 2018
23 de março de 2018
06 e 07 de Abril de 2018
20 e 21 de abril de 2018
27 de abril de 2018
12 de Maio de 2018
25 e 26 de Maio de 2018
01 de Junho de 2018
16 de Junho de 2018
07 de Julho de 2018
O cronograma provisório. Poderá estar sujeito aberto pontuais.
Médico Dentista. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da U. Porto. Presidente do Conselho de Administração no Hospital de S. Marcos – Braga (2002-2005); na Clínica Particular de Barcelos (2005-2012); no Hospital da Misericórdia de Paredes (2009-2011) e no Centro Hospitalar do Médico Ave – CHMA (2013-2016). Director Clínico da FMDUP. PósGraduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde, pela CESPU. Curso de Formação Avançada em Gestão Hospitalar, pela PBS. Consultor na área da Gestão para a Saúde.
Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Economista da Entidade Reguladora da Saúde. Professora Universitária. Publicações internacionais no âmbito da regulação e da economia da saúde.
Natural de Macau é doutorado em Gestão Estratégica. Actualmente, é Professor Auxiliar na Escola de Gestão do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação são corporate governance; qualidade e gestão de serviços de saúde, nomeadamente, na área de governação dos serviços de saúde.
Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA, é MBA e Mestre em Gestão pela Universidade Católica de Lisboa. Actualmente é Presidente da Associação de antigos alunos do LISBON MBA (Univ. Nova, Univ. Católica e MIT). É autor de vários artigos publicados em inúmeros jornais e revistas e autor de vários livros na área comportamental da Gestão.
Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde da Foz do Arelho. Director do Instituto da Qualidade em Saúde de Abril de 1999 a Outubro de 2005. Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários de 12 de Outubro de 2005 a 14 de Abril de 2010. Presidente da Direcção (Janeiro 99 a Junho 2009) da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. Membro da Direcção da Sociedade Europeia de Medicina Familiar (2001 a 2007). Fellow do Royal College of General Practitioners e da Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA). Professor convidado na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas. Sócio fundador e membro da Direcção da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.
Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Mestrado em Gestão. Desde 2017 Membro do Conselho de Gestão do Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto, EPE. Entre 2014 e 2017 Membro Conselho de Administração, Vogal Executivo da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE. Entre 2013 e 2014 foi Director Departamento de Aprovisionamento e Logística e Director Serviço de Aquisições Centro Hospitalar do Porto, EPE. De 05/2008 a 09/2013 Director Serviço de Aprovisionamento Centro Hospitalar
Presidente do Conselho de Administração da CESPU Saúde. Vogal do Conselho de Administração na CESPU Diagnóstico, SA. Gerente da Anjos da Noite – Serviços Médicos Noturnos, Lda. Presidente do Conselho de Administração da TrueClinic, SA. Administrador do Hospital Particular de Barcelos. Doutorando em Ciências Empresariais na Universidade Portucalense – Infante D. Henrique. Curso de Mastering Health Care Finance – International Executive Program na Institute of Health Economics and Management da Universidade de Lausanne, em parceria com a Harvard Medical School e o Hospital Geral de Santo António. Mestrado em Economia e Gestão da Saúde na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. MBA pela Escola Europeia de Negócios e uma Pós-Graduação em Economia e Gestão da Saúde, pela FEUC. Curso de Formação Avançada em Gestão de Recursos Humanos pela UCP. Licenciado em Gestão de Empresas pela UCP. Foi administrador delegado do Hospital da Misericórdia de Paredes, Vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, Consultor da Administração Regional de Saúde do Norte, Administrador do Grupo Unimed. No início da carreira foi Manager da Deloitte & Touch Portugal e Director Coordenador da Playlife (Benetton Portugal), tendo administrado também empresas como a Panike, no sector de produção alimentar e a Building Mind, na área da construção.
Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Empresariais, pós-graduado em Estudos Avançados em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e com um Master em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e com título de especialista em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto da Instituto Politécnico da Saúde Norte e Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico de Benguela. Coordenador dos cursos executivos da área da Gestão em Saúde da CESPU. Consultor internacional nas áreas da Gestão, Administração e Economia da Saúde em projetos da Cooperação EuropeAid. Diretor na International Health Business School - CESPU.
Doutoramento em Economia. Licenciado em Economia e Mestre em Contabilidade pela FEP e Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela FEUP. É coautor do livro “Gestão Hospitalar – Manual Prático”, editado pela LIDEL. Docente na FEP. Anteriormente, foi docente no ISCAC/CBS, vogal do C. A. do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. e do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, E.P.E., administrador-delegado do Hospital de São Gonçalo – Amarante, diretor-geral e diretor financeiro/controlo de gestão em empresas dos setores da construção civil, indústria metalomecânica, distribuição de produtos petrolíferos e distribuição grossista.