As mulheres, no que diz respeito ao parto, têm os seus direitos protegidos por orientações nacionais e internacionais, que determinam que devem posicionar-se de acordo com a sua escolha e ser incluídas na tomada de decisão sobre os cuidados que recebem. Neste contexto, os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO) devem privilegiar o movimento e as posições mais verticalizadas, pelos benefícios que lhes são inerentes.
Assim, este curso foi desenhado para que os formandos aprofundem competências no âmbito da assistência ao trabalho de parto e parto, considerando as potencialidades do movimento e das diferentes posições e ajustes corporais. Com base num vasto corpo de conhecimentos técnico-científicos e numa longa experiência profissional do grupo formador, é disponibilizada uma formação focada em respostas práticas e úteis para a tomada de decisão dos EEESMO.
Fevereiro de 2026
V.N.Famalicão
Módulo I - Mobilidade e verticalidade: o que nos diz a evidência?
Módulo II - À descoberta da pelve e dos seus movimentos intrínsecos e extrínsecos
Módulo III - Fatores facilitadores e dificultadores da mobilidade e da verticalidade durante o trabalho de parto
Módulo IV - Simulação de cenários clínicos em diferentes fases do trabalho parto
Módulo V - Discutir Ciência para a tomada a decisão
Propina
Uma prestação de 350 euros ou duas prestações de 175 Euros.
CESPU-Formação
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
- Promover o desenvolvimento do conhecimento acerca da mobilidade e da verticalidade durante o trabalho de parto, considerando a melhor evidência científica;
- Desenvolver conhecimentos técnico-científicos que permitam compreender a adaptabilidade da pelve face às diferentes posições corporais (verticais e não-verticais) durante o trabalho de parto e o parto;
- Desenvolver competências no âmbito da assistência ao trabalho de parto e parto, considerando as potencialidades das diferentes posições corporais e do movimento.
A metodologia de ensino-aprendizagem incorpora sessões teóricas digitais e sessões teórico-práticas presenciais, com recurso à simulação de diferentes cenários clínicos; cada exercício de simulação fazer-se-á acompanhar de uma análise crítico-reflexiva do cenário e da performance de cada formando com o objetivo de estimular o raciocínio clínico para a tomada das melhores decisões sob o desígnio de uma experiência positiva de parto.
Pretende-se promover uma aprendizagem ativa, participativa e significativa, privilegiando a interação formando-professor e formando-formando, no sentido da integração de saberes e do desenvolvimento de competências na assistência ao trabalho de parto e parto, sob a chancela dos padrões de qualidade dos cuidados especializados em enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.
Licenciados, Mestres e Doutores de Enfermagem, com a obrigatoriedade de EEESMO (Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica), incluindo estudantes de especialidade.
Candidaturas abertas até ao dia 23/01/2026.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.
16
30 horas de contacto totais
3
Obrigatória a presença de 100% das horas de contacto (30h).
O aproveitamento no curso depende da classificação igual ou superior a 10 valores. Classificação Final = Avaliação contínua x 20% + Trabalho escrito/apresentado x 80%
O curso decorrerá em fevereiro de 2026, em regime b-learning, com duas sessões em formato online e três em formato presencial.
As aulas vão ocorrer presencialmente aos sábados (9h-18h), com exceção de duas sessões online (17h-20h).
1º Dia: 3 horas - 3ª feira (17-20h) – 3 de fevereiro de 2026 - Online
2º Dia: 3 horas – 5ª feira (17-20h) – 5 de fevereiro de 2026 - Online
3º Dia: 8 horas – sábado (9 – 18h) – 7 de fevereiro de 2026 - Presencial
4º Dia: 8 horas – sábado (9 – 18h) – 14 de fevereiro de 2026 - Presencial
5º Dia: 8 horas – sábado (9 – 18h) – 28 de fevereiro de 2026 - Presencial
Licenciada em Enfermagem (2012), Pós-graduada em Enfermagem Avançada (2014) e Pós-licenciada com Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (2014). Mestre em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (2014) e Pós-graduada em Sono na Infância e Adolescência (2024). Enfermeira numa Unidade de Cuidados Paliativos (durante 7 anos). Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Obstétrica e Obstétrica no serviço de Ginecologia/Obstetrícia da ULSPVVC (desde 2015 até ao presente). Assistente Convidada no Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica na ESEP (2020/2021). Apresenta Certificação em Parto na Água - Waterbirth International - Barbara Harper, Especialização em Sono Pediátrico - UMC Espanha (2024) e Certificação em Sono Infantil - FWII (2023).
Farmacêutica, licenciada pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Mestre em Tecnologia do Medicamento, com especialização em Farmacologia Clínica, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Experiência profissional na área da Farmácia Comunitária. Professora Adjunta Convidada do IPSN-CESPU.
Licenciada em Enfermagem (2000) e Pós-Licenciada de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (2007).
Enfermeira no serviço de Ginecologia/Obstetrícia da ULSPVVC (2001-2007).
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Obstétrica e Obstétrica no Serviço de Ginecologia/Obstetrícia da ULSPVVC (desde 2007 até ao presente).
Certificação em Parto na Água - Waterbirth International - Barbara Harper.
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, a exercer atividade no Internamento de Puerpério e Ginecologia, Serviço de Urgência de Obstetrícia e Bloco de Partos do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde
Licenciada em Enfermagem (2009), Pós-Licenciada de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (2014). Foi enfermeira no serviço de Medicina Homens da ULSPVVC (2009-2011), bem como foi Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Obstétrica e Obstétrica no serviço de Ginecologia/Obstetrícia da ULSPVVC (2014-2021). Enfermeira na Unidade de Cuidados na Comunidade Barcelos na ULSBarcelos/Esposende – Norte (desde 2021 até ao presente). Apresenta, ainda, a Certificação em Parto na Água - Waterbirth International - Barbara Harper e Certificação em Saúde Integrativa na Infância e Educação Parental - FWII. Atualmente é consultora em Sono infantil - FWII.
Licenciada em Enfermagem (2005), pós-graduada em Educação para a Saúde (2008) e pós-licenciada de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (2010). Mestre em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia (2014). Atualmente, é Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Obstétrica no serviço de Ginecologia/Obstetrícia da ULSPVVC (desde 2010 até ao presente). É assistente convidada na ESEP (desde 2011 até ao presente). Realizou a formação em cuidados de enfermagem especializados durante o trabalho de parto e o parto, numa perspetiva psico-neuro - Anna M. Rossetti; Formação Evidence and skills for normal labour and birth - Denis Walsh e Formação em Parto Ativo - Janet Balaskas. Apresenta certificação em Parto na Água - Waterbirth International - Barbara Harper e é atualmente assistente convidada na ESEP (desde 2011 até ao presente).
Licenciada em Enfermagem (2014) e Mestre em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (2018). Foi enfermeira no serviço de Medicina da ULSPVVC (2016 - 2017) e é atualmente Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Obstétrica e Obstétrica no Serviço de Ginecologia/Obstetrícia da ULSPVVC (desde 2018 até ao presente). Fez as seguintes formações: IBCLC - International Board Certified Lactation Consultant, Formação Avançada em Aleitamento Materno - Bianca Balassiano e Formação na área de Introdução Alimentar e BLW (Baby Lead Weaning).
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, a exercer atividade no Internamento de Puerpério e Ginecologia, Serviço de Urgência de Obstetrícia e Bloco de Partos do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde.