Introdução

Os desafios na gestão e administração em saúde passam por conferir às organizações maior flexibilidade, eficiência e inovação. Novas abordagens que impliquem melhorar a acessibilidade, melhorar os ganhos em saúde, melhorar a gestão de financeira e operacional são uma realidade para todas as organizações e profissionais.
Os gestores em Saúde são responsáveis por esta dinâmica de inovação e criatividade, e na complexidade da sua tomada de decisão devem incorporar competências que lhes permitam adequar as suas ações à melhoria da saúde, para uma gestão e administração eficaz, motivadora e mobilizadora.
No entendimento das problemáticas e da globalidade dos sistemas de saúde nas suas exigências económico-sociais, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de opções estratégicas que envolvam as questões de saúde e as suas políticas contribuindo para um sistema de cuidados de qualidade para a melhoria da saúde da população.

Data de realização do curso

Novembro de 2016

Local(is) de realização

Lisboa

Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa

Estrutura curricular

U.C. DIREITO DO TRABALHO E LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

U.C. ECONOMIA DA SAÚDE

U.C. FINANCIAMENTO E CONTRATUALIZAÇÃO EM SAÚDE

U.C. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA SAÚDE

U.C. GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE

U.C. GESTÃO DE OPERAÇÕES - PRODUÇÃO, LOGÍSTICA, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES EM SAÚDE

U.C. GESTÃO DA INFORMAÇÃO E BUSINESS INTELLIGENCE EM SAÚDE

U.C. GESTÃO ESTRATÉGICA EM SAÚDE

U.C. MARKETING EM SAÚDE


U.C. GESTÃO BASEADA NA EVIDÊNCIA

FORMAÇÃO AVANÇADA EM GOVERNAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE
Políticas e Sistemas de Saúde - Inovação e Reformas do Sistema de Saúde;
Administração Pública, Gestão e Governação em Saúde;
Nova Gestão Pública e Governação Clínica;
Organização e Funcionamento do Sistema de Saúde Português;
Política do Medicamento/Setor Farmacêutico.


FORMAÇÃO AVANÇADA EM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM SAÚDE
Modelos e Teorias da Avaliação de Desempenho;
Indicadores de Desempenho e Performance dos Serviços de Saúde;
SIADAP;
Ciclo de Avaliação de Desempenho e seus determinantes;
Objetivos e Indicadores de Desempenho.


FORMAÇÃO AVANÇADA EM CONTABILIDADE E CONTROLO DE GESTÃO EM SAÚDE− Noções de Contabilidade;− Demonstrações Financeiras;− Balanços, Análise de rácios/Du Pont;− Ciclos de Operações/Abordagem Funcional;− Fundo Maneio, Cash-Flow;− Controlo de Gestão.

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/formacao

Curriculum Vitae;

Fotocópia do Certificado de Habilitações; 

Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 

Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT 50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU-Formação

Rua Central de Gandra, 1317

4585-116 Gandra - Paredes

Tel. 224 157 174/06

info@formacao.cespu.pt

www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Lisboa - Olaias
Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa
Avenida Afonso Costa, 41
1900 - 032 Lisboa

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Este Executive Master tem como objetivo desenvolver competências de gestão e administração em saúde que permitam uma resposta às novas exigências e contribuir para a eficiência e adequabilidade estratégica das respostas em saúde. Pretende-se mobilizar todos os profissionais de saúde para uma dinâmica de formação ativa e intensiva que englobe a metodologia expositiva, e-learning, resolução de problemas e discussão de casos e debate em contexto de sala de aula, reunindo um grupo de docentes privilegiado. O seu plano curricular foi desenvolvido para profissionais que desempenhem funções de Gestão em Unidades de Saúde, publicas ou privadas, ou que identifiquem a Gestão como uma mais valia no seu projeto de desenvolvimento profissional

Metodologia

As aulas terão uma componente presencial e outra de e-learning.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Candidatura e selecção

Candidatura até 25 de Novembro de 2016.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

246 horas (180 horas presenciais + 66 horas de e-learning e seminários)

Unidades de crédito do curso

30

Duração e regime

O curso decorrerá de novembro de 2016 a outubro de 2017. As aulas estão previstas decorrer à sexta-feira, das 14h às 22h e ao sábado, das 9h às 13h (quinzenalmente).

Cronograma

Novembro de 2016

Corpo docente

António Almeida Dias, Prof. Doutor
Lic. e Doutorado em Medicina. Docente Universitário. Director do IPSN e Presidente do Grupo CESPU.
Américo Afonso, Prof. Doutor

Médico Dentista. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da U. Porto. Presidente do Conselho de Administração no Hospital de S. Marcos – Braga (2002-2005); na Clínica Particular de Barcelos (2005-2012); no Hospital da Misericórdia de Paredes (2009-2011) e no Centro Hospitalar do Médico Ave – CHMA (2013-2016). Director Clínico da FMDUP. PósGraduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde, pela CESPU. Curso de Formação Avançada em Gestão Hospitalar, pela PBS. Consultor na área da Gestão para a Saúde.

Alvaro Rosa, Prof. Doutor

Natural de Macau é doutorado em Gestão Estratégica. Actualmente, é Professor Auxiliar na Escola de Gestão do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação são corporate governance; qualidade e gestão de serviços de saúde, nomeadamente, na área de governação dos serviços de saúde.

Ana Pinto Borges, Profa. Doutora

Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Economista da Entidade Reguladora da Saúde. Professora Universitária. Publicações internacionais no âmbito da regulação e da economia da saúde.

Fernando Neves de Almeida, Mestre

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA, é MBA e Mestre em Gestão pela Universidade Católica de Lisboa. Actualmente é Presidente da Associação de antigos alunos do LISBON MBA (Univ. Nova, Univ. Católica e MIT). É autor de vários artigos publicados em inúmeros jornais e revistas e autor de vários livros na área comportamental da Gestão.

Flora Moura Teixeira da Silva, Prof.ª Doutora

Desde 2012 - Vogal executiva - ULS Guarda.

De Julho de 2008 a Novembro de 2012 - Gestora do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)-Entidade Reguladora da Saúde.

De Fevereiro de 2006 a Junho de 2012 - Coordenadora do grupo de trabalho para a implementação do SIADAP, na ARS Norte

De Fevereiro de 2004 a Janeiro de 2006 -  Gestora da Delegação Regional Norte - INEM.

De Março de 2003 a Janeiro de 2004 -  Chefe do Serviço de Aprovisionamento da ARS- Norte.

De Janeiro de 1999 a Fevereiro de 2003 - Directora do Departamento de Administração Geral - H.S.João

De Agosto de 1996 a Dezembro de 1998  - Chefe de Repartição e Assessora do Vogal do CA - ARS Norte

Doutoramento - Universidade de Santiago de Compostela (departamento de Pedagogia)

Pós Graduação em Administração Pública (Universidade do Minho)

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos  - ISLA

Isabel Araújo, Profª. Doutora

Docente do IPSN-ESSVA. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Educação Especialidade Educação para a saúde. Doutora em Ciências de Enfermagem - Universidade do Porto. Tese de Doutoramento” CUIDAR DA FAMÍLIA COM UM IDOSO DEPENDENTE: FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM. Diretora Departamento das Ciências da Saúde da ESSVA. Coordenadora Curso de Licenciatura em Enfermagem.

João Miranda, Mestre

Mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação na Universidade do Minho. Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação –pela UM. Certificação em Information Technology Infrastructure Library (ITIL V3 Foundation)”, pelo “Examination Institute for Information Science (EXIN)”. Associado do “IT Service Management Fórum (ITSMF)” – Portugal. Diretor do Serviço de Gestão de Tecnologias e Sistemas de Informação desde Março de 2016, do Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE (CHAA). Líder do Grupo “Gestão da Comunicação e da Informação (MCI)” do Processo de Acreditação Hospitalar do CHAA pelo referencial da Joint Commission International. Membro do Grupo Dinamizador da Qualidade do CHAA.

Luís Cardia, Dr.
Lic. em Medicina Dentária e Mestre em Administração e Gestão de Empresas. Consultor e Docente Universitário nas Áreas da Gestão de Marketing e Gestão da Qualidade.
Luís Pisco, Dr.

Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde da Foz do Arelho. Director do Instituto da Qualidade em Saúde de Abril de 1999 a Outubro de 2005. Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários de 12 de Outubro de 2005 a 14 de Abril de 2010. Presidente da Direcção (Janeiro 99 – Junho 2009) da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. Membro da Direcção da Sociedade Europeia de Medicina Familiar (2001 a 2007). Fellow do Royal College of General Practitioners e da Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA). Professor convidado na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas. Sócio fundador e membro da Direcção da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.

Miguel Gouveia de Brito, Dr.

Presidente do Conselho de Administração da CESPU Saúde. Vogal do Conselho de Administração na CESPU Diagnóstico, SA. Gerente da Anjos da Noite – Serviços Médicos Noturnos, Lda. Presidente do Conselho de Administração da TrueClinic, SA. Administrador do Hospital Particular de Barcelos. Doutorando em Ciências Empresariais na Universidade Portucalense – Infante D. Henrique. Curso de Mastering Health Care Finance – International Executive Program na Institute of Health Economics and Management da Universidade de Lausanne, em parceria com a Harvard Medical School e o Hospital Geral de Santo António. Mestrado em Economia e Gestão da Saúde na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. MBA pela Escola Europeia de Negócios e uma Pós-Graduação em Economia e Gestão da Saúde, pela FEUC. Curso de Formação Avançada em Gestão de Recursos Humanos pela UCP. Licenciado em Gestão de Empresas pela UCP. Foi administrador delegado do Hospital da Misericórdia de Paredes, Vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, Consultor da Administração Regional de Saúde do Norte, Administrador do Grupo Unimed. No início da carreira foi Manager da Deloitte & Touch Portugal e Director Coordenador da Playlife (Benetton Portugal), tendo administrado também empresas como a Panike, no sector de produção alimentar e a Building Mind, na área da construção.

Nuno Araújo, Prof. Doutor

Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Empresariais, pós-graduado em Estudos Avançados em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e com um Master em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e com título de especialista em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto da Instituto Politécnico da Saúde Norte e Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico de Benguela. Coordenador dos cursos executivos da área da Gestão em Saúde da CESPU. É investigador associado da BRU-IUL (Business Research Unit - ISCTE). Consultor internacional nas áreas da Gestão, Administração e Economia da Saúde em projetos da Cooperação EuropeAid e perito da European Quality Assurance in Vocational Education and Training.

Pedro Morais, Mestre

Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Mestrado em Gestão. Desde 2017 Membro do Conselho de Gestão do Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto, EPE. Entre 2014 e 2017 Membro Conselho de Administração, Vogal Executivo da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE. Entre 2013 e 2014 foi  Director Departamento de Aprovisionamento e Logística e Director Serviço de Aquisições Centro Hospitalar do Porto, EPE. De 05/2008 a 09/2013 Director Serviço de Aprovisionamento Centro Hospitalar

Ricardo Damas, Dr.
Licenciado em Gestão de Empresas. Pós-Graduado em Gestão de Empresas – Especialização em Marketing Mestrando em Gestão de Empresas. Docente no IPSN - ESSVA.
Víctor Herdeiro, Dr.
Lic em Direito e Administrador Hospitalar pela ENSP. Pós-Graduação em Direito da Medicina. Ex-Administrador do Hospital Infante D. Pedro e Director do Serviço de Aprovisionamento e Hoteleiro do Hospital Geral de Santo António.
Vítor Macedo, Prof. Doutor

Doutoramento em Economia. Licenciado em Economia e Mestre em Contabilidade pela FEP e Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela FEUP.  É coautor do livro “Gestão Hospitalar – Manual Prático”, editado pela LIDEL. Docente na FEP. Anteriormente, foi docente no ISCAC/CBS, vogal do C. A. do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. e do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, E.P.E., administrador-delegado do Hospital de São Gonçalo – Amarante, diretor-geral e diretor financeiro/controlo de gestão em empresas dos setores da construção civil, indústria metalomecânica, distribuição de produtos petrolíferos e distribuição grossista.

 

Outros Docentes Convidados