A importância de ter um belo sorriso, não deve ser privilégio de alguns.
A estética facial e o sorriso estão intimamente relacionados. No mundo moderno e civilizado, dentes brancos, bem contornados e bem alinhados estabelecem o padrão de beleza. Tais dentes são, não apenas considerados atraentes, mas indicam saúde nutricional, amor próprio, estatuto económico e sexualidade.
Sendo a humana, a única espécie animal capaz de sorrir, torna-se imperativa uma boa auto-estima devido a um sorriso ou uma estética dentária atractiva.
A Medicina Dentária baseada em padrões elevados de estética é muito importante nos dias actuais, pois valoriza e restabelece a harmonia da beleza de um sorriso que a sociedade tanto busca.
Com as constantes inovações das técnicas restauradoras tem-se conseguido aperfeiçoar o trabalho clínico com intuito de atingir resultados de excelência.
Aplicando à cosmética dentária os princípios artísticos como a proporção áurea e a proporção estética, associadas ao correcto planeamento através de modelos de estudo correctamente articulados, de enceramentos de diagnóstico e pela utilização de materiais e do instrumental adequados, procura-se proporcionar aos profissionais dedicados à saúde oral as ferramentas necessárias para optimizar os resultados estéticos a alcançar.
Os alunos aprovados receberão um Diploma Universitário em Dentisteria Avançada e Materiais Restauradores com créditos universitários europeus atribuídos pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte.
maio de 2015
MÓDULO 1 - ANÁLISE ESTÉTICA DO SORRISO
Sessão Teórica:
Planeamento Estético e redesenho do Sorriso.
Análises facial e dentária, macro e microestética.
Fotografia Digital e edição de imagem em Dentisteria Estética.
Gestão da Clínica voltada para Dentisteria Estética.
Comunicação clinico-laboratorial baseada na documentação fotográfica
Luz e cor. Introdução e propriedades ópticas, estética. Importância da cor e da forma na obtenção da excelência no trabalho estético.Estudo da cor para aplicação em restaurações estéticas
Inter-relação da Dentisteria com Cariologia, Endodotia, Periodontia, Cirurgia e Implantologia
Sessão prática:
Enceramento de diagnóstico, execução de “mock-up”, prova em boca e testes fonéticos.
Documentação fotográfica.
MÓDULO 2 - BIOMATERIAIS EM DENTISTERIA
Sessão Teórica:
Corrosão e degradação de biomateriais em ambiente biológico
Adesivos Dentinários, sistemas adesivos de última geração, indicações de uso.
Evolução das resinas compostas para restaurações directas. Resinas de última geração.
Características das resinas compostas, técnicas de escultura, acabamento, polimento.
Restaurações em Resinas Compostas em dentes posteriores.
Resinas compostas modificadas.
Restaurações adesivas diretas: problemas e soluções.
Maquilhagem dentária pela utilização de tintas e opacos.
Proteção pulpo dentinária. Sensibilidade pós-operatória.
Sessão prática:
Restaurações em dentes posteriores. Técnicas direta, semi-direta e indirecta. Maquilhagem dentária.
MÓDULO 3 - SOLUÇÕES ESTÉTICAS EM DENTES ANTERIORES
Sessão Teórica:
Restaurações em Resinas compostas em dentes anteriores.
Procedimentos e restaurações estéticas minimamente invasivos.
Microscopia Aplicada à Dentisteria Estética restauradora.
Facetas vestibulares: tratamento funcional, mecânico, biológico e estético para dentes anteriores com alterações significativas. Facetas diretas e indiretas em resinas compostas. Introdução às novas tecnologias e opções terapêuticas que utilizam linguagem CAD/CAM.
Sessão prática:
Restaurações em dentes anteriores. Técnicas direta e indirecta. Maquilhagem dentária.
MÓDULO 4 - TRATAMENTO DE CASOS COMPLEXOS COM RESINAS COMPOSTAS
Sessão Teórica:
Re-anatomização estética de dentes anteriores com resinas compostas.
Substituição de restaurações de resina composta com envolvimento do ângulo incisal e alterações de forma e/ou cor.
Procedimentos integrados para recuperação estética de diastemas.
Restaurações de lesões cervicais não-cariosas: problemas e soluções.
Recuperação cosmética de deformidades dentárias.
Clareamento dentário.
Sessão prática:
Encerramento de diastemas. Faceta em dente discrómico. Modificação de forma e/ou cor no setor anterior.
Sessão prática clínica - Planeamento e discussão de casos reais com documentação fotográfica e mock-up.
MÓDULO 5 - CLÍNICA EM DENTISTERIA ESTÉTICA
Clínica com atendimento de pacientes
Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).
CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
O objectivo geral do curso é promover o conhecimento de novas técnicas e materiais com a finalidade de promover uma melhor estética em Medicina Dentária Restauradora, bem como ensinar a aplicação de procedimentos educativos, preventivos e terapêuticos para devolver ao dente a sua integridade fisiológica.
Contribuir de forma integrada com as demais especialidades para o restabelecimento e para a manutenção da saúde do sistema estomatognático.
Desenvolver o espírito crítico relativamente à literatura publicada nesta área científica.
A importância de ter um belo sorriso, não deve ser privilégio de alguns.
A estética facial e o sorriso estão intimamente relacionados. No mundo moderno e civilizado, dentes brancos, bem contornados e bem alinhados estabelecem o padrão de beleza. Tais dentes são, não apenas considerados atraentes, mas indicam saúde nutricional, amor próprio, estatuto económico e sexualidade.
Sendo a humana, a única espécie animal capaz de sorrir, torna-se imperativa uma boa auto-estima devido a um sorriso ou uma estética dentária atractiva.
Os módulos que compõem este curso serão leccionados em aulas teóricas e práticas laboratoriais pré-clínicas, cuja finalidade será fazer uma docência interactiva com o aluno. Algumas das competências terão uma componente clínica que aprofundarão os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos.
Licenciados ou Mestres em Medicina Dentária e Licenciados em Medicina especialistas em Estomatologia por Universidades Portuguesas ou por outras Universidades com habilitação legalmente equivalente.
Candidaturas até 08/05/2015
Ordem de Inscrição, Análise Curricular Académica e Profissional.
12
100 horas
15
O número de faltas não poderá exceder 15% da carga horária. A avaliação é contínua, no entanto serão avaliados também através da realização de um exame teórico.
O Curso decorrerá de maio a outubro de 2015.
As aulas decorrerão mensalmente às:
quintas-feiras das 19.00-23.00h,
sextas-feiras 09.00-13.00h e 14.00-18.00h
sábados das 09.00h - 13.00h e das 14.00 - 18.00h.
Provisório
maio a outubro de 2015
14, 15 e 16 de maio de 2015
18, 19 e 20 de junho de 2015
16, 17 e 18 de julho de 2015
24, 25 e 26 de setembro de 2015
22, 23 e 24 de outubro de 2015
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP - HSJ). Licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentaria da Universidade do Porto (FMDUP). Mestre pela Faculdade de Santiago de Compostela - Espanha. Regente da Unidade Curricular de Técnicas de Dentisteria do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do IUCS.
Licenciado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (ISCS-Norte).
Doutorado pela Universidade de Valencia - Espanha.
Professor auxiliar do Serviço de Medicina Dentária Conservadora do Instituto Universitário de Ciências da Saúde, CESPU - Portugal (IUCS).
Regente da Unidade Curricular de Clínica Conservadora II do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do IUCS.
Responsável pela Consulta Diferenciada de Endodontia da CESPU - Serviços de Saúde - Nova Saúde.
Coordenador Pedagógico do Curso de Pós-Graduação em Endodontia do IUCS.
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP - HSJ).
Licenciado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências de Saúde – Norte (ISCS-Norte).
Pós-graduado em Dentisteria Estética pelo ISCS-Norte.
Master Program in Anterior and Posterior Bio-Esthetics Restorations (Geneva Smile Center - Suíça).
Doutorado em Odontoestomatologia pela Universidade Santiago de Compostela - Espanha.
Professor auxiliar do serviço de Medicina Dentária Conservadora do Instituto Universitário de Ciências da Saúde, CESPU - Portugal (IUCS).
Docente do Curso de Pós-Graduação em Endodontia do IUCS.
Prática clínica dedicada à Dentisteria Estética.
Licenciada em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (ISCS-Norte). Pós-graduada em Dentisteria Estética pelo ISCS-Norte. Doutorada em Odontoestomatologia pela Universidade de Santiago de Compostela - Espanha. Coordenadora Pedagógica do Curso de Pós-Graduação em Dentisteria Adesiva do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS). Docente do Curso de Pós-Graduação em Endodontia do IUCS. Prática clínica dedicada à Dentisteria Estética e Restauradora
Licenciada em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (ISCS-Norte).
Doutorada pela Universidade de Barcelona.
Professora auxiliar do serviço de Medicina Dentária Conservadora do Instituto Universitário de Ciências da Saúde, CESPU - Portugal (IUCS).
Regente da Unidade Curricular de Materiais Dentários do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do IUCS.
Docente do Curso de Pós-Graduação em Endodontia do IUCS.