Introdução

A pós-graduação em Cuidados Continuados e Paliativos procura enquadrar a intervenção desenvolvida no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados através da colaboração de profissionais de várias unidades da Rede em Portugal. O curso aborda as dimensões física, psicológica, social e espiritual do sofrimento e da doença e segue as recomendações da Associação Europeia de Cuidados Paliativos (EAPC) recorrendo a especialistas europeus do Hospital Los Montalvos (Espanha), do Instituto de Oncologia (Barcelona) e da Association Bernard Dunant (França).

Data de realização do curso

Novembro de 2015 a Julho de 2016

Local(is) de realização

AHBVPD - Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Fisioterapia
  • Psicologia
  • Terapia da Fala
  • Medicina

Estrutura curricular

UNIDADE CURRICULAR 1 - PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DOS CUIDADOS CONTINUADOS E PALIATIVOS


UNIDADE CURRICULAR 2 - CONTROLO DA DOR E DOS SINTOMAS NOS CUIDADOS CONTINUADOS E PALIATIVOS


UNIDADE CURRICULAR 3 - CUIDADOS CONTINUADOS E PALIATIVOS EM PEDIATRIA


UNIDADE CURRICULAR 4 –- CUIDADOS CONTINUADOS EM GERIATRIA


UNIDADE CURRICULAR 5 –- REABILITAÇÃO E DEPENDÊNCIA


UNIDADE CURRICULAR 6 - – CUIDADOS CONTINUADOS E PALIATIVOS EM SAÚDE MENTAL


UNIDADE CURRICULAR 7 - PSICOLOGIA NOS CUIDADOS CONTINUADOS E PALIATIVOS


UNIDADE CURRICULAR 8 -– ENFERMAGEM NOS CUIDADOS CONTINUADOS E PALIATIVOS


UNIDADE CURRICULAR 9 - SERVIÇO SOCIAL NOS CUIDADOS CONTINUADOS E PALIATIVOS

UNIDADE CURRICULAR 10 - AUTO-CUIDADOS NAS EQUIPAS

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Impressos para candidatura e inscrição

Ficha Individual de candidatura143 Kbytes Ficha inscrição para eventos129 Kbytes Ficha inscrição para eventos gratuitos120 Kbytes Instruções de preenchimento do Curriculum Vitae (Modelo Europass)160 Kbytes Modelo europass (Format Microsoft word)77 Kbytes

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Açores - Ponta Delgada
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada
Rua de S. Gonçalo n.º 230
9500-344 Ponta Delgada
Açores

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

  • Promover o controlo da dor e dos sintomas;
  • Conhecer as exigências da intervenção na reabilitação;
  • Conhecer as especificidades da intervenção em Cuidados Continuados e Paliativos ao longo do ciclo vital;
  • Promover uma compreensão das dimensões biopsicossociais do sofrimento e da doença;
  • Conhecer e aplicar as estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica;
  • Enquadrar o sofrimento e a morte na construção do sentido da vida;
  • Saber aplicar metodologias práticas de auto-cuidado das equipas;
  • Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção em Cuidados Continuados e Paliativos.

Resumo

A pós-graduação em Cuidados Continuados e Paliativos procura enquadrar a intervenção desenvolvida no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados através da colaboração de profissionais de várias unidades da Rede em Portugal. O curso aborda as dimensões física, psicológica, social e espiritual do sofrimento e da doença e segue as recomendações da Associação Europeia de Cuidados Paliativos (EAPC) recorrendo a especialistas europeus do Hospital Los Montalvos (Espanha), do Instituto de Oncologia (Barcelona) e da Association Bernard Dunant (França).

Metodologia

A pós-graduação em Cuidados Continuados e Paliativos proporciona uma sólida formação teórico-prática baseada no treino de competências. Através da análise e discussão de casos clínicos, treino de técnicas, role-plays e do trabalho em pequenos grupos procura-se orientar os profissionais de saúde para uma auto-monitorização da sua própria intervenção clínica.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala e outras áreas das Ciências da Saúde.

Candidatura e selecção

Segunda Fase de Candidaturas até 16/10/2015

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

136 Horas

Unidades de crédito do curso

17

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Avaliação Contínua.

Duração e regime

O Curso decorrerá de Novembro de 2015 a Julho de 2016. As aulas decorrerão aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos domingos, das 9:00 às 13:00 (mensalmente). Pontualmente decorrerão sessões de formação à sexta -feira, das 18:00 às 22:00.

Cronograma

PROVISÓRIO

2015

13, 14 e 15 de Novembro de 2015

12 e 13 de Dezembro de 2015

2016

22, 23 e 24 de Janeiro de 2016

27 e 28 de Fevereiro de 2016

11, 12 e 13 de Março de 2016

9 e 10 Abril de 2016

6, 7 e 8 de Maio de 2016

21 e 22 de Maio de 2016

25 e 26 de junho de 2016

8, 9 e 10 de Julho de 2016

23 e 24 de Julho de 2016

 

O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Ferraz Gonçalves, Prof. Doutor

Médico especialista em Medicina Interna e em Oncologia Médica. Chefe do Serviço de Cuidados Paliativos do IPO-Porto. Fundador da primeira unidade de cuidados paliativos em Portugal. Fundador da Associação nacional dos Cuidados Paliativos. Membro do Research Steering Commitee da Associação Europeia de Cuidados Paliativos.

José Carlos Caldas, Prof. Doutor

Professor Auxiliar do IUCS. Licenciado e Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Regente de  unidades curriculares nas áreas de avaliação psicológica  (Unidades Curriculares de Introdução à Avaliação Psicológica e Introdução às Técnicas Psicométricas, respetivamente dos 2º e 3º anos da Licenciatura em Psicologia do IUCS e de Avaliação Neuropsicológica e Avaliação Psicológica em Contextos de Saúde, do 1º ano do Mestrado em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia do IUCS)  e na área da relação e comunicação médico-doente (Unidade Curricular Relação Médico-Doente: psicologia, comportamento e técnicas de comunicação, do 3º ano da Licenciatura em Ciências Biomédicas do IUCS). Vice-Presidente do Conselho Científico do IUCS e da Comissão Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia. Investigador do CINTESIS.

Manuela Leite, Profa. Doutora

Doutorada em Psicologia, na área da Prestação de Cuidados. Psicóloga Clínica. Professora auxiliar no IUCS-CESPU. Formadora na Pós-graduação de Cuidados Paliativos (CESPU) e no Curso Avançado de Intervenção no luto (CRIAP). Investigadora no âmbito do Luto antecipado.

Paulo Pina, Prof. Doutor

Médico especialista em Medicina Interna. Membro da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos e da Clínica de Dor do IPOLFG, EPE. Consultor do Hospital Residencial do Mar- Geriatria e Cuidados Paliativos. Mestrando em Cuidados Paliativos na FML. Pós-Graduado em Medicina da Dor pela FMP. Pós-Graduado em Geriatria pela FMC.

Jean-louis Terrangle, Dr.
Psicoterapeuta. Pratica a haptonomia, a ciência de curar pela afectividade. Formador. Fundador com Marie de Hennezzel da Association Bernard Dunant- AIDS, em 1992.
Dra. Ana Novellas, Profa.
Trabalhadora Social do Instituto Catalã de Oncologia de Barcelona. Pós graduada em Psicologia Comunitária. Mestre em Mediação Familiar. Formação avançada em Cuidados Paliativos.
Vera Almeida, Profa. Doutora
Doutorada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica. Professora Auxiliar no curso de Psicologia Clínica do ISCS-N.
José Miguel Valente Tavares, Mestre

Mestrado em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa, na área de Especialização de Enfermagem Médico – Cirúrgica. Curso de Pós-Graduação em Enfermagem na Área de Especialização de Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Universidade Católica Portuguesa.
Licenciatura em Enfermagem (CCFE) Escola Superior de Enfermagem de D. Ana Guedes.
Licenciatura em Ciências da Educação -  Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Bacharelato em Enfermagem.
Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital de São João, desde 02 de Janeiro de 2009. Serviço de Cuidados Paliativos do IPOFG do Porto, desde 01 de Outubro de 2002. Coordenador do Posto de Enfermagem de El Corte Inglês, em Lisboa,2000/2001.
Funções no IPOFG de Lisboa, desde 14 de Outubro de 1996 até 30 de Setembro de 2002, na Unidade de Cuidados Intensivos.
Funções no IPOFG de Lisboa de 25/06/1996 até 13 de Outubro no Piso 6 (Urologia, Cirurgia Geral e Ginecologia). Funções desde Julho de 1998 até Setembro de 2000 na área de Gestão. Clínica na Medis Acidentes, em Lisboa (Sinistros de Trabalho). Experiência Profissional na Unidade de Cuidados Intensivos do H. da Cruz Vermelha, em Lisboa de 01 de Outubro de 1997 até Junho de 1998.
Experiência Profissional no Serviço de Ortopedia e Traumatologia do H. Santa Maria em Lisboa, de 02/01/1996 até 13 de Outubro de 1997. Formador no curso básico de cuidados paliativos, no módulo de filosofia e princípios dos cuidados paliativos e espiritualidade, na Administração Regional de Saúde do Norte, no âmbito do projecto INPAR. Formador na pós-graduação de geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, nos módulos de filosofia e princípios dos cuidados paliativos e princípios do controlo sintomático, desde 2010. Formador e coordenador do módulo de Filosofia e Prática de Cuidados Paliativos, do Mestrado de Enfermagem em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Braga. Membro da Comissão Organizadora do 12º Congresso Europeu de Cuidados Paliativos em Maio de 2012 em Lisboa, promovido pela European Association for Palliative Care.